Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Continua o sonho de Neemias: Ex Benfica com uma mão no título

Antigo basquetebolista das águias está muito perto de conquistar troféu

O antigo atleta do Benfica está perto de se sagrar campeão
O antigo atleta do Benfica está perto de se sagrar campeão

  |

Icon Comentário0

Os Boston Celtics, de Neemias Queta, estão muito perto de garantir o título da NBA. Com o antigo basquetebolista do Benfica no banco, o conjunto comandado por Joe Mazzulla somou novo triunfo sobre os Dallas Mavericks.

Depois de dois triunfos caseiros por 107-89 e 105-98, a formação de Boston deslocou-se ao terreno dos Dallas para garantir nova vitória, a terceira seguida nos playoffs da final. Apesar de estar a perder ao intervalo (51-50) a equipa de Joe Mazzulla voltou mais forte no segundo tempo e conseguiu carimbar o resultado em 106-99 e ficar a um triunfo de arrecadar o troféu

Na equipa da casa destaque para Kyrie Irving que foi o melhor com 35 pontos, enquanto a estrela Luka Doncic somou 27 pontos, seis ressaltos e seis assistências. Já P.J. Washington (13 pontos e oito ressaltos) e Dereck Lively II (11 pontos e 13 ressaltos) também tiveram uma exibição influente, pese embora não tenham conseguido mudar o rumo do encontro.


No lado dos forasteiros Jaylen Brown, com 30 pontos, oito ressaltos e oito assistências, e Jayson Tatum, com 31 pontos, seis ressaltos e cinco assistências, formaram uma dupla letal nos Celtics, que contaram ainda com os 16 pontos apontados por Derrick White. Destaque para o antigo basquetebolista do Benfica, Neemias Queta, que voltou a não ser opção e ficou no banco de suplentes.


O poste internacional português que cumpre a terceira época na NBA e primeira pelos Boston Celtics, participou em 28 jogos na época regular em 2023/24 e dois nos play-offs, mas ainda não foi ao terceiro jogo que se estreou na final.

De recordar, que o jogo quatro entre os Boston Celtics e os Dallasl Mavericks está marcado para a madrugada de dia 15 de junho (01h30). Em caso de vitória a equipa do antigo basquetebolista do Benfica conquista o 17.º título de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA). 



Modalidades

Olha, olha, Rui Costa! Técnico do Porto dá os parabéns ao Benfica: "Justo vencedor"

Equipa encarnada venceu os dragões e somou mais um título

Rui Costa viu o treinador do Porto a reconhecer justiça na conquista do Benfica
Rui Costa viu o treinador do Porto a reconhecer justiça na conquista do Benfica

  |

Icon Comentário0

O basquetebol do Benfica venceu na segunda-feira, dia 10 de junho, o Porto e sagrou-se tricampeão nacional. No final do encontro Fernando Sá, treinador dos dragões, deixou bem claro que os encarnados mereceram conquistar o troféu.

"Queria dar os parabéns ao Benfica, foi o justo vencedor. Apesar de termos sido primeiros na fase regular, de termos vendido a Taça de Portugal, a final da Taça Hugo dos Santos... Não posso deixar de estar orgulhoso na minha equipa. Assumo a responsabilidade por não termos vencido este título, queríamos oferecê-lo aos adeptos e isso é o que mais me custa", afirmou o técnico em declarações à RTP2 no final da partida.


Também Miguel Queiroz, extremo/poste do Porto, também falou aos microfones e deixou uma mensagem: "Poucos acreditavam, mas nós acreditávamos que podíamos conseguir mais. Há que refletir, há coisas a melhorar, porque temos de ganhar e é isso que vamos tentar fazer na próxima época. Treinador disse que havia jogadores que não estavam focados? Prefiro falar das coisas positivas, quero realçar o grande trabalho que fizemos esta época toda. Estamos desiludidos, queríamos e podíamos ter feito muito melhor. Fica a luta desta equipa, que nunca desistiu. Pela minha parte vou trabalhar muito, o meu corpo está ao serviço do Porto."


Lembre-se que depois de duas vitórias seguidas no Dragão Arena, o Benfica voltou a ser mais forte e venceu na segunda-feira, dia 10 de junho, o Porto por 83-76 no jogo três da final do play-off da Liga Betclic e garantiu o troféu.

Com esta vitória – a 41.ª em 52 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tricampeonato. O Glorioso passa a somar 30 Campeonatos Nacionais, 23 Taças de Portugal, quatro Troféus António Pratas LBP, 13 Taças da Liga e 15 Supertaças.   



