
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
|
Após se sagrar campeão nacional pelo Benfica, Ivan Chishkala diz adeus à Luz. O ala não renovou contrato com Rui Costa e já tinha anunciado a sua saída através das redes sociais. Agora, numa entrevista concedida à RB Sport, o internacional russo abordou esta despedida, deixando uma mensagem importante.
"É hora de novos desafios. Gostava de contar tudo, mas ainda não posso. O meu caminho no Benfica termina com nota vitoriosa e os caminhos seguem separados. Que todos os problemas fiquem entre nós. Agora quero um novo desafio para mim, porque percebi que estou numa zona de conforto", começou por afirmar Chishkala, em entrevista ao RB Sport.
Ivan Chishkala sobre saída do Benfica: "Não tirem conclusões emocionais precipitadas"
"Entendo que, em determinado momento, parei de me desenvolver, estou a marcar passo. Percebi que preciso de um novo desafio. E ele virá. Vão descobrir em breve, alguns podem não entender, mas todos vão perceber a seu tempo", acrescentou, ainda, o ala russo de 29 anos, que chegou ao Benfica em 2020/2021, proveniente do Gazprom-Ugra, do seu país natal.
"Não tirem conclusões emocionais precipitadas. Esta é a frase mais importante que eu quero e posso dizer por enquanto", completou Ivan Chishkala, deixando esse pedido aos demais em relação à sua saída do Benfica, no final da temporada de 2024/2025, que termina com o jogador russo a celebrar o Campeonato Nacional de futsal.
Na temporada de 24/25, ao serviço da equipa de futsal do Benfica, Ivan Chishkala foi aposta de Cassiano Klein em 31 partidas: 25 para o Campeonato Nacional, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos minutos em que esteve dentro da quadra, o internacional russo apontou 27 golos e serviu os colegas em seis ocasiões. De águia ao peito, o internacional russo já conquistou uma Liga Placard (24/25), uma Taça de Portugal (22/23), uma Taça da Liga (22/23) e uma Supertaça (2023).
Encarnados qualificaram-se para a prova europeia e, após o sorteio realizado esta quinta-feira, os oponentes da fase de grupos já são conhecidos
|
A UEFA sorteou, esta quinta-feira, as Rondas Preliminar e Principal da próxima edição da UEFA Futsal Champions League. O Benfica, que venceu o Campeonato Nacional esta temporada, título que fugia desde 2019, vai defrontar o Luxol St. Andrews, de Malta, o Riga FC, da Letónia e o Loznica-Grad, da Sérvia.
O Benfica irá jogar a Ronda Principal em Malta no seu regresso à prova europeia, já que, na temporada passada, falhou a qualificação e não pôde disputar a Liga dos Campeões de futsal. O novo formato da competição permite que três das quatro equipas do grupo passem aos oitavos-de-final, ao contrário do antigo cenário, em que existia uma Ronda de Elite.
Esta primeira fase da prova vai ser disputada entre 28 de outubro e 2 de novembro. Seguem-se oitavos-de-final, quartos-de-final e final four. A última vez que os encarnados chegaram longe foi precisamente em 2024, ano em que foram eliminados pelo Palma Futsal, nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades. O emblema espanhol acabou por se sagrar campeão europeu nesse ano e as águias garantiram o terceiro lugar após vencerem o Sporting.
O eterno rival do Benfica, o Sporting, também está na Liga dos Campeões do futsal e já conheceu igualmente os seus adversários na fase de grupos. Os verdes e brancos têm uma deslocação à Croácia, para enfrentarem o anfitrião Novo Vrijeme Makarska, e jogarão ainda contra o Kairat e o FC Prishtina, do Kosovo.
Recorde-se que Benfica e Sporting estão na prova milionária dado que disputaram a final do play-off da Liga Placard, numa série emocionante definida na 'negra', com a vitória histórica dos encarnados no Pavilhão João Rocha, por 4-3. O capitão do Clube da Luz, Afonso Jesus, concedeu declarações sobre a conquista e deixou elogios ao treinador Cassiano Klein, que na sua época de estreia em Portugal orientou a equipa ao titulo de campeão nacional.
Capitão da equipa de futsal das águias marcou o golo da vitória na reconquista do Campeonato Nacional da modalidade e falou do percurso e caminhada do grupo
|
Depois de reagir à vitória do Benfica através das redes sociais, Afonso Jesus, capitão da equipa de futsal masculina, deu uma entrevista ao jornal O Jogo para falar da conquista, da união, do trabalho duro e da caminhada que o grupo percorreu. O fixo confessou, ainda, que o seu sucesso pessoal deve-se muito a Cassiano Klein, treinador dos encarnados que, no seu primeiro ano de águia ao peito, reconquistou o campeonato que fugia há seis anos.
