
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A pausa internacional para os duelos válidos para a Liga das Nações e para as eliminatórias para o Mundial de 2026 fez com que diversos clubes cedessem os seus jogadores para as seleções. Com José Mourinho não foi diferente. O Fenerbahçe teve vários representantes, o que rendeu até dores de cabeças para o antigo timoneiro do Benfica.
O avançado Edin Dzeko - avaliado em 2 milhões de euros - foi representar a Bósnia Hezergovina em duelo válido para a primeira jornada da eliminatória para o Mundial. A visita à Roménia terminou em vitória para o país do jogador do Fenerbahçe, que não teve a oportunidade de celebrar com seus colegas de equipa, já que saiu mais cedo do jogo.
O ponta-de-lança do Fenerbahçe sofreu um pontapé de Mihai Popescu, aos 34 minutos, sofrendo uma fratura do nariz. Entretanto, apesar da forte entrada que sofreu no rosto, o jogador continuou em campo e só foi substituído ao intervalo, quando o treinador Sergej Barbarez percebeu a gravidade da lesão.
Após o término do jogo, o avançado bósnio recorreu às redes sociais com uma publicação, onde mostra a sua garra ao jogar, tendo aparecido claramente ferido no rosto e com uma tala no nariz, que teve de passar por cirurgia. A publicação é acompanhada por reações de craque como Mário Balotelli e Andreson Talisca, que mandaram mensagens de apoio para o avançado.
Assim sendo, José Mourinho terá dor de cabeças para estruturar a sua equipa para os próximos duelos, visto que, o seu avançado titular e um dos astros da equipa não poderá jogar. O Fenerbahçe empatou o último duelo na liga turca e rendeu momentos de frustração à José Mourinho.
Veja aqui a publicação de Edin Dzeko:
Futebolista dos vermelhos e brancos tem estado em destaque na formação encarnada, acabando por superar o registo do médio do Manchester United
|
Bruno Lage tem contado com Nicolás Otamendi como um dos imprescindíveis no Benfica. O central de 37 anos tem sido aposta do timoneiro setubalense no decorrer da temporada e, fruto dessa utilização, o capitão dos encarnados continua a somar minutos dentro das quatro linhas, acabando por se destacar na Europa, batendo até os números apresentados por Bruno Fernandes, médio do Manchester United.
Atualmente ao serviço da seleção da Argentina, onde deve marcar presença no embate frente ao Brasil na próxima quarta-feira, Nicolás Otamendi soma até ao momento, entre o Benfica e a albiceleste, 4.488 minutos dentro de campo. Face a estes números, o camisola 30 da turma de Bruno Lage apenas é superado por Anthony Moris, guarda-redes do St. Gilloise e da seleção do Luxemburgo, que conta com 4.620. A fechar o pódio está Bruno Fernandes, internacional português do Manchester United com 4.469.
Nicolás Otamendi prepara-se assim para bater um novo máximo na sua carreira. Até ao momento, de junho até julho, o recorde do camisola 30 dos encarnados são 5.171 minutos disputados na temporada 2015/16. Contudo, e uma vez que ainda tem 11 jogos por disputar pelo Benfica, ao qual acresce mais um em caso de chegar à final da Taça de Portugal, e mais três pelos campeões do mundo, o camisola 30 da turma de Bruno Lage pode fixar mais um número histórico na sua carreira aos 37 anos.
Recorde-se que Nicolás Otamendi deve voltar a alinhar na próxima quarta-feira frente ao Brasil, isto depois de já ter somado 90 minutos frente ao Uruguai. "Gostaria que Otamendi tivesse sempre 30 ou 35 anos e jogasse a este nível, mas a certa altura já não estará lá e temos de procurar um substituto. Aconteceu com Di María, vai acontecer com Leo [Messi], com [Leandro] Paredes, com De Paul. Quando assumi o cargo, o Paredes parecia jovem, agora continua a ser relevante, como se viu hoje [madrugada de sábado], mas em algum momento teremos de procurar um substituto", revelou Lionel Scaloni após o triunfo.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros – marcou presença em 40 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.515 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Terminada a pausa internacional, o timoneiro das águias continua a preparar a deslocação das águias a Barcelos na próxima sexta-feira
|
Com a última pausa da FIFA a chegar ao fim, os campeonatos domésticos voltam a entrar em ação e dão início à reta final e o Benfica não é exceção. Com apenas nove encontros até ao final da Liga Portugal Betclic, cada partida é vista como uma final e Bruno lage sabe que para o duelo frente ao Gil Vicente irá contar com a presença de um líder que lidera por exemplo, Nicolás Otamendi.
