
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fernando Meira, antigo futebolista que passou pelo Benfica e segurou a braçadeira dos encarnados, respondeu a um breve ‘quiz’ das suas expectativas para a Liga dos Campeões. Na opinião de Meira, as águias vão ser a equipa desilusão e não vão passar da primeira fase. Mas já o rival Sporting vai, segundo o antigo jogador, chegar aos quartos de final.
Segundo o antigo encarnado, o grande vencedor da Champions será o Manchester City. A equipa surpresa será o Leipzig. O melhor marcador da competição será, segundo o mesmo, Erling Haaland, dos citizens e o jogador revelação será o atleta dos leões, Viktor Gyökeres.
Recorde-se que há poucos dias Fernando Meira deu que falar por ter revelado que a sua saída do Benfica foi uma decisão fácil de se tomar: “Foi fácil tomar a decisão porque o Benfica atravessava um momento complicado [n.d.r. sob a liderança de João Vale e Azevedo]. Era capitão, mas havia muita instabilidade. O diretor desportivo do Estugarda veio várias vezes a Lisboa para tentar contratar-me, senti-me muito querido pelo clube”, afirmou.
“Também queria um novo desafio. A Alemanha foi importante para mim porque cresci como jogador e como pessoa. É um país bem organizado, muito disciplinado, há muita organização dentro e fora do campo. Foi uma grande aprendizagem", explicou o antigo defesa ao jornal espanhol As.
De recordar que Meira vestiu a camisola da equipa principal do Benfica em 2000/2001 e em 2001/2002. O antigo futebolista contou com um total de 55 partidas ao serviço das águias, nas quais somou dois golos.
Confira aqui as respostas de Fernando Meira:
Médio, que já esteve ao serviço do Sporting, é um dos mais recentes alvos dos vermelhos e brancos para esta janela de transferências de verão
|
A Seleção Nacional disse adeus ao Euro sub-21 e Mateus Fernandes, ex- médio do Sporting que foi recentemente associado ao Benfica, não escondeu a desilusão. O mais recente alvo dos vermelhos e brancos, em declarações à Sport TV, foi mais longe de revelou estar mesmo "saturado do futebol", depois de um ano complicado.
Mateus Fernandes: "Estou completamente saturado do futebol"
"É um dia muito difícil para nós, mas é o futebol. Não fizemos as nossas chances. Eles acabam por ir lá uma vez e conseguir marcar", começou por mencionar o mais recente alvo dos dirigentes do Clube da Luz, que acabou por ver também nesta época o Southampton, atual clube, ser despromovido ao Championship.
Matues Fernandes garantiu em seguida estar "saturado do futebol": "Uma época individualmente muito desgastante para mim. Estou completamente saturado do futebol. Muitas derrotas, um ano de aprendizagem. Aprender com o futebol e espero que daqui a dois anos consigamos dar uma resposta ainda melhor. É muito difícil jogar contra blocos baixos. Não temos opções de passe, a única opção é cruzar para a área ou rematar de fora da área. Coube-nos a nós ter um bocado de criatividade, não conseguimos, falhámos um penálti. Um momento de aprendizagem para todos".
O atleta desejado pelo Benfica revelou, depois, as palavras de Rui Jorge. "Mensagem de reflexão. A equipa e o staff estão desiludidos. Tínhamos uma equipa bastante boa para sermos felizes nesta competição. Agora é esquecer um bocado o futebol e aproveitar as férias", concluiu.
Na temporada desportiva 2024/2025, ao serviço do Southampton, Mateus Fernandes - atualmente com um valor de mercado nos 15 milhões de euros - foi aposta em 42 encontros: 36 na Premier League, dois na FA Cup e quatro na League Cup. Nos 3.365, o médio que está referenciado pelo Benfica apontou três golos e realizou quatros assistências.
Médio centro do Clube da Luz, que concedeu uma entrevista, abordou o encontro que fecha a participação dos encarnados na fase de grupos
|
O próximo desafio do Benfica no Mundial de Clubes será vencer o Bayern Munique e avançar de fase. Os líderes do grupo C estão com 100% de aproveitamento na competição e são grandes favoritos para o duelo. Porém, Orkun Kokçu reforçou que as águias acreditam na vitória contra os bávaros, pois tudo é possível nesta competição e o Glorioso também é um dos gigantes europeus.
"Claro que o Bayern é um adversário muito forte, sabemos disso, mas também sabemos que somos um grande clube. Por isso, tudo é possível. Também estamos no final da época, e talvez eles estejam um pouco mais cansados do que durante a época", começou por dizer Orkun Kokçu sobre o próximo adversário dos encarnados no Mundial de Clubes.
O turco ainda reforçou a ideia de tudo ser possível nesta competição e expressou o desejo das águias em terminarem a fase de grupos da melhor forma possível: "Tudo é possível neste torneio, e vemos isso nos diferentes resultados em diferentes jogos. Portanto, estamos confiantes e queremos terminar (fase de grupos) da melhor maneira".
"Penso que toda a gente está bem-disposta e pronta para o próximo jogo. Ninguém está a pensar nas férias ou algo do género, e isso também é um aspeto positivo, o facto de estarem todos concentrados neste torneio. Queremos ir o mais longe possível", concluiu o camisola 10 ainda sobre o duelo contra o Bayern e os objetivos coletivos na competição intercontinental.
Na temporada de 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Perante vários rumores que envolvem o mercado, surge a informação de que turcos pretendem fazer um encaixe finaceiro significativo com o médio luso
|
Depois de realizar uma temporada acima da média ao serviço do Besiktas, Gedson Fernandes tem surgido no radar de muitos clubes europeus, que equacionam a sua contratação. Caso se concretize uma transferência durante o mercado de verão, os ‘milhões’ não vão só encher os cofres do emblema tueco, mas também do Benfica.
No entanto, segundo o que várias fontes apuraram, antes de ouvir qualquer proposta, o Besiktas pretende fechar a compra total do passe do médio português junto do Glorioso. Neste momento, as águias negras apenas detêm cerca de 50% dos direitos desportivos de Gedson Fernandes e querem ficar com a totalidade dos mesmos.
O jornalista britânico, Ben Jacobs, especialista em movimentações do mercado adiantou que o clube onde também atuam os ex Benfiquistas Rafa Silva e João Mário já terá dado início ao processo negocial para adquirir os restantes 50%. Vale lembrar que o camisola 83 foi vendido ao Besiktas, em 2022, a toco de 6 milhões de euros, por apenas metade do passe.
No entanto, esta não é a primeira vez que o emblema de Istambul tenta adquirir a totalidade dos direitos do atleta. O jornal Fanatik avançou que o Besiktas, numa tentativa anterior, ofereceu cerca de 7,5 milhões de euros pelos restantes 50%, contudo, as águias rejeitaram a proposta, com o Benfica a pedir o pagamento de 12 milhões de euros.
Associado a emblemas como a Lazio, o objetivo da equipa turca passa por conseguir a totalidade do passe, de forma a conseguir revender o médio português por uma larga quantia. Na sua publicação, Ben Jacobs avança que o Besiktas quer fazer um grande encaixe financeiro, e aponta que os russos do Zenit são um dos vários interessados.
Confira aqui a publicação de Ben Jacobs: