Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Hóquei em patins

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 – CASO BENFICA NÃO GANHE O CAMPEONATO, TREINADOR PODERÁ ABANDONAR AS ÁGUIAS

Investimento realizado na equipa, por parte da SAD encarnada, não tem sido correspondido em jogo

Glorioso 1904
Glorioso 1904

06 Mai 2023 | 10:54 |

Icon Comentário0

A equipa masculina de hóquei em patins do Benfica foi eliminada pelo Porto da WSE Champions League, na passada quinta-feira, dia 4 de maio, ficando de fora de todas as competições da modalidade, com a exceção do Campeonato Placard Hóquei em Patins e da Supertaça. Na Liga, acabaram a fase regular em primeiro lugar e irão enfrentar o Braga nos quartos-de-final da fase final, enquanto que a Supertaça foi ganha contra os azuis e brancos. O grande investimento que a SAD encarnada tem realizado nas modalidades, especificamente no hóquei em patins, justifica que a equipa encarnada apresente mais trabalho e qualidade. Caso o Campeonato não sorria ao Clube da Luz, o treinador da equipa do Benfica, Nuno Resende, pode ter o seu posto em risco.

O projeto… falhado
O treinador português chegou ao conjunto da Catedral em 2021/2022, vindo dos italianos do Trissino, sendo que o técnico passou seis anos a liderar em Itália, entre Trissino, Amatori Lodi e Hockey Matera, onde venceu dois Campeonatos e duas Supertaças. A vinda do timoneiro é acompanhada pelo investimento na modalidade e foi nomeado como cara do projeto Benfiquista, mas não tem corrido como se esperava. No primeiro ano, na temporada 2021/2022, Nuno Resende não venceu um único troféu, perdendo contra o Porto na final da fase a eliminar, depois de ter ficado em terceiro lugar na fase regular. Na Taça de Portugal, perdeu novamente com os dragões, enquanto na Elite Cup foi eliminado nos quartos-de-final pelo Juventude de Viana. Nuno Resende assinou uma época de estreia para esquecer. Com a nova temporada a equipa apareceu revitalizada e com mais adições no seu plantel, chegando Nil Roca e Roberto di Benedetto. Ainda assim, a temporada começou com mais uma final perdida frente ao Porto, na Elite Cup, que foi vingada uma semana depois, com a conquista da Supertaça, novamente frente aos azuis e brancos (o único troféu da era Nuno Resende). Na Taça de Portugal, voltou a sofrer uma derrota frente a um rival, desta vez, por 5-1, frente ao Sporting, nos oitavos-de-final.
O último voo da águia
Olhando ao estado da equipa de Nuno Resende fica no ar o facto do Campeonato atual ser a última oportunidade que Nuno Resende tem nas águias. Caso o Clube perca a competição a SAD encarnada, muito provavelmente, procurará substituir a vaga de treinador principal, uma vez que o rendimento da equipa não tem justificado o investimento. As águias começam a fase a eliminar contra o Braga, uma equipa à qual venceu duas vezes esta temporada, na primeira ocasião por 3-1, em Braga, e no Pavilhão Fidelidade por 5-1. O primeiro embate da serie de três está marcado para o próximo dia 10 de maio, quarta-feira.


Fotografia de Benfica




Modalidades

Craque do Benfica recorda agressão bárbara de jogador do Sporting: "Nunca pensei passar algo assim"

Antigo jogador das águias voltou a um dos episódios mais polémicos da carreira e revelou pormenores inéditos sobre o que viveu

Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura
Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura

26 Jun 2026 | 13:47 |

Icon Comentário0

Lucas Ordoñez voltou a recordar um dos episódios mais controversos da sua passagem pelo Benfica. De saída do Clube, o internacional argentino falou pela primeira vez de forma detalhada sobre a agressão sofrida por parte de Ângelo Girão, antigo guarda-redes do Sporting, antes de um dérbi, garantindo que nunca percebeu verdadeiramente o que levou ao sucedido.


L. Ordoñez: "Nunca pensei passar por algo assim"


"Sinceramente, nem eu sei bem o que aconteceu. Eu cheguei ao pavilhão como em qualquer outro jogo. Nunca pensei passar por algo assim no hóquei porque, sendo honesto, nunca na minha vida desportiva tinha tido problemas com nenhum colega de profissão", começou por dizer ao jornal Record.


O hoquista explicou ainda que, mais tarde, Ângelo Girão lhe enviou mensagens a justificar o comportamento, alegando que tinha ficado "atravessado" com a final do Mundial de San Juan, em 2022. "Para mim, pessoalmente, não tinha acontecido nada de invulgar nesse Mundial, foi apenas a competição normal de uma final", acrescentou.

L. Ordoñez: "O importante é que ele me pediu desculpa"


Questionado sobre a versão de Ângelo Girão, que afirmou arrepender-se do episódio e alegou ter sido agredido pelo argentino durante essa final do Mundial, Lucas Ordoñez foi perentório. "Sou muito sincero: não, não o agredi. Ele falou-me disso por mensagens, através do Nolito, que é como um irmão para mim. Mencionou alguns lances do jogo, mas para mim foram lances totalmente normais de uma final, choques normais de jogo. Mas o importante é que ele me pediu desculpa, disse que estava arrependido e eu aceitei as desculpas. Não gosto de estar de costas voltadas com ninguém", afirmou.

