Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

Extra Benfica: IPMA lança alerta sobre tempestade Hermínia

Depois de um sábado chuvoso e escuro, a previsão meteorológica para este domingo, 26 de janeiro, não conta com muitas melhorias

Tempestade Hermínia afeta Portugal e IPMA já lançou comunicado
Tempestade Hermínia afeta Portugal e IPMA já lançou comunicado

  |

Icon Comentário0

Extra Benfica: Depois de sábado chuvoso, o domingo parece não ter melhoras. Este fim de semana vai ser mesmo 'assombrado' com chuva, vento e agitação marítima em todo a região continental e tudo devido à tempestade Hermínia. Além da chuva e vento forte, o dia de hoje poderá ficar marcado também pela trovada, existindo avisos amarelos para toda a costa portuguesa por causa da agitação marítima.


Comparativamente ao mau tempo que se fez sentir ontem, este domingo, 26 de janeiro, deverá contar com um cenário ainda 'mais escuro', com a chegada da depressão. A região norte do país deverá ser uma das mais afetadas, sendo que a tempestade atravessará também as regiões Centro e Sul, no período noturno. 


Com a chuva, vento e agitação marítima ao 'rubro', os distritos do norte e centro do país deverão estar, assim, sob avisos amarelos e laranjas. De acordo com o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se que  se registe períodos de chuva persistente na região do Minho e rajadas de vento até 80 km/h.


A Proteção Civil aconselha que se proceda à desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, de maneira a evitar possíveis inundações. A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN), adiantou ainda que, ao longo do dia de ontem, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira, no Continente, se encontraram fechadas a toda a navegação. Nos Açores, ficou encerrada à navegação a barra de Madalena do Pico.

Recorde-se que a tempestade Hermínia sucedeu a depressão Éowyn, que contou com "chuva, vento forte, com rajadas superiores a 80 km/h nos locais mais altos da região Norte", sendo que "também o mar esteve agitado", de acordo com os especialistas. 



Extra Benfica

Extra Benfica: Tempestade Hermínia chega a Portugal e Proteção Civil deixa alerta

Com a passagem da tempestade pelo país, dez distritos de Portugal continente estão sob aviso laranja devido à forte agitação marítima

Proteção Civil deixou alerta à população perante a passagem da tempestade Hermínia a Portugal
Proteção Civil deixou alerta à população perante a passagem da tempestade Hermínia a Portugal

  |

Icon Comentário0

Extra Benfica: A chegada da tempestade Hermínia a Portugal fez com que a Proteção Civil elevasse o nível de estado de alerta para espacial, uma vez que a previsão feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê precipitação abundante, ventos fortes, agitação marítima e até queda de neve, para os próximos dias.


Contudo, apesar dos alertas relacionados com a chuva, vento e agitação marítima, existem outros cenários igualmente preocupantes. Segundo André Morais, especialista da Proteção Civil, umas preocupações adicionais inclui a possibilidade da ocorrência de deslizamentos de terras, queda de árvores, infraestruturas e até mesmo cheias ou inundações por todo o país.


Numa entrevista concedida à SIC Notícias, o especialista da autoridade nacional deixou algumas notas e conselhos de como devem atuar nos próximos dias de mau tempo. “Evitar percursos pedestres junto ao mar; Evitar estacionar o carro junto ao mar; Cuidado redobrado para a população, com a possibilidade de deslizamento de terras, quedas de árvores ou infraestruturas; Cuidado redobrado para os condutores; Evitar viajar para o maciço central da Serra da Estrela pelo menos até quinta-feira”, são alguns dos conselhos deixados pela Proteção Civil.


Além da chuva e do vento forte, existe uma grande preocupação com a agitação marítima, com a Proteção Civil a colocar sob alerta 10 distritos de Portugal continental. O alerta laranja foi emitido na manhã desta segunda-feira, por precaução, com base na previsão de forte agitação marítima, um dos efeitos causados pela passagem da tempestade Hermínia pelo país.

O alerta foi aplicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, aos vários distritos presentes na orla costeira, como Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo. O organismo que acompanha a atividade meteorológica portuguesa alertou também que, a partir do meio-dia, cinco destes 10 distritos irão passar a alerta vermelho, como Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo. Leiria e Lisboa irão ficar também sob alerta vermelho, mas a partir das 18h00 desta segunda-feira, 27 de janeiro.




