
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Lar doce lar, é o que o Estádio da Luz representa para o Benfica. Antes de voltar a psiar o manto verde da Catedral, para medir forças contra o Boavista, a equipa liderada por Bruno Lage conta com um registo impressionante a jogar em casa, números que podem aumentar depois de mais três encontros caseiros, tanto a contar para a Liga, como para a Taça de Portugal.
Há mais de 1000 dias, sim, leu bem, 1000 dias em que as águias apontam, pelo menos um golos, em encontros em casa, a contar para as provas nacionais. Um registo bastante gulosos que o Clube da Luz irá querer dar continuidade frente aos axadrezados, nesta tarde de sábado, 22 de fevereiro.
Nos últimos tempos, a Catedral encarnada tem sido símbolo de muitas alegrias para a nação benfiquista, mais recentemente com o empate caseiro, frente ao Monaco (3-3), que assegurou a presença do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Além disso, o Estádio da Luz tem sido palco de muitos golos, apontados em todas as provas nacionais, desde Liga Portugal Betclic, Taça de Portugal e Taça da Liga.
A última vez que o Glorioso não apontou um golo, em casa, para as competições nacionais, foi em 2022. Há precisamente 1020 dias, o Benfica não conseguiu marcar na receção ao Porto (0-1), no encontro a contar para a 33.ª jornada da edição 2021/2022 da Liga. Desde então, os encarnados não sabem o que é não marcar em casa.
No que diz respeito a números individuais, Vangelis Pavlidis, tem estado de pé quente e nos últimos seis encontros em que foi titular, a contar para provas nacionais no Estádio da Luz, o grego apontou quatro disparos certeiros. Recorde-se, que o Benfica entra em campo esta tarde, 22 de fevereiro, às 18h00, com o objetivo de somar três pontos e ‘roubar’ a liderança ao Sporting.
Antigo avançado do Clube da Luz esteve em grande na passada sexta-feira, 21 de fevereiro e esteve envolvido nos três golos apontados pelos turcos
|
O Besiktas continua a respirar ar puro desde que Solskjaer assumiu o comando técnico da equipa, no início do mês de janeiro. As águias negras, na última sexta-feira, 21 de fevereiro, somaram o quarto triunfo consecutivo em todas as competições, ao derrotaram, desta vez, o Eyupspor, por 3-1. Rafa Silva, antigo atleta do Benfica, foi o grande destaque do encontro.
Depois de dois encontros ausentes da equipa, o antigo camisola 27 do Glorioso tem sido uma das peças fundamentais da equipa liderada pelo técnico norueguês. Depois do tento apontado frente ao Trabzonspor, na jornada anterior, o antigo internacional fez um recital de futebol, ao apontar um golo e duas assistências. Tal como o ex benfiquista, Gedson e João Mário também foram a jogo.
O facto de jogarem na condição de visitante, não afetou de modo algum a equipa do Besiktas. Com os três atletas que passaram pelo Benfica no onze inicial, o emblema de Istambul entrou a tropeçar, com o Eyupspor a abrir o marcador logo aos 7 minutos, por Bingol. Antes do intervalo, os forasteiros ainda conseguiram operar a reviravolta na partida.
11 minutos depois do golo inicial, Rafa Silva abriu o recital do Besiktas, ao apontar o tento da igualdade. Já em cima do apito para o descanso, o antigo internacional português encontrou Rashica e o atleta do Kosovo fez o 2-1 para os visitantes, aos 45+2. Já nos segundos 45 minutos, a equipa de Solskjaer não tirou o pé do acelerado e chegou ao terceiro, apontado por Kilicsoy, aos 60 minutos, após nova assistência do antigo camisola 27 do Benfica.
Com este resultado, o Besiktas soma o terceiro triunfo na liga, o quarto em todas as competições. Com mais três pontos amealhados, as águias negras subiram ao 4.º lugar da classificação, com 41 pontos e entram em zona europeia. No entanto, os pupilos do timoneiro norueguês têm um encontro em atraso e podem ganhar mais distância face ao Eyupspor, que surge na 5.ª posição, com 40 pontos.
