![Carlos Daniel desagradado com o Benfica: "Leandro Barreiro e Renato Sanches são insuficientes"](/storage/media-items/image/2024/08/renato-sanches-leandro-barreiro-benfica_20240810101353.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Costa analisou as movimentações do Benfica neste mercado de transferências de verão. Depois de falar sobre as saída de João Neves e João Mário, o Presidente do Glorioso falou sobre a contratação de Leandro Barreiro e Renato Sanches para o miolo do Clube. Apesar do camisola 35 estar lesionado, Rui Costa deixou a garantia de que o Glorioso "é a casa ideal para recuperar".
"Nem foi preciso apresentar-lhe a casa. Com a saída do João Neves, houve necessidade de trazer outro jogador. Nos últimos anos, o Renato não teve o mesmo fulgor, mas acreditamos nele. Tem fome muito grande de vestir esta camisola e voltar a ser o Renato. Acredito que esta é a casa ideal para recuperar e para nos dar muito, sei do sentimento com que ele joga com esta camisola", afirmou o Líder do Benfica.
"Acredito que esta é a casa ideal para recuperar e para nos dar muito, sei do sentimento com que ele joga com esta camisola"
Relativamente a Leandro Barreiro, Rui Costa foi perentório: "Acabámos a época com três médios de raiz e já o conhecemos há muito tempo. Ia ficar livre, conseguimos antecipar o mercado e tivemos facilidade em contratá-lo, o Leandro queria muito vir para o Benfica porque tem raízes portugueses. É um jogador de plantel, vem complementar a zona de meio-campo, era uma lacuna que entendemos que poderíamos melhorar".
Com o Manto Sagrado e antes de rumar ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, em 2016, Renato Sanches realizou 35 partidas, marcou dois golos (Académica e Vitória de Guimarães), fez uma assistência (Porto) e conquistou um Campeonato Nacional (2015/16) e uma Taça da Liga (2015/16). Nesta época 2024/25, o médio português já foi opção em dois embates (Moreirense e Estrela da Amadora), somando 64 minutos.
Na temporada 2023/24, com a camisola do Mainz, Leandro Barreiro – atualmente avaliado em 17 milhões de euros – realizou 33 encontros (2.766 minutos): 31 na Bundesliga e dois na SFB Pokal. O futebolista acabou por apontar quatro golos (Estugarda, Leipzig, Colónia e Dortmund), somando ainda uma assistência. Pelo Benfica, o médio soma sete embates, totalizando 340 minutos.
Em causa está a entrevista do Presidente do Clube encarnado à BTV, que serviu para explicar o mercado de verão do Glorioso aos adeptos
|
José Calado, antigo jogador do Benfica e comentador da CMTV, deu a sua opinião sobre a entrevista de Rui Costa à BTV, para explicar as movimentações do Glorioso no mercado, e comenta que o Presidente do Clube da Luz apresentou bons argumentos para defender a saída do extremo brasileiro, David Neres.
"Quem está atento ao fenómeno Benfica e ao futebol percebe exatamente isso"
"Acho que Rui Costa explicou muito bem aquilo que o Benfica pretendia dos jogadores, aquilo que os jogadores podiam dar e a importância que cada jogador tinha para o Benfica. Aquilo que ele disse sobre o Neres é uma realidade, ou seja, não mentiu, disse a verdade e quem está atento ao fenómeno Benfica e ao futebol percebe isso", começa por dizer.
"Ninguém tira a qualidade de David Neres, essa é inegável, agora era um jogador que oscilava muito, fazia um ou dois bons jogos e depois muitas vezes estava no banco e a seguir entrava. Se tu jogas e jogas bem e continuas, mas depois começas a oscilar, há outros para entrar. O Benfica não espera 10 ou 15 jogos para os jogadores começarem a render. Esperou com o Arthur Cabral e as coisas não resultaram quando ele chegou. Para mim, esta explicação do Rui Costa é na realidade aquilo que David Neres foi no Benfica", concluiu o antigo médio dos encarnados.
Em 2023/24, com a camisola do Benfica, David Neres – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 35 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões e cinco na Liga Europa. Ao todo, nos 1.832 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional brasileiro marcou cinco golos e fez 10 assistências. Esta época, o 7 do Nápoles foi opção em quatro embates, somando três assistências em 48 minutos.