Extra Benfica

Extra Benfica: Madison Keys reage à conquista do Grand Slam e revela desejo antigo

Tenista bateu a bicampeã do 'Happy Slam', Aryna Sabalenka, este sábado, 25 de janeiro, numa partida que demorou cerca de duas horas e dois minutos

Madison Keys reage à conquista do Grand Slam, este sábado, 25 de janeiro
Madison Keys reage à conquista do Grand Slam, este sábado, 25 de janeiro

  |

Icon Comentário0

Extra Benfica: Madison Keys conquistou, este sábado, 25 de janeiro, o primeiro título do Grand Slam da carreira aos 29 anos. A tenista impôs-se à bicampeã do 'Happy Slam', Aryna Sabalenka, ao fim de 2h02. A partida contou com os seguintes parciais de 6-3, 2-6 e 7-5. Após o encontro, a atleta revelou que vencer um 'major' era um desejo antigo, relembrando a final perdida  Open dos Estados Unidos de 2017 frente à compatriota Sloane Stephens. 


"Queria isto há muito tempo. Joguei uma final e não correu bem para o meu lado. Não sabia se voltaria a estar nesta situação, mas a minha equipa confiou em mim e, por isso, quero agradecer. Eles acreditaram em mim, quando eu própria não acreditei", começou por mencionar a atleta, recordando a final perdida. 


"O ano passado foi muito duro, tive lesões muito difíceis. Não sabia se voltaria aqui, e agora com este troféu. Adoro-vos, a todas as pessoas que me apoiaram e ajudara a acreditar em mim e a conseguir realizar este desejo", atirou a tenista a quarta tenista mais velha de sempre a conquistar o primeiro major da carreira. 


Madison Keys  - Queria isto há muito tempo. Joguei uma final e não correu bem para o meu lado


"Aryna, jogaste um ténis incrível, mas estou feliz por me ter 'vingado'. Sempre foste uma jogadora dura e sempre tivemos encontros loucos, por isso parabéns a ti e à tua equipa por mais uma participação incrível num torneio do Grand Slam. Também quero agradecer aos espectadores, fizeram-me sentir em casa", disse Madison Keys. 

"Ela jogou de forma incrível, não consegui fazer nada. Espero voltar no próximo ano e jogar melhor. Gosto muito de vocês, mesmo tendo perdido", destacou a bielorrussa, de 26 anos, deixando uma mensagem à sua equipa técnica.


Extra Benfica

Extra Benfica: Tempestade Eowyn vai perturbar Portugal

Evento vai atingir o nosso país com chuva intensa, vento forte e ondas até 5 metros entre sexta-feira e sábado

Tempestade Eowyn vai perturbar Portugal nos próximos dias
Tempestade Eowyn vai perturbar Portugal nos próximos dias

  |

Icon Comentário0

Extra Benfica: A tempestade Eowyn, que está a provocar ventos recorde de 183 km/h na Irlanda e severos transtornos em aeroportos europeus, chegará a Portugal continental nesta sexta-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se uma intensificação das condições meteorológicas adversas até sábado.


As primeiras regiões afetadas serão o Minho e o Douro Litoral, com chuva intensa a partir da manhã de sexta-feira, acompanhada por rajadas de vento de até 80 km/h, especialmente no litoral e em zonas de maior altitude. A precipitação deverá estender-se progressivamente ao resto do país, tornando-se mais forte ao final do dia.


A costa ocidental também será impactada por uma forte agitação marítima, com ondas de 4 a 5 metros. Este fenómeno, previsto para a tarde de sexta-feira, deverá manter-se até ao fim do dia de sábado, levando o IPMA a emitir avisos amarelos para vários distritos devido à chuva, vento e estado do mar.


Enquanto Portugal se prepara para enfrentar os efeitos da tempestade, na Irlanda e Reino Unido a situação é mais grave, com alertas vermelhos emitidos. Escolas foram encerradas e autoridades apelam à população que permaneça em casa devido aos ventos extremos.

Face a este cenário, as autoridades nacionais alertam para precauções adicionais, especialmente em zonas costeiras e áreas suscetíveis a inundações. Recomenda-se atenção às atualizações meteorológicas e cumprimento das orientações oficiais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Benfica: Rolling Stones preparam regresso a Portugal em 2025
Extra Benfica

Extra Benfica: Rolling Stones preparam regresso a Portugal em 2025

 

Icon Comentário0
Extra Benfica: Jackpot do Euromilhões de 86 milhões de euros sem vencedores
Extra Benfica

Extra Benfica: Jackpot do Euromilhões de 86 milhões de euros sem vencedores

 

Icon Comentário0
Djokovic bateu Alcaraz e protagonizou ponto do outro mundo (Vídeo)
Extra Benfica

Djokovic bateu Alcaraz e protagonizou ponto do outro mundo (Vídeo)

 

Icon Comentário0