Futebol
Benfica tem cinco jogos em 15 dias e treinador dispara: "Não há gestão nenhuma"
05 Dez 2025 | 18:03
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Ago 2024 | 03:00 |
O Benfica venceu o Estrela da Amadora, no passado sábado, por 1-0, com golo de Kokçu. Em conversa com o Glorioso 1904, João Malheiro, conhecido adepto das águias, analisou a exibição da turma de Roger Schmidt, considerando uma prestação pobre dos encarnados e deixandas críticas à dupla de meio-campo formada por Leandro Barreiro e Florentino.
“Em termos exibicionais, não foi uma prestação interessante. O Benfica tem todas as condições para jogar substancialmente melhor”, começou por afirmar João Malheiro.
“Uma coisa foi Famalicão, em que a exibição foi má e o resultado pior ainda. Outra coisa foi o Casa Pia ou agora mais recentemente o Estrela da Amadora, em que não existiram exibições, digamos, exclamativas, entusiasmantes, mas os resultados foram triunfos e averbaram-se seis pontos”, referiu, ainda, o famoso adepto do Benfica.
"Naturalmente que uma equipa não se pode também exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita"
João Malheiro recorreu ao ano do '38' para destacar o facto do Benfica não ter brilhado em todos os jogos e, ao mesmo tempo, não ter sido alvo de críticas.
“Nessa época, nos primeiros jogos do campeonato em casa, o Benfica venceu pela diferença mínima o Paços de Ferreira (3-2) e o Vizela (2-1). Nessa altura, ninguém disse rigorosamente nada, ou seja, o Benfica triunfou e as pessoas aceitaram que as exibições não fossem, digamos, tão interessantes, tão apaixonantes quanto isso, mas acabaram por redundar em triunfos", recordou.
'Dica' aos adeptos do Benfica
O Sócio Benfiquista analisou as opções de Roger Schmidt nos primeiros três jogos de 2024/2025. Em conversa com o nosso Jornal, o comentador desportivo deixou uma 'dica' aos adeptos.
"No coração não se mexe. No caso do Benfica, o coração é a equipa de futebol. Aceito que sejam mais ou menos justas as críticas à estrutura ou às direções. Eu próprio já as fiz em determinadas circunstâncias. Agora, relativamente à equipa de futebol, tem que haver maior tolerância. Naturalmente que uma equipa não se pode exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita e reage de forma negativa. Isto é negativamente contagiante", apontou João Malheiro.
"Acho que, de uma vez por todas, se deveria apoiar incondicionalmente a equipa e, se houver algum descontentamento por parte dos adeptos, que seja manifestado, mas no final do jogo, não no decorrer de qualquer partida", afirmou o conhecido Benfiquista.
Dupla Florentino - Leandro Barreiro
João Malheiro considerou, ainda, que a utilização da dupla Florentino Luís e Leandro Barreiro, ambos médios defensivos, acaba por ser repetitiva: "Entendo que a utilização, por exemplo, de jovens médios na zona central, como o Florentino e o Leandro Barreiro, com todo o apreço por eles, é algo redundante".
"São jogadores de características semelhantes. A sua utilização só faria sentido num jogo perante um adversário muito cotado, mas não a jogar na luz, perante um Estrela da Amadora. Respeito o Florentino e o Leandro Barreiro, mas não são os jogadores que estão em causa. A utilização simultânea de ambos é algo que me deixa menos satisfeito, mas não é por isso que deixou de apoiar a equipa", analisou o adepto do Clube encarnado, criticando a opção de Roger Schmidt.
Regresso de Renato Sanches ao Benfica
Renato Sanches estreou-se na equipa de Roger Schmidt, depois de ter regressado às águias lideradas por Rui Costa, no presente defeso de transferências.
"Curtos", começou por apontar João Malheiro, quando questionado sobre a sua visão quanto à exibição do camisola 85 dos encarnados. "Espero que o Renato Sanches contrarie o seu histórico mais recente, dito de outra forma, que não seja afastado da equipa, que esteja em condições físicas de dar o seu contributo à equipa. Na sua melhor expressão, Renato Sanches será um jogador fundamental para o Benfica atacar os objetivos desta temporada", completou João Malheiro.
Ficaram definidos os grupos do Campeonato do Mundo que vai decorrer na América do Norte, em 2026, e os craques do Clube da Luz já sabem quem enfrentam
05 Dez 2025 | 19:39 |
Decorreu, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, o sorteio do Mundial 2026. A fase de grupos está definida e os jogadores do Benfica que vão marcar presença no Campeonato do Mundo já sabem quem vão defrontar na fase inicial da maior competição de futebol internacional.
O grande destaque vai para o grupo da Seleção de Portugal, onde António Silva deve fazer parte dos convocados. A equipa das quinas ficou integrada no grupo K, com a Colômbia e o Uzbequistão, ficando ainda um rival por definir, através de um play-off, entre Congo, Jamaica e Nova Caledónia.
Destacar, assim, o encontro entre António Silva e Richard Ríos, outro jogador do Benfica que deve marcar presença no Mundial 2026. A Seleção da Colômbia conta ainda com Luis Suárez, ponta-de-lança do Sporting, que também vai ser adversário do central encarnado.
