
Futebol
Alerta, Benfica! Calendário torna-se problema e Mourinho nem quer acreditar
08 Out 2025 | 05:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
09 Nov 2023 | 10:26 |
Paulo Sousa é uma das hipóteses para ocupar o lugar de Nuno Espírito Santo no comando técnico do Al Ittihad. Segundo informações avançadas esta quinta-feira pelo jornal A Bola, o antigo campeão pelo Benfica já foi abordado pelos dirigentes do clube saudita, enquanto que o compatriota terá recebido 7,4 milhões de euros pela rescisão.
A mesma fonte acrescenta que o timoneiro de 53 anos, vencedor da Liga dos Campeões enquanto jogador, já havia sido sondado pelos sauditas e ainda esta temporada, no defeso de verão, houve a possibilidade de rumar um emblema daquele país.
Caso se confirme, Paulo Sousa assumirá o clube de Jeddah numa altura em que ocupa o sexto lugar no campeonato, a 11 pontos do Al Hilal, orientado por Jorge Jesus. Jorge Mendonça (Al Okhdood), Pedro Emanuel (Al Khaleej) e Luís Castro (Al Nassr) são os restantes timoneiros lusos que disputam o Campeonato Saudita.
Recorde-se que, em outubro, o técnico foi demitido do comando técnico da Salernitana, clube que representava desde fevereiro deste ano. Em zona de despromoção e sem qualquer vitória, o clube de Salerno optou mesmo por mandar embora o treinador português, que conta com sucessivos despedimentos com a época a decorrer.
Em nove jogos disputados esta temporada (2023/2024), a equipa de Paulo Sousa só havia vencido um jogo (1-0 frente ao Ternana, para a Taça de Itália) e já somava cinco derrotas, a última das quais frente ao Monza, por uns redondos 3-0, algo que terá motivado a decisão.
De destacar que o último trabalho do treinador luso havia sido no Brasil, ao serviço do Flamengo. Tal como aconteceu em Itália, o português não terminaria a época com o clube, sendo despedido após acumular dois 'vices', no estadual e na Supercopa do Brasil.
Pelo Benfica, Paulo Sousa havia jogado quatro temporadas na equipa principal do clube da Luz, entre 1989 e 1993, deixando o clube de forma polémica no chamado "Verão Quente" de 93 e rumando ao rival Sporting a custo zero.
Em entrevista exclusiva, jovem futebolista comentou chegada do ucraniano a Portugal, destacando traços de qualidade que pode vir a acrescentar nas águias
08 Out 2025 | 07:18 |
Georgiy Sudakov foi um dos nomes que mais suscitou interesse no mercado de verão europeu. Depois da poeira se assentar, o ucraniano foi revelado como o novo reforço do Benfica, onde já deixou os adeptos rendidos ao seu talento dentro das quatro linhas. No entanto, no seu país de origem, existe uma cara conhecida do futebol nacionalque tinha a certeza sobre o impacto do camisola 10 das águias.
André Gonçalves: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo"
Ligado à formação do Sporting, o avançado que representa o Polissya, há duas temporadas, já defrontou o novo reforço dos encarnados: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo. Tem boa visão de jogo e é muito criativo no último terço".
Em entrevista o jornal A Bola, o jovem artilheiro, que também representou o Estoril Praia acrescentou o que novo camisola 10 do Clube da Luz mostra muita qualidades nas suas decisões nas dinâmicas ofensivas: "Tem muita qualidade técnica e no último passe, pelo que consegue resolver situações que parecem complicadas".
André Gonçalves: "Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância"
Numa altura em que o ucraniano se estreou em jogos importante, como o Clássico, o jovem português não tem dúvidas sobre a sua qualiade e técnica dentro das quatro linhas: "Tecnicamente é acima da média, mas também é inteligente na ocupação de espaços sem bola. Como é muito disciplinado taticamente e tem um elevado espírito coletivo, é um jogador que, quando é necessário, também colabora nas tarefas defensivas".
"Depois também tem golo. Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância. Acho que no Benfica pode encaixar no trio do meio-campo, mesmo como sendo um número 8, mas também como falso extremo", acrescentou o antigo atleta formado no Sporting, em entrevista ao jornal A Bola.
