Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Especialista (quase) unânimes sobre penálti fantasma no Santa Clara – Sporting

Dos sete antigos árbitros, cinco consideram que João Pinheiro e o VAR erraram, mas há quem defenda que houve mesmo grande penalidade sobre Hjulmand

Jorge Coroado e Fortunato Azevedo são os únicos a considerar que houve falta para grande penalidade sobre Morten Hjulmand no Santa Clara - Sporting
Jorge Coroado e Fortunato Azevedo são os únicos a considerar que houve falta para grande penalidade sobre Morten Hjulmand no Santa Clara - Sporting

19 Dez 2025 | 10:33 |

Icon Comentário0

O penálti fantasma no Santa Clara – Sporting continua a dar muito que falar e os especialistas em arbitragem são quase unanimes na análise ao lance. Dos sete antigos árbitros, cinco (Pedro Henriques, Marco Ferreira, Jorge Faustino, Marco Pina e José Leirós) defendem que a decisão foi errada, enquanto dois (Jorge Coroado e Fortunato Azevedo) aplaudem João Pinheiro e o VAR.


Pedro Henriques, Marco Ferreira, Jorge Faustino e Marco Pina defendem que penálti foi mal assinalado


No jornal A Bola, Pedro Henriques foi muito claro: “Contacto da mão esquerda no pescoço e cara de Hjulmand existe, mas é no salto, de perto, normal para o movimento, sem intensidade, consequência, ou seja, não há de todo motivo para infração. Um pontapé de penálti mal assinalado com responsabilidades divididas entre o VAR e o árbitro”.


Os especialistas do jornal Record – Marco Ferreira e Jorge Faustino – também consideram que não havia qualquer motivo para assinalar grande penalidade por falta sobre Morten Hjulmand. No que ao grupo Media Livre diz respeito, Marco Pina, na CMTV, foi da mesma opinião.

Jorge Coroado e Fortunato Azevedo aplaudem decisão de João Pinheiro


Por sua vez, no jornal O Jogo, José Leirós é o único que defende que João Pinheiro e o VAR estiveram mal ao assinalar penálti no Santa Clara – Sporting. Jorge Corado e Fortunato Azevedo vão conta a corrente e defendem que a decisão da equipa de arbitragem foi correta.

Recorde-se que Rui Costa, já depois da reação oficial do Benfica ao sucedido, já comentou o penálti fantasma alegadamente cometido por Morten Hjulmand: “Boa noite a todos. As minhas desculpas por este pequeno atraso, mas estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português e estive à espera que o árbitro desse penálti”.


Futebol

Rui Costa goza com penálti no Santa Clara – Sporting (Vídeo)

No discurso da festa de Natal do Clube da Luz, Presidente das águias não se escusou a comentar o escândalo na partida entre leões e açorianos

No discurso da festa de Natal do Benfica, Rui Costa ironizou com o penálti fantasma assinalado a favor dos leões no Santa Clara - Sporting
No discurso da festa de Natal do Benfica, Rui Costa ironizou com o penálti fantasma assinalado a favor dos leões no Santa Clara - Sporting

19 Dez 2025 | 10:16 |

Icon Comentário0

Rui Costa ‘gozou’ com o penálti fantasma assinalado no Santa Clara – Sporting. Nas primeiras palavras no discurso da festa de Natal do Sport Lisboa e Benfica, o Presidente dos encarnados justificou o atraso com o facto de ter estado à espera que João Pinheiro assinalasse grande penalidade favorável aos leões.


“Estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português”


Boa noite a todos. As minhas desculpas por este pequeno atraso, mas estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português e estive à espera que o árbitro desse penálti”, começou por afirmar Rui Costa, já depois de, em comunicado, o Clube da Luz ter reagido ao sucedido.


O lance que originou a grande penalidade favorável ao Sporting diante do Santa Clara aconteceu já no período de descontos, aos 90+’1. Após a cobrança do livre, o jogador dos açorianos tem um contacto perfeitamente normal com Morten Hjulmand, mas João Pinheiro, chamado pelo VAR, decidiu assinalar grande penalidade.

“Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”


“Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”, atirou o Benfica, numa publicação nas redes sociais.

“É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”, finalizou o Benfica, exigindo uma reação de Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.


