Futebol
Benfica respira: Besiktas prepara ataque a outra opção após nega por Pavlidis
22 Jun 2026 | 10:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Ago 2024 | 04:00 |
O Benfica venceu o Estrela da Amadora, no passado sábado, por 1-0, com golo de Kokçu. Em conversa com o Glorioso 1904, João Malheiro, conhecido adepto das águias, analisou a exibição da turma de Roger Schmidt, considerando uma prestação pobre dos encarnados e deixandas críticas à dupla de meio-campo formada por Leandro Barreiro e Florentino.
“Em termos exibicionais, não foi uma prestação interessante. O Benfica tem todas as condições para jogar substancialmente melhor”, começou por afirmar João Malheiro.
“Uma coisa foi Famalicão, em que a exibição foi má e o resultado pior ainda. Outra coisa foi o Casa Pia ou agora mais recentemente o Estrela da Amadora, em que não existiram exibições, digamos, exclamativas, entusiasmantes, mas os resultados foram triunfos e averbaram-se seis pontos”, referiu, ainda, o famoso adepto do Benfica.
"Naturalmente que uma equipa não se pode também exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita"
João Malheiro recorreu ao ano do '38' para destacar o facto do Benfica não ter brilhado em todos os jogos e, ao mesmo tempo, não ter sido alvo de críticas.
“Nessa época, nos primeiros jogos do campeonato em casa, o Benfica venceu pela diferença mínima o Paços de Ferreira (3-2) e o Vizela (2-1). Nessa altura, ninguém disse rigorosamente nada, ou seja, o Benfica triunfou e as pessoas aceitaram que as exibições não fossem, digamos, tão interessantes, tão apaixonantes quanto isso, mas acabaram por redundar em triunfos", recordou.
'Dica' aos adeptos do Benfica
O Sócio Benfiquista analisou as opções de Roger Schmidt nos primeiros três jogos de 2024/2025. Em conversa com o nosso Jornal, o comentador desportivo deixou uma 'dica' aos adeptos.
"No coração não se mexe. No caso do Benfica, o coração é a equipa de futebol. Aceito que sejam mais ou menos justas as críticas à estrutura ou às direções. Eu próprio já as fiz em determinadas circunstâncias. Agora, relativamente à equipa de futebol, tem que haver maior tolerância. Naturalmente que uma equipa não se pode exibir ao melhor nível quando se apercebe que a bancada está insatisfeita e reage de forma negativa. Isto é negativamente contagiante", apontou João Malheiro.
"Acho que, de uma vez por todas, se deveria apoiar incondicionalmente a equipa e, se houver algum descontentamento por parte dos adeptos, que seja manifestado, mas no final do jogo, não no decorrer de qualquer partida", afirmou o conhecido Benfiquista.
Dupla Florentino - Leandro Barreiro
João Malheiro considerou, ainda, que a utilização da dupla Florentino Luís e Leandro Barreiro, ambos médios defensivos, acaba por ser repetitiva: "Entendo que a utilização, por exemplo, de jovens médios na zona central, como o Florentino e o Leandro Barreiro, com todo o apreço por eles, é algo redundante".
"São jogadores de características semelhantes. A sua utilização só faria sentido num jogo perante um adversário muito cotado, mas não a jogar na luz, perante um Estrela da Amadora. Respeito o Florentino e o Leandro Barreiro, mas não são os jogadores que estão em causa. A utilização simultânea de ambos é algo que me deixa menos satisfeito, mas não é por isso que deixou de apoiar a equipa", analisou o adepto do Clube encarnado, criticando a opção de Roger Schmidt.
Regresso de Renato Sanches ao Benfica
Renato Sanches estreou-se na equipa de Roger Schmidt, depois de ter regressado às águias lideradas por Rui Costa, no presente defeso de transferências.
"Curtos", começou por apontar João Malheiro, quando questionado sobre a sua visão quanto à exibição do camisola 85 dos encarnados. "Espero que o Renato Sanches contrarie o seu histórico mais recente, dito de outra forma, que não seja afastado da equipa, que esteja em condições físicas de dar o seu contributo à equipa. Na sua melhor expressão, Renato Sanches será um jogador fundamental para o Benfica atacar os objetivos desta temporada", completou João Malheiro.
Jogador que atua na La Liga está a ser seguido pelos encarnados, que perdeu peças importantes na defesa para a próxima temporada
22 Jun 2026 | 12:40 |
O Benfica estará a ponderar a contratação de Flavien-Enzo Boyomo, defesa-central de 24 anos que atua no Osasuna, como possível reforço para o eixo da defesa na próxima temporada. O nome do jogador surge agora referenciado na lista de potenciais alvos do Benfica, que continua a analisar soluções para reforçar o setor defensivo.
Segundo a publicação espanhola El Gol Digital, o jogador camaronês tem uma cláusula de rescisão fixada nos 25 milhões de euros, valor que o clube da LaLiga não pretende negociar. O Osasuna, que garantiu a permanência de forma sofrida na última época, mantém uma posição firme em relação ao futuro do central.
Boyomo chegou ao Osasuna no verão de 2024, proveniente do Real Valladolid, num negócio de cerca de 5 milhões de euros. Desde então, o defesa-central tem vindo a valorizar-se, afirmando-se como titular e despertando o interesse de vários clubes europeus.
O emblema espanhol não é, contudo, um clube fácil em negociações. No passado recente, o Osasuna já terá rejeitado propostas de clubes como a Juventus e emblemas da Premier League, demonstrando pouca abertura para vender peças importantes do plantel.
Dentro de campo, Boyomo destaca-se pela agressividade defensiva, capacidade de antecipação e solidez no duelo físico. Apesar de medir 1,80 metros, uma estatura considerada abaixo da média para centrais em grandes ligas europeias, o camaronês compensa com posicionamento e intensidade, sendo uma peça regular na equipa espanhola.
