
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
As constantes fornadas geracionais do Benfica Campus têm trazido imensa qualidade e opções aos planteis do Benfica nas últimas épocas. Contudo, vários jogadores abandonam o Clube da Luz antes de chegarem à equipa principal e Rafael Rodrigues pode ser o próximo a seguir as pisadas dos antigos companheiros.
O Glorioso 1904 apurou que o capitão da equipa B dos encarnados pretende afirmar-se de águia ao peito e caso não some tantos minutos como desejado poderá procurar fazer o seu futuro num local longe do Benfica. No centro do impasse está a falta de aposta em alta competição, mesmo já tendo 22 anos idade.
O jovem pertence à geração que venceu a UEFA Youth League e a Finalíssima Intercontinental, mas ainda não é opção na equipa de Roger Schmidt, ao contrário de nomes como Samuel Soares, João Neves, António Silva, ou Tomás Araújo (este não venceu a Finalíssima). Posto isto, o lateral-direito procura afirmar-se numa equipa sénior.
As constantes indefinições nas posições de lateral que o plantel do Benfica tem tido ao longo da temporada até poderiam ser uma boa hipótese para o jovem se mostrar, mas Roger Schmidt prefere deixar o jogador a amadurecer na Liga SABSEG. Na sua posição têm sido usados principalmente Alexander Bah ou Fredrik Aurnses, sendo que até Tomás Araújo já jogou a defesa-direito.
O futuro do promissor defesa, que costuma ser escolha regular de Rui Jorge nas convocatórias da Seleção Portuguesa de sub-21, é assim um dos dossiês que deverá ficar definido na próxima janela de transferências de verão, que começa em julho. Todavia, é necessário recordar que o jovem renovou recentemente contrato com as águias, prolongando o vínculo até junho de 2027.
A sua subida ao plantel principal do Benfica não é uma confirmação, mas caso não seja promovido a sua permanência na equipa B deverá terminar. O lateral poderá ser emprestado ou vendido a uma equipa da Liga Portuguesa, enquanto o Benfica mantém uma larga margem de uma transferência futura. Rui Costa tem utilizado esta estratégia com vários casos semelhantes ao de Rafael Rodrigues.
Nesta temporada, Rafael Rodrigues - avaliado em 1,8 milhões de euros - alinhou em 22 partidas, ao serviço da equipa B do Benfica, onde apontou um golo e uma assistência. Na época transata atuou em 31 jogos e fez um passe para golo.
Imprensa dá conta da razão dos problemas físicos constantes do médio, que está a terminar empréstimo ao serviço do Clube da Luz
|
Renato Sanches continua com a incerteza se irá continuar a envergar o Manto Sagrado depois do Mundial de Clubes, mas nem tudo são más notícias. Isto porque testes realizados recentemente revelam o que poderá ser a principal razão para os constantes problemas físicos do médio do Benfica. Em causa estará a não produção de uma proteína necessária para evitar lesões musculares.
O jornal Record dá conta desta informação, na edição desta terça-feira, 24 de junho, garantindo que a verdadeira razão é o facto do organismo de Renato Sanches não conseguir produzir em quantidade suficiente uma proteína necessária para evitar problemas musculares dos atletas de alta competição. Essa proteína chama-se colagénio e a incapacidade do corpo produzir esta proteína acaba por trazer um problema grave.
Em declarações ao diário desportivo mencionado acima, Henrique Jones explicou melhor as consequências: "O que acontece é que se temos um atleta que faz varias lesões continuas, sobretudo musculares, e não se deteta uma causa direta para isso - se tem boa alimentação, treinos cuidados, uma recuperação cuidada e não se percebe porque é que este atleta pode ter este tipo de lesões repetitivas - uma das coisas que pode acontecer é ter uma quantidade inferior ao normal de colagénio tipo 1 nos músculos e articulações".
"O colagénio é como se fosse o cimento do músculo e uma casa, se tem menos cimento, fica mais frágil. Neste caso, há uma maior fragilidade muscular. Isto consegue ver-se através de biópsias, onde se percebe a quantidade de colagénio que tem e deveria ter", deu conta ainda o especialista, que não fica "surpreendido" pelo facto de só se ter descoberto agora que Renato Sanches sofre deste problema.
"Não me surpreende é que isto costuma ser mesmo o último recurso. É muito raro optarmos por estes tipos de teste de diagnóstico. É o ultimo passo. Existem alguns exames analíticos, mas o diagnóstico em que se tem maior certeza é através de biópsias e é nesse contexto que se consegue ver os níveis quantitativos e qualitativos de colagénio no músculo", apontou o clínico, que explica, também, que a suplementação nem sempre tem o sucesso pretendido: "Estes casos são devem-se muitas vezes a alterações genéticas", apontou Henriques Jones.