David Neres chegou ao Benfica oriundo do Shakhtar Donetsk, em 2022, a troco de uma verba a rondar os 15 milhões de euros. Com o Manto Sagrado, o brasileiro realizou 83 encontros, marcou 17 golos, fez 25 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça (2023/24).
Internacional suíço de 23 anos chegou ao Clube da Luz empestado pelo Burnley, do Championship, no último mercado de transferências
|
20 milhões de euros: é este o valor que o Benfica terá de pagar para ficar com Zeki Amdouni a título definitivo. Segundo revelou Rui Costa, em entrevista à BTV, a taxa de empréstimo do avançado já custou 2 milhões de euros aos cofres, sendo que o cláusula de opção de compra fixa-se nos 20 milhões.
Apesar de não ter sido ainda muito utilizado por Bruno Lage, Zeki Amdouni tem deixado excelentes indicações e já esteve perto do golo por várias ocasiões. Resta perceber se as prestações do internacional suíço vão justificar um investimento avultado por parte do Benfica.
"Amdouni estava referenciado desde o ano passado
“Amdouni estava referenciado desde o ano passado, também, optou por ir para Inglaterra. Aproveitámos a equipa dele [Burnley] ter descido de divisão. É um jogador muito forte na zona ofensiva, pode fazer as duas posições de ataque, até pode fazer quase as quatro. Pode jogar, como agora no Bessa, na esquerda. Tem muita presença perto da área”, começou por afirmar Rui Costa.
“Chegou [Amdouni] na última semana de mercado, entretanto houve seleções, ainda está a conhecer os colegas, mas será, certamente, importante nesta temporada, esperemos nas próximas, porque tem opção de compra. Foi a única forma de o podermos trazer, não o pudemos trazer por inteiro. Fizemos empréstimo com opção de compra na esperança de que as coisas corram bem e que seja nosso jogador no fim da época”, finalizou Rui Costa.
Até ao momento, com a camisola do Benfica, Amdouni – avaliado em 12 milhões de euros – realizou três encontros: Santa Clara, Estrela Vermelha e Boavista. Nos 44 minutos que disputou, o avançado até esteve perto de fazer o gosto ao pé, mas, para já, ainda continua em branco.
Jornalista aponta os ′telhados de vidro dos encarnados′, duvidando se o regresso do camisola 85 foi uma boa aposta
|
Sentado à conversa no “Ataque Rápido”, podcast do ZeroZero, Carlos Daniel, jornalista da RTP, admite que “há uma grande dificuldade de se perceber qual é o rumo” [do Benfica]. O ceticismo nos médios encarnados não se deixa esconder e o jornalista parece não nutrir esperanças em Florentino e Barreiro.
“Vejo louvar uma dupla, Florentino e Barreiro, e olho e não vejo que vá sair dali grande coisa do ponto de vista de encontrar espaço, um passe interior de qualidade, um passe mais longo, um desposicionamento dos jogadores em momentos de jogo partido”, começou por dizer. Depois da saída de João Neves para o PSG, Carlos Daniel mostra-se relutante com a contratação de Renato Sanches que, a seu ver, não é justificada.
“Pensar que Renato Sanches é que vai resolver isto…”
“Mesmo o melhor Renato Sanches é um jogador de transporte de bola não é organizador. Ninguém quando pensa em Renato Sanches imagina a fazer um passe longo ou a fazer uma assistência dentro da área. Imaginamos Renato Sanches a correr com a bola e os adversários a caírem à passagem", afirmou ainda o jornalista.
“Onde é que joga Kokçu? Prestianni aparece e Di Maria fica para jogar outra vez no corredor direito?”, são outras da dúvidas que pairam na cabeça do jornalista, que prossegue a apontar aquelas que para si são as falhas da equipa.
Recorde-se que o Benfica terá a sua estreia na Liga já este domingo, dia 11 de agosto, diante do Famalicão. Os treinos de preparação decorrem e Roger Schmidt reforçou o plantel, no qual se espera ver já Renato Sanches. É, então, pelas 18h00 no Estádio Municipal dos minhotos que serão tiradas as teimas relativamente às aquisições dos encarnados.