Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Set 2024 | 11:18 |
O jornalista, Nuno Paralvas, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola, comentou os últimos meses do universo Benfiquista e pôs a hipótese que as críticas a Rui Costa e à sua direção possam ser causadas pela diferença de 'perceção'.
"Adesão à realidade é coisa que vai faltando no futebol, mais até em quem o vê e analisa do que em quem o pratica ou dele faz parte. Sempre pensei — e, neste caso, já para cá não entra o programa dos ilustres psiquiatras — que estaremos sempre mais confortáveis connosco e com o nosso lugar na sociedade quando a nossa perceção da realidade estiver mais próxima da realidade. E, no entanto, parece-me claro que no Benfica e ainda mais fora dele se vive mais em delírios provocados pela perceção da realidade", começa por dizer o jornalista.
"Estaremos todos presos nas nossas perceções delirantes"
"Rui Costa explicou o mercado de transferências do Benfica, tentou sossegar os sócios sobre a situação financeira da SAD, comentou a última Assembleia Geral Extraordinária, no contexto assético do canal do clube e sem contraditório, e, apesar disso, poderá ter ficado a sensação, em sócios, adeptos ou observadores, de que ficou muito mais por dizer e de que o que disse pode não ter servido para grandes convencimentos. Porque, provavelmente, estaremos todos presos nas nossas perceções delirantes, imaginando que empurrou João Neves para Paris, David Neres para Nápoles e Marcos Leonardo para a Arábia Saudita preocupado em ser recordista de vendas, que nem ele nem alguém no clube percebe de futebol, que o título conquistado em 2023 foi obra miraculosa ou do acaso, que não se consegue encontrar uma coisa boa no Benfica", defendeu.
"A realidade do Benfica é, devemos coincidir todos, tão complexa que não pode ser explicada num artigo de opinião, numa frase polémica ou numa piadola para chamar a atenção. É impossível ignorar que muita coisa não está bem — da SAD aos órgãos sociais do clube, das finanças à política desportiva (como prova o despedimento de Schmidt) — e devem, por isso, ser pedidas as contas a quem lidera. A Assembleia Geral de amanhã é um dos locais apropriados. Pode ser, porém, que muitos, como eu, sejam vítimas de perceções delirantes e tenham pouca adesão à realidade", completou.
Atleta do Clube encarnado tem vindo a ganhar espaço nas escolhas do técnico português e já soma várias utilizações em diferentes posições do corredor
11 Fev 2026 | 16:22 |
O mercado de inverno não foi muito movimentado para os lados da Luz, mas permitiu fazer uma contratação que está a ter minutos com José Mourinho e fazer uma maior rotação do plantel encarnado dada a sua polivalência e capaciade para jogar com os dois pés: Sidny Lopes Cabral.
O atleta já participou em sete jogos pelo Benfica: Estoril (Liga, 13 minutos como ala esquerdo), Braga (Taça da Liga, 25 minutos, na função de ala esquerdo), Porto (Taça de Portugal, 83 minutos enquanto ala esquerdo), Rio Ave (Liga, 28 minutos, novamente ala esquerdo), Estrela da Amadora (Liga, 90 minutos ala esquerdo), Tondela (Liga, 28 minutos na posição de ala direito) e Alverca (Liga, 73 minutos na missão de defesa direito) .
Três dias antes do atleta de 23 anos assinar contrato pelo Benfica, na antevisão ao jogo com o Braga para o campeonato, a 27 de dezembro de 2025, José Mourinho analisou publicamente as características do internacional cabo-verdiano: “É daqueles jogadores em que a equipa beneficia muito por ser verdadeiramente polivalente. Dá para perceber que, para ele, é igual jogar à direita, à esquerda, a lateral ou a ala. Isso dá segurança ao treinador”, disse, na altura.
Falta atuar na posição onde Samuel Dahl tem sido titularíssimo: o lado esquerdo da defesa. Ainda não deverá ser na sexta-feira, frente ao Santa Clara, pois Amar Dedic deverá continuar de fora do onze para preparar, a cem por cento, os jogos com o Real Madrid. Sidny ou Daniel Banjaqui jogarão à direita e Dahl à esquerda.
Nesta temporada (Estrela da Amadora e Benfica), Sidny Cabral - avaliado em 2 milhões de euros - tem 23 partidas disputadas: 20 na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. O futebolista tem seis golos marcados e cinco assistências na conta pessoal.
Técnico do Clube encarnado volta a repetir fórmula já utilizada esta temporada, antes de uma deslocação difícil aos Açores
11 Fev 2026 | 16:18 |
José Mourinho não vai dar conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, marcado para sexta-feira. O técnico das águias falará apenas à BTV, canal oficial do Clube, às 10h30 de quinta-feira, ainda antes de a comitiva viajar para os Açores.
Na segunda volta do campeonato, o treinador apenas esteve numa conferência de antevisão, na véspera da receção ao Alverca. Antes de defrontar Rio Ave, Tondela e Estrela da Amadora, o "Special One" também já só tinha falado à BTV, canal do Clube da Luz.
Esta tomada de decisão pode ter como objetivo não "alimentar" a novela de José Mourinho puder assumir o cargo de selecionador de Portugal após a saída de Roberto Martínez, depois do Campeonato do Mundo, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
O “Special One” atingiu uma marca notável após o jogo frente ao Alverca. O técnico de 65 anos de idade conseguiu a 18.ª vitória consecutiva na Liga Portuguesa. Os golos de Andreas Schjelderup e Anísio Cabral foram fundamentais para alcançar o feito.
As águias vão voltar a entrar em campo na próxima sexta- feira, dia 13, frente ao Santa Clara. A partida, a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores. Os encarnados querem vencer para continuar na luta pelo título.
Treinador espanhol está em situação controversa com pilar dos "merengues", antes do confronto da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões
11 Fev 2026 | 16:16 |
O treinador do Real Madrid, Álvaro Arbeloa, e o capitão da equipa, Daniel Carvajal, reuniram-se na manhã desta terça-feira, em Madrid, para esclarecer a controvérsia gerada pela ausência do lateral no onze titular frente ao Valência , que também não teve minutos contra o Benfica no último jogo da fase de liga da Liga dos Campeões.
Segundo o jornal espanhol Marca, o encontro entre os dois decorreu num ambiente tranquilo e serviu para ambas as partes trocarem opiniões e procurarem um ponto de entendimento para o futuro dos "madrilenos" ainda na presente temporada desportiva.
A polémica estalou no jogo diante no Mestalla, quando Carvajal não só ficou no banco, como viu o jovem David Jiménez assumir a titularidade na lateral direita. Para agravar a situação, o substituto de Jiménez no jogo foi Trent Alexander - Arnold, que regressava de uma lesão de dois meses. As decisões do técnico foram difíceis de aceitar para o capitão, cujo descontentamento se tornou público através de imagens captadas no final do jogo, onde Álvaro Carreras fez um dos golos do triunfo do Real Madrid.
Carvajal foi submetido a uma artroscopia ao joelho direito a 26 de outubro, o que o deixou afastado dos relvados por 74 dias. Regressou aos convocados a 4 de janeiro, contra o Bétis, mas desde então a sua utilização tem sido residual. Em dez convocatórias consecutivas, o internacional espanhol somou apenas 27 minutos, divididos pelos jogos contra o Albacete e o Mónaco.
Antes do duelo frente ao maior campeão europeu, o Benfica entra em campo na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30, frente ao Santa Clara, no Estádio São Miguel. A partida, diante da turma orientada por Petit, contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.