
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage voltou à sala de imprensa do Seixal, após a paragem para as seleções, para realizar a antevisão do duelo do Benfica frente ao Gil Vicente, esta quinta-feira. O técnico encarnado foi questionado sobre algumas dúvidas no plantel das águias, como o caso de Di María, Tomás Araújo e Nicolás Otamendi.
Num primeiro momento, Bruno Lage garantiu que os três estão convocados para a deslocação a Barcelos, esclarecendo, assim, a presença das peças-chave na ficha de jogo frente ao Gil Vicente. "Os três estão convocados. Amanhã tomaremos uma decisão sobre as mazelas que estão para trás", disse o treinador do Benfica, aos jornalistas.
Bruno Lage: O Di María está convocado para o jogo de amanhã
Já mais particularmente sobre o camisola 11 das águias, Bruno Lage foi mais além e deixou uma certeza sobre a situação clínica do argentino. "O Di María está convocado para o jogo de amanhã. Treinou bem", acrescentou o técnico do Benfica, na conferência de antevisão.
Recorde-se que, o Benfica irá deslocar-se ao reduto do Gil Vicente, na próxima sexta-feira, 28 de março. O encontro é a valer para a jornada 24 da Liga Portugal Betclic, que estava em atraso na agenda encarnada. O pontapé de saída está marcado para às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos (casa do adversário).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – atualmente com um valor de mercado fixado nos 3 milhões de euros – marcou presença 32 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.150 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 14 golos e fez sete assistências.
Treinador dos encarnados marcou presença na sala de imprensa para fazer o balanço do encontro marcado para a próxima sexta-feira, 28 de março
|
Bruno Lage marcou presença esta quinta-feira,2 7 de março, para fazer a antevisão ao duelo do Benfica com o Gil Vicente, a valer para a jornada 24 da Liga Portugal Betclic. O encontro está agendado para as 20h15, da próxima sexta-feira, 28 de março, no Estádio da Luz. Confira tudo o que disse o técnico aos jornalistas.
O termo 'gestão' tem sido utilizado muitas vezes. Não teme recaídas de Di María, Otamendi e Tomás Araújo? O Bruno já está melhor da virose?
"A virosa está ultrapassada, o bicho andou de membro de família em membro de família. Mas já está tudo tratado. Isto é uma profissão de risco, quando os jogadores entram em campo para treino ou jogo, podem lesionar-se. Há dois meses, assisti a algo que nunca tinha assistido. Dois atletas, que se calhar estavam no melhor momento profissional e pessoal, que foi o Bah, que tinha acabado de ser pai, e o Manu, que tinha conseguido a transferência para o Benfica, lesionam-se no mesmo minuto e na mesma zona do terreno. É sempre um risco. O importante é termos a consciência de que, a cada momento, tomamos as melhores decisões em função do rendimento e das caraterísticas de cada um".
Este será o ciclo mais difícil do campeonato para o Benfica? Vencendo estes três jogos, fica em posição vantajosa?
"Já passámos por ciclos com enorme exigência. O que temos de fazer é chegar às últimas duas jornadas, em que temos de defrontar Sporting e Sp. Braga, numa posição muito boa. Para isso, o jogo amanhã é determinante".
Que alterações é que a entrada de Di María pode provocar nas dinâmicas?
"Cada jogador oferece, por força das caraterísticas, certas dinâmicas. Poder contar com Di María e com os avançados que temos é gratificante. Depois é termos oportunidade de colocar isso em prática. A dinâmica tem de ser sólida, uma base. E depois vem das caraterísticas. Gostamos que os alas joguem por dentro e por fora, temos utilizado o Di María mais pela direita por causa do pé esquerdo. O Kerem tem jogado nos dois corredores e tem feito um bom trabalho. Bruma, Schjelderup, Amdouni também oferece imprevisibilidade. É conseguirmos tirar partido e rendimento de todos. E também, é interessante perceber a forma como os laterais depois combinam com os alas. Vou lançar uma questão mais tática: é muito interessante verificar que o Di María tem um posicionamento inicial [diferente] quando estamos a construir, com Bah e Tomás Araújo".
Importância do jogo no acerto do calendário
"O Di María está convocado para o jogo de amanhã. Treinou bem. Sobre o jogo, há que continuar na dinâmica que tínhamos anteriormente, onde estávamos a jogar de três em três dias. Temos agora Gil Vicente, depois Farense e FC Porto. O foco é já amanhã, nos três pontos que temos de conquistar".
Di María está apto? Otamendi está cansado ou pode jogar? E Tomás Araújo? Será corrida a dois até ao fim?
"Estão os três convocados e amanhã vamos tomar as melhores decisões tendo em conta as pequenas mazelas que trouxeram de trás. Volto a repetir o que já disse. Em função dos confrontos diretos, acho que é uma corrida a quatro. Apesar do mister Carlos Carvalhal não gostar muito, coloco também na corrida o Sp. Braga. É uma equipa muito interessante, reinventou-se, apresentam futebol de qualidade. É uma corrida a quatro e temos de fazer a nossa parte. Foi essa a mensagem que passámos aos jogadores, temos falado muito sobre sermos uma família, uma tropa, e é isso que temos de fazer. Estar juntos, correr uns pelos outros, e tropa é por lutarmos uns pelos outros para conquistar títulos".
