
Futebol
Barrenechea avalia estreia no Sporting - Benfica com destaque especial: "Exemplo"
31 Jul 2025 | 23:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Set 2023 | 06:58 |
Estrela do Glorioso faz mira aos grandes palcos
Após a deslocação a Vizela, o Benfica prepara a estreia na edição 2023/24 da Liga dos Campeões, procurando dar sequência ao bom desempenho dos recentes anos esta quarta-feira, diante dos austríacos do Salzburgo, com hora de arranque marcada para as 20h00. Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904, prevê grandes dificuldades na estreia dos encarnados na competição.
“Na Liga Portuguesa, o Benfica tem de jogar essencialmente no meio campo ofensivo contra equipas em bloco baixo e apostar no contra ataque. Na Liga dos Campeões, vai encontrar equipas que jogam a campo inteiro e raramente fechadas nos últimos 30 metros. Vamos ver outra face do Benfica, a enfrentar desafios diferentes”, começou por dizer.
“Apesar de ser uma equipa jovem e com pouca experiência na Liga dos Campeões, o Salzburgo é o campeão crónico na Áustria e tem sido um dos maiores fornecedores de craques do futebol mundial nos últimos 15 anos, a par de clubes como o Benfica. Deste clube saíram Mané, Keita, Haaland, Upamecano e, mais recentemente, Adeyemi e Sesko. Não se espera por isso um jogo fácil, como raramente acontece na Champions”, acrescentou.
As águias impressionaram nas suas duas últimas campanhas na Champions League, chegando aos quartos-de-final em ambas as ocasiões, algo que não acontecia desde o final da década de 80. Para o diretor do Glorioso 1904,
Por outro lado, depois da derrota na partida inaugural do campeonato, em casa do Boavista, os encarnados só somaram vitórias a partir daí: 2-0 na receção ao Estrela da Amadora, 3-2 em Barcelos, uma goleada por 4-0 sobre o Vitória de Guimarães, e, por fim, o triunfo por 2-1 na última jornada da Primeira Liga
Em sentido contrário, o conjunto visitante sofre golos há 23 jogos consecutivos fora de casa nas competições europeias. A formação que venceu os últimos 11 campeonatos da Áustria ainda não perdeu esta época e não será um adversário fácil, mas o ‘onze’ de Roger Schmidt está obrigado a vencer, se quer competir com o Inter de Milão pela liderança do Grupo D.
“A Liga dos Campeões é a melhor competição de clubes do mundo. Todos os anos oferece desafios diferentes e por ser uma competição curta, que se decide em poucos jogos, raramente temos oportunidade de recuperar de passos falhados. Além disso, é necessário ter alguma sorte no sorteio. Eu não gostei particularmente do deste ano. É um grupo em teoria bastante equilibrado e no qual qualquer equipa pode ganhar os seus jogos. Passando esta fase, tudo é possível”, explicou o conhecido adepto dos encarnados.
Pese embora o equilíbrio no grupo, que conta ainda com a presença da Real Sociedad, o Clube da Luz tem, pelo menos no plano teórico, condições para seguir para os oitavos-de-final. Neste sentido, Roger Schmidt irá apostar em uma das das grandes figuras dos Campeões Nacionais neste início de época, Di María.
Com um troféu na Liga dos Campeões no currículo, em 2013/14 pelo Real Madrid, o internacional argentino é o único atleta no plantel às ordens do técnico alemão a vencer a competição milionária, O craque albiceleste é, também, o futebolista das águias com mais partidas (103) e mais golos (22) na competição.
“Di Maria é a par de Rafa o jogador em melhor forma. Além disso, é também o mais talentoso e um dos mais experientes pelo que será sem dúvida uma peça chave para o nosso sucesso”, defendeu Bernardo Alegra.
Inclusive, o camisola 11 disputou mais 20 encontros do que o colega de seleção e vencedor também do último Mundial, Otamendi, que soma 83 aparições oficiais na prova da UEFA. Com o Manto Sagrado, o astro vai tentar um jejum de 15 jogos sem faturar na Champions, estatística esta que permanece desde 4 de novembro de 2020.
