Futebol
Pedro Sousa arrasa Mourinho pelas suas atitudes no Benfica e diz que técnico mentiu
13 Jun 2026 | 13:16
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
10 Fev 2026 | 14:50 |
Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni são os maiores protagonistas do Benfica. A dupla de craques, que esteve muito perto de deixar as águias no mercado de inverno, é a responsável por revolucionar o futebol dos encarnados, sob a batuta de José Mourinho.
Apesar de José Mourinho ter frisado que ambos os extremos precisam de afinar a finalização, a verdade é que, conforme o jornal A Bola revelou, os dois jovens futebolistas têm mostrado sinais de uma evolução consistente, sob a orientação do treinador português.
Pelo que o diário desportivo explica, a pressão alta, ainda no meio-campo adversário, é um dos traços a que o Special One não quer abdicar, e os dois jogadores em questão têm demonstrado que estão a evoluir nesse aspeto, ficando mais próximos de atingir os requisitos traçados pelo treinador do Benfica.
Andreas Schjelderup tem sido o atleta que mais teve de mostrar que merece as oportunidades que tem vindo a receber. Depois de vários rumores que colocavam o extremo nórdico na porta de saída dos encarnados, a exibição frente ao Real Madrid e os ensinamentos do Special One deram uma nova vida ao norueguês.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou o total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.
Médio já tinha acerto para defender outro grande clube de Espanha, mas optou pelos merengues após a chegada do Special One à capital
13 Jun 2026 | 15:46 |
Bernardo Silva está cada vez mais próximo de reforçar o Real Madrid. O internacional português, que se encontra livre após terminar a ligação ao Manchester City, deverá assinar um contrato válido até 2028 com os merengues, numa operação que promete marcar o mercado de transferências.
Segundo informações avançadas pela Cadena SER, o médio português esteve muito perto de se tornar reforço do Atlético de Madrid. A mesma fonte garante que existia entendimento total entre todas as partes e que a assinatura estava mesmo prevista para quinta-feira.
“Estava tudo acordado. Os contratos já tinham sido aceites por todas as partes e pretendia-se até aproveitar a manhã de quinta-feira para assinar o acordo, uma vez que era o único dia em que a seleção de Portugal libertava o médio”, revelou a rádio espanhola. No entanto, a transferência acabou por não avançar. De acordo com a mesma informação, Bernardo Silva optou por rejeitar a proposta dos colchoneros por pretender trabalhar novamente com José Mourinho no Real Madrid.
Também Fabrizio Romano adianta que o antigo jogador do Benfica já tem tudo acertado com o clube madrileno. O acordo prevê um vínculo de duas temporadas, com a possibilidade de permanência até ao verão de 2028. Aos 31 anos, Bernardo Silva terá rejeitado várias propostas financeiramente mais vantajosas para continuar a competir ao mais alto nível no futebol europeu.
O internacional português também terá colocado de lado uma eventual mudança para o Barcelona, privilegiando a oportunidade de representar o Real Madrid. Depois de nove temporadas ao serviço do Manchester City, onde conquistou todos os principais títulos nacionais e internacionais, Bernardo prepara-se para iniciar um novo desafio numa das maiores potências do futebol mundial.
Treinador português acabou de chegar ao Clube encarnado e pode acabar por fazer as primeiras mudanças no plantel das águias
13 Jun 2026 | 15:45 |
Dodi Lukebakio, que tinha o futuro longe da Luz enquanto José Mourinho permanecia no comando técnico, está agora a aproveitar os compromissos internacionais para convencer Marco Silva de que merece integrar o plantel encarnado na próxima temporada. Porém, Paulo Robles acredita que o pouco comprometimento defensivo pode não agradar ao novo técnico.
P. Robles: "É um ponto que Marco Silva não deixa passar"
"O Lukebakio tanto joga à direita como joga à esquerda e é um jogador que o problema dele não é bem a questão ofensiva. É mais a questão do compromisso com a equipa do ponto de vista defensivo. É um ponto que Marco Silva não deixa passar", começou por dizer, em programa da BOLA TV.
O treinador do Porto Alto reforçou a sua opinião. "Qualquer jogador que faça parte daquele plantel tem de ter um compromisso extremo daquilo que é a perspectiva, quer ofensiva, quer defensiva. Mas à primeira vista, o Lukebakio poderá perder algum terreno", falou.
P. Robles: "O Benfica tem que fazer dinheiro"
Paulo Robles realçou até a necessidade de ganhar dinheiro. "Pode ser uma das possibilidades do mercado, até porque o rendimento dele não foi muito positivo. Teve aquele desaguisado com José Mourinho. É um jogador que eventualmente pode estar na lista daqueles que o Benfica quer colocar no mercado, até porque o Benfica tem que fazer dinheiro, tendo em conta a não presença na Champions League", esclareceu.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Benfica e do Sevilha, Dodi Lukebakio - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 25 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, duas na La Liga, uma na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 1.347 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo belga apontou dois golos e fez três assistências.
Atleta viveu excelente época pelas águias, mas acredita que Portugal ainda está longe do que imagina como o ideal para o desporto
13 Jun 2026 | 15:06 |
Diana Silva fez uma temporada positiva ao serviço do Benfica em 2025/26, somando 10 golos em 28 jogos e contribuindo de forma decisiva para a conquista do campeonato e da Taça de Portugal. Ainda assim, a avançada deixou uma reflexão sobre o estado atual do futebol feminino em Portugal, defendendo maior valorização da modalidade.
Diana Silva, avançada do Benfica: "Para ser jogadora profissional tens de abdicar de muita coisa..."
Em entrevista ao Diário de Notícias, a internacional portuguesa sublinhou as dificuldades que ainda persistem no percurso das futebolistas profissionais. A jogadora do Benfica destacou ainda o abandono precoce de várias atletas devido à falta de condições financeiras:.
“Espero que um dia possa estar a ver um jogo na bancada e saber que todas as jogadoras conseguem viver do futebol, porque para ser jogadora profissional tens de abdicar de muita coisa, portanto também tem de haver um salário, senão não conseguimos desempenhar a função. Muitas colegas que conheci na altura em que comecei, e depois durante a carreira, abandonaram porque não conseguiam viver disto”, afirmou.
Apesar das dificuldades estruturais da modalidade, Diana Silva mostrou-se satisfeita com o rendimento individual e coletivo ao longo da época, num ano marcado por mudanças no contexto da equipa: “De uma forma geral, correu muito bem, estou muito feliz com o desfecho. Comecei com algumas expetativas, não vou dizer receio, porque eu nunca tenho receio, mas queria que as coisas corressem bem e poderia não conseguir adaptar-me a uma equipa nova, a um treinador novo, a uma nova posição... Era tudo muito novo para mim”, explicou.
A avançada destacou o processo de adaptação e o crescimento ao longo da temporada, que terminou com sucesso desportivo: “Foi muita mudança, muita coisa nova, mas estou mesmo muito feliz pela forma como as coisas se encaminharam no sentido certo”, concluiu.