"É possível administrar suplementos de colagénio, mas temos uma dificuldade. Se for por via oral, tem pouca absorção a nível do estômago. Muitas vezes o que se utiliza é colagénio injetável. É uma pratica comum neste tipo de casos, mas sem ter uma certeza absoluta se vai resultar. Mas é uma atitude terapêutica racional neste tipo de casos", completou o especialista.
Esta nova revelação dá ainda mais boas notícias. Agora, com a devida suplementação, o médio do Benfica poderá resolver este calvário que o tem assombrado nos últimos anos. Refira-se que, atualmente, Renato Sanches cumpre empréstimo na Luz, mas ainda não se sabe se Rui Costa irá avançar com uma contratação ou uma nova cedência, depois do Mundial de Clubes.
Renato Sanches, na temporada desportiva de 2024/2025, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença em apenas 20 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Ao todo, o craque somou 557 minutos dentro das quatro linhas, contando com um golo, mas nenhuma assistência de águia ao peito em 2024/25.
Camisola 26 da turma de Bruno Lage prestou declarações em antevisão ao próximo encontro da fase de grupos do Mundial de Clubes
|
Samuel Dahl foi um dos jogadores do Benfica que, na zona mista, fez a antevisão ao encontro com o Bayern Munique. O habitual suplente das águias vai assumir a ala esquerda face ao castigo de Álvaro Carreras, que foi tema de destaque nas declarações do defesa sueco. Ao abordar as diferenças, o camisola 26 acabou a elogiar o colega de posição.
"É um jogador de top. Vejo-o quando ele está a jogar e eu não. Tento fazer o que ele faz. Ele é mais rápido e alto e espero, pelo menos, fazer as coisas bem como ele faz. Tento sempre fazer o melhor com bola e defender no um contra um. Ele faz muito bem os overlaps", realçou Samuel Dahl relativamente à qualidade técnica de Carreras, em declarações à BTV, em antevisão ao Benfica - Bayern Munique
Samuel Dahl: "Tento fazer o que ele [Carreras] faz"
Questionado se está preparado para assumir o lugar do internacional sub-21 espanhol, Dahl não tem dúvidas: "Sim, estou". O reforço de inverno do Benfica ainda abordou o possível regresso ao onze, mas, desta vez, para a sua posição de raiz, depois de ter sido opção no lado direito no jogo com o Boca Juniors.
"Sim, espero, mas o treinador é que escolhe a equipa. Tanto posso jogar a três, a quatro ou a cinco na defesa. Para mim tanto faz. Espero somar o máximo de minutos possíveis", completou Dahl, em declarações à BTV, na zona mista, em antevisão ao Benfica - Bayern Munique, marcado para esta terça-feira, 24 de junho, às 20h00.
Samuel Dahl: "Espero somar o máximo de minutos possíveis"
Em 2024/25 com o Manto Sagrado do Benfica, Samuel Dahl - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - soma 20 jogos de águia ao peito: três na Liga dos Campeões, 11 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal e dois no Mundial de Clubes. O defesa, que chegou ao Clube da Luz no mercado de inverno, tendo assinado em definitivo até 2029, soma já cinco assistências, nos 1.201 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Treinador das águias colocou os pontos nos i's relativamente ao ponto de situação da lesão que afastou o médio português do último jogo
|
Florentino Luís falhou o encontro com o Auckland City e, em antevisão ao Benfica - Bayern Munique - onde voltou a falar do 'caso Kokçu' -, Bruno Lage quis esclarecer as dúvidas sobre a lesão do camisola 61. Em conversa com os jornalistas, o treinador encarnado revelou que ainda existe uma certa incerteza sobre se o craque estará disponível para o jogo desta terça-feira, 24 de junho, contudo garantiu que existem bons indícios.
"Florentino não sabemos. Há uma lesão chata que o tem incomodado, mas tem recuperado. Há outros grandes interesses, iniciar da melhor forma a época seguinte, a saúde dos atletas é algo a ter em consideração. Tem ligeiro desconforto e temos de avaliar", afirmou Bruno Lage.
Bruno Lage: "Florentino não sabemos. Há uma lesão chata que o tem incomodado"
O treinador do Benfica ainda foi questionado sobre o castigo de Carreras, que fica de fora do jogo frente ao Bayern Munique, com os jornalistas a pedirem uma análise a este facto. "Também beneficiou da nossa chegada, fez época muito boa. Confiamos em todos para dar passos em frente", acabou por destacar Bruno Lage.
Recorde-se que, as equipas do Benfica e o Bayern Munique têm encontro marcado para esta terça-feira, 24 de junho, no Bank of America Stadium, com o pontapé de saída agendado para às 20h00 (hora de Portugal Continental). O duelo é referente à jornada 3 do Grupo C do Mundial de Clubes, onde um empate poderá garantir o apuramento das águias para os oitavos-de-final.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 embates: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).