Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A excelente época de Florentino Luís com a camisola do Benfica não tem passado despercebida a ninguém. Desse modo, e depois de ter somado os noventa minutos frente ao Pevidém, no triunfo por 2-0, na Taça de Portugal, o médio recorreu às redes sociais para deixar um agradecimento especial.
“São momentos como este que nos motivam a continuar firmes e fortes rumo ao nosso objetivo. Obrigado a todos os adeptos pelo apoio incansável”, escreveu o camisola 61 do Glorioso nas redes sociais, numa altura em que o Benfica se prepara para entrar, novamente, em campo para a Liga dos Campeões.
Vale recordar que na prova milionária, Florentino Luís tem sido um dos destaques na competição. Na última jornada, goleada por 4-0 ao Atlético de Madrid, o médio esteve em evidência ao integrar o onze ideal da UEFA. Além disso, o ‘polvo’ do Benfica é o jogador com mais desarmes até ao momento na Liga dos Campeões, deixando para trás nomes como Giménez (Atlético de Madrid), Pacho (PSG) e Zakaria (Monaco).
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – já conta com 10 embates: sete na Liga Portugal Betclic, uma na Taça de Portugal e dois na Liga dos Campeões. Ao todo, nos 807 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Ao todo, ao serviço do Benfica, Florentino Luís contabiliza 141 partidas, três tiros certeiros, três assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2018/19 e 2022/23) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2019/20 e 2023/24). O médio tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros.
Em causa está o rendimento físico do atleta e o timoneiro português só pensa no sucesso do titular das águias
|
0Com recorde de substituições à espreita, Bruno Lage tem um plano para gerir o rendimento de Ángel Di María. O extremo argentino falhou o último encontro do Benfica diante do Pevidém.
De acordo com informações avançadas pelo jornal O Jogo, esta segunda-feira, 21 de outubro, o timoneiro português pretende manter o camisola 11 sempre 'fresco'. Com a idade e as possíveis lesões como condicionantes, Bruno Lage não pretende arriscar e decidiu ir 'contra' o plano de Roger Schmidt, quando este orientava os vermelhos e brancos.
Mesmo quando o antigo internacional albiceleste mostrava sinais de fadiga, o timoneiro germânico acabava sempre por apostar no camisola 11 da Luz, tendo em conta o impacto que o craque tinha no futebol do Benfica dentro das quatro linhas. Ora, após as críticas face à gestão de Schmidt do El Fideo, Bruno Lage decidiu seguir outro caminho.
Prova disso é o facto de Di María ter sido substituídos nos últimos seis jogos (todos os encontros desde a chegada de Bruno Lage ao comando técnico), sendo que, em cinco deles, foi entre os minutos 70 e 80. Analisando a carreira do craque, com estas alterações, o número 11 do plantel do Benfica já igualou o número de saídas seguidas registado em 2020/21. Caso, no encontro com o Feyenoord volte a ser substituído, já iguala o recorde somado em 2018/19, quando registou sete saídas consecutivas. Ambos os recordes foram quando representava o PSG.
Na presente temporada, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – já contabiliza oito encontros: seis na Liga Portugal Betclic e dois na Liga dos Campeões. Nos 500 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou dois golos (Santa Clara e Atlético de Madrid) e fez uma assistência (Gil Vicente).
Ao todo, com a camisola do emblema encarnado, Ángel Di María contabiliza 181 partidas disputadas, 34 tiros certeiros e 39 assistências. O antigo internacional argentino conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Médio internacional pela Turquia tem sido um dos principais atletas do Glorioso desde a saída do técnico alemão dos encarnados em setembro
|
0A saída de Roger Schmidt trouxe boas notícias ao universo encarnado. Um dos jogadores que mais beneficiou com a saída do técnico alemão foi Orkun Kokçu, que se tem afirmado como um dos principais pilares do Benfica, desde que Bruno Lage assumiu o comando dos encarnados em setembro.
Quando chegou ao Glorioso, Kokçu era um jogador habituado a atuar num esquema 4x3x3, ajudando em zona de criação, mas também com capacidade para ser decisivo em zona de finalização, com golos e assistências. No entanto, esse desempenho desapareceu na habitual tática do treinador alemão, o que valeu algumas críticas por parte do internacional turco.
"Schmidt prende-me demasiado a todo o tipo de tarefas defensivas. E isso não é correto se quiseres mesmo rentabilizar as minhas qualidades. Penso à frente, sou conhecido pelo meu passe em progressão. Eu sinto que posso ser muito mais para o Benfica e talvez daí venha essa minha frustração", disse na altura Orkun Kokçu em entrevista ao De Telegraaf’.
Certo é, desde a chegada de Bruno Lage em setembro, o internacional turco tem estado em evidência. O médio tem contribuído com golos e assistências, tendo ainda sido premiado com o prémio de melhor jogador em várias ocasiões, o que lhe chamou a atenção dos principais emblemas.
Na temporada 24/25, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 28 milhões de euros – alinhou em nove embates, tendo feito, nos 659 minutos totalizados, o gosto ao pé por quatro vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Ao todo, pelo Glorioso, o turco contabiliza 51 partidas, 10 golos e 14 assistências.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Avançado formado no Glorioso voltou a não fazer parte dos eleitos do conjunto inglês o que motivou várias críticas no país vizinho
|
0A nova experiência de João Félix no Chelsea não está a correr da melhor forma. O avançado formado no Benfica, voltou a ficar os noventa minutos no banco na derrota, por 2-1, frente ao Liverpool, para a Premier League, algo que chamou a atenção da imprensa espanhola que, depois de já ter tecido duras críticas durante a sua participação na seleção nacional, voltou a atacar o atacante português.
Ninguém confia nele
"A queda de João Félix parece não ter fim. Ninguém confia nele, nem Enzo Maresca, o seu treinador, nem Roberto Martínez, o selecionador de Portugal", pode ler-se na publicação do diário ‘Sport’ partilhada esta segunda-feira, 21 de outubro, que vai mais longe.
"O jogador parece ter caído na preguiça e sem vontade de ir à luta. Prisioneiro da apatia e com exibições que não condizem com o jogador que maravilhou no Benfica", escreve ainda o jornal espanhol, historicamente ligado ao Barcelona.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - realizou sete encontros. Nos 283 minutos totalizados, o craque somou um golo e uma assistência. Na época passada, participou em 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências.
Com a camisola do Benfica, João Félix realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.