Futebol

Benfica reage ao penálti fantasma no Santa Clara – Sporting e deixa exigência a Pedro Proença

Clube da Luz emitiu comunicado arrasador nas redes sociais criticando equipa de arbitragem e pedindo intervenção urgente da entidade federativa

Benfica critica atuação de João Pinheiro e do VAR no Santa Clara – Sporting. Pedro Proença na mira das águias
Benfica critica atuação de João Pinheiro e do VAR no Santa Clara – Sporting. Pedro Proença na mira das águias

19 Dez 2025 | 10:05 |

Icon Comentário0

O Sport Lisboa e Benfica - que segurou um Campeão Nacional - recorreu às plataformas digitais para manifestar profunda revolta com a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro. As águias criticaram duramente o juiz e o VAR (João Casegas e Tiago Leandro) pela grande penalidade assinalada no duelo entre Santa Clara e Sporting, por uma falta fantasma sobre Morten Hjulmand. A estrutura exige medidas imediatas a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.


"Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar"


Na extensa e dura nota oficial divulgada na noite da passada quarta-feira, pode ler-se: “Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”.


O texto prossegue comparando critérios díspares aplicados no mesmo recinto desportivo: “No mesmo campo onde o ano passado uma grande penalidade clara e evidente contra o Sporting nem mereceu a atenção do VAR e onde, já esta época, venceu com um canto fantasma. Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar”.

"Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem"


A mensagem termina com um apelo veemente à responsabilização de quem tutela o futebol português, ou seja, Pedro Proença: “É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”.

Importa recordar que o Sporting já tinha vencido anteriormente o Santa Clara, para a Liga Portugal Betclic, num cenário igualmente polémico. O golo do triunfo surgiu nos descontos, através de um canto que, na realidade, deveria ter sido pontapé de baliza para os insulares.


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 – Alexander Bah já tem data para regressar ao ativo no Benfica

Internacional dinamarquês ultrapassou lesão grave e vai ser 'reforço' de peso para a segunda metade da temporada nas águias

Exclusivo Glorioso 1904 - Alexander Bah lesionou-se em fevereiro de 2025, mas está pronto para voltar aos relvados com a camisola do Benfica em breve
Exclusivo Glorioso 1904 - Alexander Bah lesionou-se em fevereiro de 2025, mas está pronto para voltar aos relvados com a camisola do Benfica em breve

19 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O departamento médico encarnado recebeu excelentes notícias neste final de ano civil sobre a recuperação de um ativo importante, conforme revelamos neste Exclusivo Glorioso 1904. Alexander Bah está totalmente recuperado da grave lesão contraída no joelho e tem o regresso aos relvados agendado para o início de janeiro. O lateral volta a ser opção válida após longa paragem.


Bah pode ser reforço de peso para a segunda metade da época do Benfica


Esta reintegração revela-se fundamental para a gestão do plantel na segunda metade da temporada desportiva. O regresso do nórdico permitirá oferecer o merecido descanso a Amar Dedic, que tem assumido as despesas do lugar no corredor direito. A equipa técnica ganha assim uma alternativa de peso para atacar as várias frentes em aberto.


A nível pessoal, o camisola 6 tem um grande objetivo traçado para o futuro próximo: ajudar a Dinamarca a garantir presença no Mundial de 2026. A sua seleção vai disputar o play-off decisivo frente à Macedónia do Norte, procurando depois enfrentar a Chéquia ou a República da Irlanda no final de março.

Lateral lesionou-se com gravidade há quase um ano


Vale recordar que a última aparição de Alexander Bah com o Manto Sagrado aconteceu há quase um ano, num contexto infeliz. O infortúnio ocorreu a 8 de fevereiro de 2025, durante a receção ao Moreirense, que terminou com um triunfo por 3-2. Na altura, o defesa - que lembrou essa data recentemente - foi substituído aos 34 minutos por António Silva.

Desde que aterrou em Lisboa, o percurso do jogador tem sido pautado pela conquista de títulos importantes no Clube da Luz. Nos 103 encontros realizados de águia ao peito, Alexander Bah - avaliado em 9 milhões de euros - festejou cinco golos e contribuiu com 13 assistências. O palmarés inclui um Campeonato Nacional e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Rui Costa segura Campeão pelo Benfica: “Estou muito feliz”
Futebol

Oficial! Rui Costa segura Campeão pelo Benfica: “Estou muito feliz”

18 Dez 2025 | 17:32

Icon Comentário0
Atualização Transfermarkt: Saiba quem subiu e quem desceu no plantel do Benfica
Futebol

Atualização Transfermarkt: Saiba quem subiu e quem desceu no plantel do Benfica

18 Dez 2025 | 16:32

Icon Comentário0
Presidente do Besiktas já admite negociar Rafa Silva com o Benfica, mas há uma condição
Futebol

Presidente do Besiktas já admite negociar Rafa Silva com o Benfica, mas há uma condição

18 Dez 2025 | 15:42

Icon Comentário0