Confrontado com notícias e rumores sobre futuro desportivo do internacional português, conhecido nome das águias deixa uma garantia sobre o tema
08 Out 2025 | 06:49 |
Meses depois de as notícias em torno de um possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica terem arrefecido, o aproximar das eleições deixou novamente o tema na ordem do dia. Rui Costa foi abordado sobre o futuro do craque do Manchester City e o Presidente das águias deixou um esclarecimento.
Rui Costa: "Se o Benfica tiver uma oportunidade de fazer voltar a casa Bernardo Silva acho que não há presidente do Benfica que não queira"
Em entrevista ao jornal A Bola, o líder do Glorioso - que também abordou o silêncio da FPF - comentou o possível regresso do camisola 20 dos citizens e apontou que não iria o único: "Se o Benfica tiver uma oportunidade de fazer voltar a casa Bernardo Silva acho que não há presidente do Benfica que não queira".
No entanto, frisou que não é uma jogada inteligente fazer promessas desse género, face ao quanto imprevisível o futebol é: "Agora, se prometo jogador A, B,C ou D? Jogadores que estão com contrato e que não se sabe o futuro deles? Claro que não".
Rui Costa: "Eu respeito a decisão do João [Félix]"
João Félix foi também tema de conversa e o Presidente lamentou que o português tenha optado por rumar para outras paragens: "Ao longo destes anos tentei trazer para casa jogadores que saíram da nossa formação, João Félix esteve muito perto de regressar ao Benfica".
Apesar do atleta ter estado muitopróximo de regressar à Luz, uma abordagem de última hora fez ruir o negócio, mas Rui Costa não guarda qualquer mágoa sobre a escolha que o ex-camisola 79 do Glorioso fez: "perdemo-lo para a Arábia porque não podemos competir e eu respeito a decisão do João".
Numa entrevista concedida aos maios de comunicação,líder dos encarnado abordou queixas feitas junto da FPF e lamentou falta de respostas da instituição
08 Out 2025 | 06:24 |
Na edição desta manhã, 8 de outubro, o jornal A Bola publicou na íntegra uma entrevista exclusiva com Rui Costa. Entre os vários temas debatidos, desde as eleições, ao investimento feito pelas águias no futebol profissional, a arbitragem também um assunto quente na conversa. Sobre esse tópico, o Presidente do Benfica comentou o silêncio de Pedro Proença, líder da FPF.
Rui Costa: "O Benfica não está à procura de favores, só não quer ser prejudicado"
Numa entrevista - onde também a transferência de Conti foi tema - o Líder dos encarnados começou por destacar o que pretende que seja feito pela instituição: "O Benfica, mais do que fazer queixa, lamenta o que tem visto. Não estou à espera de qualquer resposta pública, estou à espera de respostas dos organismos do futebol português a melhorar o futebol português".
Sobre o mesmo assunto e perante a falta de resposta da Federação, o Presidente deixou uma garantia: "O Benfica não está à procura de favores, só não quer ser prejudicado. E vai batalhar até à quinta casa para que o futebol português esteja num patamar aceitável para todos".
Rui Costa: "É alertar. O Benfica não vai pactuar com algo que não existe"
Questionado sobre o facto do Clube da Luz tomar uma posição de oposição aos temas estudados em conjunto com a FPF, como os direitos televisivos, Rui Costa explicou que se trata de uma atitude para expôr lacunas: "É alertar. O Benfica não vai pactuar com algo que não existe. O Benfica aceitou, desde a primeira hora, a centralização dos direitos, face à promessa que foi feita a todos os clubes, de que ninguém perderia e que o futebol português cresceria".
Para concluir parte desta entrevista, o Presidente dos vermelhos e brancos levantou um pouco o véu em relaçao aos patrocinadores e um outro projecto a ser lançado pelas águias: "A renovação com a Adidas está a ser negociada, há valores que entendemos que merecemos. A Benfica Rádio está quase pronta".
Alerta, Benfica! Calendário torna-se problema e Mourinho nem quer acreditar
08 Out 2025 | 05:59
Pilar do Benfica revela detalhes sobre problema das águias com a justiça: “À vontade”
07 Out 2025 | 22:22
Presidente do Porto visa craque do Benfica: “A agressão do Pavlidis...”
07 Out 2025 | 22:18