
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo, esta sexta-feira, 25 de abril, para medir forças com o Marítimo, na Madeira. Os encarnados acabaram por vencer, por 30-29, em duelo relativo à terceira jornada da fase final do Grupo A do Campeonato Nacional.
Para este duelo, Jota Gonzélez apostou em Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez, Ander Izquierdo, Egon Hanusz, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Fábio Silva de início. Bernardo Almeida, Filip Taleski, Christopher Hedberg, Gabriel Cavalcanti, Stiven Valencia, Gabriel Sequeira, Alexis Borges, Rui Baptista e Guilherme Cabral foram os suplentes eleitos timoneiro das águias.
Vindos de uma derrota frente ao Porto na última jornada, a turma de Jota González quis voltar a entrar nos eixos e regressar aos triunfos no Campeonato Placard. Nesse sentido, e apesar de jogarem fora de portas, as águias entraram de forma eficaz na partida. Em vantagem no marcador, os vermelhos e brancos acabaram, mesmo por chegar ao intervalo a vencer, por um golo, sendo que o resultado marcava 13-12, a favor do Clube da Luz.
No regresso das cabines, as coisas acabaram por se complicar para as águias. A turma de Jota González acabou por permitir que o Marítimo saltasse para a frente no marcador. Porém, num duelo sempre disputado, onde o marcador esteve em constante mudança, os encarnados ainda tentaram reverter a situação, acabando mesmo por conseguir a cambalhota no marcador, vencendo o duelo por 29-26.
Agora, o andebol do Benfica volta à quadra para medir forças com o Sporting. O Dérbi, que será disputado no Pavilhão Nº2 da Luz, está agendado para 3 de maio, para as 17h00. O encontro é relativo à jornada 4 da fase final do Campeonato Nacional.
Novidades foram partilhadas esta terça-feira, 8 de julho, acabando os vermelhos e brancos por conhecer os novos adversários na prova
|
Depois de ter ficado em terceiro lugar na ronda de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de andebol, o Benfica garantiu uma presença na fase de grupos da Liga Europeia. Durante o dia de hoje, a EHF, organizadora do torneio, emitiu novidades em relação aos aos possíveis adversários que as águias podem ter.
Tal como o Porto, que ficou na segunda posição da última competição nacional, os vermelhos e brancos já estão inseridos no lote das 20 equipas qualificadas para a fase de grupos, contudo, ainda faltam apurar mais 12 equipas.
Através da sua conta oficial na rede social X, a EHF revelou que no próximo dia 15 de julho, será realizado o sorteio que irão ditar os jogos de qualificação entre as 24 equipas que ambicionam chegar à ronda seguinte da Liga Europeia. os jogos referentes a esta ronda vão decorrer entre 30 de agosto e 7 de setembro.
No dia 18 de julho, será feito o sorteio da fase de grupos, apesar do lote das 32 equipas ainda não estar completo. Além do Benfica e do Porto, Portugal pode vir a ter mais dois participantes em prova, caso o Marítimo Madeira e o ABC de Braga conquistem a sua presença através da qualificação.
Os jogos da fase de grupos, segundo o que escreve a EHF, vão decorrer entre 14 de outubro e 2 de dezembro. De seguida, o primeiro e segundo classificado de cada grupo avança para a Main Round, que arranca a 17 de fevereiro de 2026, até 10 de março de 2026. As eliminatórias vão começar a 31 de março de 2026.
Confira aqui a publicação da EHF:
Atleta anunciou esta segunda-feira, 7 de julho, que não irá integrar o plantel dos vermelhos e brancos na próxima temporada desportiva
|
É oficial: Ana Ursu colocou um ponto final na sua carreira. A guarda-redes da equipa de andebol feminina do Benfica concedeu esta segunda-feira, 7 de julho, uma entrevista aos meios do Clube da Luz, onde acabou por revelar a decisão, face a uma lesão sofrida.
Ana Ursu: "Foi decidido que seria melhor irmos para cirurgia"
"Eu tive uma lesão na época passada [2023/24]. Entretanto, foi decidido que seria melhor irmos para cirurgia, e foi o que aconteceu. Em agosto, fui operada a primeira vez. Passadas duas semanas, tive uma complicação. Ninguém soube o porquê", começou por contar em entrevista à BTV.
"Infelizmente, tive de ser submetida a uma segunda cirurgia, em que tive de levar uma placa e mais alguns parafusos, o que comprometeu muito a minha mobilidade e complicou todo o processo. Recentemente, há um mês, fui outra vez submetida a cirurgia para retirar todo o metal. Também houve uma pequena complicação, mas nada de mais", prosseguiu Ana Ursu.
Ana Ursu: "O melhor era eu deixar [de jogar], por mais que me custe"
"Depois de falar com os doutores e de tentar perceber qual era o ponto de situação, entendi que o melhor era eu deixar [de jogar], por mais que me custe, obviamente. Mas a saúde está primeiro, sem ela não conseguimos fazer nada", revelou ainda a atleta de 26 anos.
"Tive de tomar esta decisão, que é muito difícil para mim. Teve de ser", acrescentou ainda a guarda-redes que, na última temporada nos vermelhos e brancos, não disputou nenhum jogo na turma do Clube da Luz que se sagrou Tetracampeã.
Confira as palavras de Ana Ursu:
Turma de Alvalade, segundo garante a imprensa nacional, não conseguiu convencer atleta a trocar de lado da Segunda Circular
|
Está confirmado! O Sporting desistiu de contratar Miguel Mendes, jovem prodígio da seção de andebol do Benfica. As mais recentes novidades garantem que Rui Costa conseguiu assim evitar que a investida feita da parte da SAD liderada por Frederico Varandas conseguisse ‘roubar’ um dos novos talentos dos vermelhos e brancos.
Segundo o que avançou o jornal Leonino, no seu mais recente exclusivo, desta segunda-feira, 7 de julho, a turma de Alvalade deu como encerrada a ronda de negociações pelo lateral-esquerdo de apenas 17 anos, visto como um dos maiores talentos que o andebol português tem para oferecer no futuro a médio prazo.
Escreve o diário afeto aos leões que uma das razões para que o negócio não chegasse a bom porto foi a atitude que o jovem andebolista terá tido enquanto negociava uma possível transferência para Alvalade. “Miguel Mendes não tem mentalidade para o projeto nem para a dimensão do Sporting”, referiu uma fonte, em declarações ao jornal Leonino.
Assim sendo, com base nas informações divulgadas, Rui Costa conseguiu assegurar a continuidade do jovem lateral-esquerdo para a nova temporada do Benfica. Além disso, é sabido que os vermelhos e brancos também conseguiram convencer Reinier Taborda a envergar o Manto Sagrado em 2025/26.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Miguel Mendes cumpriu um total de 28 jogos: 14 pela equipa B, seis pelos sub-20, cinco pelos sub-18 e três pelo plantel principal. Ao todo, o atleta marcou 137 golos. Pelas seleções jovens de Portugal tem 102 remates certeiros em 27 internacionalizações.