Que tipo de jogo espera e que Gil Vicente é este?
"Essa é a questão. Tivemos a oportunidade de analisar os dois jogos que a equipa fez sob o comando do César. Claramente identificados. Mas tivemos também oportunidade de verificar algumas ideias que ele tinha no Moreirense. Nestes dois jogos houve dinâmicas diferentes, e a dúvida que temos é perceber se são dinâmicas que ele implementa em função dos jogadores que tem à disposição, ou se aproveitou este espaço de tempo para as treinar. No entanto, é uma equipa muito interessante e já o tinha dito na 1.ª volta, com jogadores muito bons no terço ofensivo, uma equipa que cria muitas diagonais. Exemplo disso foi o golo que fizeram na Luz. Um jogo difícil, entrada no terço final do campeonato, as equipas vão juntar-se mais e estar mais aguerridas para lutar por pontos. Sabemos que é um estádio difícil mas temos de estar na concentração máxima, estamos a entrar na reta final. Amanhã é uma final muito importante e temos de vencer".
Capitão dos vermelhos e brancos renovou contrato em 2023, assinando até 2025 e o vínculo está agora a chegar ao fim, terminando em junho
|
A 'novela' de Nicolás Otamendi tem mais um capítulo. Depois de ter sido avançado que o Presidente do Glorioso, Rui Costa, pretende garantir a renovação de contrato do capitão do Benfica, eis que foi revelado um fator que pode influenciar a permanência do campeão do mundo na Catedral dos vermelhos e brancos.
Segundo adianta o jornal desportivo A Bola, a conquista do Campeonato Nacional pode ser fundamental para que Otamendi permaneça de águia ao peito. À semelhança do que aconteceu em 2023, altura em que terminava a ligação com o Glorioso, o capitão esperou que o 'caneco' não fugisse para anunciar o prolongamento do vínculo, algo que pode acontecer novamente se os encarnados terminarem a época no Marquês de Pombal.
"O general argentino, alcunha que recebeu no país dele, também deixou terminar o primeiro contrato com o Benfica antes de assinar o atual, que vence no fim da época. E depois de ser campeão em 2023. A BOLA sabe que a conquista do campeonato poderá ser determinante para Otamendi prosseguir a carreira na Luz", pode ler-se na fonte acima mencionada.
Vale destacar que, se não conseguir segurar o campeão do mundo durante mais uma temporada, Rui Costa planeia assegurar a presença do camisola 30 no Mundial de Clubes. O contrato de Otamendi termina antes da prova europeia, mas o Maestro quer garantir que o capitão na competição.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros – marcou presença em 40 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.515 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Chelsea volta a fazer o mercado mexer e a imprensa internacional dá conta do interesse do emblema londrino em futebolista
|
Mile Svilar, antiga pérola do Benfica, tem estado em destaque na Roma e agora poderá protagonizar uma nova mudança. O Chelsea, de Enzo Fernández, colocou o nome do antigo guardião das águias na lista de alvos para o mercado de verão, que irá reabrir em julho, após o final da presente época.
Quem avança a informação é a imprensa italiana. Através das novidades adiantadas pelos transalpinos, Mile Svilar está referenciado pelo emblema de Londres, onde se encontra o antigo médio do Benfica, Enzo Fernández. Nesse sentido, o ex-guardião encarnado, que chegou a sentar Rui Patrício, antigo futebolista do Sporting, no esquadrão da Roma, poderá encontrar o argentino no balneário do Chelsea, já na próxima temporada.
Desde que abandonou a Luz, o jovem guarda-redes tem estado ligado à Roma. Svilar, que se destaca na Serie A, está vinculado ao clube italiano há três temporadas, desde 2022, tendo contrato válido até junho de 2027. Na altura, o atleta rumou a terras transalpinas a 'custo zero', após ter terminado o contrato que o vinculava ao Benfica. Recorde-se que, Mile Svilar reforçou as águias em 2018.
De águia ao peito, nas quatro temporadas em que defendeu as cores do Benfica, Mile Svilar, guarda-redes de 25 anos, marcou presença em 23 encontros, na equipa principal. Já a representar a formação B do Clube da Luz, o guardião sérvio participou em 56 encontros. Antes de servir os encarnados, Svilar esteve ao serviço do Anderlecht, da Bélgica (2016/17 - 2017/18).
Na presente temporada, com a camisola da Roma, Mile Svilar - avaliado em 17 milhões de euros - conta com 42 jogos: 29 na Serie A, 12 na Liga Europa e um na Copa de Itália. Ao todo, já contabilizou 3.780 minutos, assumindo o papel de titular indiscutível no plantel transalpino, e sofreu 46 remates certeiros dos adversários.
Confira aqui a publicação, que dá conta do interesse do Chelsea no ex-Benfica, Mile Svilar: