Modalidades
Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'
08 Fev 2026 | 19:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
06 Abr 2025 | 16:46 |
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo, este domingo, 6 de abril, para medir forças com o Porto, na Luz. Os encarnados acabaram por perder, por 30-29, em duelo relativo à segunda jornada da fase final do Grupo A do Campeonato Nacional. Veja AQUI como decorreu o Clássico.
Vindos de uma derrota frente ao GOG, na Liga Europa, a turma de Jota González quis voltar a entrar nos eixos e regressar aos triunfos no Campeonato Placard. Nesse sentido, a jogar em casa, as águias entraram com tudo e mostraram um domínio, embora o Porto tenha sido o primeiro a inaugurar o marcador. Ainda assim, os encarnados iam respondendo, demonstrando um bom jogo defensivo. Os dragões chegaram a meter o pé no acelerador e aumentaram a vantagem, estando na frente do marcador.
Contudo, o Benfica estava longe de desistir. A equipa de Jota González conseguiu voltar para a frente do placard e, antes do intervalo, garantiu uma vantagem mínima, por 16-15, levando-a para os balneários. Já na segunda parte, o Porto entrou em altas, chegando ao empate no arranque deste tempo. No entanto, o Benfica, de Jota González, não demorou muito a entrar nos eixos e, rapidamente, mostrou-se superior aos dragões, impondo dificuldades ao rival ao praticar uma frente defensiva muito forte.
Sempre com um golo a dividir as duas formações, o Benfica conseguiu estar na frente do marcador, respondendo aos momentos em que o Porto chegava ao empate. Destaque para a expulsão perdoada ao rival do norte, num lance muito semelhante que valeu a expulsão de Teleski, do Benfica, no primeiro tempo. Ainda assim, os dragões aproveitaram algumas falhas para passar para a frente do placard. Os encarnados não se deixaram ir a abaixo e deram a volta. Não foi suficiente, uma vez que o Benfica sofreu um golo no último seguindo, perdendo o Clássico.
Agora, o andebol do Benfica volta à quadra para medir forças com o Marítimo. O Clássico, que será disputado no Pavilhão do CS Marítimo, está agendado para 13 de abril, para as 16h00. O encontro é relativo à jornada 3 da fase final do Campeonato Nacional.
Entidade deixou críticas ao emblema encarnado, na sequência de uma decisão tomada pela Federação, e agora poderá ter o mesmo desfecho frente aos dragões
10 Fev 2026 | 15:17 |
O azar do Artística de Avanca continua a dar que falar. Dias depois de emitirem um comunicado onde acusaram o Benfica e a Federação de Andebol de Portugal de não cooperarem com o clube, o emblema de Estarreja viu-se agora obrigado a adiar o jogo frente ao Porto.
Segundo foi revelado pelo jornal A Bola, o Avanca informou que o duelo da 16.ª jornada do campeonato nacional da modalidade, frente aos dragões, terá de ser remarcado, uma vez que não estão reunidas as condições para a realização do encontro, devido ao mau tempo que se tem verificado na região.
Segundo foi possível apurar, o encontro frente ao conjunto portista estava agendado para a noite desta terça-feira, 10 de fevereiro, às 21h00, porém, as más condições que se verificam no Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa forçaram a que o encontro fosse adiado para 14 de março, ainda sem haver um horário.
Recorde-se que o Avanca entrou em pé de guerra com o Benfica, nos últimos dias, face à eliminação, na secretaria, da Taça de Portugal. O encontro entre as duas equipas foi adiado devido às más condições climatéricas, contudo, a partida nunca chegou a ser retomada e o Benfica apurou-se para os oitavos de final da prova.
Inconformados com essa decisão, o Avanca acusou as águias e a Federação de não se mostrarem disponíveis para um novo agendamento e, indo mais longe, criticou os jogadores de Jota González, afirmando que os mesmos forçaram quedas para que a partida fosse interrompida.