Treinador chegou para assumir o comando das águias após a saída de Bruno Lage e situação sempre foi bastante polémica nos bastidores
22 Jun 2026 | 12:25 |
Mário Branco, diretor-geral do Benfica, abordou a contratação de José Mourinho e rejeitou categoricamente qualquer hipótese de que o treinador português estivesse a ser negociado antes do playoff da Liga dos Campeões frente ao Fenerbahçe, então orientado pelo próprio técnico.
Mário Branco: "É uma mentira absoluta"
Em entrevista ao canal de YouTube do jornalista turco Yagiz Sabuncuoglu, o dirigente encarnado foi claro ao afastar essa possibilidade. “Isso está completamente fora de questão, é uma mentira absoluta. Só quem não me conhece, não conhece o Mourinho ou o Benfica, pode pensar tal coisa. Lembro-me que falei com o Mourinho quando jogámos a Eusébio Cup contra o Fenerbahçe. Depois, quando o sorteio nos colocou frente a frente, deixámos de falar. Falámos apenas na primeira mão em Istambul e na segunda em Lisboa”, acrescentou.
Mário Branco explicou ainda que o processo relativo à mudança de treinador só avançou após a eliminatória europeia, garantindo que não existiram contactos prévios que influenciassem o duelo entre as duas equipas: “Eliminámos o Fenerbahçe. Depois, a direção do Benfica decidiu mudar de treinador e o José Mourinho estava livre há cerca de um mês. Avaliámos o mercado e a situação foi exatamente igual à que aconteceu no Fenerbahçe um ano antes”, referiu.
Mário Branco: "Se tens o Mourinho livre e disponível, tens de o considerar"
O dirigente sublinhou ainda a importância da oportunidade de mercado que representava o técnico português. “Se tens o Mourinho livre e disponível, tens de o considerar. Aconselhei o meu presidente a tomar essa decisão”, explicou.
A eliminatória acabou por ser decidida por Kerem Aktürkoglu, jogador que viria posteriormente a rumar ao Fenerbahçe poucos dias depois. Mário Branco comentou também o contexto dessa transferência, deixando críticas à abordagem do clube turco.
“A forma como o Fenerbahçe abordou o jogador não foi, na minha opinião, a melhor. O Kerem estava a ter um desempenho fantástico no Benfica. Quando estás no Benfica, num clube grande, os jogadores estão felizes. Mas se vem um dos maiores clubes da Turquia e oferece três vezes mais salário, não é fácil manter o jogador focado”, concluiu.
Presidente encarnado teve momentos de alta angústia, mas também de alegria com a vitória de sua equipa frente aos leões no passado domingo
22 Jun 2026 | 11:43 |
Rui Costa viveu com enorme intensidade a vitória do Benfica sobre o Sporting, decidida nas grandes penalidades, resultado que deixou os encarnados a apenas um triunfo da conquista do título nacional de futsal. No final de um encontro carregado de emoção e reviravoltas, o presidente das águias não escondeu a satisfação nas bancadas do Pavilhão Fidelidade, onde assistiu a um dos jogos mais emocionantes da temporada.
Com este triunfo, a equipa orientada por Cassiano Klein passou para a frente da final do playoff, liderando a eliminatória por 2-1 e ficando a uma vitória de garantir o bicampeonato nacional. O quarto jogo da série está marcado para quinta-feira, às 20h30, no Pavilhão João Rocha. O Benfica entrou melhor e colocou-se rapidamente em vantagem graças aos golos de André Coelho e Diego Nunes. No entanto, o Sporting reagiu por intermédio de Merlim, que reduziu a diferença com um remate de bico característico.
Carlinhos voltou a ampliar a vantagem encarnada aos 16 minutos, colocando o marcador em 3-1, mas a resposta leonina surgiu pouco antes do intervalo, com Pauleta a fazer o 3-2 e a manter tudo em aberto para a segunda metade. Após uma primeira parte frenética, o ritmo diminuiu no segundo tempo, embora sem desaparecer a incerteza quanto ao vencedor.
André Coelho aproveitou uma desconcentração defensiva do Sporting para recolocar o Benfica com dois golos de vantagem, mas Pauleta voltou a assumir protagonismo. O ala leonino marcou aos 34 e aos 35 minutos, completando um hat-trick e levando a decisão para prolongamento. No tempo extra, Higor parecia ter colocado o Benfica em posição privilegiada para vencer, ao concluir um rápido contra-ataque que devolveu a vantagem aos encarnados. Contudo, quando o triunfo parecia garantido, surgiu novo momento de tensão.
A apenas 29 segundos do final, Diego Nunes cometeu a sexta falta da equipa e o Sporting beneficiou de um livre direto sem barreira. Tomás Paçó não desperdiçou a oportunidade e bateu Diogo Carrera, que tinha entrado temporariamente para a baliza no lugar de Gugiel, levando o encontro para as grandes penalidades.
A decisão acabou por sorrir ao Benfica depois de uma longa série de penáltis marcada por enorme equilíbrio. Afonso Jesus falhou para os encarnados, mas Merlim também desperdiçou a quinta tentativa do Sporting, quando tinha nos pés a possibilidade de fechar a eliminatória a favor dos leões.
A incerteza prolongou-se até que Zicky Té falhou o seu remate. Diogo Carrera voltou a assumir o papel de herói ao defender o penálti do internacional português, desencadeando a explosão de alegria nas bancadas do Pavilhão Fidelidade. O triunfo deixa o Benfica a apenas uma vitória de revalidar o título nacional, numa final que continua a oferecer momentos de enorme emoção entre os dois eternos rivais.