Modalidades

Campeão de saída? Com Rui Costa a ver, peça-chave do Benfica atira: "Há coisas mais importantes"

Porta da Luz fica deste modo entreaberta, com o destino ainda por decidir

Com Rui Costa a ver da bancada, porta do Benfica fica deste modo entreaberta, com o destino ainda por decidir
Com Rui Costa a ver da bancada, porta do Benfica fica deste modo entreaberta, com o destino ainda por decidir

  |

Icon Comentário0

Após ter-se consagrado tricampeão nacional, Norberto Alves, treinador da equipa de basquetebol do Benfica, foi questionado relativamente ao seu futuro. Depois de bater o Porto por 83-76, com Rui Costa a ver na bancada, o técnico garantiu que orientar o Glorioso "é um sonho", porém deixou a porta de saída entreaberta, destacando que o facto da família estar longe (em Coimbra) poderá pesar na sua decisão. 

"Agora vou descansar. Ser treinador do Benfica é o sonho de qualquer treinador português. Cumpri o meu percurso de trabalho, mas às vezes há coisas mais importantes... Vou para casa falar com a minha família, depois vamos ver", afirmou o campeão pelo Clube da Luz, em declarações à RTP2. 


Relativamente ao "segredo" para vencer a final por 3-0, Norberto Alves foi perentório: "Não há segredo. Perdemos o primeiro jogo contra o  Porto no início da época por 18 pontos. Olhámos para qualidade técnica de alguns jogadores deles e percebemos que tínhamos de chegar a estes momentos coesos e a defender como fizemos neste playoff". 


"A coesão e o apoio dos benfiquistas foram importantes, sobretudo em momentos em que o Porto jogou muito bem. Estamos num grande momento da época, no melhor momento defensivo, defender não é uma questão de talento, é de compromisso e trabalho", concluiu o tricampeão pelo Benfica

Importa recordar que, com esta vitória – a 41.ª em 52 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tricampeonato, fazendo a festa no Pavilhão Fidelidade junto dos adeptos encarnados, esta segunda-feira. 


O Glorioso arrecada assim o 30.º Campeonato Nacional, juntando-o às 23 Taças de Portugal, aos 4 Troféus António Pratas LBP, às 13 Taças da Liga e às 15 Supertaças. 


Z_Base Não usar

Olha, olha Schmidt! Selecionador fala sobre dupla das águias: "Carregam o peso do Benfica"

Técnico abordou o impacto dos atletas encarnados em entrevista concedida recentemente

Dupla utilizada pelo técnico alemão no Benfica bastante elogiada
Dupla utilizada pelo técnico alemão no Benfica bastante elogiada

  |

Icon Comentário0

João Neves e António Silva continuam nas bocas do mundo. Os dois atletas que têm sido alvo de muita cobiça pelos principais tubarões europeus são peças fundamentais para Roger Schmidt no plantel do Benfica. Nesse sentido, Roberto Martínez, selecionador português, em entrevista ao jornal AS, voltou a pronunciar-se sobre os dois jovens formados no Seixal.

“Não há outro país com campeonatos nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, depois a categoria sub-21 e, por fim, as equipas B e as equipas seniores. Dos 18 aos 23 anos, há jogadores que são tratados como elite. Não é por acaso que temos sempre equipas de topo em todos os escalões. É a estrutura”, começou por explicar antes de referir o peso dos jovens no Benfica.


“Uma coisa é o campeonato português, que é competitivo, mas ao nível de Benfica, Sporting e FC Porto já há patamar europeu e isso exige muito dos jovens jogadores. Além disso, as equipas não têm problemas em vender. Aceleram o processo de formação. António Silva e João Neves, jogadores nascidos em 2004, estão a carregar o peso no Benfica; Gonçalo Inácio ganhou o campeonato com o Sporting; FC Porto apostou em Diogo Costa, Francisco Conceição... É uma plataforma que dá oportunidade ao talento português de brilhar», sublinhou ainda o selecionador das quinas.


António Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros -, na temporada 2023/24, marcou presença em 50 encontros, onde registou dois golos. Já na época passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, o defesa alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.

Já em 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tricampeões! Basquetebol do Benfica varreu o Porto
Modalidades

Tricampeões! Basquetebol do Benfica varreu o Porto

 

Icon Comentário0
Tricampeão! Em clássico de loucos, basquetebol do Benfica 'varre' Porto e 'caneco' não foge
Modalidades

Tricampeão! Em clássico de loucos, basquetebol do Benfica 'varre' Porto e 'caneco' não foge

 

Icon Comentário0
Liga Betclic Basquetebol: Benfica - Porto ao minuto
Modalidades

Liga Betclic Basquetebol: Benfica - Porto ao minuto

 

Icon Comentário0