Di María – avaliado em 8 milhões de euros – participou em 40 jogos na temporada passada na equipa da Juventus, marcando oito golos e sete ocasiões. O antigo jogador da Juventus está a fazer o melhor arranque da carreira, com cinco golos nos seis primeiros jogos, um registo inédito. Em Vizela, o argentino também quebrou um enguiço, depois de um golo de livre direto, algo que já não acontecia há dois anos e meio.
Talento ‘Made in Seixal’ aponta à vitória
Outro jogador em destaque no Benfica é António Silva, que recentemente atingiu a marca dos 50 jogos oficiais pela equipa principal do Glorioso, diante do Vizela. Para além disto, o internacional português entrou esta época para a hierarquia de capitães juntamente com Nico Otamendi e João Mário, sendo o terceiro jogador da confiança de Roger Schmidt. O camisola 4 das águias superou, assim, jogadores como Maniche, João Vieira Pinto e Rúben Dias.
“O António é um dos defesas mais promissores do futebol atual e com a experiência que vai adquirindo, sobretudo nestas competições, ficará ainda melhor. Não diria que é o seu ano de afirmação porque para mim ele já está mais do que afirmado, mas será mais um ano de crescimento, com benefício para o Benfica”, rematou Bernardo Alegra.
António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – já participou em seis jogos oficiais esta temporada. Na época passada, disputou 44 partidas e marcou por três ocasiões, tendo-se estreado com o Manto Sagrado no Bessa, diante do Boavista.
Importante também recordar que o Clube da Luz, então comandado por Béla Guttmann, conquistou o troféu em 1961 e 1962. Daí para cá, o conjunto agora presidido por Rui Costa nunca mais voltou a vencer a Liga dos Campeões, tendo perdido as finais de 1963 (Milan), 1965 (Inter de Milão), 1968 (Manchester United), 1988 (PSV) e 1990 (Milan).
Ainda assim, a formação encarnada apresenta um registo positivo de 114 vitórias, 61 empates e 85 derrotas, com um total de 260 jogos disputados na liga milionária. O Glorioso conta ainda com 424 golos marcados e 309 tentos sofridos.
Sabe o nosso Jornal que, avançado grego despertou atenções fora de Portugal e pode mesmo não continuar a envergar o Manto Sagrado
01 Ago 2025 | 03:00 |
Vangelis Pavlidis, afinal, não tem futuro garantido no Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta, em primeira mão, de que o avançado grego está na agenda do Newcastle, da Premier League, e este interesse coloca em risco a continuidade do ponta-de-lança na Luz, já depois de oficializado o novo concorrente para o atual camisola 14.
Ao que foi possível apurar junto de fonte próxima, Pavlidis despertou as atenções do Newcastle, que procuram um reforço para a frente de ataque. Ainda que não existam negociações oficiais entre as duas partes, o Benfica pode já ficar 'aflito', visto que vê uma das suas peças fundamentais em risco de saída, neste verão.
Apesar de contar já com Ivanovic no plantel de Bruno Lage, Pavlidis surge como indispensável para o técnico setubalense, tendo em conta o rendimento que atualmente tem nos quadros encarnados. O nosso Jornal sabe, em exclusivo, que Rui Costa está pronto para bater o pé e exigir os 100 milhões de euros de cláusula do internacional grego ao Newcastle e a todos os pretendentes do avançado, mostrando que o camisola 14 é inegociável e difícil de tirar da Luz.