O antigo jogador do Benfica revelou ainda como aconteceu a agressão. "Não estava nada à espera. Tínhamos saído todos para o aquecimento, mas a meio caminho percebi que me tinha esquecido de colocar as lentes de contacto. Voltei sozinho ao balneário, coloquei as lentes e, quando ia sair de volta para a pista, ele vinha a entrar e agrediu-me. Nesse momento entrou a polícia, a segurança, separaram as coisas e levaram-no dali. Depois fiz o aquecimento normal e joguei", recordou.


Modalidades

Benfica vence Porto em final de loucos e sagra-se campeão nacional no último minuto

Clube encarnado voltou a protagonizar fim de semana memorável, com emoção até ao limite e um desfecho que só se resolveu no instante final

Benfica conquistou o campeonato nacional de hóquei em patins sub-19 graças a um golo no último segundo contra o Porto
Benfica conquistou o campeonato nacional de hóquei em patins sub-19 graças a um golo no último segundo contra o Porto

25 Jun 2026 | 13:39 |

Icon Comentário0

O Benfica sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins Sub-19, num fim de semana de enorme intensidade, onde os encarnados voltaram a mostrar toda a sua força competitiva numa fase final repleta de emoção, decidida no último minuto.


A equipa benfiquista entrou da melhor forma no Pavilhão da Física, em Torres Vedras, vencendo os minhotos do Barcelos por 4-1, num jogo sólido em que o Benfica controlou o ritmo e confirmou desde cedo a sua ambição no campeonato. 


Na segunda jornada, o Benfica voltou a impor-se com personalidade frente ao Sporting, triunfando no dérbi eterno por 4-2, num encontro mais equilibrado, mas onde a eficácia nos momentos decisivos voltou a fazer a diferença.


O tudo ou nada ficou guardado para o duelo frente ao Porto, onde o título nacional de hóquei em patins de juniores acabou por ser decidido ao limite. Num jogo frenético e com alternâncias constantes no marcador, as águias chegaram ao empate a cinco golos já no último minuto.

Porém, os encarnados ainda marcaram o golo decisivo no último minuo da partida por intermédio de Rodrigo Preciso, fazendo o 6-5 final. Com este desfecho dramático, o Benfica fechou a fase final no 1.º lugar da classificação - tal como nos seniores.



Modalidades

Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"

Após final de temporada, uma das figuras do sucesso encarnado recordou os períodos mais complicados vividos ao longo do percurso

Edu Castro, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, agradeceu o apoio da estrutura durante a temporada
Edu Castro, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, agradeceu o apoio da estrutura durante a temporada

21 Jun 2026 | 15:26 |

Icon Comentário0

O Benfica terminou uma temporada memorável no hóquei em patins com a conquista do 25º campeonato nacional de forma invicta. No final da campanha, Edu Castro não escondeu a emoção e fez questão de destacar o esforço coletivo que levou a equipa ao título.


E. Castro: " A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem"


"Primeiro de tudo uma palavra para os adeptos, que acreditaram em nós, aos jogadores que fizeram um grande campeonato, sem perdermos um jogo, na melhor liga do Mundo. Estes números são perfeitos. A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem", afirmou o treinador espanhol à BTV.


O técnico recusou qualquer protagonismo individual, preferindo enaltecer o espírito coletivo que marcou o percurso da equipa. "O importante é o benfiquismo", reforçou, numa mensagem que rapidamente foi partilhada entre os adeptos encarnados.

L. Ordoñez : "Este Clube é gigante"


Na despedida, Lucas Ordoñez deixou também palavras emocionadas ao grupo, confirmando o regresso à Argentina após oito anos no Clube. "Sonhei com este momento, dar esta alegria a esta gente, que o merece. Este Clube é gigante, depois de oito anos muito felizes. Foi difícil saber que podia ser o último jogo", confessou.

Já na baliza, Conti Acevedo celebrou em grande o primeiro título nacional ao serviço do Benfica. "É incrível, é o meu primeiro campeonato nacional com o Benfica e vencer é fantástico, foi para isso que eu vim para aqui. Somos mais do que merecedores deste momento, que venham mais", falou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica não dá hipóteses ao Sporting (3-1) e vence campeonato nacional três anos depois
Modalidades

Benfica não dá hipóteses ao Sporting (3-1) e vence campeonato nacional três anos depois

20 Jun 2026 | 16:42

Icon Comentário0
Benfica próximo ao título frente após 'esmagar' Sporting com ajuda de hat--trick
Modalidades

Benfica próximo ao título frente após 'esmagar' Sporting com ajuda de hat--trick

18 Jun 2026 | 12:55

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão

14 Jun 2026 | 10:30

Icon Comentário0