Modalidades
Benfica contra-ataca e responde às acusações graves na Taça de Portugal
08 Fev 2026 | 20:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
06 Out 2024 | 16:36 |
A equipa de andebol feminino do Benfica foi a jogo este domingo, 6 de outubro, para medir forças com o Super Amara Bera Bera, em embate a contar para a 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da EHF European League Women. As encarnadas acabaram por perder por 30-28.
Para o duelo europeu, o treinador das águias, Luís Monteiro, que assumiu esta temporada o comando técnico do Clube da Luz, decidiu apostar em Matilde Rosa, Ana Silva, Alexandra Shunu, Constança Sequeira, Nádia Rodrigues, Maria Unjanque e Ana Bolzan na formação inicial. Audília Carlos, Rita Campos, Sofia Ferreira, Mariana Costa, Madalena Pereira, Camila Henriques, Patrícia Rodrigues, Duda e Joana Semedo começaram no banco.
O Bera Bera apostou em Lucía Ricondo, Elba Torrado, Eszter Ogonovszky, Marie Louis, Lyndie Defo, Anne Martínez e Francisca João na formação inicial. Tamara Kostic, Esther Arantzazistroke, Alba Martínez, Laura Selva, Maitane Martínez, Elke Karsten, Giuliana Gavilán, Carmen Pimienta e Eider Tapia foram as suplentes eleitas.
O Benfica entrou forte e nos primeiros quinze minutos da partida, que foi disputada no Pavilhão Nº 2 da Luz, as águias venciam pela margem mínima, triunfando por 5-4. No entanto, antes do intervalo as espanholas deram a cambalhota no marcador, vencendo por 14-13.
Na segunda metade do encontro, as espanholas acabaram por descolar no marcador, com as águias a verem o triunfo escapar por entre os dedos (30-27). Agora, a partida de todas as decisões vai ser disputada no reduto rival.
É importante referir, a equipa feminina de andebol vai voltar entrar na quadra para medir forças novamente com o Bera Bera, no Polideportivo Municipal Bidebieta, em Espanha, para disputar a 2.ª mão da 2.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da EHF European League Women. O embate está agendado para sábado, 12 de outubro, às 11h00.
Para o Campeonato Nacional, o Glorioso vai defrontar a formação do Madeira SAD. O confronto com a turma insular está agendado para o sábado, dia 19 de outubro, pelas 15h00. A partida vai contar para a jornada 7 da I Divisão Feminina de Andebol, sendo disputada no Pavilhão Nº 2 da Luz.
Confira aqui a publicação:
Emblema encarnado foi derrotado por dois golos na 18.ª jornada do Campeonato; Rival azul e branco tem chance para empurrar águias para o terceiro posto
11 Fev 2026 | 23:24 |
A equipa de andebol do Benfica perdeu frente ao Águas Santas (28-26), esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional. Depois da polémica diante da Artística de Avanca, as águias foram derrotadas pela formação orientada por Carlos Sousa.
Os maiatos entraram melhor e colocaram-se na frente do marcador logo nos primeiros instantes: Francisco Oliveira somou algumas defesas, enquanto Gabriel Conceição demonstrou inspiração para comandar o ataque e tornar o ritmo mais fluído. O resultado ao intervalo (13-13) permitia antever o equilíbrio que se verificaria na segunda parte.
No entanto, o Águas Santas subiu de rendimento, sobretudo nos últimos minutos, e aproveitou alguma desinspiração ofensiva contrária. A defesa dos anfitriões esteve irrepreensível conseguiu chegar à vitória no duelo disputado no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas.
Reinier Taboada, com cinco golos, foi o melhor marcador do lado encarnado. Pedro Portela esteve em destaque com oito tentos apontados do lado da equipa da casa. Com esta derrota - a sexta em 25 jogos oficiais esta temporada - os encarnados estão no segundo posto do campeonato, com 46 pontos, mais dois do que o Porto (45, mas menos um jogo). Já o Sporting é primeiro com 51 e também menos uma partida disputada.