Afonso Jesus: "Este golo é de todos"
“O que nos permitiu sermos superiores ao Sporting, num ambiente tão difícil e desfavorável, foi o trabalho feito ao longo da época. Não só a componente tática e técnica, mas, acima de tudo, o trabalho mental. A equipa precisava de se fortalecer mentalmente, depois de anos complicados, e esse trabalho foi essencial”, sublinha o capitão, de 27 anos.
Afonso Jesus foi o marcador do golo decisivo que deu o titulo ao Benfica, mas o capitão rejeita louros individuais. “Este golo é de todos”, sublinhou o fixo, que acrescentou: “Representa a equipa, a família que construímos, os adeptos do Benfica, todos os que, nestes últimos anos, estiveram connosco e nunca deixaram de acreditar que isto era possível”.
Afonso Jesus: "Um dos fatores fundamentais foi a aposta clara do mister"
“Esta conquista tem um sabor muito especial, como todas as conquistas com este símbolo ao peito. É verdade que o campeonato já nos escapava há alguns anos, mas sabemos o quanto lutámos, não só por este, mas também por aqueles que não conseguimos ganhar. Depois da derrota na Taça, voltámos aos treinos na semana seguinte com a mesma intensidade, com a mesma crença. Ninguém baixou os braços. Para mim, foi aí que ganhámos o campeonato”, garante.
Na temporada de 24/25, Afonso Jesus assinou a melhor época da carreira. O capitão explica que o seu rendimento deve-se ao voto de confiança que lhe foi atribuído: “Nos últimos anos, tenho vindo a crescer de forma consistente. Trabalhar em cima de resultados menos positivos é sempre difícil, mas um dos fatores fundamentais para este salto foi a aposta clara do mister Cassiano. Acreditou em mim desde o primeiro dia. O modelo de jogo que trouxe valoriza as minhas características. Deu-me liberdade, responsabilidade e fez-me crescer".
“Acredito que este título pode marcar o início de um novo ciclo. Mas não um ciclo de falsas promessas de que agora vamos ganhar tudo. Acredito, sim, que começamos um novo percurso, alicerçado numa grande vitória. E isso, emocionalmente, faz toda a diferença. É a partir daí que vamos preparar a próxima época, sabendo que ganhámos, sabendo o que custou ganhar, e conscientes de que teremos de trabalhar muito, muito e muito mais para voltar a vencer”, concluiu o capitão do Benfica.
Atleta brasileiro de 23 anos está na mira do Glorioso e há quem queira contar muito com a presença do mesmo no plantel principal de 2025/2026
|
Depois do plantel de futsal ter-se sagrado campeão nacional, com a vitória sobre o Sporting, no João Rocha, Rui Costa já pensa em reforços e Lucas Scheffer poderá ser um deles. O fixo brasileiro é um desejo de Cassiano Klein. O treinador das águias já terá informado que pretende contar com o atleta do Cascavel Futsal em 2025/2026.
O jornal A Bola dá conta do nome do fixo brasileiro na lista de compras do Benfica, que já equaciona o regresso de Pany Varela. Lucas Scheffer, de 23 anos, esteve em particular destaque durante a última temporada e acabou por despertar as atenções de Cassiano Klein, que parece já ter informado Rui Costa que pretende contar com o fixo no plantel de 25/26.
Com a saída de Chishkala, abre-se espaço para que Lucas Scheffer passe a representar o Clube da Luz. Recorde-se que, o futsal do Benfica tem já um reforço garantido para a próxima época: Peléh. O brasileiro vai integrar os encarnados, deixando o Fundão para poder envergar o Manto Sagrado.
Vale a pena relembrar, ainda, que, a Direção de Rui Costa já avançou com os moldes de negócio para o regresso de Pany Varela à Luz. O antigo ala do Sporting deverá deixar o Al-Nassr, neste verão, uma vez que existem rumores de que a modalidade vai fechar no clube saudita. Assim sendo, o Benfica entrou em ação para trazer o internacional português de volta para os quadros encarnados.
Na temporada de 2024/2025, Lucas Scheffer, com a camisola do Cascavel Futsal, foi aposta em 20 partidas: 11 no Paranaense e mais nove no LNF. Ao todo, o fixo brasileiro, agora na mira do Benfica para 25/26, chegou à marca dos oitos golos, mostrando-se a um grande nível desportivo ao serviço do emblema sul-americano.