Importa referir que, Pavlidis, também, já surgiu na agenda de outros clubes, como o caso da Juventus. Os italianos ainda não esqueceram o avançado do Benfica, contudo a verba exigida pela Direção de Rui Costa poderá afastar a Vecchia Signora da Luz e o mesmo poderá acontecer com o Newcastle, que avalia o perfil do grego para o plantel da próxima época.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 56 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 30 golos, somando ainda 12 assistências, nos 3.814 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Timoneiro dos leões considera que a sua equipa foi a melhor, apesar das águias terem garantido a vitória e a conquista da Supertaça
01 Ago 2025 | 00:13 |
Depois de Rui Borges ter considerado que o Sporting foi melhor que o Benfica, apesar da vitória encarnada por uma bola a zero, Bruno Lage não hesitou em dar uma resposta ao timoneiro dos leões. O treinador setubalense recordou as mesmas palavras do colega de profissão aquando da final da Taça de Portugal.
"Cada um tem a sua opinião. Ele na final da Taça, que ganhou, também disse que tinha sido melhor. Hoje perdeu e também foi", afirmou Bruno Lage, em declarações à comunicação social, depois do Benfica ter erguido o troféu da Supertaça pela 10.ª ocasião na história do Glorioso.
Bruno Lage: " Ele [Rui Borges] na final da Taça, que ganhou, também disse que tinha sido melhor. Hoje perdeu e também foi"
"Para mim basta olhar para a minha equipa. É trabalhar e crescer. Vencemos este título e agora temos de estar com olhos na Champions, porque esta equipa e clube quer estar na Champions", completou, ainda, Bruno Lage. O treinador do Benfica analisou, também, a exibição do Clube da Luz frente ao eterno rival.
"Era um troféu que queríamos vencer. Após 15 dias, a equipa conseguiu fazer bom jogo. A primeira parte foi equilibrada, conseguimos ter bola, mas em alguns momentos podíamos ter mais ligações, mas isso é reflexo da falta de treino", analisou Bruno Lage.
"Houve jogadores que chegaram recentemente, um deles chegou e já comemorou com os colegas. Na segunda parte entrámos muito fortes, pois falámos e corrigimos. Pedi para estarmos mais próximos da bola, ter mais posse. E sinto que somos justos vencedores", concluiu o treinador do Benfica.
Futebolista dos vermelhos e brancos deu uma resposta curiosa ao ser questionado sobre a nova dupla de jogadores para o meio-campo encarnado
31 Jul 2025 | 23:56 |
Após a vitória do Benfica sobre o Sporting, por uma bola a zero, na Supertaça, Leandro Barreiro, também, falou à comunicação social. O habitual suplente de Bruno Lage, que assumiu a titularidade esta noite, deu uma resposta curiosa ao ser questionado sobre a concorrência no meio-campo de Enzo Barrenechea e Richard Ríos, dupla de reforços de verão, considerando ser "fixe" trabalhar com os atletas.
Barrenechea e Richard Ríos? Leandro Barreiro: "É fixe, estamos a trabalhar juntos há duas semanas"
"É fixe, estamos a trabalhar juntos há duas semanas. Nos treinos vamo-nos conhecendo. Ainda há espaço para trabalhar", começou por avaliar Leandro Barreiro, na zona de entrevistas rápidas, após o Sporting - Benfica. O médio luxemburguês, que enfrentou algumas dificuldades no jogo desta noite, ainda abordou a aposta de Bruno Lage na sua titularidade.
"Não sou jogador de falar muito, dou a resposta no campo. Consigo dar energia positiva. É uma alegria, sabemos que é bom começar a época assim. Vai dar energia, é uma alegria para os adeptos depois da época passada", prometeu Leandro Barreiro.
Ainda sobre a partida, o jogador do Benfica realçou a importância do golo de Pavlidis. "É sempre bom marcar, a equipa fica por cima do adversário, na segunda parte adotámos detalhes importantes", afirmou Leandro Barreiro, em declarações à imprensa nacional sobre a vitória encarnada frente ao Sporting, que valeu a conquista da Supertaça.
Leandro Barreiro: "Sabemos que é bom começar a época assim"
As atenções, agora, passam a estar na qualificação para a fase de liga da Liga dos Campeões. O Benfica de Bruno Lage tem encontro marcado com o Nice na próxima quarta-feira, 6 de agosto, a partir das 20h00, no reduto do adversário francês, disputando a primeira mão desta pré-eliminatória da prova milionária.