Futebol
Futuro de Rafael Obrador sofre reviravolta, mas Benfica não se importa
09 Jan 2026 | 06:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Mar 2024 | 05:00 |
As constantes fornadas geracionais do Benfica Campus têm trazido imensa qualidade e opções aos planteis do Benfica nas últimas épocas. Contudo, vários jogadores abandonam o Clube da Luz antes de chegarem à equipa principal e Rafael Rodrigues pode ser o próximo a seguir as pisadas dos antigos companheiros.
O Glorioso 1904 apurou que o capitão da equipa B dos encarnados pretende afirmar-se de águia ao peito e caso não some tantos minutos como desejado poderá procurar fazer o seu futuro num local longe do Benfica. No centro do impasse está a falta de aposta em alta competição, mesmo já tendo 22 anos idade.
O jovem pertence à geração que venceu a UEFA Youth League e a Finalíssima Intercontinental, mas ainda não é opção na equipa de Roger Schmidt, ao contrário de nomes como Samuel Soares, João Neves, António Silva, ou Tomás Araújo (este não venceu a Finalíssima). Posto isto, o lateral-direito procura afirmar-se numa equipa sénior.
As constantes indefinições nas posições de lateral que o plantel do Benfica tem tido ao longo da temporada até poderiam ser uma boa hipótese para o jovem se mostrar, mas Roger Schmidt prefere deixar o jogador a amadurecer na Liga SABSEG. Na sua posição têm sido usados principalmente Alexander Bah ou Fredrik Aurnses, sendo que até Tomás Araújo já jogou a defesa-direito.
O futuro do promissor defesa, que costuma ser escolha regular de Rui Jorge nas convocatórias da Seleção Portuguesa de sub-21, é assim um dos dossiês que deverá ficar definido na próxima janela de transferências de verão, que começa em julho. Todavia, é necessário recordar que o jovem renovou recentemente contrato com as águias, prolongando o vínculo até junho de 2027.
A sua subida ao plantel principal do Benfica não é uma confirmação, mas caso não seja promovido a sua permanência na equipa B deverá terminar. O lateral poderá ser emprestado ou vendido a uma equipa da Liga Portuguesa, enquanto o Benfica mantém uma larga margem de uma transferência futura. Rui Costa tem utilizado esta estratégia com vários casos semelhantes ao de Rafael Rodrigues.
Nesta temporada, Rafael Rodrigues - avaliado em 1,8 milhões de euros - alinhou em 22 partidas, ao serviço da equipa B do Benfica, onde apontou um golo e uma assistência. Na época transata atuou em 31 jogos e fez um passe para golo.
Extremo canarinho tem sido uma aposta recorrente de Jorge Jesus nos últimos encontros, mas encarnados contam com um trunfo para fechar dossiê
09 Jan 2026 | 09:43 |
O Benfica retomou as negociações por Wesley. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz voltou a reunir-se com o Al Nassr para dar continuidade ao dossiê do extremo canarinho, cujas características se enquadram no perfil que José Mourinho procura para o plantel encarnado.
Segundo revelou Bruno Andrade, o Benfica está decidido a fechar a contratação de Wesley, visto como um pedido expresso de José Mourinho. Nos últimos dias, foram revelados alguns detalhes относительно aos moldes da transferência que, segundo os sauditas, será a título definitivo.
De acordo com algumas fontes, o Al Nassr está disponível para libertar o jovem internacional brasileiro por um valor a rondar os 15 milhões de euros, montante inferior ao que o clube saudita pagou ao Corinthians no mercado de transferências de 2024.
Em paralelo, a transferência de Wesley para o Benfica ganha força depois de Jorge Jesus, no final do último encontro do Al Nassr, ter admitido que o canarinho é um dos jogadores estrangeiros cuja saída tem vindo a ser equacionada nos últimos dias.
Na presente temporada, com a camisola do Al Nassr, Wesley — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e somou uma assistência.
Segundo foi revelado, técnico encarnado pode ser obrigado a realizar algumas alterações, na sequência do rescaldo da derrota frente ao Braga
09 Jan 2026 | 08:58 |
José Mourinho pode ter duas soluções à vista para o jogo contra o Porto. Pelo que foi apurado, o treinador do Benfica, face às várias ausências no eixo defensivo, pode optar pela utilização de Gonçalo Oliveira ou pela adaptação de Manu Silva. Ainda assim, até ao encontro, o Special One pode mudar de ideias.
Segundo escreve o jornal O Jogo, na sequência da derrota frente ao Braga, o treinador de 62 anos ficou privado do capitão Nicolás Otamendi, que vai falhar a visita ao Dragão depois de ter visto o cartão vermelho. Perante este cenário, Mourinho procura uma solução para formar dupla com Tomás Araújo.
Apesar de a recuperação de António Silva, conforme tem sido noticiado pela imprensa, estar a decorrer dentro do previsto, um eventual contratempo de última hora pode obrigar a outros planos. Nesse sentido, o Special One avalia a possibilidade de apostar em Gonçalo Oliveira, defesa de 19 anos que tem dado nas vistas no plantel secundário.
Por outro lado, a mesma fonte coloca ainda a hipótese de o técnico do Benfica avançar com a adaptação de Manu Silva. Apesar de a sua posição de origem ser a de médio defensivo, a verdade é que o jovem português tem alguma experiência como defesa-central, funções que chegou a desempenhar no Vitória de Guimarães.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Manu Silva — avaliado em 10 milhões de euros — soma sete jogos disputados: quatro na Liga Portugal Betclic, um na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. O antigo jogador do Vitória de Guimarães contabiliza 240 minutos de utilização.
Antigo dirigente das águias aponta baterias a Rui Costa pela crise dos encarnados e projeta futuro do comando técnico do Clube da Luz
09 Jan 2026 | 06:50 |
Jaime Antunes considera que Ruben Amorim é hipótese para treinar o Benfica, mas apenas para 2026/27. Para já, o antigo vice-Presidente do Clube da Luz demonstra confiança em José Mourinho e considera que o grande responsável pela crise dos encarnados é Rui Costa.
"A responsabilidade é sempre do Presidente"
"A responsabilidade é sempre do Presidente. É ele que lidera o Clube, escolhe o treinador, decide sobre os investimentos nos jogadores e, portanto, a bem ou a mal, a responsabilidade é do Presidente", começou por afirmar Jaime Antunes, em declarações prestadas à Rádio Renascença.
"O problema não tem que ver com o jogador A, B ou C ou o treinador A, B ou C, mas sim com estratégias erradas. Mete-se dinheiro em cima dos problemas sem haver uma estratégia que resolva os problemas no Clube”, acrescentou o antigo responsável pelas finanças das águias.
"Ruben Amorim pode ser tema para 2026/27"
"Vimos o treinador a falar em todas as conferências de imprensa que não tem recursos para fazer rotatividade, o que é extraordinário depois dos investimentos que o Benfica tem feito ao longo dos anos. Com tanto investimento, ao fim destes anos todos, não há um plantel que dê ao treinador”, referiu Jaime Antunes.
Por fim, quando questionado sobre os rumores que apontam para um regresso de Ruben Amorim a Portugal, e nomeadamente ao Benfica, o antigo dirigente encarnado é perentório: "Pode ser tema para 2026/2027, mas neste momento temos treinador e com méritos reconhecidos".