
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Real Madrid está a prometer um verão quente com vários planos em cima da mesa. Enquanto estão em conversações para garantir Álvaro Carreras, os merengues perseguem, agora, mais uma cara bastante conhecida do Benfica: Enzo Fernández. Com Xabi Alonso a suceder Carlo Ancelotti, o ex-treinador do Bayer Leverkusen poderá promover uma revolução no plantel.
Como avança o jornal AS, Florentino Pérez continua bastante presente no mercado de transferências e quer satisfazer os pedidos do novo treinador do Real Madrid, pelo que procura um “novo cérebro”. Essa vaga poderá vir a ser ocupada pelo antigo médio do Benfica, Enzo Fernández, de acordo com a imprensa espanhola. O argentino parece ter os dias contados no Chelsea e agora poderá protagonizar mais uma mudança bombástica.
No entanto, o nome de Enzo Fernández não é o único em cima da mesa do gigante de Madrid. Martín Zubimendi (da Real Sociedad), Rodri Hernández (do Manchester City), Tijjani Reijnders (do AC Milan), Alexis Mac Allister (do Liverpool), Bruno Guimarães (do Newcastle) e Éderson (da Atalanta) são outros futebolistas a serem equacionados pelo clube que quer tramar o Benfica ao levar Álvaro Carreras.
Recorde-se que, Enzo Fernández, em 2023, protagonizou uma transferência bombástica ao trocar o Benfica pelo Chelsea, apenas seis meses depois de reforçar as águias. Na altura, os blues de Londres tiveram de pagar mais de 120 milhões de euros, sendo que os adeptos Benfiquistas não esqueceram a traição do internacional argentino.
Na presente temporada desportiva, Enzo Fernández - atualmente avaliado em 75 milhões de euros – realizou 43 jogos pela equipa do Chelsea: sete na Conference League, incluindo qualificação, 34 na Premier League, um na League Cup e um na FA Cup. Nos 3.256 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio argentino, que se sagrou campeão pelo Benfica, apontou sete golos, somando ainda 13 assistências.
Treinador setubalense desespera em semana em que começa a preparar o Dérbi contra os leões a valer para a final da Taça de Portugal
|
Com o Benfica - Sporting da final da Taça de Portugal em preparação, Bruno Lage começa a desesperar, tendo em conta a falta de clareza quanto a uma presença de Fredrik Aursnes. O médio norueguês continua a ser uma dúvida, sendo que ainda existem esperanças de uma recuperação a tempo.
O jornal A Bola adianta novas informações sobre a situação física do polivalente do Benfica, garantindo que o mesmo continua a recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. A dúvida mantém-se, contudo, Bruno Lage espera que Aursnes dê uma boa resposta ao tratamento nos próximos dias, podendo integrar, depois, o leque de disponíveis do técnico setubalense para o Dérbi contra o Sporting. Assim sendo, a presença do norueguês no Jamor estará dependente de como decorre os próximos dias do processo de recuperação.
Depois de ter falhado o último jogo do Campeonato Nacional, frente ao Braga, a ausência do compatriota de Schjelderup notou-se, com as águias a enfrentarem dificuldades no meio-campo relativamente às recuperações de bola. Os problemas acabaram por gerar alarme na Luz, com Bruno Lage a sentir a necessidade de ter Aursnes disponível para o Dérbi contra o Sporting.
Recorde-se que, o jogo da final da Taça de Portugal já tem data e horário confirmados. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. O último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – atualmente com um valor nos 20 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e 29 na Liga Portugal Betclic. O médio nórdico soma três golos e oito assistências, nos 3.930 minutos totalizados dentro das quatro linhas, sendo uns dos jogadores do Glorioso com mais tempo de utilização.
Após anunciar a convocatória da Seleção feminina, que irá disputar dois encontros, técnico ainda abordou uma outra situação
|
Durante o dia de segunda-feira, 19 de maio, Francisco Neto anunciou os nomes que contemplam na lista de 25 convocadas para os duelos frente a Inglaterra e a Bélgica, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações feminina. Na lista, notou-se a ausência de Kika Nazareth, tal como o regresso de Jéssica Silva, e o Selecionador Nacional falou do caso das duas antigas jogadoras do Benfica.
