
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Faria Alam manteve um caso amoroso, em 2004, com Sven-Goran Eriksson, que faleceu no passado dia 26 de agosto. A ex-amante do antigo treinador do Benfica não escondeu a tristeza e, apesar da polémica envolta dessa relação, Faria Alam recordou Eriksson como um homem “muito respeitoso e honrado”.
Na entrevista concedida ao jornal britânico The Sun, Faria Alam conta que, depois do caso amoroso que aconteceu quando o treinador sueco orientava a principal seleção inglesa, ambos voltaram a estabelecer contacto em 2015, quando Eriksson a convidou para viajar consigo para Hong Kong.
"Vejo-te do outro lado, se alguma vez nos encontrarmos"
"Só quero que ele descanse em paz. Vejo-te do outro lado, se alguma vez nos encontrarmos. O corpo deteriora-se e morre, mas a alma não. A alma dele permanecerá para sempre. Espero que o seu espírito perdure, especialmente, nos filhos", começou por dizer Faria Alam.
"Estou convicta de que isso irá acontecer. Quero enviar as minhas mais profundas condolências à família e à parceira dele", completou, referindo-se Yaniseth Alcides. De recordar que Eriksson, uma das figuras incontornáveis do futebol mundial, padecia de um cancro terminal e acabou por não aguentar, após cerca de um ano de ter anunciado que ia abandonar o futebol.
Relembre-se que ao serviço do Benfica, onde contou com duas passagens entre 1982 e 1984 e 1989 e 1992, o nórdico venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo também comandado os encarnados a duas finais europeias (Taça UEFA em 1983 e Taça dos Campeões em 1990). O sueco foi o último treinador que conseguiu levar o Glorioso a uma final da Liga dos Campeões.
Na reta final da competição, inteligência artificial avaliou as possibilidades e odds de todas equipas que estão atualmente em prova
|
Concluída a fase de grupos do Mundial de Clubes, restam apenas 16 equipas em prova e o Benfica, segundo os dados apresentados pela Opta, tem apenas 4,2% de probabilidade de vir a levantar o troféu da competição. A percentagem foi conferida depois do supercomputador ter feito mais de 10.000 simulações para apurar os favoritos à conquista.
Com a integração do Real Madrid e do Al Hilal, as últimas equipas que se qualificaram para as eliminatórias do torneio, o conhecido supercomputador não perdeu tempo em analisar as odds de todas as equipas envolvidas e considerou que o conjunto, liderado por Bruno Lage, não terá mais do que 4% de hipóteses de ser coroado campeão. No entanto, para concretizar essas percentagens, é necessário que o Benfica comece por vencer o Chelsea, este sábado, 28 de junho, no encontro referente aos oitavos de final.
Quanto ao confronto entre águias e londrinos, segundo os dados emitidos pela Opta, os blues são os favoritos para carimbar a passagem aos quartos de final. Ou seja, perante a projeção feita pelo supercomputador, o Chelsea tem cerca de 59% de hipóteses de vencer a partida desta noite, ao passo que as águias não passam dos 41%.
No entanto, além das probabilidades frente ao Clube da Luz, a Opta determinou que os pupilos de Enzo Maresca contam com cerca de 28,3% de hipóteses de marcarem presença nas meias-finais do torneio. Para avançarem até ao final do Mundial de Clubes, as odds dos londrinos caem para 10,9%.
Por outro lado, o Benfica, que nem chega aos 5%, fica muito atrás dos muito favoritos PSG e Manchester City. O conjunto gaulês, recém coroado campeão europeu tem cerca de 20,6% de conquistar a prova, mais 0,2% que os citizens, segundos favoritos ao troféu (20,4%). Quem tem vindo a perder margem é o Real Madrid. O emblema espanhol, orientado por Xabi Alonso, tem visto a sua percentagem cair de forma mais aparatosa, sem conseguir chegar aos 10% (9,7%).
