Futebol
Ausência de Jude Bellingham divide imprensa espanhola, antes do Benfica - Real Madrid
03 Fev 2026 | 11:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Abr 2023 | 09:20 |
Rui Costa já terá dado luz verde para investir o que for necessário, claro que dentro do razoável e sem excessos, de modo a que o Benfica consiga a hegemonia total, em todas as modalidades.
Sabe o nosso Jornal, que o Presidente encarnado não deverá mesmo olhar aos milhões para atingir o seu fim, que é colocar o Glorioso no topo, tanto na vertente masculina como na feminina. Mas vamos a números.
O que já recheou o museu
Recentemente, tanto a equipa masculina, como a feminina de futsal do Clube da Luz recheou o Museu Benfica Cosme Damião, com os craques a conquistarem a Taça da Liga e a Taça de Portugal da modalidade, algo que, na vertente masculina acabou por ser mesmo histórico, por ter vencido o Sporting na final da prova rainha.
De recordar que os encarnados investiram (e bem) nesta temporada, garantindo a contratação de Diego Nunes, Higor de Souza, Bruno Coelho, Léo Gugiel e Gonçalo Sobral. Contudo, com a ‘nova’ ideologia do emblema da Catedral, espera-se que as transferências estejam apenas a começar.
Também já a equipa de futebol feminino triunfou, esta época, na Taça de Liga, batendo o Braga, por 3-1, na final da competição.
No que respeita ao basquetebol feminino, as encarnadas conquistaram já, em janeiro de 2023, a Taça Federação, ao vencer o Imortal, por 60-46.
Ponto de situação
A época está a correr de feição às águias, que estão em primeiro lugar do Campeonato Nacional, na formação principal de futebol – masculino e feminino-, sendo que a campanha europeia também está a ser de louvar para a turma de Roger Schmidt.
Quanto às cinco principais modalidades do Benfica, a formação de futsal feminino, hóquei em patins (masculino e feminino), andebol feminino, basquetebol (feminino e masculino) lideram a tabela, ocupando o primeiro lugar do pódio.
Algo que não acontece com a equipa de futsal masculino, andebol masculino e voleibol feminino, que estão, atualmente, na terceira e na quinta posição.
Já a formação de voleibol masculino está neste momento na final da ronda de divisão de elite da modalidade.
O objetivo é trazer o ‘caneco’
Assim, é possível afirmar que Rui Costa deverá fazer uma análise às equipas e aos respetivos resultados, começando a preparar já a próxima temporada, não olhando a custos para colmatar as lacunas existentes.
O Líder máximo do Glorioso quer, então, fazer de tudo para que todos os caminhos do ‘caneco’ venham dar à Luz, colocando assim o nome do Benfica cada vez mais ao nível dos gigantes europeus.
Professor de economia ficou desiludido com a pouca qualidade de concretização das oportunidades das águias frente ao Tondela
03 Fev 2026 | 12:49 |
O empate do Benfica diante do Tondela (0-0), no passado domingo, a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi marcado pelo desperdício da equipa orientada por José Mourinho. Esta questão não escapou ao professor de Economia, Pedro Brinca.
P.Brinca: "Alergia à baliza adversária"
"A equipa tem mostrado uma evolução muito boa nos últimos jogos mas onde continua na mesma é na definição final dos lances. Ou porque o último passe é defeituoso, ou porque a meia distância acerta a grande distância da baliza. Com exceção de Pavlidis, os jogadores do Benfica mostram uma inusitada alergia à baliza adversária", confessou, na sua crónica ao jornal Record.
O adepto do "Glorioso" acredita que a pouca eficácia na frente da baliza adversária é um desafio para o "Special One", apesar dos poucos objetivos que o Benfica tem por lutar. "O segundo melhor marcador da equipa em jogos da Liga é Sudakov, com quatro golos. Conseguir melhorar a eficácia e o critério no último passe é o desafio ainda por superar para Mourinho. Pena que seja numa fase tão adiantada da época em que pouco há ainda por lutar.
