Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex jogador 'sem papas na língua': "Benfica ganhou tanto como o Braga"

Antigo atleta dos encarnados não hesitou em comparar os números entre os minhotos e o Clube da Luz

Antigo jogador do Benfica comparou Clube da Luz ao Braga
Antigo jogador do Benfica comparou Clube da Luz ao Braga

  |

Icon Comentário0

João Ferreira Queimado, antigo jogador de rugby do Benfica, escreveu uma crónica no Observador, na qual recorda que o clube não tem tido os melhores resultados desportivos no futebol masculino e aponta o dedo à direção, comunicação e, previsivelmente, a Roger Schmidt.

O antigo atleta começa por relembra que "nas últimas cinco épocas, dos 20 títulos nacionais em disputa, o SLB ganhou três (os mesmos que o Braga). Será que a maioria dos sócios do Benfica, no meio do seu fervor clubístico, têm consciência desta triste realidade? Isto são factos não são opiniões. E é a partir dos factos que temos que refletir para tentar mudar o futuro".


Na opinião do cronista, o problema não passa por falta de investimento, salários, Academia, condições de trabalho ou apoio mas sim que "temos um problema 'política desportiva' entre portas, há anos, que nos impede de ganhar mais".


"Todos os anos somos o Clube que mais compra em quantidade e em valor mas que simultaneamente inicia as épocas com os planteis mais desequilibrados, com lacunas óbvias em lugares chave. Nunca fechamos os planteis. E a principal razão porque os não fechamos é que a nossa política de compras tem sempre um maior foco em acumular jogadores jovens, independentemente da sua posição e do seu perfil e em que o principal critério é que tenham potencial para virem a ser a nossa próxima grande venda milionária", escreveu.

O antigo raguebista do Benfica culpa também a cultura do clube e o departamento de comunicação mas não poupa o treinador: "A escolha do treinador é a decisão mais importante de qualquer estrutura profissional de futebol. Uma escolha com o perfil errado compromete a melhor estratégia. Esta época, com um plantel de qualidade, embora como sempre desequilibrado, tínhamos a obrigação de fazer mais e melhor".


"Roger Schmidt tem uma proposta de jogo interessante, que já deu bons resultados no Benfica, mas a sua enorme teimosia e inflexibilidade limita-o como profissional, insistindo em viver em negação, numa realidade paralela, recusando a ver o que toda a gente via, há muito tempo, e que nos levou aos resultados que levou. Um líder sem bom senso pode levar a resultados catastróficos e este foi o caso".

Na sua opinião, vender para faturar sem pensar no projeto desportivo é um erro. "António Silva e João Neves são mais dois exemplos de dois extraordinários jogadores formados na Academia, com qualidade, carisma e benfiquismo, que muito provavelmente vão cumprir brevemente o seu desígnio, vítimas do modelo, rendendo uns milhões à tesouraria do Clube, simplesmente para pagar as contas, deixando poucos títulos na sua história. É um modelo que não faz sentido".

João Ferreira Queimado concluiu com uma nota de pessimismo: "O Capitão Otamendi, em poucos minutos e em poucas palavras, após o jogo com o Famalicão, resumiu muito bem a época do Benfica, significa que nem toda a gente anda a dormir no Clube e há quem perceba onde estão os problemas, mas a mudança terá de vir de cima ou nada irá acontecer de diferente no futuro próximo e continuará a ser um Benfica adiado".


Futebol

Arsenal está atento, mas craque do Benfica só pensa em 'despertar' atenções de Schmidt

Tubarão europeu tem a 'mira apontada' ao jogador que tem como principal objetivo agradar o treinador das águias

Craque do Benfica quer despertar as atenções de Roger Schmidt
Craque do Benfica quer despertar as atenções de Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

Apesar do plantel do Benfica estar a desfrutar de um período de descanso, antes do começo da pré-época, excluindo os jogadores ao serviço das respetivas seleções que preparam o Euro 2024, Marcos Leonardo já só pensa na sua possível afirmação no plantel de Roger Schmidt na próxima temporada. 

Segundo adianta o jornal A Bola, o avançado canarinho já 'acelera' para alcançar a sua melhor forma e poder garantir, assim, a atenção do técnico alemão. No Brasil, o craque contratado ao Santos segue o plano de manutenção física do Benfica, mas não ficou só por aí. 


