Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904: MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS AINDA SÓ ESTÁ A AQUECER! BENFICA DE SCHMIDT JÁ ASSEGUROU ESTRELA DA COMPANHIA

Já com Kökçü garantido para a temporada seguinte, Rui Costa mete mãos à obra para dar a Schmidt um plantel de luxo

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Como já foi anunciado pela imprensa portuguesa e pelo próprio clube, o Benfica garantiu este último sábado a contratação de Orkun Kökçü ao Feyenoord por 25 milhões de euros fixos por 100% do passe, tendo o jogador assinado um contrato de cinco anos com o campeão português.


Segundo o comunicado dos encarnados, o conjunto neerlandês terá "direito a receber uma percentagem do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador, dependendo essa percentagem do valor pela qual essa futura transferência venha a ser realizada".


Com o Glorioso, Kökçü assinou "um contrato de trabalho desportivo por cinco épocas desportivas, que vigora até 30 de junho de 2028, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de 150 milhões de euros". 


Três anos depois, as águias voltam a impor novo recorde numa transferência, superando os valores pagos pelo avançado uruguaio Darwin Núñez em 2020, quando o resgataram aos espanhóis do Almería por 24 milhões de euros. O atual jogador do Liverpool era, até este sábado, o futebolista mais caro contratado por uma equipa lusa, acabando agora por ser destronado do topo pelo médio internacional turco, de 22 anos, o primeiro reforço assegurado pelo Clube da Luz para a temporada 2023/24.

Nos últimos anos, as águias têm feito grandes investimentos monetários que, em alguns casos, não tiveram o rendimento que se esperava. Contudo, Francisco Benitez, antigo candidato à presidência do Benfica, não tem dúvidas que esta será uma história de sucesso para ambos os lados.


“O rendimento de um atleta pode passar por fatores que não são conhecidos pela grande maioria dos adeptos. Por vezes a não habituação do atleta ou da sua família ao meio envolvente pode condicionar aquilo que à partida era uma excelente contratação e no Benfica tivemos um caso muito recente para ilustrar o que acabo de dizer”, começou por dizer. 

“Mas, retirando essas variáveis, por vezes incontroláveis, acredito que Kökçü reúne um conjunto de características que nos permitem acreditar que será um bom investimento e posso desde salientar algumas: um jogador jovem, melhor jogador do Campeonato dos Paises Baixos, internacional A pelo seu país, conhece o nosso treinador e identifica-se com o seu modelo de jogo, para além de ter jogado com Aursnes”.

Nascido nos Países Baixos, mas de ascendência turca, Kökçü, de 22 anos, dividiu a formação por Groningen e Feyenoord, tendo-se estreado pela equipa principal do emblema de Roterdão em setembro de 2018, com 17 anos. Desde então, participou em 175 jogos e marcou 32 golos pelo Feyenoord, sendo que na última época, em que envergou a braçadeira de capitão, foi peça fulcral na conquista do título de campeão neerlandês, para o qual contribuiu com oito golos e três assistências em 32 jogos na Eredivisie.

Eleito o melhor jogador da última edição da Eredivisie, o médio ainda conta com 20 internacionalizações e dois golos pela seleção da Turquia, que representou no Euro2020. Roger Schmidt já o desejara em janeiro, devido à saída de Enzo Fernández, mas só agora será possível ter este box to box, um centro campista de boa capacidade técnica e exímio marcador de bolas paradas.  

O portal inglês The Athletic explicou o porquê de vários clubes estarem atentos à estrela do Feyenoord e concluiu que o jovem talento é um “médio moderno”. Em declarações ao Glorioso 1904, Benitez não tem dúvidas quanto à qualidade do jogador e prevê um futuro brilhante para os Benfiquistas.  

“Esta transferência vem na linha da contratação do Enzo, que demonstra uma mudança de paradigma nesta matéria. Ao invés de se contratar dezenas de jogadores de qualidade muito discutível por valores que representavam grandes investimentos, esta estrutura optou e bem em contratar valores quase seguros para posições em que estamos deficitários e que possam ajudar a equipa no curto prazo a atingir os objetivos a que se propõe, nomeadamente, a presença contante nos quartos de final da Champions e uma hegemonia nas competições internas”.

Os números que apresenta – tem ainda, por exemplo, uma média de 12,6 passes progressivos por 90 minutos (mais do que Enzo Fernádez na Premier League, que fica-se pelos 9,7) – evidenciam “a aptidão de Kökçü para uma equipa que enfrenta regularmente adversários que se posicionam em blocos baixos”, defende ainda o The Athletic. É alguém que não procura muitos os duelos, é bastante seletivo, embora tenha uma boa percentagem de sucesso quando avança para os mesmos. 

O internacional turco – avaliado em 30 milhões de euros – ganhou um maior foco nos últimos anos, e está hoje bastante mais concentrado no posicionamento e na leitura do jogo sem bola. Assentará como uma luva no perfil de organizador do meio-campo do campeões nacionais, sobretudo se tiver uma unidade mais defensiva ao seu lado.

