Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

70 anos mais tarde e antigo estádio do Benfica ainda está bem vivo na memória

Em data especial, a nação Benfiquista celebra, no ano de 2024, o 70º aniversário da inauguração da primeira Catedral

O Benfica fez questão de marcar o aniversário da inauguração do antigo estádio
O Benfica fez questão de marcar o aniversário da inauguração do antigo estádio

  |

Icon Comentário0

A 1 de dezembro de 1954 era, por fim, concretizado o sonho de Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica de, oferecer ao Clube da Luz um recinto próprio e colocar um ponto final a ciclo de 50 anos onde as águias tinham de procurar constantemente uma “nova casa”, para receber os adversários.


Costuma-se dizer que, “só se morre quando se é esquecido”, sendo assim e seguindo essa lógica, a antiga catedral ainda está bem viva. O recinto, que foi inaugurado a 1 de dezembro de 1954, como a nova casa do Benfica, ainda figura bem visível na memória encarnada. Faz agora 70 anos, no ano de 2024 que, o antigo Estádio da Luz continua de pé e íntegro nas suas fundações e pilares.


A necessidade de construir um “templo” dedicada ao Benfica surgiu logo no dia da fundação do clube, em 1904. Na altura, os primeiros atletas que envergaram com orgulho os primeiros Mantos Sagrados, treinavam num pequeno terreno, junto à Farmácia Franco que, contou com muitos vidros partidos graças a jovem emblema do bairro de Benfica. Contudo, acabou por ser apenas uma residência temporária e o Clube da Luz pode afirmar que foi difícil, a jornada para encontrar por fim uma casa permanente.


Com passagens por recintos como o das Amoreiras ou do Campo Grande, os encarnados por fim viram a Luz no fundo túnel. Finalmente o sonho começado por Cosme Damião era realizado. Depois do Ministro das Obras públicas ter proferido a mítica frase “O Benfica é de Benfica e para lá tem de voltar!” (1945), imediatamente deu início à construção da antiga Catedral. Contudo, o projeto só seguiu em frente em 1949, depois de idealizadas as fundações do estádio e as águias terem recebido luz verde da parte da Câmara Municipal de Lisboa. O Glorioso contou com uma enorme adesão, nunca antes vista, da parte dos Benfiquistas para financiar o novo recinto. A iniciativa partiu da metrópole lisboeta e percorreu todo o território nacional e até chegou às colónias de ultramar.

Com uma lotação que podia chegar aos 120 mil espectadores, o Estádio da Luz chegou a ser considerado o maior recinto desportivo construído em solo europeu. Foi palco de muitas tardes e noites repletas de glória que marcam a História deste Benfica. Este recinto imponente ajudou na afirmação encarnada no panorama nacional e internacional. A “velha” Catedral foi a casa do Glorioso até 22 de Março de 2003, ano que surgiu a nova Luz, contudo, este “gigante arquitetónico” nunca será apagado da memória de todos os Benfiquistas, aqueles que já partiram, os cá estão e os que ainda estão para nascer.



Futebol

Saídas em janeiro? Rui Costa descansa adeptos: "Benfica não tem..."

Presidente do Clube da Luz marcou presença em Arouca, na inauguração da Casa do Clube, no passado sábado, 30 de novembro

Rui Costa garante que Benfica não precisa de vender
Rui Costa garante que Benfica não precisa de vender

  |

Icon Comentário0

Foi na inauguração da Casa do Benfica em Arouca que Rui Costa abordou o próximo mercado de transferências. Com Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e António Silva em destaque, o Presidente das águias acabou por descansar os adeptos, garantindo que o Clube não precisa de vender. 


"Consigo prometer, à imagem do que já fiz em janeiro passado. Perdemos um jogador em janeiro, como foi o caso do Enzo, e eu disse publicamente que não perderíamos nenhum jogador dos principais, a não ser pelas cláusulas de rescisão. O mesmo posso dizer agora", começou por mencionar Rui Costa.



Rui Costa - Benfica não negociará com ninguém sem ser pelos valores das cláusulas


"Não há intenção do Benfica mexer no mercado de janeiro, muito menos nesse setor. Tenho lido muito sobre António Silva, Otamendi e Tomás Araújo, mas posso garantir aos adeptos que o Benfica não negociará com ninguém sem ser pelos valores das cláusulas", completou o Presidente do Benfica.

Rui Costa - Não temos necessidade de vender. Repito, são três jogadores fundamentais e não os vamos perder.

"Neste momento, não temos necessidade de vender. Repito, são três jogadores fundamentais e não os vamos perder. Até hoje, todas as propostas para esses jogadores só saíram nos jornais. Não recebi nenhuma delas", concluiu Rui Costa.

Na presente época, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – já marcou presença em 13 partidas: quatro na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e ainda oito na Liga Portugal Betclic. Nos 1.162 minutos, o defesa formado no Seixal já apontou uma assistência, no duelo frente ao Porto, a valer para o Campeonato Nacional.

Já, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - foi opção em 11 duelos esta época: dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 905 minutos disputados, o central formado no Seixal já soma um golo e uma assistência.

Por fim, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 16 encontros esta temporada: nove na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.175 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).


Futebol

Atenção! Benfica já conhece o último adversário no Mundial de Clubes

Encarnados são uma das 32 equipas que vai disputar o torneio que se realiza no próximo verão nos Estados Unidos

Torneio que conta com o Benfica arranca no próximo verão
Torneio que conta com o Benfica arranca no próximo verão

  |

Icon Comentário0

Já estão definidos todos os possíveis adversários do Benfica no Mundial de Clubes. Os encarnados, que são uma das equipas a marcar presença no torneio que se realiza no próximo verão nos Estados Unidos, ficaram a conhecer da novidade no passado sábado, 30 de novembro.


Com a vitória na final da Libertadores, por 3-1, o Botafogo, equipa brasileira comandada por Artur Jorge, assegurou a última vaga no Mundial de Clubes. Desta forma, a turma canarinha fecha o leque de 32 participantes da prova que irá arrancar entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 em solo norte-americano.


Recorde-se que a prova que terá o Benfica como um dos participantes está envolvida em algumas polémicas, muito devido à presença do Inter de Miami na competição. De acordo com o The Times', a FIFA pondera 'dar' ao conjunto norte-americano o estatuto de cabeça de série para a prova que se vai realizar no próximo verão. Segundo a mesma fonte, a equipa de Lionel Messi entrará na posição 'A1', permitindo realizar o jogo de abertura.


Lembre-se também que a FIFA já anunciou novidades relativas ao sorteio. As equipas serão emparelhadas a 5 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos, o mesmo país que irá receber a competição, a partir das 18 horas (horário de Portugal continental), cerimónia essa que contará com a presença do Benfica de Bruno Lage. 

Eis todas as equipas apuradas: Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern Munique (Alemanha), PSG (França), Borussia Dortmund (Alemanha), Inter (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Porto (Portugal), Salzburgo (Áustria), Palmeiras (Brasil), Flamengo (Brasil), Fluminense (Brasil), Botafogo (Brasil)Boca Juniores (Argentina), River Plate (Argentina), Monterrey (México), Seattle Sounders (EUA), Club León (México), Pachuca (México), Auckland City (Nova Zelândia), Al Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Egito), Espérance de Tunis (Tunísia), Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Inter Miami (Estados Unidos) .



Futebol

E agora, Gonçalo Ramos? Ex Benfica está de volta, mas não impede deslize do PSG

Depois de vários meses lesionado, o antigo avançado do Glorioso regressou, porém não evitou desilusão do conjunto francês

Gonçalo Ramos voltou a ser titular no PSG, mas evitou empate caseiro
Gonçalo Ramos voltou a ser titular no PSG, mas evitou empate caseiro

  |

Icon Comentário0

No último sábado, dia 30 de Novembro, o PSG, onde milita um grande contingente de internacionais portugueses, recebeu no Parque dos Príncipes, o Nantes, num encontro a contar para a 13ª jornada da Ligue 1. Contudo, a formação parisiense não correspondeu às expectativas dos adeptos anfitriões e não foi além do empate a uma bola com o conjunto forasteiro. A equipa da casa contou com a titularidade dois antigos craques do Benfica.


Luis Enrique, depois da derrota a meio da semana, onde o franceses perderam na Baviera por 1-0, diante o Bayern Munique, procurou refrescar a equipa e operou algumas alterações e uma novidade, o regresso aos relvados de Gonçalo Ramos. O técnico contou com os quatro portugueses a titular no seguinte onze inicial: Donnaruma: Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruíz; Kang-In Lee, Gonçalo Ramos e Barcola.


Numa partida onde ficou clara a superioridade dos anfitriões, a falta de eficácia do PSG e a sorte do Nantes foram os destaques da noite, num encontro que ficou resolvido logo na primeira parte. O PSG até entrou melhor e aos dois minutos já vencia graças a um golo de Hakimi, assistência do retornado Gonçalo Ramos


Porém, a festa parisiense não durou muito tempo, nas poucas oportunidades que teve de chegar à baliza defendida por Donnaruma, o Nantes foi mais eficaz e quando o cronómetro marcava 38 minutos, Abline largou um balde de água fria nas bancadas dos anfitriões e levou o encontro empatado para o intervalo. Na segunda parte não surgiu mais nenhum golo que ditasse a diferença, apenas se viu muito desperdício e pouca eficácia da parte do conjunto treinado por Luis Enrique.

Com este resultado, para além de marcado o regresso do internacional português à competição, deixa o PSG na liderança da liga francesa, com 33 pontos, mas correndo o risco de perder terreno para o segundo classificado, o Mónaco (26). O Nantes, por outro lado, ascendeu ao 16º lugar, com 11 pontos, mas continua a ser lanterna vermelha e em risco de despromoção.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jorge Jesus em altas! Ex Benfica volta a festejar no Al Hilal
Futebol

Jorge Jesus em altas! Ex Benfica volta a festejar no Al Hilal

 

Icon Comentário0
Arthur Melo está 'riscado' na Juventus e Benfica já entrou em cena
Futebol

Arthur Melo está 'riscado' na Juventus e Benfica já entrou em cena

 

Icon Comentário0
Niklas Beste tem motivos para sorrir antes do Arouca - Benfica
Futebol

Niklas Beste tem motivos para sorrir antes do Arouca - Benfica

 

Icon Comentário0