Estrutura encarnada entende que o ciclo entre Clube da Luz e treinador está a chegar ao fim e que é necessário haver uma revolução na equipa
10 Fev 2026 | 03:00 |
Jota González está de saída do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal garante que o treinador espanhol vai terminar a sua ligação com o Clube da Luz no final da presente temporada, face ao atual rendimento que a equipa de andebol tem vindo a apresentar.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a intenção da Direção encarnada, liderada por Rui Costa, é dar um rumo diferente à modalidade, procurando fazer uma remodelação do plantel, de forma a tornar a equipa mais competitiva, numa altura em que o Benfica tem visto, de forma sistemática, o Porto e o Sporting conquistarem os títulos nacionais.
Assim, como o nosso Jornal tomou conhecimento, o ciclo de Jota González deve terminar no final da presente temporada, mesmo que o Clube da Luz venha a alcançar qualquer sucesso desportivo até lá. A estrutura entende que, além das mudanças no plantel, é necessário haver uma renovação no comando técnico.
Vale a pena recordar que o andebol do Benfica encontra-se atualmente envolvido numa polémica com o Artística de Avanca. Nos últimos dias, o clube de Estarreja criticou as águias e a Federação por terem prejudicado a sua participação, o que ditou a sua eliminação da prova, através da secretaria. Acusações que já mereceram uma resposta da parte do Clube da Luz.
Na presente temporada, o Benfica tem tido momentos de alto rendimento, contrastados com algumas situações mais complicadas. Atualmente, as águias estão no terceiro lugar da fase regular do campeonato nacional, nos oitavos de final da Taça de Portugal e qualificadas para a Main Round da EHF European League. Jota González é técnico do Clube da Luz desde 2023/24 e ainda não conquistou qualquer troféu.
Clube da Luz emitiu um comunicado onde repudiou as críticas de que foi alvo, depois de uma decisão tomada pela Federação competente
09 Fev 2026 | 09:30 |
O Benfica não demorou a responder às acusações feitas pela Artística de Avanca. Na sequência dos ataques de que foi alvo, por causa da partida suspensa a contar para a Taça de Portugal de andebol, o Clube da Luz considera gravíssimo o que o adversário disse e frisa que irá acionar todos os meios legais necessários.
"O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente as falsas acusações da Associação Artística de Avanca relativamente ao jogo referente aos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol", pode ler-se no início do comunicado apresentado pelas águias.
"Depois de o encontro da passada quarta-feira, dia 4 de fevereiro, não ter reunido as devidas condições para a prática da modalidade, tanto em Avanca como em Estarreja, a nossa equipa de andebol deslocou-se pela segunda vez a Avanca para retomar a eliminatória da Taça de Portugal (vencíamos por 2-4 após ter sido suspenso aos 5 minutos), suportando todos os custos logísticos e financeiros", acrescentou.
"No dia 7 de fevereiro, a delegada do jogo, em conjunto com a equipa de arbitragem, voltou a considerar que o pavilhão não apresentava condições para a realização da partida, decisão que levou à aplicação do regulamento por parte da Federação de Andebol de Portugal".
"O Sport Lisboa e Benfica não pode, por isso, pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas, relembrando que já não é a primeira vez que o pavilhão da Associação Artística de Avanca apresenta falta de condições para a realização de jogos oficiais, independentemente das questões meteorológicas existentes".
"Tendo conhecimento de alterações de jogos com outras equipas e sem que tenha existido a divulgação de comunicados, como foi o caso de dois jogos em menos de 24 horas e em locais bem distantes entre si, o Sport Lisboa e Benfica estranha e repudia este tom difamatório, indo retirar as devidas ilações da publicação deste domingo, dia 8 de fevereiro, da Associação Artística de Avanca, e agir em conformidade em face de mais um exemplo da sua falta de lisura e de respeito pela verdade e pelo Sport Lisboa e Benfica".
"Por fim, o Clube deixa uma palavra de solidariedade para todos os que estão a atravessar dificuldades devido às condições atmosféricas que vivemos, seja em que zona do país for. Estamos e estaremos sempre na linha de frente para ajudar quem precisa, como é exemplo a campanha em curso liderada pela Fundação Benfica", pode ler-se no final do comunicado do Glorioso.
Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'
08 Fev 2026 | 19:45
Jogo do Benfica interrompido quando águias estavam a vencer por 4-2
05 Fev 2026 | 10:57
De regresso a Portugal, Pilar do Benfica aborda planos futuros: "Pode dizer-se que..."
04 Fev 2026 | 17:46