Camisola 14 dos vermelhos e brancos falou sobre o assunto, na antevisão ao duelo com o Chelsea, marcado para este sábado, 28 de junho
|
Pavlidis é o 'homem-golo' do Benfica, contudo o grego acabou por não ser o marcador da Liga Portuguesa em 24/25, deixando esse prémio fugir para Viktor Gyokeres, avançado do Sporting. Com a próxima época à espreita, o camisola 14 dos vermelhos e brancos abordou esse assunto.
Questionado se poderá ocupar o lugar de Gyokeres como o melhor marcador da Liga em 25/26, a brilhar pelo Benfica no Mundial de Clubes, Pavlidis foi perentório: "Não penso nisso agora. O que disse antes é que agora estamos aqui nos Estados Unidos da América"
Vangelis Pavlidis: "Não penso nisso agora"
"Estou a pensar apenas no Campeonato do Mundo de Clubes, e quando terminarmos pensarei na próxima época", completou Pavlidis, apontando o seu foco atual e o do Benfica para o Mundial de Clubes. Recorde-se que, também, se fala de uma saída de Gyokeres do Sporting, abrindo mais espaço para que o grego consiga ter mais probabilidade de 'brilhar' na próxima época.
Com as atenções no Mundial de Clubes, relembre-se, o Benfica vai medir forças com o Chelsea, este sábado, 28 de junho, no Bank of America Stadium, em Charlotte. A partida dos oitavos-de-final da prova vai começar às 21h00 (hora de Portugal Continental, enquanto, em solo americano, será a meio da tarde. Embora se esperem algumas condições meteorológicas nada favoráveis, as águias procuram uma vaga nos quartos-de-final.
Na temporada desportiva de 2024/25, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 56 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e tre^s no Mundial de Clubes. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 30 golos, somando ainda 12 assistências, nos 3.814 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Futebolista está na lista de compras do conjunto blaugrana, que pretende contar com o atleta já na próxima temporada desportiva
|
Pode ser uma das bombas do mercado de verão: João Cancelo está na mira do Barcelona. De acordo com a imprensa nacional, o lateral formado no Benfica, que atualmente está ao serviço do Al Hilal no Mundial de Clubes, pode regressar aos blaugrana nesta janela de mercado.
Segundo adiantou a Don Balón, que acaba citada pela Marca, o internacional português é um dos nomes apontados à defesa da equipa espanhola. Dessa forma, e numa altura em que apenas conta com as adaptações de Jules Koundé ou Eric García para a posição, Hansi Flick vê com bons olhos a possibilidade de contratar João Cancelo ao Al Hilal neste mercado de verão.
Ora caso se confirme a mudança de João Cancelo para Espanha esta não será uma casa desconhecida para o defesa. Na temporada 2023/24, emprestado pelo Manchester City, o lateral português, que conta com 70 minutos pela equipa principal do Benfica, cumpriu 42 encontros, onde quatro golos e realizou cinco assistências pela equipa culé.
Recorde-se que desta forma o regresso de João Félix ao Benfica pode ficar adiado. Numa entrevista recente, o defesa português não escondeu a vontade de vestir o Manto Sagrado: "Idealizo jogar no Benfica, mas também sei que é um clube muito exigente e não quero ir sabendo que não estou bem fisicamente, quero ir sabendo que posso ajudar o clube. Não quero ir para lá acabar a carreira. Se for para o Benfica, quero ganhar títulos, é o clube do meu coração e da minha falecida mãe e sinto que também lhe devo isso. Jogar no Benfica agora... pode haver oportunidades, veremos no futuro e quando o meu contrato acabar".
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Al Hilal, João Cancelo – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta em 37 partidas: três no Mundial de Clubes, 22 da Liga Saudita, nove na Liga dos Campeões da Ásia e três na Taça do Rei. Em 2.965 minutos disputados dentro das quatro linhas, o lateral internacional português formado no Benfica regista 10 assistências e ainda dois golos.