
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Set 2025 | 14:04 |
Mile Svilar manteve o recorde do mais jovem de sempre a defender um penálti na Liga dos Campeões, mesmo depois de Sherhan Kalmurza ter parado a grande penalidade de Morten Hjulmand, no Sporting - Kairat Almaty, em jogo a contar para a primeira jornada da Liga dos Campeões.
Essa defesa fez de Sherhan Kalmurza o segundo mais jovem de sempre a defender um penálti na Liga dos Campeões. O guarda-redes do emblema cazaque tinha, á data da última quinta-feira, 19 de setembro, 18 anos e 96 dias de idade quando impediu o golo de Morten Hjulmand, no jogo da Liga dos Campeões.
Foi por pouco, mas não conseguiu bater um recorde da Liga dos Campeões que pertence ao Benfica. Isto porque o mais jovem de sempre a defender um penálti na prova milionária foi Mile Svilar, guardião sérvio que atuou pelas águias no início da sua carreira. O guarda-redes, lembre-se, segue com a sua carreira em Itália.
Mile Svilar defendeu um penálti em jogo a contar para a Liga dos Campeões com apenas 18 anos e 65 dias - tinha menos 21 dias de vida comparado com o guarda-redes do Kairat Almaty, que fez, contra o Sporting, também a sua estreia na Champions League.
Svilar, que era maior de idade há cerca de dois meses nessa altura, defendeu uma grande penalidade em encontro com o Manchester United, em outubro de 2017. Ao contrário de Sherhan Kalmurza, o sérvio não fez a defesa em solo português, uma vez que o Benfica disputou essa partida fora de casa, em Old Trafford.
Jogador que representa a Seleção nacional mostrou estar atento à atualidade do futebol português e deixou palavras para o novo treinador encarnado
19 Set 2025 | 13:52 |
José Mourinho já recebeu as boas-vindas de Rúben Dias, pouco depois do treinador português ter sido oficializado como próximo treinador do Clube da Luz. O defesa-central, internacional por Portugal, demonstra continuar atento à vida do emblema encarnado, e não se esqueceu de deixar algumas palavras sobre a chegada do técnico às águias.
Rúben Dias disputou, na última quinta-feira, dia 18 de setembro, o Manchester City - Napoli, encontro a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. Saiu com triunfo na receção ao campeão italiano, por 2-0, e no final do encontro, em conversa com os jornalistas, abordou o tema de José Mourinho.
"Desejo o melhor a José Mourinho e ao Benfica. Espero que seja uma relação de sucesso e que o Benfica ganhe", disse Rúben Dias, na zona mista do estádio, após o City - Napoli, aos microfones da TNT Sports, do Brasil. O defesa-central, refira-se, foi titular na equipa às ordens de Pep Guardiola.
Recorde-se que Rúben Dias fez toda a sua formação no futebol no Benfica, chegando a jogar pela equipa principal dos encarnados, onde se destacou como um dos defesas-centrais mais promissores do futebol mundial. As boas prestações valeram-lhe a mudança para Manchester, onde encontrou Pep Guardiola no City.
Pep Guardiola, por sua vez, é um velho conhecido de José Mourinho. Os dois protagonizaram uma rivalidade explosiva quando comandavam Barcelona e Real Madrid, respetivamente. Anos depois, voltaram a ser adversários, quando o espanhol estava no City e o português no Manchester United - acabou por sair em 2018, não chegando a defrontar Rúben Dias na Premier League.
Defesa-central argentino, capitão do Clube encarnado teve uma conversa com um elemento crucial para as águias, após o despedimento de Lage
19 Set 2025 | 13:31 |
Nicolás Otamendi e José Mourinho tiveram uma conversa privada, antes do início da sessão de trabalhos do Benfica no último dia 18 de setembro. O treinador português foi anunciado, oficialmente, na quinta-feira, e pouco depois comandou o primeiro treino como técnico principal das águias.
O Benfica partilhou um conjunto de fotografias desse primeiro treino de José Mourinho no Benfica, onde é possível reparar nalguns detalhes interessantes. O primeiro a saltar à vista foi a conversa que terá existido entre o novo treinador e o capitão das águias, antes do início da sessão, como é possível verificar através das imagens.
Também é possível ver uma fotografia de José Mourinho com Mário Branco, diretor de futebol do Benfica, a andar pelos relvados do Benfica Campus, no Seixal. O treinador falou, ainda, com a sua equipa técnica, bem como com todo o plantel encarnado antes de arrancar a sessão.
Em relação ao treino, as imagens mostram o habitual para a altura da temporada que se disputa: os jogadores fizeram exercícios com e sem bola, e os guarda-redes treinaram-se, provavelmente sem grandes diferenças para o que faziam antes da chegada de Mourinho, uma vez que o treinador de guarda-redes se mantém Nuno Santos, que também estava nas águias com Bruno Lage.
O Benfica está, de resto, já a preparar o jogo com o AVS SAD. Depois do despedimento de Bruno Lage, e a contratação de José Mourinho, o Clube da Luz tenta reagir da melhor forma à sequência de dois resultados negativos, com Santa Clara e Qarabag. O encontro está marcado para as 18h00 do próximo sábado, dia 20 de setembro.
Confira este vídeo de Otamendi, a falar sobre a mãe:
jogador chegou à Luz no defeso de verão, por uma quantia milionária, mas está a ter dificuldades para ganhar o seu espaço no plantel encarnado
19 Set 2025 | 13:21 |
Franjo Ivanovic continua a merecer a confiança da estrutura do Benfica. O avançado croata chegou ao plantel encarnado durante a janela de transferências de verão, proveniente do Union St. Gilloise, a troco de cerca de 23 milhões de euros, mas tem sentido dificuldade para conquistar a titularidade.
O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Glorioso 1904, que os responsáveis técnicos do Benfica continuam a acreditar no potencial de Franjo Ivanovic. Com apenas 21 anos de idade, era visto como um dos avançados mais promissores da Europa, e na Luz, o consenso é de que o jogador precisa, apenas, de cumprir o período de adaptação ao futebol português para começar a jogar ao nível do seu potencial.
O jogador até entrou com tudo no Benfica, marcando logo na estreia, frente ao Nice. No entanto, ainda não conseguiu somar 90 minutos em nenhum dos nove encontros disputados ao serviço do Benfica esta temporada. Também a nível dos golos marcados, ainda não conseguiu apresentar o seu melhor nível, tendo festejado por apenas uma vez desde esse tento frente aos gauleses.
A verdade é que a escolha tática de Bruno Lage não parecia ajudar Franjo Ivanovic, uma vez que o croata jogava, muitas vezes, no apoio a Pavlidis, e não na posição de ponta-de-lança, que conhece melhor. A chegada de Sudakov também acabou por tirar algum espaço ao jogador - que foi, inclusive, remetido para o banco de suplentes no último jogo das águias, contra o Qarabag.
José Mourinho pode, nesse sentido, dar nova vida a Franjo Ivanovic, restando saber como o novo treinador do Benfica vai preferir utilizar o avançado croata. Certo é que, na estrutura encarnada, não existe qualquer arrependimento pelos 23 milhões de euros gastos no jogador durante a janela de transferências, neste verão.
Confira os melhores momentos de Franjo Ivanovic: