
Futebol
Com Benfica atento, Pavlidis faz brilharete ao serviço da Grécia (Vídeo)
05 Set 2025 | 21:47
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Jul 2023 | 09:28 |
Gilberto abandonou o Benfica neste mercado de verão e nesse sentido o nosso Jornal falou com Pedro Brinca, adepto e comentador encarnado, que abordou várias situações nesta janela de transferências.
Baliza
Bento é o homem desejado para substituir Odysseas Vlachodimos e para o Benfiquista o guardião canarinho poderá ser uma excelente alternativa ao grego.
“Tem grande estampa física, bons reflexos e tem dado mostras de excelente qualidade entre os postes, apesar de haver mais dúvidas a sair pelo ar nos cruzamentos. É difícil comparar com um guarda-redes perfeitamente ambientado ao clube e à realidade do futebol português e europeu. Seria sempre uma incerteza e muito difícil de defender como aposta primeira para a baliza encarnada. Mas poderia ser uma excelente alternativa para dar competitividade ao lugar”, referiu.
Apesar de já terem visto uma proposta rejeitada pelos brasileiros do Athletico Paranaense, os encarnados continuam no “pressing” para fechar o jogador de 23 anos. Prevê-se , então, uma negociação muito complicada para Rui Pedro Braz levar a bom porto, sendo que os canarinhos não admitem vender o craque por menos de 10 milhões de euros.
Quanto à evolução de Odysseas, Pedro Brinca não tem dúvidas. “É hoje muito melhor guarda-redes do que quando veio. Ágil entre os postes, mostra algumas deficiências nas bolas pelo ar e no jogo de pés, mas nos restantes capítulos tem tido um nível exibicional que lhe tem garantido a titularidade”, afirmou.
O comentador falou ainda de algumas debilidades no jogo do grego, que deverão ser colmatadas com o seu substituto: “Seria importante de facto mostrar mais autoridade nos cruzamentos e um maior a vontade no jogo com os pés”.
Ala Direita
Gilberto foi o último jogador a sair da Luz, deixando uma vaga para a posição de lateral direito. Segundo a imprensa portuguesa, João Victor vai ser testado na posição, depois de, no empréstimo do Nantes, ter jogado algumas vezes na ala.
Porém, Pedro acredita que será necessário ir ao mercado para colmatar a saída do brasileiro. “Parece que Bah será a aposta definitiva para o lado direito da defesa, e o facto de ser um jogador muito físico e impetuoso sugere uma maior probabilidade de lesões e castigos que podem justificar a aposta em mais um lateral direito que possa dar garantias”, disse.
“Mais do que o respeito e carinho pela instituição, creio que foi a sua capacidade de dar sempre o máximo dentro das quatro linhas que conquistou o respeito dos adeptos. Sai do clube como alguém que honrou e dignou a camisola”, conferiu.
O que falta?
Sobre o mercado de transferências da equipa encarnada, Pedro Brinca assume que falta um lateral direito para ser um Benfica “completo” e capaz de lutar por todas as competições, e que a melhoria em relação ao plantel do ano passado está nos jogadores que podem desbloquear jogos.
“Assumindo que não sai mais ninguém, creio que o plantel beneficiaria apenas de uma alternativa para o lado direito da defesa. Ter Di María, Rafa, Neres e mesmo Gonçalo Guedes, dá garantias de que temos os desbloqueadores que no ano passado, a espaços, fizeram falta”, concluiu.
Técnico setubalense tem aproveitado pausa internacional para acompanhar atletas que estão nas seleções e há mais um que esteve em destaque
06 Set 2025 | 06:26 |
Na última noite, 5 de setembro, a seleção nacional de sub-21 iniciou a sua caminhada de qualificação rumo ao europeu da categoria, com uma goleada categórica diante o Azerbaijão, 5-0. Entre as apostas feitas por Luís Freire, a ficha de jogo contou com a presença de Gonçalo Oliveira, um nome que tem ganho algum destaque no Benfica.
O jovem defesa central das águias, que na última temporada figurou na equipa de sub-23 do Benfica, ajudando o conjunto de Vítor Vinha a conquistar a Taça Revelação, teve a honra de ser uma das primeiras escolhas da parte do técnico português, que fez a sua estreia à frente das quinas, depois da saída de Rui Jorge, após a eliminação do Campeonato da Europa.
Numa partida de sentido único, Gonçalo Oliveira, que tem rodado tanto no plantel principal, como na equipa B das águias, orientada por Nélson Veríssimo, foi totalista no eixo defensivo de Portugal. Apesar do domínio avassalador nos primeiros 45 minutos, a bolo nunca encontrou o caminho da baliza adversária.
Porém, a história da segunda parte foi bastante diferente, mostrando realmente o domínio dos portugueses. Em apenas oito minutos, entre o minuto 48 e o minuto 56, Rodrigo Mora, Geovany Quenda e Leonardo Barroso fizeram três golos para as quinas. Ainda antes do apito final, Carlos Forbs e Vivaldo Semedo ainda tiveram tempo de selar o resultado em 5-0.