Se Florentino sair, o técnico alemão fica agora salvaguardado com Kökçü, Aursnes, João Neves e Chiquinho para as duas posições centrais do meio-campo. Ainda assim, Benitez não esquece que existem lacunas preocupantes no plantel dos encarnados, expressando também o desejo de uma aposta contínua na formação do Seixal

“Não tenho a mais pequena dúvida que o posto de Defesa Esquerdo terá de ser a próxima grande contratação do Benfica. Para além disto, vários jogadores como Gonçalo Ramos, João Neves, Florentino, António Silva e Henrique Araújo devem servir de exemplo para se continuar a recorrer à nossa formação. Aqueles que estão emprestados deveriam regressar e ter mais oportunidades na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica”, concluiu.


Futebol

Desculpa de mau pagador? Há quem critique justificação de Rui Costa para saída de João Mário do Benfica

Presidente do Clube da Luz garantiu que existiu um elo que foi quebrado e explicação não convenceu toda a gente

Rui Costa falou sobre a saída de João Mário do Benfica
Rui Costa falou sobre a saída de João Mário do Benfica

  |

Icon Comentário0

Vítor Almeida Gonçalves, editor do jornal desportivo Record, analisou,  no programa 'Record na Hora', a explicação de Rui Costa relativamente à saída de João Mário neste mercado de transferências. O Presidente alegou que se "quebrou um elo" e o jornalista considera que esta justificação acaba por ficar aquém


"João Mário continuaria a ter lugar no Benfica. Continuaria a ter um papel importante naquilo que tinha de desempenhar no Benfica. É um jogador inteligente, diferenciado, que até faz lembrar um pouco Rui Costa. É elegante e inteligente e continuaria a ter lugar no Benfica, para mim", começou por mencionar. 


"Justificar a saída de João Mário só porque o público o assobiou não me parece o mais correto"


"A justificação de Rui Costa, lida só com as palavras que ele disse, é que o Benfica, João Mário e Rui Costa cederam à pressão da bancada. Trocado por miúdos é isto que significa. O elo que se partiu é exatamente esse elo entre os adeptos e o jogador. Os adeptos  não gostaram da exibição de João Mário, daquela em concreto, como não tinham gostado de outras, assobiaram o que é perfeitamente normal no futebol. Agora faltou à justificação do Rui Costa o lado desportivo e do rendimento e que ele usou por exemplo com David Neres", referiu o jornalista. 

"Podia dizer no caso do João Mário que é um jogador que já tem alguma idade que tem alternado também entre titularidade e não titularidade e que oscilou um pouco. Isto foi o que disse sobre David Neres e este lado também podia ter sido salvaguardado na questão do João Mário. Justificar a saída de João Mário só porque o público o assobiou não me parece o mais correto", atirou Vítor Almeida Gonçalves


Na presente temporada, de águia ao peito, João Mário atualmente avaliado em 4 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência. Já com a camisola do Besiktas, alinhou em duas partidas, registando uma assistência.

Em 2023/24, o João Mário realizou 51 partidas: 31 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa, três na Taça da Liga e um na Supertaça.

Nos 3.695 minutos que disputou, o atleta de 31 anos marcou nove golos e fez três assistências. Desde que chegou ao Benfica em 2021, oriundo do Inter a custo zero, João Mário realizou 149 partidas, marcou 36 golos, fez 23 assistências e conquistou dois títulos: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).

Confira aqui o momento:


Futebol

Assembleia Geral do Benfica? Advogado de Jorge Jesus chama Seara ao barulho: "Muita gente com uma agenda..."

Recorde-se que o Presidente da Mesa Assembleia Geral do Clube da Luz pediu a demissão

Fernando Seabra demitiu-se do Benfica, na Assembleia Geral,
Fernando Seabra demitiu-se do Benfica, na Assembleia Geral,

  |

Icon Comentário0

Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, num artigo de opinião publicado no jornal Record comentou os últimos acontecimentos do Universo Benfiquista desde a entrevista de Luís Filipe Vieira à Assembleia Geral do Benfica.


"Porque acredito muito pouco em coincidências, da leitura que faço dos recentes acontecimentos da atribulada vida benfiquista, começa a ficar claro que, até internamente, dentro dos próprios atuais órgãos sociais, existe muita gente com uma agenda de interesses e objetivos muito pessoais, que poderão ir para além do SLB (FPF?) e que estará em curso uma campanha de desestabilizarão do clube com base em três eixos (desportivo, político e financeiro)", começou por dizer o advogado.


"Se não acreditarmos no Pai Natal, rapidamente perceberemos que a entrevista de Luis Filipe Vieira à CMTV, dois dias antes da estreia de Lage na Luz (também) tinha como objetivo a desestabilização "desportiva"


"Se não acreditarmos no Pai Natal, rapidamente perceberemos que a entrevista de Luís Filipe Vieira à CMTV, dois dias antes da estreia de Lage na Luz (também) tinha como objetivo a desestabilização "desportiva". LFV, que três semanas antes da tentativa de "assassínio de carácter" de Rui Costa como alguns lhes chamaram, incompreensivelmente almoçava tranquilamente aos olhos de todos, num dos principais restaurantes de Lisboa, com um dos atuais principais Vice-Presidentes encarnados", apontou Luís Miguel Henrique.

"O próprio Presidente da Mesa da AG, porque uma vez mais por não acreditar em coincidências, fiquei com a nítida sensação que a extemporânea, despropositada e desproporcional reacção do Dr. Fernando Seara, (sócio de um dos mais prestigiados advogados da nossa praça e advogado/conselheiro de Luís Filipe Vieira há muitos e muitos anos a esta parte), à aprovação pela maioria dos presentes com direito a voto do requerimento apresentado pelo sócio Diogo Manteigas, foi um mero aproveitamento do momentum, para se libertar das amarras institucionais que o Benfica e o futebol profissional no seu todo lhe impõem, na sua "cruzada" pessoal de ajudar a eleger o seu protegido Nuno Lobo como presidente da FPF", prosseguiu.


"No campo, Lage deve manter-se alheado destas "politiquices" e continuar a correr atrás do prejuízo", concluiu o advogado, salientando que a equipa de futebol do Benfica deve concentrar-se em ter os melhores resultados desportivos possíveis sem sequer ligar ao que acontece nos bastidores do Glorioso.


Futebol

Titular de Bruno Lage pode ter motivos para festejar no Benfica - Gil Vicente

Atleta dos encarnados com razões para sorrir, isto caso seja opção do técnico das águias na sétima jornada da Liga Portugal Betclic

Comandado de Bruno pode ter motivos para festejar, isto se for opção do técnico para o Benfica - Gil Vicente, da sétima jornada da Liga Portugal Betclic
Comandado de Bruno pode ter motivos para festejar, isto se for opção do técnico para o Benfica - Gil Vicente, da sétima jornada da Liga Portugal Betclic

  |

Icon Comentário0

Nicolás Otamendi pode chegar aos 200 jogos no campeonato nacional, isto caso seja titular na receção do Benfica ao Gil Vicente, agendada para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio da Luz. A caminhada começou há 14 anos, a 25 de setembro de 2010, quando vestia a camisola do Porto. Na altura, Otamendi, com apenas 22 anos, procurava afirmar-se no futebol europeu sob o comando de André Villas-Boas.


O primeiro jogo de Otamendi foi memorável para o argentino. Frente ao Olhanense, no Estádio do Dragão, o agora capitão do Benfica marcou o seu primeiro golo na competição, ajudando o Porto a vencer por 2-0.


Atualmente, com 36 anos, o defesa é peça-chave no Benfica e na seleção Argentina, onde realizou 122 dos seus 199 jogos na Primeira Liga. A marca de Otamendi também o aproxima de um recorde entre os jogadores argentinos na Primeira Liga. Com apenas quatro jogos para alcançar Nico Gaitán como o argentino com mais presenças no campeonato português, o central ainda tem pela frente o desafio de ultrapassar Lucho González e Salvio no número de títulos conquistados, embora o seu contrato termine no próximo verão.


Após a vitória frente ao Boavista por 3-0, Otamendi agradeceu aos adeptos nas redes sociais: "Com determinação e trabalho continuamos a somar. Obrigado aos adeptos pelo apoio em cada momento. Continuamos juntos pelo mesmo caminho".

Nicolás Otamendi - avaliado em 1 milhão de euros - está ao serviço do Glorioso pela quinta época consecutiva. Na temporada 23/24, o central marcou presença em 51 embates, somando quatro golos e ainda duas assistências. Já em 2024/25, o atleta foi a jogo em seis ocasiões (Casa Pia, Estrela da Amadora, Moreirense, Santa Clara, Estrela Vermelha e Boavista), somando um total de 455 minutos.


Ao todo, ao serviço da equipa principal do Benfica, Nicolás Otamendi contabiliza 184 partidas, onde fez o gosto ao pé por sete ocasiões, somando, ainda, cinco assistências. É de referir que o capitão dos encarnados veio do Manchester City, sendo já a segunda experiência profissional em Portugal, uma vez que representou o rival do Norte, Porto.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 – Carlos Janela deixa bicada a Luís Filipe Vieira depois do ataque a Rui Costa
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 – Carlos Janela deixa bicada a Luís Filipe Vieira depois do ataque a Rui Costa

 

Icon Comentário0
Última hora! Benfica conhece adversário da Taça de Portugal e Bruno Lage já esfrega as mãos
Futebol

Última hora! Benfica conhece adversário da Taça de Portugal e Bruno Lage já esfrega as mãos

 

Icon Comentário0
João Félix já convence? Após Chelsea - Barrow, Maresca deixa 'bicada' ao ex Benfica: "Quem defende?"
Futebol

João Félix já convence? Após Chelsea - Barrow, Maresca deixa 'bicada' ao ex Benfica: "Quem defende?"

 

Icon Comentário0