Futebol
Dezenas de adeptos do Benfica foram ao Seixal pedir explicações a Rui Costa
24 Jan 2026 | 13:31
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jan 2026 | 15:30 |
Daniele De Rossi, treinador do Génova, recordou a passagem de Mile Svilar pela Roma e falou com emoção sobre o jogador de 26 anos. O técnico foi quem lançou o ex-guarda redes do Benfica na equipa principal romana, numa altura em que Rui Patrício se encontrava lesionado, abrindo espaço para a afirmação do guardião.
De Rossi: "Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição"
"Não acho que tenha tido um olho particularmente brilhante para reconhecer que ele tinha algo diferente. O Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição", disse o treinador italiano, na antevisão ao encontro com a Roma, no Olímpico.
O futebolista ganhou destaque ao serviço do Anderlecht e, em 2017, assinou pelo Benfica, com selo de promessa do futebol mundial. Contudo, o mesmo nunca correspondeu a essas expetativas. Entre 2017 e 2022, alternou entre a equipa principal e secundária das águias, sem nunca realmente mostrar o seu devido valor.
Depois de cinco temporadas ao serviço das águias - onde ainda detém um recorde - reforçou o conjunto romano, chegando a trabalhar com José Mourinho. Apesar de ter representado as seleções jovens da Bélgica, optou por atuar pela Sérvia, mas contabiliza apenas uma internacionalização.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola da Roma, Mile Svilar - avaliado em 35 milhões de euros - calçou as luvas em 29 partidas oficiais. Nos 2.610 minutos que esteve em campo, sofreu 20 golos, sendo um titular indiscutível na equipa da capital transalpina.
Treinador analisou o adversário, falou da chegada do ex internacional português e lamentou os problemas físicos que têm afetado o plantel
24 Jan 2026 | 14:41 |
José Mourinho fez, este sábado, dia 24 de janeiro, a antevisão ao jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora, relativo à 19.ª jornada da Liga e agendado para domingo, dia 25. O treinador das águias analisou o adversário, falou do regresso de Rafa e lamentou os problemas físicos que têm afetado o plantel.
O que é preciso para partir a baliza?
"Partir a baliza a fazer golo. Há muitas maneiras de fazer golos. O remate com violência que encaixa no partir a baliza, mas também há o passe à baliza, que é colocar a bola e fazer golo. Estamos a jogar muito bem em 80 metros, mas depois não fazemos os golos que devíamos fazer, em função do que jogamos. Analisamos tudo ao detalhe (..) Contra a Juve tivemos combinações lindíssimas, onde se fazes golos, seriam fantásticos. Estão nos a faltar estes 20 metros. Contra o Rio Ave devíamos ter ganho por um resultado completamente diferente. Em Turim, contra a Juve, na Champions, pisámos com bola, a área da Juve 34 vezes! É muito. Não podemos sair com zero [golos]. É por isso que utilizo o partir a baliza. Temos de ser mais objetivos. O treino de hoje foi de finalizações rápidas. Não esperar por fazer assistência. Olhar para a baliza com outros olhos.
Análise ao Estrela da Amadora:
"O jogo com o Estrela não é fácil de perceber o que pode ser. O Estrela foi, talvez, a equipa que mais mexeu no mercado. Começa por perder o Sidny e agora um central, o Kikas para a Bélgica, mas entram quatro jogadores que tentamos ir à procura e conhecer. É difícil perceber como podem encaixar. Este último resultado contra o Estoril é completamente fora do contexto. (...) A nossa referência são outros jogos, não contra o Estoril. É uma equipa que trabalha bem, com gente rápida. É uma equipa que nos pode criar problemas. A seguir ao jogo da Juve, tivemos três dias. E isso permite-nos chegar num estado ótimo e continuar o campeonato que estamos a fazer: sem derrotas e com mais pontos do que na época passada. Mas, obviamente, jogando em casa com o Estrela, qualquer resultado que não seja ganhar, seria muito mau para nós".
Rafa Silva:
"É sempre uma mais-valia. É um grande jogador com muita experiência. Para além disso, tem conhecimento total do que é jogar no Benfica. Em qualquer contexto e posição, é um jogador com muito a dar. Não joga há meses. Tem treinado individualmente e não podemos esperar que o melhor Rafa apareça amanhã no Estádio da Luz. É um jogador de quem nós precisamos e que já se disponibilizou - com o seu ADN, levezinho e musculado, sem histórico de lesões. Está disponível para jogar e amanhã vai jogar. O meu lugar de parque foi o lugar do Rafa nos anos que ele jogou no Benfica. Achei que era engraçado para ele voltar a casa com tudo o que significa. E achei que isso também era ter o lugar do parque".