O andebol do Benfica vira agora atenções para a 19.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do Marítimo, formação orientada pelo técnico Paulo Fidalgo, está marcado para as 15h00 do próximo sábado, dia 14 de fevereiro, no Pavilhão Nº2 da Luz.
Entidade deixou críticas ao emblema encarnado, na sequência de uma decisão tomada pela Federação, e agora poderá ter o mesmo desfecho frente aos dragões
10 Fev 2026 | 15:17 |
O azar do Artística de Avanca continua a dar que falar. Dias depois de emitirem um comunicado onde acusaram o Benfica e a Federação de Andebol de Portugal de não cooperarem com o clube, o emblema de Estarreja viu-se agora obrigado a adiar o jogo frente ao Porto.
Segundo foi revelado pelo jornal A Bola, o Avanca informou que o duelo da 16.ª jornada do campeonato nacional da modalidade, frente aos dragões, terá de ser remarcado, uma vez que não estão reunidas as condições para a realização do encontro, devido ao mau tempo que se tem verificado na região.
Segundo foi possível apurar, o encontro frente ao conjunto portista estava agendado para a noite desta terça-feira, 10 de fevereiro, às 21h00, porém, as más condições que se verificam no Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa forçaram a que o encontro fosse adiado para 14 de março, ainda sem haver um horário.
Recorde-se que o Avanca entrou em pé de guerra com o Benfica, nos últimos dias, face à eliminação, na secretaria, da Taça de Portugal. O encontro entre as duas equipas foi adiado devido às más condições climatéricas, contudo, a partida nunca chegou a ser retomada e o Benfica apurou-se para os oitavos de final da prova.
Inconformados com essa decisão, o Avanca acusou as águias e a Federação de não se mostrarem disponíveis para um novo agendamento e, indo mais longe, criticou os jogadores de Jota González, afirmando que os mesmos forçaram quedas para que a partida fosse interrompida.
Estrutura encarnada entende que o ciclo entre Clube da Luz e treinador está a chegar ao fim e que é necessário haver uma revolução na equipa
10 Fev 2026 | 03:00 |
Jota González está de saída do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal garante que o treinador espanhol vai terminar a sua ligação com o Clube da Luz no final da presente temporada, face ao atual rendimento que a equipa de andebol tem vindo a apresentar.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a intenção da Direção encarnada, liderada por Rui Costa, é dar um rumo diferente à modalidade, procurando fazer uma remodelação do plantel, de forma a tornar a equipa mais competitiva, numa altura em que o Benfica tem visto, de forma sistemática, o Porto e o Sporting conquistarem os títulos nacionais.
Assim, como o nosso Jornal tomou conhecimento, o ciclo de Jota González deve terminar no final da presente temporada, mesmo que o Clube da Luz venha a alcançar qualquer sucesso desportivo até lá. A estrutura entende que, além das mudanças no plantel, é necessário haver uma renovação no comando técnico.
Vale a pena recordar que o andebol do Benfica encontra-se atualmente envolvido numa polémica com o Artística de Avanca. Nos últimos dias, o clube de Estarreja criticou as águias e a Federação por terem prejudicado a sua participação, o que ditou a sua eliminação da prova, através da secretaria. Acusações que já mereceram uma resposta da parte do Clube da Luz.
Na presente temporada, o Benfica tem tido momentos de alto rendimento, contrastados com algumas situações mais complicadas. Atualmente, as águias estão no terceiro lugar da fase regular do campeonato nacional, nos oitavos de final da Taça de Portugal e qualificadas para a Main Round da EHF European League. Jota González é técnico do Clube da Luz desde 2023/24 e ainda não conquistou qualquer troféu.
Benfica contra-ataca e responde às acusações graves na Taça de Portugal
08 Fev 2026 | 20:02
Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'
08 Fev 2026 | 19:45
Jogo do Benfica interrompido quando águias estavam a vencer por 4-2
05 Fev 2026 | 10:57