
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica vai medir forças com o Toulouse, na estreia oficial das águias na Liga Europa, esta quinta-feira, Posto isto, é esperada casa cheia no Inferno da Luz. Segundo informa o jornal português A Bola, sobravam poucas centenas de bilhetes ao final da tarde de ontem, pelo que a Catedral deverá estar a 'rebentar' pelas costuras.
De acordo com a mesma fonte, dos 60 mil espectadores possíveis, cerca de 3.200 irão chegar de França, naquela que será a maior deslocação de sempre dos aficionados gauleses para as partidas fora de portas, batendo os 2.400 que marcaram presença no reduto do Liverpool, em Anfield.
Importa referir que, após o empate diante do Vitória de Guimarães, a contar para o Campeonato Nacional, o Benfica volta a entrar em campo para se estrear na Liga Europa. O duelo vai colocar encarnados frente a frente com o Toulouse, de França, nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, na Luz, com hora marcada para as 20h00.
A última participação do Glorioso na prova data da temporada 2020/2021, tendo alcançado os dezasseis avos de final daquela edição, caindo aos pés do Arsenal. O melhor resultado de sempre das águias na prova foi o 2º lugar, em três ocasiões: 1983, 2013 e 2014.
Depois do embate europeu, os encarnados voltam a virar as atenções para a Liga Portugal Betclic. Os pupilos de Roger Schmidt vão receber o Vizela, no próximo domingo, dia 18 de fevereiro, em partida a contar para a 22.ª jornada do Campeonato. O duelo será disputado no Estádio da Luz, pelas 18h00.
Camisola 17 prestou declarações, depois do jogo com o Bayern Munique, explicando conteúdo de diálogo partilhado com o treinador
|
Kerem Akturkoglu revelou um conversa com Bruno Lage, que quis explicar gestão planeada para o camisola 17 e, também, para Orkun Kokçu. O extremo turco admitiu que o timoneiro do Benfica planeou uma moderação na utilização da dupla, tendo em conta o número elevado de jogos já disputados na época de 24/25.
Depois da vitória do Benfica sobre o Bayern Munique, na terça-feira, 24 de junho, por uma bola a zero, Akturkoglu prestou declarações à TRT Spor, onde revelou a tal conversa com Bruno Lage, ao destacar as dificuldades sentidas ao longo da época, que ainda decorre para as águias devido ao Mundial de Clubes.
"Esta época foi muito difícil, foi longa e difícil. Não tenho a certeza do número exato de jogos, mas penso que joguei mais de sessenta partidas. Falámos com o nosso treinador antes de vir para cá. O mesmo se aplica a Kokçu, e disse: 'Quero utilizar-te com um pouco mais de moderação', porque ele disse que tinha medo de lesões", começou por confessar Akturkoglu sobre a conversa com Bruno Lage.
Akturkoglu sobre conversa com Bruno Lage: "O mesmo se aplica a Kokçu, e disse: 'Quero utilizar-te com um pouco mais de moderação', porque ele disse que tinha medo de lesões"
"É uma época difícil, os nossos corpos estão a entrar em modo de repouso e o nosso tempo de férias será curto, tal como nós, os nossos outros amigos foram para o estrangeiro para as seleções nacionais, etc. Ele tinha dito que iria utilizar toda a gente com moderação durante este processo", acrescentou o camisola 17 do Benfica.
Já sobre a estratégia usada para vencer o Bayern Munique, Akturkoglu explicou: "Jogámos um pouco mais pressionantes na primeira parte. Tentámos jogar um pouco mais defensivamente na segunda parte, mas acabou por correr tudo bem. Estamos felizes por sermos líderes do grupo e espero que possamos mostrar um bom desempenho nas outras rondas também".
O extremo do Benfica ainda abordou a questão do calor, que deixou Prestianni a enfrentar momentos de aflição durante o encontro com o Bayern Munique. "As condições climatéricas são mais difíceis para nós do que as condições do terreno. Porque estamos a jogar um pouco mais cedo para que o jogo possa ser visto na Europa. Penso que hoje a temperatura esteve perto dos 40 graus. Espero que os outros jogos sejam disputados mais tarde", completou Akturkoglu.
Akturkoglu: "Espero que os outros jogos sejam disputados mais tarde"
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 25 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, já marcou presença em 49 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O extremo das águias leva 16 golos e 11 assistências nos 3.230 minutos que já registou com o Manto Sagrado.