Depois de uma boa prestação na sua estreia pelo escalão de sub-21 de Portugal, Gonçalo Oliveira procura assim ter mais minutos de jogo na equipa do Benfica e não é o único. Durante o dia de ontem, já João Rego e Leandro Santos foram destaque no triunfo por 3-0 da seleção sub-20, diante da Chéquia, a contar para a Liga Elite.
Imprensa tem revelado nos últimos dias que presidente dos encarnados tem equacionado dar um passo importante em relação ao futuro do atleta em questão
06 Set 2025 | 06:05 |
Após o fecho do mercado de transferências de verão, tudo indica que António Silva, atualmente ao serviço da Seleção Nacional, vai ser agraciado com uma revisão de contrato no Benfica. Pelo que foi apurado, a renovação está nos planos de Rui Costa, contudo, o processo ainda não está em andamento.
Escreve o jornal Record, na manhã deste sábado, 6 de setembro, que o central dos encarnados vai ser alvo de uma revisão do seu vínculo - que expira em 2027 - devido ao papel importante que tem tido neste arranque de temporada, histórico para dizer, da parte dos encarnados que são orientados por Bruno Lage.
Depois de uma janela de transferência, onde a sua saída chegou a estar em cima da mesa, com a Juventus na dianteira para o contratar, Rui Costa conseguiu segurar o jovem defesa-central, que tem feito dupla com o veterano Nicolás Otamendi, que recentemente anunciou a sua despedida da seleção argentina. A mesma fonte adianta que o vencimento de António Silva também vai ser revisto, algo que não acontece desde 2022 e, porventura, não corresponde ao atual papel predominante do camisola 4 das águias.
O facto de António Silva ser, atualmente, o único Benfiquista a ser chamado às convocatórias de Portugal, pesa igualmente na decisão do atual Presidente dos encarnados. Além disso, Rui Costa quer segurar o central, visto que tem como plano para o futuro, ver o mesmo a fazer uma dupla na defesa do Benfica com Tomás Araújo, outro nome muito apreciado no Clube da Luz.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 7 encontros: quatro na Liga dos Campeões, dois na Liga Portugal Betclic e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 552 minutos em que foi opção de Bruno Lage, o defesa-central exibiu-se a alto nível.
Antigo vice-Presidente do Clube da Luz fez um balanço dos novos reforços das águias, tecendo elogios ao atual dirigente máximo dos encarnados
06 Set 2025 | 03:00 |
José Manuel Capristano, antigo vice-Presidente do Benfica, comentou a janela de transferências dos encarnados, mostrando-se satisfeito com os novos reforços. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o ex-dirigente das águias deixou ainda elogios a Rui Costa e lamentou o sorteio do Clube da Luz na Liga dos Campeões.
José Manuel Capristano: "Já se falam em milhões como no meu tempo se falavam em tostões"
"Foram bons reforços e o Benfica também vendeu. O Benfica fez mais dinheiro nas vendas do que aquele que gastou nas compras, lucrou 10 ou 15 milhões de euros. Já se falam em milhões como no meu tempo se falavam em tostões", começou por dizer José Capristano.
De seguida, o conhecido adepto do Benfica elogiou Rui Costa e afirmou que Bruno Lage tem em mãos um plantel com grande potencial: "Acho que são jogadores que o técnico e que o Rui Costa, que é um especialista em desporto e que foi um grande jogador de futebol, sugeriram. São todos jogadores para fazer uma grande equipa de futebol, vamos lá ver é se demora muito tempo a enturmar. Há jogadores que vêm de fora que demoram mais tempo, outros menos tempo, temos que ver isso tudo".
José Manuel Capristano: "Temos três centrais que são dos melhores do mundo"
José Capristano considera ainda que não ficou nenhuma posição por reforçar, sublinhando a variedade de opções na equipa principal do Benfica: "Acho que o Benfica fez o que era possível e na minha opinião fê-lo bem. Temos dois laterais direitos, o Dedic que é um espetáculo e Bah. Temos dos laterais esquerdos, temos três centrais que são dos melhores do mundo e dois guarda-redes muito bons. Temos ainda quatro ou cinco centrocampistas fantásticos... falta o Manu que ainda está lesionado, mas que espero que mais mês, menos mês, volte. Dois pontas-de-lança que são grandes jogadores, dois médios-alas… Os treinadores nunca estão satisfeitos, querem sempre mais, mas enquanto Benfiquista parece-me que temos uma equipa equilibrada e com muitas potencialidades".
Por fim, José Manuel Capristano comentou o calendário desportivo do Benfica, com incisão no sorteio da Liga dos Campeões e os consequentes adversários dos encarnados na prova europeia: "Agora começam os jogos mais difíceis e o Benfica como sempre teve falta de sorte e apanhou no sorteio da Liga dos Campeões equipas terríveis. Só há uma teoricamente mais fraca, mas o resto é tudo equipas muito fortes. Vamos ver, o Benfica tem capacidades e jogadores para equilibrar, tanto na prova europeia como no Campeonato Nacional quando disputar jogos mais difíceis".