Em declarações à imprensa nacional, Francisco Neto começou por falar da atual atleta do Gotham FC, que sofreu uma lesão no olho durante o mês de março: “Passou por um período mais complicado em relação à lesão, com algumas incertezas também. Conseguiu reagir, está a treinar normalmente com a sua equipa, viajou ontem já para as meias-finais da Concacaf com o Gotham, por isso temos todas as informações disponíveis para poder jogar na sua equipa, e nesse sentido, faz-nos sentido tê-la connosco. Agora terá de regressar para mostrar aquilo que é o jogo dela dentro da nossa ideia coletiva”.
Sobre a camisola 18 do Barcelona, atualmente lesionada, o timoneiro das navegadores não descartou a ex-atleta do Benfica do Europeu: “Claro que só muito mais em cima da fase final [do Euro], é que poderemos ter a certeza absoluta se poderíamos contar ou não com a Kika. Sabemos sempre que será sempre algo apertado, mas, como ela também há pouco tempo disse, não é algo que está descartado. Sabemos que com as lesões, nem sempre a evolução é como nós queremos, mas às vezes também há surpresas positivas e é a essa esperança que nós também nos agarramos”.
Francisco Neto - Sabemos sempre que será sempre algo apertado, mas, como ela também há pouco tempo disse, não é algo que está descartado
Por fim, abordou as novidades na convocatória: “Têm vindo a demonstrar bons indicadores. Nós temos vindo a fazer um acompanhamento muito perto de todas as jogadoras portuguesas e a verdade é que a Carolina e a Samara, que são aquelas que estão a estrear-se nesta convocatória, têm dado indicadores muito positivos no seu clube e prova disso é esta chamada. Confiança total naquilo que elas têm vindo a fazer e por isso dá-lhes também esta oportunidade porque o merecem e o fizeram por merecer dentro do campo”.
Recorde-se, que a Seleção Nacional feminina tem encontros marcados frente às congéneres inglesa e belga. O primeiro duelo, agendado para 30 de maio, é frente à equipa dos três leões, no Estádio Wembley. Dias mais tarde, a 3 de junho, as navegadoras recebem os diabos vermelhos no Estádio dos Barreiros, no Funchal. Na lista da convocatória, Francisco Neto conta com quatro nomes do plantel do Benfica.
Com o arranque dos treinos para a prova rainha, atleta pretende pisar o relvado no Jamor e alcançar um final feliz com o camisola dos encarnados
|
Terminada a Liga Portugal Betclic, o Benfica, que ficou em 2.º lugar no Campeonato, vira as atenções para a final da Taça de Portugal, onde volta a medir forças com o Sporting. No arranque dos trabalhos, que começa na tarde de hoje, Nicolás Otamendi, capitão das águias, vê no Jamor uma oportunidade de alcançar um feito inédito na sua longa carreira.
O camisola 30 do Benfica é o único jogador do plantel, às ordens de Bruno Lage, que sabe o que é conquistar a prova rainha. O argentino atingiu esse feito na temporada de 2010/2011, na altura ao serviço do Porto, rival eterno das águias. Porém, o argentino encontrava-se lesionado e acabou por falhar a partida decisiva, onde os dragões, sob a batuta do atual Presidente portista, André Villas-Boas, goleou o Vitória de Guimarães (6-2).
Praticamente 14 anos mais tarde, o argentino volta a ter a oportunidade de conquistar uma Taça de Portugal, desta vez com o Benfica. Atualmente, Otamendi pretende jogar a finalíssima e assim, levantar o troféu da prova rainha após disputar a partida. No entanto, não é o camisola 30 que está na lista de ‘estreias’.
Além do veterano argentino, Bruno Lage conta com mais três atletas que sabem o que é levantar uma taça doméstica. O mais experiente dos três é o recém chegado Bruma, que conquistou três taças da Turquia, duas pelo Galatasaray e uma pelo Fenerbahçe. Segue-se Alexander Bah, que levantou o caneco na Dinamarca e outro na República Checa. Por fim, Fredrik Aursnes também tem uma palavra a dizer, o norueguês conta no currículo com uma taça da Noruega.
Assim sendo, Nicolás Otamendi procura conquistar a sua primeira Taça de Portugal de águia ao peito e jogar a sua primeira final no Jamor. O mesmo passa com o restante plantel, que procura atingir o mesmo feito do argentino. Recorde-se, que a partida decisiva da prova rainha está agendada para 25 de maio, domingo, com o pontapé de saída a ser dado a partir das 17h15.