Futebol
Craque do Benfica deixa garantia após derrota frente à Juventus: "É parte do caminho"
23 Jan 2026 | 11:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 12:59 |
Luís Gustavo Ledes Evangelista dos Santos, mais conhecido como Gus Ledes no mundo do futebol, jogou duas épocas no Rio Ave (2013/14 e 2014/15), após seis temporadas na formação do Barcelona. De momento, defende o AEK Larnaca, do Chipre, e que, apesar de ter nascido no Brasil, partilhou o balneário com Rafa Silva - que já tem objetivo em mente - nas seleções jovens de Portugal, o segundo reforço do Benfica neste mercado de janeiro.
Gus Ledes: "A saída de Rafa foi uma grande perda"
"Quando um jogador tão importante, com tanto peso na equipa como o Rafa tinha, sai, os adeptos não vão ficar felizes, porque, afinal, os adeptos olham pelo clube e, para o clube, a saída de Rafa foi uma grande perda", preconizou o antigo internacional jovem por Portugal, em declarações ao jornal Record.
"Os jogadores tomam decisões. Por vezes, acertadas, por vezes, não. Se os jogadores soubessem que as decisões que iam tomar eram boas ou más, não havia problemas. Seria tudo mais fácil, mas os jogadores têm de decidir, têm de arriscar", considera, recusando que o período de menor fulgor na Turquia tenha diminuído Rafa como futebolista.
Gus Ledes: "O Benfica vai ser muito beneficiado por este regresso"
"É um jogador de extrema qualidade. Um jogador de nível mundial, muito, muito forte. Tem grandes capacidades e acredito que vai voltar a estar confortável, o que, na minha opinião, é muito importante. Estar no país de que ele gosta, que conhece, que ama e onde as pessoas o vão acolher de braços abertos será muito importante para ele. E também o Benfica vai ser muito beneficiado por este regresso", reforça o médio.
"Ele ainda tem muito para mostrar. Eu costumo dizer que a idade são números", refere, não descartando, por isso, ele próprio, um eventual regresso à Liga portuguesa. "Este já é o meu quinto ano no Chipre. É verdade que estou muito feliz aqui. Encontrei um lugar onde posso jogar e ser feliz.", revela.
Capitão dos encarnados tem sido uma das figuras mais importantes da temporada e, aos 37 anos de idade, continua a dar que falar no futebol
23 Jan 2026 | 12:52 |
Nicolás Otamendi está muito perto de assinalar mais um feito importante na sua carreira. De olhos postos no embate frente ao Real Madrid, o capitão do Benfica, caso some minutos nesse encontro, irá alcançar o jogo número 100 na Liga dos Campeões, uma marca redonda impressionante.
À entrada para a última jornada da fase de liga da Champions, o camisola 30 dos encarnados está assim muito perto de entrar no clube dos 100. De momento, Otamendi é o futebolista do atual plantel do Benfica com mais jogos na prova milionária. Ao todo, o argentino regista 43 partidas, com dois golos e duas assistências.
Na lista, contam também nomes de Anatoliy Trubin e Fredrik Aursnes. O guarda-redes ucraniano era o número dois da lista, contudo, caiu para a terceira posição após o regresso de Rafa Silva. Ao todo, o camisola 1 contabiliza 39 partidas no principal palco europeu.
A completar o pódio, o camisola 8 é o quarto futebolista do plantel encarnado com mais experiência na Liga dos Campeões. Ao longo da sua carreira, Aursnes registou 35 presenças na prova milionária, mais cinco de Georgiy Sudakov. O reforço de verão surge no quinto posto, com 30 jogos oficiais.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi — avaliado em 1 milhão de euros — já disputou um total de 33 partidas oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 2.970 minutos em que jogou, registou três golos.
