Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Dez 2025 | 10:05 |
O Sport Lisboa e Benfica - que segurou um Campeão Nacional - recorreu às plataformas digitais para manifestar profunda revolta com a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro. As águias criticaram duramente o juiz e o VAR (João Casegas e Tiago Leandro) pela grande penalidade assinalada no duelo entre Santa Clara e Sporting, por uma falta fantasma sobre Morten Hjulmand. A estrutura exige medidas imediatas a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar"
Na extensa e dura nota oficial divulgada na noite da passada quarta-feira, pode ler-se: “Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”.
O texto prossegue comparando critérios díspares aplicados no mesmo recinto desportivo: “No mesmo campo onde o ano passado uma grande penalidade clara e evidente contra o Sporting nem mereceu a atenção do VAR e onde, já esta época, venceu com um canto fantasma. Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar”.
"Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem"
A mensagem termina com um apelo veemente à responsabilização de quem tutela o futebol português, ou seja, Pedro Proença: “É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”.
Importa recordar que o Sporting já tinha vencido anteriormente o Santa Clara, para a Liga Portugal Betclic, num cenário igualmente polémico. O golo do triunfo surgiu nos descontos, através de um canto que, na realidade, deveria ter sido pontapé de baliza para os insulares.
Presidente dos encarnados está convencido de que a continuidade do atleta na próxima temporada é uma mais-valia para o sucesso desportivo das águias
19 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica está a ponderar avançar com a renovação de Anatoliy Trubin. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal garante que o plano da estrutura vermelha e branca, liderada por Rui Costa, passa pela prolongação do vínculo que liga o ucraniano ao Clube da Luz.
Adianta o Glorioso 1904, em exclusivo, que o camisola 1 tem realizado boas exibições nos últimos encontros do Benfica, o que tem elevado a sua cotação no mercado e, ao mesmo tempo, chamado a atenção de diversos tubarões europeus. Com isto em mente, a SAD pretende blindar o guardião, para evitar qualquer situação desconfortável.
Seguindo essa linha de pensamento, o nosso jornal assume que o plano de Rui Costa, em conjunto com a estrutura para o futebol e José Mourinho, é renovar o contrato de Trubin, possivelmente até 2030. Recorde-se que o vínculo do atleta está em vigor até ao verão de 2028.
Prolongando o contrato até 2030, o Benfica evitaria que a situação de Trubin se tornasse mais apelativa para os gigantes do futebol europeu, recordando que o Manchester City ponderou contratar o ucraniano durante o verão. Por outro lado, o nosso jornal adianta que a cláusula de rescisão deve permanecer nos 100 milhões de euros e existe a forte possibilidade de haver uma revisão salarial, numa altura em que o camisola 1 é um dos mais bem pagos do plantel.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin — avaliado em 28 milhões de euros — tem sido titular entre os postes em 30 partidas oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e uma na Supertaça. Concedeu 22 golos nos 2.655 minutos em que jogou.
Formação vermelha e branca entrou em ação na tarde deste domingo, 18 de janeiro, para mais uma partida emocionante na prova rainha
18 Jan 2026 | 18:37 |
A equipa feminina do Benfica sofreu mas conseguiu ficar mais perto do Jamor. Na tarde deste domingo, 18 de janeiro, as inspiradoras deslocaram-se ao reduto do Torreense, onde venceram a equipa local por 3-2, após prolongamento, seguindo em frente na Taça de Portugal.
Lena Pauels, Lúcia Alves, Christy Ucheibe, Diana Gomes, Marit Lund, Pauleta, Anna Gasper, Chandra Davidson, Nycole Raysla, Diana Silva e Cristina Prieto foram as apostas iniciais de Ivan Baptista. No banco de suplentes, o técnico contou ainda com Thaís Lima, Beatriz Cameirão, Caroline Møller, Letícia Almeida, Carole Costa, Lara Martins, Ana Clara Oliveira, Carolina Tristão e Carissa Boeckmann.
A jogar fora de portas, a equipa encarnada entrou mais forte, perante um adversário que tem sido uma dor de cabeça nas últimas épocas. Apesar das oportunidades falhadas de ambos os lados, o Benfica foi o primeiro a adiantar-se no marcador, por intermédio de Anna Gasper, que deixou as águias a vencer por 1-0 ao intervalo.
No segundo tempo, o Torreense reagiu à desvantagem e virou o jogo contra as inspiradoras. Cinco minutos após o arranque da segunda parte, a equipa de Torres Vedras empatou o encontro e, para desolação de Ivan Baptista, o Clube da Luz sofreu a reviravolta no marcador através de uma grande penalidade. No entanto, as águias responderam e empataram graças a Caroline Moller. A camisola 10, já no prolongamento, fez o 3-2 para as encarnadas.
Feitas as contas, este resultado significa que o Benfica segue em frente na Taça de Portugal, aproximando-se da oportunidade de voltar a conquistar a prova rainha, depois de uma derrota dececionante frente ao Braga. O próximo compromisso das inspiradoras está agendado para 25 de janeiro, frente ao Racing Power.
Presidente dos encarnados foi confrontado pela imprensa a respeito das negociações que águias têm tido com emblema de Istambul
18 Jan 2026 | 15:21 |
Rui Costa evadiu-se às questões colocadas a respeito do interesse em Rafa Silva. No final do encontro de ontem, sábado, 17 de janeiro, o Presidente do Benfica foi confrontado pelos jornalistas, mas optou por não abordar o tema quente do mercado das águias.
Rui Costa: "Conto continuar o bom caminho"
A situação em questão aconteceu no final da partida contra os vilacondenses, onde o Benfica venceu por 2-0. Rui Costa estava a trocar algumas palavras com os adeptos que marcaram presença e a dar alguns autógrafos, quando foi questionado se contava com Rafa Silva já na próxima semana.
"Conto continuar o bom caminho", respondeu o Presidente do Benfica, áudio que foi captado pela reportagem televisiva da CMTV. Rui Costa preferiu remeter-se ao silêncio a respeito das negociações pelo antigo internacional português e falou sobre os futuros compromissos dos encarnados.
Vale a pena recordar que o Benfica, a desesperar para contratar André Luiz, tem vindo a negociar o regresso de Rafa Silva. Segundo revelam as fontes, o Besiktas pretende receber sete milhões de euros fixos para libertar o atleta e que o Clube da Luz pague os três meses de salários em que Rafa Silva se recusou a jogar pelas águias negras.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Defesa com 1,95 metros está na mira do Benfica e Rui Costa já conhece valor exigido
18 Jan 2026 | 12:51