Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na sexta-feira, dia 30 de agosto, o Benfica deslocou-se ao reduto do Moreirense e, infelizmente, não saiu de lá com vitória. O único golo dos encarnados chegou só nos minutos de compensação, pelos pés de Marcos Leonardo, mas os cónegos já tinham aberto o marcador aos 84 minutos. As estatísticas não deixam enganar e este é o pior arranque no campeonato desde a época 2013/14.
Só há 14 anos, é que o Benfica conseguiu pior prestação. Na altura, Jorge Jesus estava no comando e somava apenas três pontos em quatro jogos. Nesse início de temporada, os encarnados ganharam apenas ao Vitória de Setúbal, perdendo, porém, com a Académica (1-2), na Luz, com o Nacional e com o Vitória de Guimarães. Nessa época, o Clube da Luz ainda conseguiu recuperar posições na tabela e, apesar do início turbulento, conseguiu lugar no pódio, em 2º lugar, mas a uma distância de 21 pontos do rival Porto, que se sagrou campeão.
No que toca aos remates certeiros às balizas adversárias, neste início de temporada 2024/25, o Clube da Luz está a registar pior prestação do que na época acima referida, de 2010/11. Na altura, após os primeiros quatro jogos, as águias tinham seis finalizações, enquanto agora com Roger Schmidt têm apenas cinco. Um registo tão curto que já não havia memória desde 2005/06, nessa altura com mais um golo sofrido.
Assim, neste segundo jogo da época fora de casa, o Benfica voltou a escorregar, repetindo-se a grande contestação dos adeptos, que voltaram a deixar bem explícito a sua insatisfação nesta visita ao reduto do Moreirense. O Benfica volta a entrar em campo no domingo, dia 15 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções.
Relembrar que na tabela de classificação, o Benfica ocupa o quinto lugar, com sete pontos, estando a três pontos de diferença dos rivais, Sporting e Porto, que se posicionam em primeiro e segundo lugar, respetivamente.
Clube de Jorge Jesus não desiste do avançado canarinho e avança com milhões
|
0O Al Hilal continua a pressionar o Benfica para conseguir fechar a contratação de Marcos Leonardo. Com os encarnados, liderados por Rui Costa, a resistirem aos milhões, o clube de Jorge Jesus deixou uma exigência ao emblema da Catedral.
Os sauditas querem que a SAD das águias responda à proposta de 40 milhões nas próximas horas, definindo segunda-feira, dia 2 de setembro, como data final. Nesse mesmo dia, o mercado da Arábia Saudita fecha, assim como em Portugal, pelo que o Al Hilal de Jorge Jesus já estica a data limite desta novela até ao último dia, depois de ter deixado um ultimato em que evidenciava a vontade de ter uma resposta até à passada sexta-feira, dia 30 de agosto.
Refira-se que o emblema da Arábia Saudita começou por colocar 35 milhões em cima da mesa, recebendo como resposta uma nega do Benfica, que não aceitava negociar o passe do avançado de 21 anos por menos de 40 milhões. Agora, o Al Hilal subiu a parada e apostou no valor desejado pelas águias, estando a bola do lado do Clube de Rui Costa, neste momento.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Marcos Leonardo contabiliza três jogos (79 minutos), somando um único golo. Em 2023/24, o brasileiro realizou 21 encontros (470 minutos): 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga.
Marcos Leonardo – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – chegou ao Benfica em janeiro de 2024, oriundo do Santos, com as águias a pagarem 18 milhões de euros pelo avançado, sendo que o emblema brasileiro ficou com 10% de uma futura venda. O atleta de 21 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Camisola 9 continua a ser do interesse do clube brasileiro, numa altura em que começa a não ter espaço no plantel das águias
|
0A saída de Arthur Cabral está cada vez mais próxima de acontecer. O avançado brasileiro está apontado a um regresso ao Brasil para reforçar o Corinthians, que agora apresentou uma nova oferta.
De acordo com a imprensa brasileira, o emblema do Brasileirão está disposto a pagar 9 milhões de euros por 60% do passe do ponta-de-lança ao serviço do Glorioso. Esta proposta surge depois dos canarinhos terem estado a equacionar avançar com um empréstimo.
É de referir que Roger Schmidt abordou o tema dos avançados no Benfica e o mercado durante a conferência de antevisão ao duelo com o Moreirense. As palavras do técnico alemão acabaram por serem relacionadas com uma possível 'dica' ao camisola 9 do plantel do Clube encarnado. Além de Arthur Cabral, Marcos Leonardo também tem tido mercado, depois de ter despertado as atenções do Al Hilal, no entanto, Rui Costa tem resistido aos milhões da Arábia Saudita.
Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, Arthur Cabral – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – realizou 43 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.962 minutos que disputou, o brasileiro apontou 11 golos e fez três assistências. Já nesta época, o camisola 9 foi a jogo em dois encontros, somando um total de 17 minutos.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Técnico alemão ainda não encontrou jogador ideal para posição no onze inicial
|
0Depois de quatro jogos, dos quais resultaram uma derrota, um empate e duas vitórias, o Benfica segue na disputa do Campeonato Nacional, mas Roger Schmidt continua, ainda, a mudar as estratégias no eixo defensivo. Só nestas quatro jornadas, o treinador das águias já mudou de dupla de centrais quatro vezes. No jogo de ontem, dia 30 de agosto, foi António Silva a surpresa no onze.
Tomás Araújo, que não segurou titularidade no jogo frente ao Moreirense (1-1), era o único nessa posição que tinha sido titular nas três rondas anteriores. Na partida com o Famalicão, jogou ao lado de Morato, na 2ª jornada com António Silva e na receção ao Estrela da Amadora jogou ao lado de Otamendi.
Relembrar, então, que Roger Schmidt mexeu no onze inicial, apostando em Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, Florentino Luís, Leandro Barreiro, Gianluca Prestianni, Ángel Di María e Vangelis Pavlidis. Os pupilos do técnico alemão entraram com todo o gás no duelo do Campeonato Nacional, procurando controlar a posse de bola frente, mas os cónegos é que inauguraram o marcador. O golo do Benfica veio em período de descontos, por grande penalidade marcada por Marcos Leonardo.
Na tabela de classificação, o Benfica ocupa o quinto lugar, com sete pontos, estando a três pontos de diferença dos rivais, Sporting e Porto, que se posicionam em primeiro e segundo lugar, respetivamente.
O Benfica volta a entrar em campo no domingo, dia 15 de setembro, para enfrentar o Santa Clara, no Estádio da Luz. O duelo acontece após a pausa das competições nacionais para os compromissos das seleções.