Lesionados
"Imagine o nosso plantel com Bah, Lukebakio, Manu a 100%, com Bruma a 100%, com Ríos... Estamos a falar de um plantel mais rico, mais opções e mais adaptado às exigências do Benfica. São situações que nos têm limitado. É o que é. A própria situação de três lesões, graves, no ombro, a exigirem cirurgia ou longo tratamento conservador. Quatro lesões deste tipo... Obviamente é limitativo. É uma pena. O nosso plantel, com todos, é muito mais forte do que o plantel com o qual temos ido à luta".
Treinador fez conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Estrela da Amadora, exclusivamente ao canal oficial das águias
24 Jan 2026 | 14:23 |
José Mourinho fez a conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Estrela da Amadora, exclusivamente aos microfones da BTV. Questionado sobre os lesionados, o técnico lamentou os problemas físicos de Alexander Bah, Dodi Lukebakio, Manu Silva, Bruma e Richard Ríos.
J. Mourinho: "Imagine o nosso plantel com Alexander Bah, Dodi Lukebakio, Manu Silva, Bruma a 100% e com Richard Ríos..."
"Imagine o nosso plantel com Alexander Bah, Dodi Lukebakio, Manu Silva, Bruma a 100% e com Richard Ríos… Estamos a falar de um plantel muito mais rico, com mais opções e mais adaptado às exigências do Benfica", disse o técnico, que também comentou o regresso de Rafa.
O treinador não esconde que as ausências têm condicionado a equipa nos últimos tempos: "São situações que nos têm limitado, mas é o que é. É uma pena, porque o nosso plantel, com todos, é obviamente muito mais forte do que aquele com que temos ido à luta".
Neste momento, o Benfica está em terceiro lugar na Primeira Liga, com 10 pontos de diferença para o líder Porto. Entretanto, foi eliminado da Taça da Liga (meia-final) e Taça de Portugal (quartos de final) e encontra-se numa situação complicada na Champions League.
O emblema encarnado volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de janeiro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, no Estádio da Luz.
Técnico falou antes do duelo frente ao Estrela da Amadora, em jogo da 19.ª jornada da Liga Betclic, agendado para as 18h00 de domingo, 25 de janeiro
24 Jan 2026 | 13:54 |
José Mourinho comentou a chegada de Rafa Silva ao Benfica, em conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao Estrela da Amadora. O técnico destacou de forma bem-humorada a relação pessoal que tem com o jogador e confirmou que o mesmo vai jogar diante dos tricolores.
J. Mourinho: “O meu lugar de parque foi o lugar do Rafa durante todos esses anos em que ele jogou no Benfica"
“O meu lugar de parque foi o lugar do Rafa durante todos esses anos em que ele jogou no Benfica. Acho que é engraçado para ele voltar para casa. Achei que também deve ter o seu lugar de parking de volta”, começou por dizer o técnico que sublinhou ainda a importância que o futebolista terá na equipa.
“É sempre uma mais-valia, é um jogador com muita experiência, com conhecimento do que é jogar no Benfica. Em qualquer posição das ofensivas tem muito a dar”, apontou o treinador que deixou claro que, apesar de estar algum tempo sem competir, vai ser uma peça relevante.
J. Mourinho: "Vai jogar amanhã"
“Não joga há meses, não treina com a equipa há meses, tem treinado individualmente. Não podemos esperar que o melhor apareça por milagre, mas é um jogador de quem precisamos. É um jogador que já se disponibilizou. O seu ADN é levezinho, é musculado, não tem um histórico de leões musculares e vai jogar amanhã”, concluiu.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Dezenas de adeptos do Benfica foram ao Seixal pedir explicações a Rui Costa
24 Jan 2026 | 13:31
Gonçalo Ramos perde a cabeça no Auxerre - PSG; Ex Benfica irritou-se ao ser substituído (Vídeo)
24 Jan 2026 | 12:39
Apontado ao Real Madrid, Mourinho falou com Rui Costa sobre continuidade no Benfica
24 Jan 2026 | 11:36