Modalidades
Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'
08 Fev 2026 | 19:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
23 Set 2024 | 09:58 |
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo no passado domingo, 22 de setembro, para enfrentar o Sporting, no Pavilhão João Rocha, um Dérbi a valer para o Campeonato Nacional. As águias perderam por 38-22 e, no final do encontro, Jota González não poupou nas críticas à arbitragem.
“Há muitos fatores que justificam esta derrota e é óbvio que perdemos de forma justa. Mas todos já sabemos como está montado o campeonato neste momento, foi muito evidente. Hoje, nem que tivéssemos essa possibilidade iríamos ganhar aqui. E não preciso de explicar nada porque foi demasiado óbvio. Quando estávamos no jogo, ficou muito claro o que aconteceu, e que foi o mesmo que tem acontecido ultimamente”, começou por analisar em conferência de imprensa técnico das águias.
"Nunca senti isto noutro sítio"
“Eu não tenho de fazer o trabalho de ninguém Os jornalistas devem ser objetivos e avaliar aquilo que aconteceu na 1.ª parte. Para mim foi muito evidente. E assim é impossível. Independentemente dos nossos erros, que foram muitos. Na 2.ª parte fizemos um jogo horroroso. Horroroso! Mas na 1.ª, todos vimos como funciona. E assim é impossível. Para ganhar, temos de fazer um jogo 300 vezes melhor do que eles. Mas eles são superiores a nós. Isso não está em causa. A vitória deles é inequívoca. Mas nunca me senti assim noutro sítio. Não quero ter problemas. Cada um tem de ver o que aconteceu”, prosseguiu Jota González.
“Eles são superiores, mas acho que não estamos tão longe assim. Quando nos vamos abaixo contra o Sporting, desconectamos. Temos de retificar isso. Se falhas sete metros, aos seis metros, de pivô, da ponta… é claro que a diferença vai para estes números. Isso não é uma desculpa. Agora, se esta diferença se pode repetir? Já não digo nada, mas acho que esta não é a diferença entre as duas equipas”, finalizou o treinador.
Recorde-se que com este resultado o Clube da Luz encontra-se em sexto lugar na tabela classificativa. Enquanto as águias têm sete pontos, o rival da Segunda Circular sobe no pódio, registando 12 pontos, os mesmos que o Porto, que ocupava o primeiro lugar na classificação antes do 'assalto' dos leões, líderes atualmente.
Os pupilos de Jota González vão agora preparar o encontro com o SC Horta. O encontro está marcado para o dia 28 de setembro, sábado. O pontapé de saída do embate está agendado para as 17h00.
Entidade deixou críticas ao emblema encarnado, na sequência de uma decisão tomada pela Federação, e agora poderá ter o mesmo desfecho frente aos dragões
10 Fev 2026 | 15:17 |
O azar do Artística de Avanca continua a dar que falar. Dias depois de emitirem um comunicado onde acusaram o Benfica e a Federação de Andebol de Portugal de não cooperarem com o clube, o emblema de Estarreja viu-se agora obrigado a adiar o jogo frente ao Porto.
Segundo foi revelado pelo jornal A Bola, o Avanca informou que o duelo da 16.ª jornada do campeonato nacional da modalidade, frente aos dragões, terá de ser remarcado, uma vez que não estão reunidas as condições para a realização do encontro, devido ao mau tempo que se tem verificado na região.
Segundo foi possível apurar, o encontro frente ao conjunto portista estava agendado para a noite desta terça-feira, 10 de fevereiro, às 21h00, porém, as más condições que se verificam no Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa forçaram a que o encontro fosse adiado para 14 de março, ainda sem haver um horário.
Recorde-se que o Avanca entrou em pé de guerra com o Benfica, nos últimos dias, face à eliminação, na secretaria, da Taça de Portugal. O encontro entre as duas equipas foi adiado devido às más condições climatéricas, contudo, a partida nunca chegou a ser retomada e o Benfica apurou-se para os oitavos de final da prova.
Inconformados com essa decisão, o Avanca acusou as águias e a Federação de não se mostrarem disponíveis para um novo agendamento e, indo mais longe, criticou os jogadores de Jota González, afirmando que os mesmos forçaram quedas para que a partida fosse interrompida.