O capitão do Glorioso encontra-se ao serviço da Argentina e, apesar dos seus 37 anos de idade, continua a ser um dos atletas mais utilizados, tanto na equipa albiceleste, como no plantel encarnado. Tal como tinha acontecido nas temporadas anteriores, desde que chegou ao Benfica, Otamendi realizou sempre os 90 minutos em campo no encontro seguinte à sua participação na seleção, algo que já aconteceu por três vezes na presente temporada.
Uma vez que o central argentino ainda vai realizar o encontro frente ao Brasil, na madrugada de quarta-feira, 26 de março, levantam-se as dúvidas de se o camisola 30 das águias estará apto para o encontro frente ao Gil Vicente, marcado para sexta-feira, 28 de março. Apesar do curto intervalo de tempo entre os dois jogos, é bem possível que o defesa diga ‘presente’ no próximo jogo do Benfica, logo a titular e com a forte probabilidade de cumprir os 90 minutos em campo.
No entanto, desde que assinou com o Clube da Luz, no verão de 2020, Nico Otamendi tem sido o único internacional a cumprir 90 minutos pelo Benfica, logo na partida seguinte à pausa para as seleções. Um fenómeno que já aconteceu por 10 vezes, três na presente temporada. O argentino foi titular na estreia de Bruno Lage (4-1 ao Santa Clara), depois de cumprir 90 minutos em dois encontros da seleção. O mesmo repetiu-se frente ao Feyenoord (Liga dos Campeões) e Estrela da Amadora (goleada por 7-0 na Taça de Portugal).
Depois de cumprir todos os minutos frente ao Uruguai, é bem possível que repita o feito frente à seleção brasileira e mais tarde, cumpra os 90 minutos frente ao Gil Vicente. Depois de três dias de folga, Bruno Lage e o Benfica continuam a preparação da partida com os gilistas, marcada para sexta-feira. 28 de março, no Estádio Cidade de Barcelos.
Timoneiro setubalense não contou com os futebolistas nas últimas sessões de treino dos vermelhos e brancos, devido aos compromissos internacionais
|
A pausa internacional para a disputa da Liga das Nações e eliminatórias para o Mundial 2026 tirou diversos jogadores do Benfica dos treinos. Ao todo, o Glorioso cedeu 11 jogadores para os seus respectivos países, sendo que alguns não atuaram e outros brilharam em suas seleções. No entanto, António Silva e Trubin foram dois que faltaram aos treinos de Bruno Lage... para nada.
Os dois atletas foram convocados para as suas respetivas seleções, mas não entraram em campo por nenhum segundo. O defesa central esteve no banco nas duas partidas contra a Dinamarca e não foi opção de Roberto Martínez em nenhum momento, que optou por outros defesas, como Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Renato Veiga.
Já o guardião ucraniano viu o seu companheiro de seleção ser o titular nas duas partidas contra a Bélgica. Lunin foi o escolhido para estar entre os postes da Ucrânia nos dois jogos, tanto no triunfo por 3-1, como na derrota por três bolas a zero. Assim sendo, os dois representantes do Benfica não somaram minutos na pausa internacional.
Entretanto, todos os outros jogadores convocados já jogaram pelas suas seleções pro pelo menos 45 minutos, sendo o jogador que menos atuou Samuel Dahl, que esteve apenas na primeira parte do confronto da Suécia. O jogador que mais jogou, até agora, foi Kerem Akturkoglu, que foi titular nos dois triunfos da Turquia nesta data FIFA.
Contudo, se Otamendi for titular no confronto contra o Brasil amanhã - madrugada de terça-feira para quarta-feira - tudo indica que o central irá superar os minutos disputados pelo turco, e passará a ser o internacional mais utilizado. O camisola 30 das águias - avaliado em 1 milhão de euros - está em boa fase no Benfica e na Argentina e provavelmente será o capitão da 'albiceleste' no clássico contra a seleção canarinha.