
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Liga Portugal Betclic encerra esta semana, com a realização da 34.ª e última jornada do Campeonato Nacional. No calendário, consta uma deslocação a Braga, onde o Benfica vai tentar remar contra a maré e tentar alcançar um feito, que apenas aconteceu uma vez. Com os bracarenses em mente, o Glorioso volta hoje ao Seixal.
Vale recordar que, depois do empate caseiro frente ao Sporting, que fez com que as decisões fossem adiadas para este fim de semana, Bruno Lage concedeu dois dias de folga ao plantel Benfiquista, de forma a que os seus jogadores digerissem o resultado de sábado, 10 de maio e para recarregarem as baterias antes do regresso aos trabalhos, que está agendado para hoje, terça-feira, 13 de maio.
Não é nenhum segredo que o resultado obtido frente à turma de Alvalade deixou marcas emocionais em certos atletas, nomeadamente Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras ou Orkun Kokçu. Cabe agora ao setubalense de 49 anos, completados durante o dia de ontem, levantar novamente a moral das suas tropas, dias antes da deslocação ao reduto dos guerreiros do Minho.
À entrada para a derradeira jornada, o Clube da Luz vai procurar repetir o feito que concretizou na longínqua época de 1954/1955. Na altura, o Belenenses era o líder na última ronda e na conjugação de um empate com o Sporting e um triunfo das águias sobre o Atlético, a liderança para os lados da Luz e o Benfica acabou a fazer a festa.
Recorde-se, que o Glorioso, tal como os verdes e brancos vão disputar o derradeiro encontro no próximo sábado, 17 de maio, com o pontapé de saída agendado para as 18h00, conforme estipulou a Liga de Clubes. O Benfica vai jogar contra o Braga, já o Sporting vai receber em casa o Vitória de Guimarães. Ambas partidas ainda não têm arbitragem atribuída.
Conhecido adepto do Clube da Luz analisou a partida do passado sábado, onde abordou diversos tópicos relevantes sobre o duelo, dentro e fora dos relvados
|
Vasco Mendonça analisou, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola, o Benfica - Sporting. O conhecido adepto considera que o ponto mais alto da partida não foi dentro das quatro linhas, mas sim nas bancadas, uma vez que os Benfiquistas foram o "MVP do dérbi".
"Não ganhámos o jogo e não sou fã de vitórias morais, mas acho fundamental falar disto. Não consumi muitos jornais na última semana, mas fui vendo muito daquilo que os Benfiquistas fizeram. Foi uma missão extraordinária. Já foi muito elogiada, mas nunca é de mais. É sempre comovente ver gente que, movida exclusivamente por entusiasmo e amor ao clube, dá tanto de si para retribuir", começou por referir Vasco Mendonça.
Vasco Mendonça - Os Benfiquistas foram mesmo o MVP deste dérbi e merecem celebrar o título nacional no próximo sábado
"A receção ao autocarro da equipa vai permanecer como o momento mais memorável desse dia, e é bastante justo que assim seja. Os benfiquistas foram mesmo o MVP deste dérbi e merecem celebrar o título nacional no próximo sábado. Espero um Benfica do tamanho dos seus adeptos — e que seja feita a sua enorme vontade", acrescentou o consultor de marketing.
"Em primeiro lugar, importa limpar uma certa imagem que ficou, um medo de ser feliz que transpareceu do dérbi. Em retrospetiva, é difícil determinar se o ambiente intimidou os jogadores", referiu Vasco Mendonça.
Ainda sobre o esforço da equipa, o Benfiquista ainda reforçou que acredita que o Benfica fez o possível para tentar vencer: "Aconteceu tudo demasiado depressa e o contexto tornou-se muito adverso. Seria fácil criticar agora, mas não tenho dúvidas de que todos os jogadores queriam muito vencer aquele jogo e dar uma alegria gigantesca aos adeptos".
Futebolista, que surgiu no radar dos vermelhos e brancos para o mercado de transferências de verão, pode estar mais longe da Catedral
|
Há novidades sobre a vinda de Demir Tiknaz para o Benfica no mercado de transferências de verão. Depois de ter sido noticiado, pelo especialista Fabrizio Romano, que um conjunto da Bundesliga estaria de olho no alvo de Rui Costa, eis que agora se sabe que se trata do RB Leipzig.
De acordo com informações avançadas pelo jornal turco Haber Turk, esta terça-feira, 13 de maio, além de estar referenciado pelo Benfica, Sporting e Porto, em Portugal, o médio, que se encontra agora emprestado pelo Besiktas ao Rio Ave, surge também na lista de compras do conjunto germânico para o defeso de junho.
Estas novidades não deverão, certamente, ser bem recebidas por Rui Costa, dado o recente interesse do Benfica no compatriota de Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu. Além da forte concorrência por Demir Tiknaz, também o Rio Ave está a jogar contra a mudança do craque para a Catedral dos vermelhos e brancos.
O emblema vilacondense, segundo os rumores de mercado, pretende garantir os serviços do internacional turco a título definitivo. O Rio Ave, vale recordar, tem previsto no negócio com o Besiktas, uma cláusula de compra, no valor de 5 milhões de euros. Assim, a vinda do craque para o Benfica acaba por ficar, novamente, mais complicada.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Rio Ave, Demir Tiknaz - atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros - marcou presença em 32 embates: 27 na Liga Portugal Betclic e ainda cinco na Taça de Portugal. Nos 2.301 minutos disputados dentro das quatro linhas, o novo alvo do Benfica apontou quatro golos, somando ainda duas assistências.
Antigo internacional português, numa extensa entrevista, concedida na passada segunda-feira, 12 de maio, recordou o interesse das águias
|
Nani revelou, numa extensa entrevista ao podcast Bora Lá, na passada segunda-feira, 12 de maio, que poderia ter envergado a camisola do Benfica. O antigo internacional português garantiu que poderia ter rumado ao Estádio da Luz, mas que preferiu voltar a vestir as cores do Sporting, "por menos dinheiro".
Nani - Tive oportunidades de ir para o Benfica e para o Porto, mas depois decidi ir para o Sporting por menos dinheiro.
"Tive oportunidades de ir para o Benfica e para o Porto, mas depois decidi ir para o Sporting por menos dinheiro... Sabem o motivo? Só queria a minha casa. No futebol funciona assim. Quando aprendes a honrar uma camisola já não há volta a dar", começou por mencionar o antigo atleta dos verdes e brancos.
Nani acabou por fazer jura de amor ao Sporting, considerando que o clube era mesmo a sua casa. "É como na tua casa em que defendes a tua família, não defendes mais nenhuma. Eu não troco de família. Quando aprendi a defender as cores do Sporting deixou de existir qualquer outra", admitiu de seguida o ex-internacional português.
Importa recordar que, Nani fez grande parte da sua formação no emblema de Alvalade, tendo rumado para o Manchester United em seguida. O antigo atleta chegou a partilhar o balneário, de acordo com o portal especializado Zerozero, com grandes nomes do futebol, como Cristiano Ronaldo, Falcao, Rodrigo Moreno, Liedson, André Carrillo ou Raphinha.
Vale salientar que, o antigo futebolista acabou por voltar a Portugal, tendo envergado as cores do Estrela da Amadora na temporada 2024/25. Pela turma da Reboleira, Nani foi opção em 10 embates, somando apenas um golo ao serviço dos tricolores. Destaca-se ainda as passagens pela Lazio, Adana Demirspor, Orlando City, Valencia e Fenerbahçe.