Confira aqui o golo de Rafa Silva:
Face ao desgaste e intervalo de descanso entre os jogos, o timoneiro do Clube da Luz deve operar algumas alterações para a partida contra os axadrezados
|
A poucas horas do apito inicial da partida entre o Benfica e o Boavista, no Estádio da Luz, a contar para a 23.ª ronda do Campeonato Nacional, Bruno Lage pode apresentar nova revolução no onze inicial, face ao desgaste acumulado desde terça-feira, 18 de fevereiro, no encontro da 2.ª mão do playoff, frente ao Monaco, do qual as águias saíram vitoriosas.
Tal como tinha acontecido na 22.ª jornada da Liga, frente ao Santa Clara, vitória por uma bola a zero na deslocação aos Açores, o setubalense deve mexer novamente na equipa titular, de modo a conceder algum tempo de descanso a certas peças-chave do plantel. Segundo avançou o jornal 'A Bola’, há certos jogadores que espreitam um regresso ao onze.
Como são os casos de Bruma e de Andrea Belotti. Começando pelo extremo português, o camisola 27 do Glorioso fez a sua estreia a titular pelo Benfica, na última jornada, frente aos açorianos e até foi o antigo bracarense a apontar o tento que assegurou o triunfo pela margem mínima. Depois de falhar as partidas frente aos monegascos, por não estar incluído na lista para a UEFA, Bruma deve voltar a ser lançado no onze.
Tal como o internacional português, o camisola 19, emprestado ao Benfica pelos italianos do Como, deve voltar a ser opção de início, rendendo o ‘homem-golo’ Vangelis Pavlidis, que deverá começar o encontro frente ao Boavista no banco de suplentes, com um merecido descanso.
Além destas duas possibilidades, é quase certo que Anatoliy Trubin, titular indiscutível na baliza encarnada, deve ser suplente frente à formação do Bessa, com Samuel Soares a ser o escolhido por Bruno Lage, para defender as redes do Glorioso. O Setubalense, tendo conhecimento do exigente calendário das águias, vai gerindo da melhor forma possível, a condição física dos atletas que tem à disposição.
O Glorioso 1904 leva-o a conhecer alguns factos sobre os embates entre as águias e as panteras, que irá decorrer hoje, 22 de fevereiro, às 18H00
|
O Benfica volta a entrar em ação para a Liga Portugal Betclic, onde irá receber no Estádio da Luz o Boavista, encontro a contar para a 23.ª jornada da prova de regularidade. A partida está agendada para o final desta tarde de sábado, 22 de fevereiro, com o pontapé de saída às 18h00. Antes das águias entrarem em campo, confira aqui cinco curiosidades sobre o duelo.
Primeira curiosidade, o Benfica chega a este jogo com a oportunidade de chegar ao 1.º lugar da classificação, com 50 pontos, a dois do Sporting, já o Boavista, chega a esta ronda, na última posição da tabela classificativa, com apenas 12 pontos amealhados.
Segundo facto, nos últimos 11 encontros realizados no Estádio da Luz, o Glorioso saiu vitorioso em 10 deles, apresentando uma taxa quase 100% vitoriosa nos recentes encontros na Catedral. Por outro lado, axadrezados, atravessam uma série de sete derrotas consecutivas, sendo que os únicos triunfos alcançados na prova foram assegurados fora de portas.
A partida desta tarde ira colocar frente a frente uma das melhores defesas, conta a pior da Liga. À entrada da 23.ª ronda, os pupilos de Bruno Lage sofreram 18 golos, já formação do Bessa, concedeu um total de 37 tentos em 22 encontros da prova de regularidade. O jogo irá marcar novo reencontro entre Steven Vitória e o Benfica, com o canadiano a ser um dos nove reforços que o Boavista apresentou no início de fevereiro.
Quinta e última curiosidade, a partida desta tarde será o 124.º embate entre o Clube da Luz e os axadrezados, em encontros a contar apenas para a Liga, com um saldo de 72 vitórias, 278 golos marcados e 103 tentos concedidos para o Benfica. Recorde.se, o duelo entre o Glorioso e as panteras está agendado para esta tarde de sábado, 22 de fevereiro, no Estádio da Luz, às 18h00