Estrutura encarnada entende que o ciclo entre Clube da Luz e treinador está a chegar ao fim e que é necessário haver uma revolução na equipa
10 Fev 2026 | 03:00 |
Jota González está de saída do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal garante que o treinador espanhol vai terminar a sua ligação com o Clube da Luz no final da presente temporada, face ao atual rendimento que a equipa de andebol tem vindo a apresentar.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a intenção da Direção encarnada, liderada por Rui Costa, é dar um rumo diferente à modalidade, procurando fazer uma remodelação do plantel, de forma a tornar a equipa mais competitiva, numa altura em que o Benfica tem visto, de forma sistemática, o Porto e o Sporting conquistarem os títulos nacionais.
Assim, como o nosso Jornal tomou conhecimento, o ciclo de Jota González deve terminar no final da presente temporada, mesmo que o Clube da Luz venha a alcançar qualquer sucesso desportivo até lá. A estrutura entende que, além das mudanças no plantel, é necessário haver uma renovação no comando técnico.
Vale a pena recordar que o andebol do Benfica encontra-se atualmente envolvido numa polémica com o Artística de Avanca. Nos últimos dias, o clube de Estarreja criticou as águias e a Federação por terem prejudicado a sua participação, o que ditou a sua eliminação da prova, através da secretaria. Acusações que já mereceram uma resposta da parte do Clube da Luz.
Na presente temporada, o Benfica tem tido momentos de alto rendimento, contrastados com algumas situações mais complicadas. Atualmente, as águias estão no terceiro lugar da fase regular do campeonato nacional, nos oitavos de final da Taça de Portugal e qualificadas para a Main Round da EHF European League. Jota González é técnico do Clube da Luz desde 2023/24 e ainda não conquistou qualquer troféu.
Clube da Luz emitiu um comunicado onde repudiou as críticas de que foi alvo, depois de uma decisão tomada pela Federação competente
09 Fev 2026 | 09:30 |
O Benfica não demorou a responder às acusações feitas pela Artística de Avanca. Na sequência dos ataques de que foi alvo, por causa da partida suspensa a contar para a Taça de Portugal de andebol, o Clube da Luz considera gravíssimo o que o adversário disse e frisa que irá acionar todos os meios legais necessários.
"O Sport Lisboa e Benfica repudia de forma veemente as falsas acusações da Associação Artística de Avanca relativamente ao jogo referente aos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol", pode ler-se no início do comunicado apresentado pelas águias.
"Depois de o encontro da passada quarta-feira, dia 4 de fevereiro, não ter reunido as devidas condições para a prática da modalidade, tanto em Avanca como em Estarreja, a nossa equipa de andebol deslocou-se pela segunda vez a Avanca para retomar a eliminatória da Taça de Portugal (vencíamos por 2-4 após ter sido suspenso aos 5 minutos), suportando todos os custos logísticos e financeiros", acrescentou.
"No dia 7 de fevereiro, a delegada do jogo, em conjunto com a equipa de arbitragem, voltou a considerar que o pavilhão não apresentava condições para a realização da partida, decisão que levou à aplicação do regulamento por parte da Federação de Andebol de Portugal".
"O Sport Lisboa e Benfica não pode, por isso, pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas, relembrando que já não é a primeira vez que o pavilhão da Associação Artística de Avanca apresenta falta de condições para a realização de jogos oficiais, independentemente das questões meteorológicas existentes".
"Tendo conhecimento de alterações de jogos com outras equipas e sem que tenha existido a divulgação de comunicados, como foi o caso de dois jogos em menos de 24 horas e em locais bem distantes entre si, o Sport Lisboa e Benfica estranha e repudia este tom difamatório, indo retirar as devidas ilações da publicação deste domingo, dia 8 de fevereiro, da Associação Artística de Avanca, e agir em conformidade em face de mais um exemplo da sua falta de lisura e de respeito pela verdade e pelo Sport Lisboa e Benfica".
"Por fim, o Clube deixa uma palavra de solidariedade para todos os que estão a atravessar dificuldades devido às condições atmosféricas que vivemos, seja em que zona do país for. Estamos e estaremos sempre na linha de frente para ajudar quem precisa, como é exemplo a campanha em curso liderada pela Fundação Benfica", pode ler-se no final do comunicado do Glorioso.
Polémica na Taça de Portugal! Adversário acusa Benfica de 'oportunismo'
08 Fev 2026 | 19:45
Jogo do Benfica interrompido quando águias estavam a vencer por 4-2
05 Fev 2026 | 10:57
De regresso a Portugal, Pilar do Benfica aborda planos futuros: "Pode dizer-se que..."
04 Fev 2026 | 17:46