Futebol
Campeão Nacional? Benfica pode sonhar, se José Mourinho fizer história
17 Jan 2026 | 10:49
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jan 2026 | 12:50 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu arquivar os processos. Pelo que foi apurado, a entidade que visa aplicar os castigos no futebol português decidiu não avançar com qualquer punição para José Mourinho e Rui Costa, na sequência das declarações que os dois elementos proferiram no final do encontro entre Braga e Benfica.
Os casos em questão foram instaurados depois das críticas que o treinador e o Presidente das águias proferiram sobre a arbitragem de João Gonçalves, no último encontro da Liga Portugal Betclic, em 2025, que terminou com empate, envolto em polémica, entre águias e minhotos.
No caso de José Mourinho, o processo refere-se às declarações irónicas do Special One, nas quais assumiu que o Benfica tinha vencido o encontro, fazendo referência ao golo anulado pela equipa de arbitragem, que era válido, o que faria com que as águias tivessem ganho por 3-2.
No que diz respeito a Rui Costa, o presidente do Clube da Luz teve uma postura mais frontal, ao visar diretamente Tiago Martins, VAR da partida. Em resposta aos jornalistas, o dirigente comparou o facto de o juiz ter assinalado uma falta inexistente, quando na Taça de Portugal ignorou o pisão de Matheus Reis, a Andrea Belotti.
Este seria o primeiro de dois jogos onde a arbitragem ficaria debaixo da linha de fogo. Dias mais tarde, o Benfica voltou a defrontar o Braga, caindo na Taça da Liga. Porém, a prestação de João Pinheiro, na meia-final, revelou-se bastante insatisfatória face aos vários erros que cometeu.
Clube da Luz não tem tido tarefa fácil a respeito do dossiê pela contratação do italiano, e situação tem vindo a ficar cada vez mais insustentável
17 Jan 2026 | 12:26 |
O Benfica continua sem ter facilidades no negócio por Lorenzo Lucca. Pelo que foi apurado, além de todos os entraves que existem em torno da transferência, nomeadamente exigências financeiras e vontade do jogador, o Clube da Luz conta agora com novos adversários em cena.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição deste sábado, 17 de janeiro, o Al Hilal entrou em cena para tentar desviar o avançado italiano para a Arábia Saudita. A equipa orientada por Simone Inzaghi, que pode despachar Marcos Leonardo, tem demonstrado um forte interesse no alvo sinalizado pelo Benfica.
A mesma fonte explica que o emblema da liga saudita, que emprestou João Cancelo ao Barcelona, está a ponderar a cedência do atacante italiano e está disposto a oferecer um contrato bastante superior ao que as águias podem apresentar, ganhando assim uma certa vantagem face à concorrência do Benfica.
Por outro lado, o Clube da Luz, apesar de estar a par das condições do Nápoles, tem a difícil tarefa de convencer Lucca a rumar à Luz. Pelo que já foi revelado, em primeira instância, o atacante tem a preferência de continuar na Serie A e o facto de vir a ser a segunda opção, atrás de Vangelis Pavlidis, não favorece o caso do Glorioso.
Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — realizou 21 jogos oficiais: 15 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 584 minutos disputados, o avançado, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou dois golos.
Atual detentor da distinção de melhor jogador do mundo foi decisivo no regresso às vitórias por parte da turma orientada por Luis Enrique
17 Jan 2026 | 11:53 |
Ousmane Dembélé foi a estrela mais brilhante de Paris, ao conduzir o PSG no regresso aos triunfos, depois da eliminação da Taça de França. Na noite da última sexta-feira, 16 de janeiro, o conjunto parisiense, que contou com a presença de ex-Benfica como João Neves e Gonçalo Ramos, derrotou o Lille por 3-0.
O atual Bola de Ouro foi o maestro da vitória francesa, ao marcar dois dos três golos do conjunto de Luis Enrique. Assim, o campeão gaulês regressou aos triunfos, depois de uma eliminação surpreendente frente ao Paris FC, que foi muito criticada por Gonçalo Ramos.
A partida, que decorreu no Parque dos Príncipes, confirmou o favoritismo do PSG que, desde os primeiros minutos de jogo, assumiu o controlo, criando várias ocasiões de golo. À passagem do minuto 13, Dembélé, de longa distância, bateu o guardião do Lille e levou a equipa da casa para o intervalo a vencer por 1-0.
Apesar de uma certa reação por parte dos forasteiros, os parisienses foram mais fortes e, no segundo tempo, ampliaram a vantagem com um novo remate certeiro do Bola de Ouro, em cima dos 64 minutos de jogo. A fechar as contas, Barcola fez o 3-0 em cima do minuto 90+3.
De regresso aos triunfos depois da eliminação precoce na Taça de França, o emblema de Paris volta a entrar nos eixos. Com mais três pontos somados, o PSG sobe à liderança da Ligue 1, com 42 pontos, ficando à espera de um deslize do Lens, que está na segunda posição, com 40 pontos, mas com um jogo em atraso.
Médio argentino está no centro de uma polémica depois de uma reação que teve nas redes sociais no rescaldo do Clássico que decorreu na Taça de Portugal
17 Jan 2026 | 11:25 |
A reação de Enzo Barrenechea continua a dar que falar e já chegou à Argentina. No final do encontro frente ao Porto, o médio do Benfica deixou uma mensagem que rapidamente se transformou numa polémica, considerando que o mesmo terá insultado o rival da Invicta.
O diário argentino Olé reagiu às palavras de Barrenechea: "HMDP" e explicou o que realmente aconteceu, acabando por acrescentar algum humor ao episódio. Na seção dos comentários, muitos aprovaram o que o camisola 5 do Benfica disse no final do Clássico.
Horas depois de ter escrito essas palavras, que na altura foram interpretadas como um insulto, o médio argentino recorreu às redes sociais para revelar o verdadeiro significado da sigla: "Humildade, disciplina, muito trabalho, paixão". No entanto, o caso já está a ser estudado.
A verdade é que o Clássico entre o Benfica e o Porto, que terminou com um triunfo dos dragões, foi bastante quente, com o caldo a ficar entornado depois do empurrão de Gabri Veiga a Amar Dedic, que causou o caos generalizado no relvado, envolvendo ainda empurrões entre Pavlidis e Samu, com o espanhol a recusar cumprimentar o grego.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — realizou 29 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.374 minutos em que esteve em campo, o médio marcou um golo e fez uma assistência.