Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 – Trubin de saída do Benfica? "Alvo apetecível"

Guardião dos encarnados tem dado nas vistas nos últimos meses, nomeadamente no Mundial de Clubes, e conta com alguns interessados

Exclusivo Glorioso 1904 - Ricardo Rebelo-Gonçalves considera que Anatoliy Trubin está preparado para deixar o Benfica e rumar a um gigante europeu
Exclusivo Glorioso 1904 - Ricardo Rebelo-Gonçalves considera que Anatoliy Trubin está preparado para deixar o Benfica e rumar a um gigante europeu

29 Jul 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Anatoliy Trubin - que obriga as águias a preparar a sua sucessão - tem qualidade para defender a baliza de um gigante europeu. A opinião é de Ricardo Rebelo-Gonçalves, treinador de guarda-redes do Caldas. Em exclusivo ao Glorioso 1904, o autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, defende que a evolução do ucraniano tem sido notável.


 Trubin num gigante europeu? Ricardo Rebelo-Gonçalves: “Cada vez mais competente"


“A passagem de Trubin pelo Benfica tem servido de montra de excelência para as suas capacidades e tem consolidado a sua reputação a nível internacional. A verdade é que Trubin tem demonstrado uma evolução nos tempos mais recentes. Evolução essa que o torna cada vez mais competente e capaz de ser guarda-redes para clubes de ligas superiores e que disputem troféus”, começou por referir Ricardo Rebelo-Gonçalves, elogiando o guardião das águias.


O treinador de guarda-redes do Caldas lembra destaca a resiliência do titular do Benfica: “Não é por acaso que Trubin tem disputado a baliza da seleção ucraniana com Andriy Lunin, guarda-redes do Real Madrid. Se numa fase inicial pareceu existir um desfasamento entre aquilo que era a expectativa e o momento de desenvolvimento individual do guarda-redes ucraniano, a sua resiliência e caráter demonstram a sua capacidade de manter o foco e o desempenho sob pressão”.

Ricardo Rebelo-Gonçalves: “Potencial de evolução de Trubin tornam-no alvo apetecível para gigantes europeus”


Trubin é imponente pelas suas características morfológicas e antropométricas, o que lhe dão uma grande presença na baliza. Mas, para além disso, tem sido um guarda-redes cada vez mais consistente, com maior capacidade de intervir decisivamente no jogo, particularmente em contextos de 1x1 ou defesa de baliza. O seu potencial de evolução tornam-no num alvo apetecível para gigantes europeus”, defende Ricardo Rebelo-Gonçalves, abordando uma eventual saída do ucraniano do Benfica.

Por fim, Ricardo Rebelo-Gonçalves, autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, traça o perfil de um guardião de excelência no futebol moderno: “Um guarda-redes de topo será aquele que se consegue adaptar com mais facilidade aos diferentes momentos e contextos de jogo e ter recursos que lhe possibilitem não só identificar o problema, mas como arranjar ou fazer emergir soluções capazes para o sucesso da equipa. Aqui, o timing de ação é determinante e dependente da perceção e da decisão, isto é, da sua consciência tática ou do seu comportamento de pesquisa visual e reconhecimento de padrões. Os guarda-redes de topo são, então, capazes de recolher informação pertinente com maior velocidade e precisão, e consequentemente, tomar decisões eficazes”.


Futebol

José Mourinho lamenta expulsão e avalia atitude da equipa no Benfica - Sporting: "É difícil"

Treinador das águias viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic

José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting da 13ª. jornada da Liga Portugal
José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting da 13ª. jornada da Liga Portugal

05 Dez 2025 | 23:22 |

Icon Comentário0

José Mourinho explicou estar satisfeito com a atitude apresentada pela equipa do Benfica. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.


O treinador encarnado começou por ser questionado acerca da entrega da equipa, e foi perentório na sua resposta: "Estou satisfeito. Em jogos destes, é knockout... entras e sofres um golo, é difícil recuperar. A equipa conseguiu isso mesmo".


O Benfica, relembre-se, recebeu o Sporting no Estádio da Luz, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. Até foram os leões a começar por cima, e a chegar à vantagem por Pedro Gonçalves, mas as águias reagiram, chegaram à igualdade, e estiveram por cima no resto da partida.


Já muito perto do final do encontro, Gianluca Prestianni fez uma falta sobre Geny Catamo, de modo a parar um contra-ataque do Sporting. O VAR interveio na jogada - António Nobre alterou o cartão amarelo que tinha mostrado numa primeira instância para vermelho. José Mourinho não escondeu que esse momento também teve impacto no jogo.

"Apanhamos situações em que o Dedic estava em dificuldade mas não havia outro. O Enzo também, mas o Manu não tinha condições e só o meti quando fui obrigado a meter. A expulsão do miúdo acaba por matar essa coisa que tínhamos preparado para tentar atacar o espaço nos últimos minutos", rematou o treinador do Benfica.



Futebol

José Mourinho explica como preparou o Benfica para o dérbi: "Falar de fragilidades do Sporting é..."

Treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic

José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting, da 13ª. jornada da Liga Portugal
José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting, da 13ª. jornada da Liga Portugal

05 Dez 2025 | 23:11 |

Icon Comentário0

José Mourinho explicou que foi difícil para o Benfica aproveitar os pontos fracos do Sporting. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview. 


"Honestamente, falar de fragilidades do Sporting é difícil, mas tentámos explorar algumas das situações que interpretámos como possíveis e eles tiveram muito respeito por nós", começou por apontar José Mourinho, explicando também que os leões se protegeram em relação aos pontos fortes do Benfica.


O treinador do Benfica destacou, depois, o corredor direito do Sporting, composto por Ivan Fresneda e Geny Catamo, que bateram de frente com Sudakov, um dos jogadores mais das águias, que acabou por apontar o golo que deu a igualdade aos encarnados.


"O Fresneda acompanhou sempre os movimentos do Sudakov e o Geny em certos momentos jogou como quinto defesa. Em determinados momentos parecia o Sporting de há anos a jogar com linha de 5", atirou, de seguida, José Mourinho, relembrando a tática utilizada por Ruben Amorim quando orientava os leões.

Relembrar que o Benfica recebeu, e empatou com o Sporting, a uma bola, no dérbi de Lisboa, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões começaram por cima, com golo de Pedro Gonçalves, mas as águias responderam, através de Sudakov, e dominaram praticamente todo o segundo tempo do encontro.



Futebol

José Mourinho deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Começámos mal..."

Treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o rival de Lisboa, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic

José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival de Lisboa, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting da 13ª. jornada da Liga Portugal
José Mourinho viu a sua equipa empatar com o rival de Lisboa, no estádio da Luz, no Benfica - Sporting da 13ª. jornada da Liga Portugal

05 Dez 2025 | 23:02 |

Icon Comentário0

José Mourinho admitiu que a equipa não esteve no seu melhor durante a fase inicial da partida. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.


"Começámos mal, começámos de um modo que não quer dizer que me enraiveceu, porque é duro, mas que me chateou. Na saída de bola, no trabalho que fizemos durante a semana, havia regras do 'não fazer' e foi exatamente o que fizemos no golo e mais uma ou outra vez", começou por apontar José Mourinho.


Relembrar que o Sporting chegou à vantagem no marcador bem cedo na partida, por Pedro Gonçalves. O lance surgiu de uma perda de bola de Enzo Barrenechea, em zona proibida, quando o Benfica tentava sair a jogar a partir da sua grande área.


"Depois uma reação emocional, de orgulho, de uma equipa que quis ir à procura do resultado. Onde dominámos o adversário foi na segunda parte onde só uma equipa quis ganhar. Tivemos um par de boas ocasiões. Uma falta lateral que o Ríos mete de cabeça na zona interior, normalmente é golo", explicou, de seguida, o treinador do Benfica.

José Mourinho terminou, com menção aos instantes finais do encontro: "O remate de pé esquerdo do Ríos, normalmente é golo. A ganhar alguém, tínhamos que ser nós. Estávamos por cima na expulsão do Prestianni e naquele momento, com um a menos, tivemos que nos adaptar".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Richard Ríos reage ao empate no Benfica - Sporting: "Se pudesse trocar..."
Futebol

Richard Ríos reage ao empate no Benfica - Sporting: "Se pudesse trocar..."

05 Dez 2025 | 22:54

Icon Comentário0
Benfica - Sporting: Águia joga muito mas cede empate com o leão
Futebol

Benfica - Sporting: Águia joga muito mas cede empate com o leão

05 Dez 2025 | 22:19

Icon Comentário0
O que ditou o sorteio do Mundial 2026 para os jogadores do Benfica
Futebol

O que ditou o sorteio do Mundial 2026 para os jogadores do Benfica

05 Dez 2025 | 19:39

Icon Comentário0