"Contratou um preparador físico para iniciar a época nas melhores condições de força, resistência e velocidade. Isso não aconteceu, por exemplo, quando chegou em janeiro. A época tinha acabado no Brasil e, depois de quase três anos seguidos de competição sem pausas, com compromissos das seleções pelo meio, sentiu alguma dificuldade em recuperar a melhor forma", pode-se ler no diário desportivo A Bola. 


Importa referir, ainda, que o craque brasileiro foi colocado na lista de potenciais alvos do Arsenal, tendo assim a Inglaterra atenta ao jogador que veio do Santos, do Brasil, no mercado de inverno. Apesar do interesse inglês, Rui Costa não parece mudar de opinião no que toca ao futuro do avançado no Benfica.

Vale recordar que os recentes rumores colocam o avançado grego Pavlidis na rota do Benfica, no entanto, como o Glorioso 1904 apurou, exclusivamente, Marcos Leonardo tem o lugar certo na turma de Roger Schmidt, o que não acontece com Arthur Cabral (Confira mais AQUI) e Casper Tengstedt. 


Esta temporada, no Benfica, Marcos Leonardo - atualmente avaliado em 25 milhões de euros – leva um total de 21 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. O craque canarinho chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de inverno e já conta com sete golos.

Ao todo, nos 470 minutos que disputou, o ponta de lança brasileiro apontou sete golos, precisando, em média, de apenas 61 minutos para fazer o gosto ao pé. Na última época, o agora camisola 36 das águias alinhou


Futebol

Rui Costa 'ignora' tubarões europeus e 'prende' dupla de Schmidt no Benfica

Líder máximo das águias não pretende ver titulares indiscutíveis a ir embora do Clube da Luz no verão

Rui Costa não quer deixar Schmidt 'descalço' no Benfica e tranca porta a saída de dupla
Rui Costa não quer deixar Schmidt 'descalço' no Benfica e tranca porta a saída de dupla

  |

Icon Comentário0

Rui Costa continua a mostrar trabalho no Benfica, tendo como principal objetivo resolver alguns dossiês que têm despertado as atenções. É o caso de João Neves e António Silva, que, apesar dos interesses europeus, parecem estar mais longe da saída do Clube da Luz. 

De acordo com informações adiantadas pelo jornal Record, o Presidente do Benfica 'trancou' as portas do Glorioso, mostrando um sinal claro que não pretende 'empurrar' a dupla encarnada para fora do emblema da Luz. 


Esta novidade surge já depois do Benfica ter recusado uma oferta de 60 milhões de euros pelo médio português, convocado para marcar presença no Euro 2024 na turma de Roberto Martínez, vinda diretamente de Inglaterra, mais precisamente, do Manchester United, que já 'voltou à carga' pelo camisola 87 das águias (Saiba mais AQUI).


"O plano da SAD nesta matéria é bastante claro: não será negociado nenhum dos jogadores mais valiosos do plantel às ordens de Roger Schmidt. Os responsáveis pelo futebol dos encarnados entendem que é conveniente aguardar até que haja uma definição mais clara do mercado", assegurou o jornal Record, esta segunda-feira, dia 10 de junho. 

Em 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.


Ao todo, desde que se estreou com o Manto Sagrado, João Neves contabiliza 75 partidas, quatro golos, duas assistências e dois títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24). O internacional português tem contrato até junho de 2028.

Relativamente a António Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros -, na temporada 2023/24, marcou presença em 50 encontros, onde registou dois golos. Já na época passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, o defesa alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.

Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 94 partidas, onde fez 'gosto ao pé' por sete ocasiões, sem contabilizar qualquer assistência. Recorde-se que o craque passou a ser opção indiscutível para Roger Schmidt na temporada transata. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Com revolução no Benfica à vista, Rui Costa 'empurra' craque para a saída
Futebol

Com revolução no Benfica à vista, Rui Costa 'empurra' craque para a saída

 

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa faz frente ao Liverpool e trava saída de titular do Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa faz frente ao Liverpool e trava saída de titular do Benfica

 

Icon Comentário0
Será desta, João Félix? Arábia Saudita volta a tentar seduzir craque formado no Benfica
Futebol

Será desta, João Félix? Arábia Saudita volta a tentar seduzir craque formado no Benfica

 

Icon Comentário0