
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O futuro de Soualiho Meité tem sido uma verdadeira 'dor de cabeça' para Rui Costa, porém pode estar perto de chegar ao fim, com o excedentário do Benfica a somar mais um interessado para este mercado de verão. O médio está agora na mira do... Panathinaikos.
A garantia foi dada pelo agente do atleta, Kamel Zawai, que falou o interesse do emblema helénico no futebolista do Benfica. "O Panathinaikos quer o Meité e tudo pode acontecer. Para nós, o PAOK continua a ser o favorito e quanto à possibilidade de Meité ir por mais um ano de empréstimo, tudo é possível, veremos", afirmou o empresário.
"O PAOK pretende que o Meité não aceite representar outro clube grego. Ele gosta muito de trabalhar com o seu antigo treinador no PAOK, Razvan Lucescu", concluiu Kamel Zawai, em declarações à 'Rádio Metropolis 95.5'.
Importa recordar que, além do Panathinaikos, também o PAOK, o Lokomotiv e emblemas da Arábia Saudita entraram na corrida pelo centrocampista, que não conta para Roger Schmidt, estando na porta de saída do Benfica.
Na temporada 2023/24, com a camisola do PAOK, Soualiho Meité – atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – realizou 42 partidas realizadas: 30 na Liga Grega, sete na Conference League e cinco na Taça da Grécia. Nos 2.967 minutos totalizados, o médio marcou um tento e fez duas assistências. Já em 2022/23, o futebolista alinhou em 35 partidas, somando dois passes para golo pela Cremonese.
Soualiho Meité chegou ao Benfica no verão de 2021, oriundo do Torino, a troco de 6 milhões de euros. Com a camisola do Glorioso, o futebolista franco-marfinense marcou presença em apenas 27 encontros, não tendo conseguido fazer o gosto ao pé com o Manto Sagrado, nem apontado qualquer assistência. Desde então tem sido emprestado.
Há quem analise o perfil de futebolista apontado ao lugar do médio português, que pode sair da Luz, neste defeso de transferências
|
André Almeida, futebolista que atua no Valencia, analisou o perfil de Enzo Barrenechea, que está apontado ao lugar de Florentino no Benfica. O atual médio encarnado tem sido associado a uma saída da Luz, pelo que as águias já contam com o atleta do Aston Villa na lista de alvos. O internacional sub-21 português apresenta o possível reforço do Clube encarnado, dado que o conhece bem.
André Almeida: "[Enzo Barrenechea] é muito agressivo nos duelos"
"O Enzo [Barrenechea], como jogador, é um seis alto e moderno, no sentido de que é completo, tanto defensiva como ofensivamente. Dá muito à equipa", começou por admitir André Almeida, em declarações ao jornal Record, dando conta, ainda, dos aspetos mais fortes do alvo do Benfica neste mercado de verão.
"É muito agressivo nos duelos e depois tem bastante qualidade de passe, passe curto, passe longo. É, de facto, muito bom jogador. Para o Benfica é muito bom", destacou o médio do Valencia, que considera Enzo Barrenechea como 'ideal' para o plantel orientado por Bruno Lage. Refira-se que, o atleta que cumpriu empréstimo no Valencia poderá ser o sucessor de Florentino, que tem despertado atenções na Itália.
André Almeida: "Para o Benfica é muito bom"
Contudo, o Benfica não está sozinho na corrida pelo jogador referenciado. O Porto, de André Villas Boas, pode vir a desviar Enzo Barrenechea da rota da Luz e garantir a contratação do futebolista argentino no presente mercado de transferências, deixando Rui Costa de mãos a abanar, perdendo o médio para o eterno rival.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio apontado ao Benfica para o lugar de Florentino registou 2.247 minutos, contando com um golo marcado e duas assistências concretizadas.
Rui Costa está em processo de negociações com os blues com vista a contratação do internacional português, que não integra os planos dos ingleses em 25/26
|
Quando já parecia quase certa a vinda de João Félix, eis que surge um contratempo nas negociações entre o Benfica e o Chelsea. Os blues não querem ficar a perder um cêntimos e, depois de investir mais de 50 milhões na contratação do internacional português, 'torcem o nariz' à proposta de 20 milhões avançada pelos responsáveis encarnados.
A imprensa nacional adianta, este sábado, 12 de julho, que o Chelsea mostra-se irredutível quanto aos milhões exigidos por João Félix. O emblema de Londres insiste nos 30 milhões por metade do passe, um acréscimo de 10M face à oferte inicial do Benfica pelo regresso do avançado formado no Seixal. Desta forma, Rui Costa terá de reavaliar a proposta já realizada, segundo informa o jornal Record.
Embora tanto João Félix, como o Benfica, estejam na mesma página no que toca a uma mudança para a Luz, o Chelsea não baixa os braços quanto à intenção de, ainda, poder lucrar um pouco com este negócio. Assim sendo, para já, o ponta-de-lança português vai ter de esperar antes de ver oficializada o regresso ao emblema onde se formou e brilhou ao ponto de despertar atenções, na altura, do Atlético de Madrid.
Refira-se que, depois de anunciar Rafael Obrador, o Benfica tem tentado fechar as últimas pontas soltas no que toca a negociações. Thiago Almada é outro possível reforço que ainda não está confirmado para 2025/2026. No entanto, Amar Dedic já está fechado e deverá ser oficializado nos próximos dias enquanto jogador de Bruno Lage para a próxima época.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Após saída do antigo internacional argentino, Rui Costa e Bruno Lage procuram um substituto para o ex-camisola 11 da formação da Luz
|
Roger Fernandes surgiu na mira do Benfica, aquando da confirmação da saída de Di María da Luz, no entanto, o atleta português parece estar muito satisfeito nos quadros do Braga. Recentemente, em novas declarações, o extremo acabou a declarar-se ao conjunto rival do Clube da Luz, considerando-o "um amor para a vida".
"O Braga é um clube que eu aprendi a amar, porque não conhecia. Quando cheguei, aos poucos foi crescendo e posso dizer que é um amor para a vida. Cada dia que passo nesta equipa, é uma memória para mim, porque é um momento bom e que vou levar sempre comigo", começou por dizer Roger Fernandes, apontado ao Benfica, em declarações aos meios oficiais dos minhotos.
Roger Fernandes: "O Braga é um clube que eu aprendi a amar"
"Aquilo que mais me marcou no clube foi o jogo contra o Rio Ave em que fiz duas assistências e ganhámos já depois dos 90 minutos. Até agora é dos meus melhores momentos", destacou, ainda, o internacional sub-21 por Portugal. Roger Fernandes ainda abordou o futuro, onde os objetivos do alvo do Benfica estão muito claros.
"Vim do nada e desde que cheguei aqui, apenas penso em ter a minha família comigo e isso só depende de mim. Sonho fazer uma grande época este ano, queria que a nossa equipa alcançasse muitas coisas que nunca foram feitas. Depois evoluir na carreira, ganhar a Liga dos Campeões, Europeu e Mundial", completou Roger Fernandes.
Importa referir que, Roger Fernandes surgiu na órbitra do Benfica, contudo os milhões exigidos pelo Braga acabaram por deixar este interesse em 'banho-maria'. O emblema liderado por António Salvador valoriza o extremo português em 40 milhões, um valor que Rui Costa não pretende dar para garantir a contratação do jovem atleta.
Em 2024/2025, com a camisola do Braga, Roger Fernandes - avaliado em 22 milhões de euros - marcou presença em 48 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Ao todo, o novo alvo do Benfica registou 3.019 minutos, com cinco golos marcados e quatro assistências realizadas.