Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - João Malheiro deixa recado aos adeptos do Benfica: "Aceito críticas, mas..."

Conhecido adepto do Clube analisou triunfo dos encarnados diante do Estrela da Amadora e questionou algumas das escolhas de Roger Schmidt

Exclusivo Glorioso 1904 - João Malheiro comentou triunfo do Benfica diante do Estrela da Amadora e deixou pedido aos adeptos
Exclusivo Glorioso 1904 - João Malheiro comentou triunfo do Benfica diante do Estrela da Amadora e deixou pedido aos adeptos

26 Ago 2024 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Benfica venceu o Estrela da Amadora, no passado sábado, por 1-0, com golo de Kokçu. Em conversa com o Glorioso 1904, João Malheiro, conhecido adepto das águias, analisou a exibição da turma de Roger Schmidt, considerando uma prestação pobre dos encarnados e deixandas críticas à dupla de meio-campo formada por Leandro Barreiro e Florentino.


“Em termos exibicionais, não foi uma prestação interessante. O Benfica tem todas as condições para jogar substancialmente melhor”, começou por afirmar João Malheiro.


“Uma coisa foi Famalicão, em que a exibição foi má e o resultado pior ainda. Outra coisa foi o Casa Pia ou agora mais recentemente o Estrela da Amadora, em que não existiram exibições, digamos, exclamativas, entusiasmantes, mas os resultados foram triunfos e averbaram-se seis pontos”, referiu, ainda, o famoso adepto do Benfica.


"Naturalmente que uma equipa não se pode também exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita" 

João Malheiro recorreu ao ano do '38' para destacar o facto do Benfica não ter brilhado em todos os jogos e, ao mesmo tempo, não ter sido alvo de críticas. 


“Nessa época, nos primeiros jogos do campeonato em casa, o Benfica venceu pela diferença mínima o Paços de Ferreira (3-2) e o Vizela (2-1). Nessa altura, ninguém disse rigorosamente nada, ou seja, o Benfica triunfou e as pessoas aceitaram que as exibições não fossem, digamos, tão interessantes, tão apaixonantes quanto isso, mas acabaram por redundar em triunfos", recordou. 

'Dica' aos adeptos do Benfica

O Sócio Benfiquista analisou as opções de Roger Schmidt nos primeiros três jogos de 2024/2025. Em conversa com o nosso Jornal, o comentador desportivo deixou uma 'dica' aos adeptos.

"No coração não se mexe. No caso do Benfica, o coração é a equipa de futebol. Aceito que sejam mais ou menos justas as críticas à estrutura ou às direções. Eu próprio já as fiz em determinadas circunstâncias. Agora, relativamente à equipa de futebol, tem que haver maior tolerância. Naturalmente que uma equipa não se pode exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita e reage de forma negativa. Isto é negativamente contagiante", apontou João Malheiro. 

"Acho que, de uma vez por todas, se deveria apoiar incondicionalmente a equipa e, se houver algum descontentamento por parte dos adeptos, que seja manifestado, mas no final do jogo, não no decorrer de qualquer partida", afirmou o conhecido Benfiquista.

Dupla Florentino - Leandro Barreiro

João Malheiro considerou, ainda, que a utilização da dupla Florentino Luís e Leandro Barreiro, ambos médios defensivos, acaba por ser repetitiva: "Entendo que a utilização, por exemplo, de jovens médios na zona central, como o Florentino e o Leandro Barreiro, com todo o apreço por eles, é algo redundante".

"São jogadores de características semelhantes. A sua utilização só faria sentido num jogo perante um adversário muito cotado, mas não a jogar na luz, perante um Estrela da Amadora. Respeito o Florentino e o Leandro Barreiro, mas não são os jogadores que estão em causa. A utilização simultânea de ambos é algo que me deixa menos satisfeito, mas não é por isso que deixou de apoiar a equipa", analisou o adepto do Clube encarnado, criticando a opção de Roger Schmidt.

Regresso de Renato Sanches ao Benfica 

Renato Sanches estreou-se na equipa de Roger Schmidt, depois de ter regressado às águias lideradas por Rui Costa, no presente defeso de transferências. 

"Curtos", começou por apontar João Malheiro, quando questionado sobre a sua visão quanto à exibição do camisola 85 dos encarnados. "Espero que o Renato Sanches contrarie o seu histórico mais recente, dito de outra forma, que não seja afastado da equipa, que esteja em condições físicas de dar o seu contributo à equipa. Na sua melhor expressão, Renato Sanches será um jogador fundamental para o Benfica atacar os objetivos desta temporada", completou João Malheiro. 


Futebol

Com Jorge Jesus ao barulho, Rui Costa ultrapassa feito de 2020 no Benfica

Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições

Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica
Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica

02 Set 2025 | 11:36 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.  


135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.


Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.


O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.

Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.  



Futebol

Benfica 'salva' época a Hugo Félix com decisão arrojada

Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada

Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado
Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado

02 Set 2025 | 08:58 |

Icon Comentário0

O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.


Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.


A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.


Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.

Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.



Futebol

Lukebakio tem contratempo e não pode jogar já pelo Benfica

Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica

Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada
Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada

02 Set 2025 | 08:49 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.


A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.


Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.


Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão  - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.

Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio
Futebol

Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio

02 Set 2025 | 08:35

Icon Comentário0
Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica
Futebol

Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica

02 Set 2025 | 07:55

Icon Comentário0
Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção
Futebol

Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção

02 Set 2025 | 07:45

Icon Comentário0