P.Brinca: "Construção ofensiva desequilibrou"
" A equipa fez um dos melhores jogos em termos de qualidade coletiva ofensiva que vi esta época. A equipa do Benfica funcionou enquanto tal. A construção ofensiva desiquilibrou, não à custa das individualidades, mas precisamente devido à força do coletivo. Foram muitas as situações de vantagem numérica criada no último terço que proporcionaram várias situações de finalização. Que, infelizmente, a equipa desperdiçou", disse.
As águias voltam a entrar campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo frente ao Alverca, no Estádio da Luz, às 20h30. Após o empate, o Benfica continua no terceiro lugar, com 46 pontos, ficando mais longe do segundo classificado.
Treinador português tomou uma decisão no final da partida contra Tondela, e tema em questão tem suscitado algum burburinho na imprensa
03 Fev 2026 | 12:47 |
A equipa do Benfica teve direito, durante o dia de ontem, a uma folga, na sequência do jogo com o Tondela. Pelo que foi apurado, apesar do empate na Beira Alta, José Mourinho concedeu algum tempo de descanso aos encarnados, antes das águias virarem as suas atenções para o embate seguinte.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição desta manhã, o Benfica não treinou na última segunda-feira, 2 de fevereiro, depois de ter regressado do norte do país. A seu entender, José Mourinho concedeu algum período de descanso às águias depois de mais uma semana de enorme desgaste.
No entanto, a mesma fonte explica que a preparação para a partida frente ao Alverca — clube do qual Vangelis Pavlidis ainda não faturou — ainda não tem data marcada, ficando a questão no ar se os encarnados regressam aos trabalhos esta terça-feira ou apenas amanhã, quarta-feira, 4 de fevereiro.
Por outro lado, com o mercado fechado a entradas, apenas podem sair atletas, uma vez que na Turquia e Arábia Saudita ainda seja possível contratar. José Mourinho conta com um grupo de trabalho mais amplo, não apenas devido aos reforços, mas também ao regresso de alguns lesionados, como Bruma e Dodi Lukebakio.
Vale a pena recordar que o Benfica recebe o Alverca no próximo domingo, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, com a partida agendada para as 20h30. De momento, as águias seguem no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 46 pontos, atrás do Sporting (51 pontos) e do Porto (55 pontos).
Lateral-direito tem sido uma das peças mais utilizadas na presente temporada, tanto por Bruno Lage como por José Mourinho, e situação dá que falar
03 Fev 2026 | 12:26 |
Amar Dedic necessita de uma gestão mais personalizada face ao seu desgaste. Pelo que foi apurado, o lateral-direito, que reforçou o Benfica no mercado de verão, suscita alguma preocupação por parte da equipa técnica, liderada por José Mourinho, face ao seu atual momento de forma.
Segundo revelou o jornal Record, na edição de hoje, 3 de fevereiro, a situação física do bósnio nos últimos encontros, onde teve um forte desgaste na partida frente ao Real Madrid, foi a verdadeira razão para o Special One ter optado por poupar o camisola 17 no empate das águias contra o Tondela.
Pelo que a mesma fonte apurou, Dedic está ciente da sua condição física e, com isso em mente, tem-se mostrado bastante empenhado nos trabalhos de recuperação, de forma a estar apto para ajudar a equipa encarnada. No entanto, mesmo assim, o lateral-direito tem sido acompanhado de perto.
Nas últimas semanas, Amar Dedic apenas foi utilizado nos encontros contra o Porto (derrota na Taça de Portugal) e Real Madrid; pelo meio, o craque encarnado foi poupado na goleada frente ao Estrela da Amadora e no empate com os beirões, onde Daniel Banjaqui foi chamado a fazer o corredor direito da defesa.
Verdade seja dita, José Mourinho pretende ter o maior cuidado possível com o bósnio, que já é um dos jogadores com mais minutos no plantel e, face à demora de Alexander Bah entrar nas opções, o Special One pretende gerir o camisola 17 a fim de evitar mais uma crise de lesões no plantel.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Amar Dedic — avaliado em 15 milhões de euros — já realizou um total de 32 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.728 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o bósnio registou um golo e três assistências.