Clube espanhol entrou na corrida pelo mesmo alvo que os encarnados e Rui Costa poderá ver futebolista a rumar para a La Liga
|
Giovanni Simeone surgiu na mira do Benfica, que procura um sucessor de Zeki Amdouni para o plantel de Bruno Lage. Contudo, o filho do técnico do Atlético de Madrid despertou as atenções, também, do Sevilha. O mercado de verão continua a mexer para os lados do Clube da Luz, prometendo mudanças.
O clube espanhol está interessado em assegurar a contratação do avançado do Nápoles e quem avança esta informação é o jornalista, Gianluca Di Marzio. O camisola 18 da formação italiana pretende mudar de ares, antes do começo de 2025/2026, e o Sevilha surge como uma hipótese, tornando-se concorrente do Benfica na corrida pelos serviços de Giovanni Simeone.
Até ao momento não surgiu nenhuma proposta oficial, pelo que o Benfica poderá respirar de alívio. Contudo, Rui Costa mantém-se atento e até mesmo a outras alternativas, caso Giovanni Simeone não aceite rumar para a Luz, neste defeso de verão. Vale a pena recordar que, Amdouni abandonou o Clube, antes do Mundial de Clubes, embora continue bastante atento à caminhada do plantel de Bruno Lage na competição.
Neste momento, um reforço no setor ofensivo é prioridade para os responsáveis das águias. As saídas de Arthur Cabral e Amdouni abriram vagas por ocupar. Atualmente, só Pavlidis é que é certo para 25/26, isto porque Belotti termina o empréstimo no final da campanha do Benfica no Mundial de Clubes, ainda que a contratação a título definitivo é um cenário que está a ser equacionado pela Direção de Rui Costa.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço do Nápoles, Giovanni Simeone - atualmente com um valor de mercado nos 8 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros: 30 na Serie A e três na Taça de Itália. Nos 570 minutos em campo, o avançado, que está referenciado pelo Benfica para o verão, apontou dois golos e realizou duas assistências.
Encarnados bateram os alemães, por uma bola a zero, e passaram em primeiro do grupo C do Mundial de Clubes, garantindo os 'oitavos'
|
A vitória do Benfica por 1-0 frente ao Bayern Munique, a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, deu que falar na imprensa internacional. Pelo feito histórico - de ter sido a primeira vez que os encarnados levaram a melhor contra os alemães - e pela importância do resultado, os jornais lá de fora reagiram à surpresa.
O jornal AS, da Espanha escreveu: “Bayern em apuros”. Já o Marca não deixou de poupar elogios a Di María: “Não é eterno, mas parece. Voa mesmo em condições extremas”. O Mundo Deportivo rendeu-se à exibição de Trubin, que foi eleito o melhor jogador da partida, e captou a atenção de Manuel Neuer e do mundo.
Na Alemanha, país de origem do Bayern Munique, o Bild destacou a intensidade com que o Benfica entrou no jogo: “O Benfica foi melhor desde o inicio e colheu os frutos desde cedo”. O jornal Kicker criticou Vincent Kompany e o futebol praticado pelos bávaros: “Faltaram passes em profundidade, velocidade e finalização. O Benfica esteve sólido, bem posicionado e muito compacto”.
Em Inglaterra, a Sky Sports elogiou o Benfica, que terminou em primeiro lugar do grupo C, assim como no Brasil, o destaque foi para a classificação surpreendente dos encarnados. Já em Itália, a Gazzeta dello Sport mencionou o tabu quebrado pela equipa de Bruno Lage, já que foi a primeira vez que as águias venceram o Bayern Munique, em toda a sua história: “O Benfica tinha uma espécie de complexo de inferioridade acentuado em relação ao Bayern: 13 jogos, nenhuma vitória. Hoje, a primeira vingança, depois de tanta espera”.
O Benfica terminou então a sua campanha na fase de grupos do Mundial e seguem-se os oitavos de final. Os encarnados vão defrontar o Chelsea no próximo sábado, dia 28 de junho, em Charlotte, no mesmo estádio em que bateram o Bayern Munique. O jogo vai ter início às 21h00 e o vencedor avançará para os quartos-de-final, onde pode vir a enfrentar o Palmeiras, de Abel Ferreira, ou o Botafogo, de Renato Paiva.