O outro destaque vai para o grupo J, onde está a Seleção da Argentina. Os albicelestes têm convocado Nicolás Otamendi e Gianluca Prestianni recentemente, o que significa que os dois jogadores do Benfica vão disputar a fase inicial do Mundial 2026 com Argélia, Áustria e Jordânia.
Por último, mencionar ainda os grupos G e I. No primeiro, está a Seleção da Bélgica, de Dodi Lukebakio, que vai encontrar Egito, Irão e Nova Zelândia. No segundo, a equipa nacional da Noruega, de Andreas Schjelderup, que disputa a fase inicial da prova com França, Senegal, e outro rival ainda por decidir.
Vários emblemas das principais ligas do futebol internacional viajaram até ao Estádio da Luz, para assistir ao dérbi de Lisboa, e avaliar jogadores encarnados
05 Dez 2025 | 18:35 |
A Roma enviou um emissário ao Estádio da Luz, para assistir ao Benfica - Sporting, e observar Vangelis Pavlidis e Andreas Schjelderup. O ponta-de-lança helénico é uma das principais figuras das águias esta temporada, e o extremo dinamarquês já foi apontado à saída nas últimas semanas.
O interesse da Roma em Vangelis Pavlidis não é algo de novo. José Mourinho tentou contratar o avançado quando estava no banco da equipa da capital italiana, e os romanos voltaram a tentar uma investida pelo ponta-de-lança no último verão, apesar das recusas do Benfica.
A informação é avançada pelo jornal Record. Para além da Roma, também o Nápoles, da Serie A, vai ter emissários presentes no Estádio da Luz para assistir ao Benfica - Sporting. Neste caso, o objetivo será estudar a equipa encarnada, que enfrenta os italianos na próxima jornada da Liga dos Campeões.
De resto, estes não serão os únicos clubes com elementos presentes no Estádio da Luz. O Brighton, da Premier League, também terá enviado um emissário ao Estádio da Luz. O objetivo dos ingleses, tal como acontece com a Roma, é observar Andreas Schjelderup, um dos jogadores que os ingleses estarão a estudar para uma possível investida na próxima janela de transferências.
Relembrar que Vangelis Pavlidis atravessa um dos melhores momentos da carreira - leva 10 golos na Liga Portugal Betclic, onde é o melhor marcador. Já Andreas Schjelderup tem sentido alguma dificuldade para somar minutos de forma regular desde a chegada de José Mourinho ao Benfica.
Presidente encarnado está perto de ver um dos seus projetos aprovado pelos sócios do Clube da Luz, mas há quem reclame da legitimidade da operação
05 Dez 2025 | 18:20 |
Gonçalo Almeida Ribeiro alega que a Assembleia Geral Extraordinária do Clube da Luz, onde se vai votar o Benfica District, é ilegal. O antigo candidato à MAG das águias, pela lista de João Noronha Lopes, falou com o jornal A Bola, sobre a Assembleia, e questionou a possibilidade do voto eletrónico para decidir se o projeto de Rui Costa vai, ou não, para a frente.
Almeida Ribeiro: "Parece-me inviável… Como é que eu vou saber quem é que está do outro lado?"
"O artigo 62.º diz que as deliberações são tomadas por maioria absoluta dos sócios presentes. O sentido mais óbvio de ‘presentes’ é terem de estar fisicamente reunidos no mesmo local. Muitos juristas dirão que é isto e ponto final. E, portanto, nem sequer é possível fazer uma reunião da AG em formato híbrido, em que há uma parte dos sócios que está presente e uma parte que participa por meios telemáticos", começou por explicar o ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional.
Almeida Ribeiro prosseguiu com a explicação: "Numa noção mais ampla, o conceito de presença não tem necessariamente de ser físico, pode ser social. Da mesma forma que uma reunião de videoconferência. Usamos um conceito de presença que não implica a proximidade física, implica a proximidade comunicativa e a visualização. Isto é muito importante: a visualização. Porque, para haver uma reunião de uma assembleia, tem que haver a visualização dos membros. Isto é, eu tenho que saber, como membro da assembleia, quem são os demais membros da assembleia que estão presentes. Este é o conceito de assembleia".
"A descrição que é feita não dá nenhuma espécie de garantia desse aspeto. Parece-me inviável… Como é que eu vou saber quem é que está do outro lado? E estamos a falar de potencialmente milhares de pessoas", atirou, logo de seguida, numa reflexão que deixa no ar fortes críticas à medida de Rui Costa.
Por último, também criticou o facto de a votação ser feita logo após a apresentação do Benfica District, antes de existir argumentação sobre o tema: "A discussão passa a ser uma mera formalidade. Parte-se do princípio de que a discussão não é importante para a formação da vontade do órgão. Acho que isto é uma grande perversão do ponto de vista democrático (...) Tendo a achar que a deliberação que for tomada nestas condições será uma deliberação ilegal".
Benfica tem cinco jogos em 15 dias e treinador dispara: "Não há gestão nenhuma"
05 Dez 2025 | 18:03
Liga Portugal Betclic 25/26: Benfica - Sporting (Jornada 13) ao minuto
05 Dez 2025 | 17:48
Atenção Benfica! Antigo jogador de José Mourinho envolvido em escândalo de apostas na Turquia
05 Dez 2025 | 17:38