Futebolista italiano é visto como uma contratação ideal para reforçar setor ofensivo do plantel encarnado, tal como José Mourinho pretende
23 Jan 2026 | 12:26 |
O Benfica está a ponderar avançar para a contratação de Jeff Ekhator. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz, liderado por Rui Costa, equaciona fechar mais uma contratação neste mercado de inverno, e o nome do avançado italiano, que atua no Génova, é do agrado de José Mourinho.
Assim, segundo deu conta o MaisFutebol, o Benfica está a ponderar apresentar uma oferta entre os 15 e os 18 milhões de euros para contratar Ekhator. Contudo, a mesma fonte não revelou se a dita oferta já terá sido apresentada ou não, a fim de ser apreciada pelos responsáveis do clube transalpino, que compete na Serie A.
Jeff Ekhator é visto como a alternativa que o Benfica encontrou no mercado, face às dificuldades que as águias sentiram para tentar fechar as negociações pelo compatriota Lorenzo Lucca. Recorde-se que o avançado do Nápoles é dado como certo no Nottingham Forest, que foi ao encontro das exigências dos napolitanos.
Por outro lado, o dossiê de Ekhator não é o único a merecer a atenção dos responsáveis do Benfica. Em cima da mesa também está a contratação de Stije Resink, médio do Groningen. Pelo que se sabe, o futebolista de 22 anos ficou agradado com a hipótese de rumar ao Clube da Luz depois de vários contactos com José Mourinho.
Na presente temporada, com a camisola do Génova, Jeff Ekhator — avaliado em 7 milhões de euros — já realizou 19 partidas oficiais pelo emblema italiano: 17 na Serie A e duas na Taça de Itália. Nos 521 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante assinou três golos.
Agora defendendo emblema do sul de França, antigo avançado dos encarnados, é destaque em noite mágica, que contou para a Liga Europa
23 Jan 2026 | 12:04 |
O Nice alcançou esta quinta-feira a primeira vitória na fase regular da Liga Europa, ao bater o Go Ahead Eagles por 3-1, numa partida na qual a principal figura foi o ex Benfica, Tiago Gouveia - que ao início mostrou arrependimento ao abandonar a Luz. O avançado apontou dois golos, aos 41' e 59', que foram determinantes no triunfo dos gauleses.
A turma francesa, que somou a primeira vitória nas competições europeias esta época, estando já eliminado, inaugurou o marcador à passagem do minuto 10. De Busser, guarda-redes do Go Ahead Eagles, fez um passe errado em zona proibitiva, Louchet recuperou a bola e assistiu Vanhoutte.
Aos 41’, apareceu Tiago Gouveia a estrear-se a marcar pelo Nice com um golaço. O extremo ex-Benfica trabalhou bem a bola e disparou de pé direito para o fundo das redes, dilatando a vantagem gaulesa. Na segunda parte, o atacante luso voltou a estar em plano de destaque. Cho arrancou pela direita, cruzou de pé esquerdo e Tiago Gouveia cabeceou para o fundo das redes.
O Go Ahead Eagles reduziu aos 68’. Stokkers recebeu um passe na área e, sem dificuldades, atirou a contar. No final da noite, o Nice somou os primeiros três pontos na UEFA Europa League e ocupa de momento o 33.º lugar. A equipa dos Países Baixos tem seis pontos e está no 30.º posto.
Nesta temporada, ao serviço do Nice, Tiago Gouveia - avaliado em 4 milhões de euros - conta com 19 partidas oficiais disputadas: 11 na Ligue 1, seis na Liga Europa e duas da Taça de França. Nos 826 minutos disputados, o avançado aponta 2 golos marcados.
Craque do Benfica deixa garantia após derrota frente à Juventus: "É parte do caminho"
23 Jan 2026 | 11:26
Derrota frente à Juventus ainda aquece e Benfica não foge às críticas: "Quem não marca sofre"
23 Jan 2026 | 11:53
Mercado mexe: Al Nassr acede a pedido de Jorge Jesus e ex Benfica pode sorrir
23 Jan 2026 | 11:23