Modalidades
Benfica regressa aos triunfo no campeonato depois de estreia europeia para esquecer
18 Out 2025 | 14:07
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
24 Jan 2025 | 15:34 |
Portugal tem estado em grande destaque, nesta última semana, com uma participação imaculada e histórica no Mundial de Andebol, que está a decorrer na Noruega. Os heróis do mar, como a seleção é carinhosamente apelidada, passou com distinção a primeira fase do torneio, sem conhecer o sabor da derrota, com a ajuda de um atleta do Benfica, Gustavo Capdeville, que esteve em grande.
Portugal carimbou a presença nos quartos-de-final, depois de vencer o quarto e último encontro da primeira fase, ao derrotar a seleção de Espanha, por 29 – 35. Gustavo Capdeville, guardião das águias foi titular contra a equipa nórdica, tendo assinado uma enorme exibição, ajudando Portugal a somar um triunfo importante na prova. A equipa das Quinas no entanto não teve tarefa fácil uma vez que foi para o intervalo a perder por um golo (16-15). No segundo tempo, os portugueses venceram por 20 – 13 e alcançaram uma vitória histórica.
Além de derrotar a seleção espanhola no quarto e último encontro da fase preliminar do Campeonato do Mundo da modalidade, a seleção portuguesa teve também de ultrapassar a concorrência dos Estados Unidos da América, do Brasil e da Suécia. No primeiro duelo, frente aos norte-americanos, os heróis do mar triunfaram por 30 – 21. Seguiu-se nova vitória, por 30 – 26, frente à seleção brasileira, e por fim um empate com os suecos.
Na próxima jornada e que fecha a Main Round, Portugal vai defrontar o Chile no domingo. Partindo do princípio de que a Suécia ganha esta sexta-feira ao Brasil, uma vitória diante dos chilenos valerá a liderança do grupo III, um jogo com a Alemanha nos quartos de final e permitirá evitar a Dinamarca, tri-campeã do Mundo em título.
A cumprir a sexta temporada na equipa principal do Benfica, o guardião de 27 anos é produto da formação encarnada, tendo cumprido todos os patamares das escolas de andebol do Glorioso. Com seis anos de águia ao peito na equipa principal, Gustavo Capdeville já alinhou em 207 partidas oficiais pelo Glorioso, onde já celebrou a conquista de uma Liga Europeia de Andebol, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.
Clube da Luz pretende assegurar internacional com quase 100 encontros na Liga dos Campeões e que tem dados nas vistas ultimamente
22 Out 2025 | 03:00 |
Mikita Vailupau tem impressionado os responsáveis do Benfica, com Rui Costa à cabeça, com as suas exibições nestes primeiros tempos de águia ao peito. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal dá conta do objetivo da estrutura em renovar com o internacional bielorrusso, apesar da forte concorrência.
Até ao momento, Mikita Vailupau leva oito encontros ao serviço do Benfica, tendo marcado uns impressionantes 62 golos. Contas feitas, em média, o ponta-direita contabiliza, 7,75 finalizações certeiras por partida, respondendo da melhor maneira à aposta de Jota González, técnico dos encarnados.
Apesar do desejo em renovar contrato, que termina no final da época, Rui Costa terá de abrir os cordões à bolsa. As prestações de Mikita Vailupau com a camisola do Benfica têm chamado a atenção de outros emblemas europeus, o que complica a vida do Clube da Luz para o prolongar do vínculo.
Mikita Vailupau assinou pelo Benfica no verão de 2025 e, na altura, mostrou-se bastante satisfeito: “Antes de mais, tenho experiência a jogar ao mais alto nível, na Liga dos Campeões. Vou dar tudo em campo e, claro, também fora dele – no balneário – para ajudar a equipa, para partilhar a minha experiência com os rapazes e para os tornar melhores”.
Ao longo da sua já longa carreira, Mikita Vailupau conta com passagens pelo Minsk (Bielorrússia), Meshkov Brest (Bielorrússia) e Veszprém (Hungria). O ponta-direita regista, entre outros dados impressionantes, 336 golos nos 90 encontros que realizou na Liga dos Campeões, demonstrando toda a sua qualidade.
Na noite desta terça-feira, conjunto encarnados entrou em campo para disputar maisuma jornada das competições europeias, na condição de visitado
21 Out 2025 | 21:23 |
Na noite desta terça-feira, a equipa de andebol do Benfica voltou a estar em ação para as competições europeias. Depois de uma entrada menos feliz na primeira jornada, as águias defrontaram o FTC-Grenn Collect, partida a contar para a segunda jornada da fase de grupos da EHF European League. O resultado final ficou em 38-25 a favor do Clube da Luz.
Depois do desaire na ronda inaugural, a equipa de Jota González procura dar uma resposta diferente neste encontro, que decorreu no Pavilhão N.º 2 da Luz. Perante um adversário que poderia criar algumas dificuldades, a distribuição dos golos foi quase idêntica, com cada equipa a responde no imediato ao ponto do oponente.
Com o factor casa do seu lado, a equipa encarnada entrou melhor no enconto, sempre com a vantagem do seu lado. Ao fim de 30 minutos de intenso desafio, os pupilos de Jota González foram para o intervalo com uma vantagem de dois golos. O marcador registava 18-16 a favor do Benfica.
No arranque da segunda parte, os encarnados entraram ainda mais esfomeados e conseguiram aumentar ainda mais a vantagem que tinham no marcador. Nos minuto inciiais do segundo tempo, Jota González estava satisfeito com o desempenho, numa altura em que o Glorioso já vencia por uma vantagem de oito golos.
Numa autêntica segunda parte demolidora, o andebol do Benfica deixou tudo em campo e alcançou o primeiro triunfo da EHF European League. No final da etapa complementar, as águias registavam uma diferença de 13 golos, terminando o encontro com 38-25.
Treinador dos encarnados fez antevisão ao encontro da segunda jornada da competição europeia e reconheceu que equipa está melhor
21 Out 2025 | 17:07 |
O Benfica regressa esta noite, 21 de outubro, aos palcos europeus, onde irá defrontar o FTC-Gren Collect, para a segunda jornada do Grupo E da EHF European League. Apesar da derrota no encontro inicial, Jota González, técnico das águias acredita que a equipa de andebol vai der uma boa resposta no Pavilhão M.º 2 da Luz.
Jota González: "Logicamente, neste regresso à competição europeia, precisamos de ganhar os jogos em casa para poder passar à fase seguinte"
Em declarações aos órgãos oficiais do Clube da Luz, o técnico espanhol assumiu que o FTC é um adversário a ter em conta: "É um rival que tem uma grande equipa. Está num bom momento e, logicamente, neste regresso à competição europeia, precisamos de ganhar os jogos em casa para poder passar à fase seguinte".
Apesar da equipa estar desfalcada, o Benfiquista reconheceu as dificuldades que terá esta noite: "O favorito é o Melsungen, mas depois eu acho que é esta equipa, o FTC-Green Collect, e para nós é fundamental ganhar este jogo, apesar de termos 3 baixas de jogadores canhotos. Isto está a provocar-nos dificuldades, mas é fundamental o apoio dos adeptos para fazermos um bom jogo".
Jota González: "Começámos a temporada a marcar muitos golos, mas na defesa não estávamos bem"
Em relação à sua equipa, o timoneiro espanhol garante que o Benfica tem apresentado alguns aspectos positivos a ter em conta: "Acho que melhorámos bastante na defesa. Começámos a temporada a marcar muitos golos, mas na defesa não estávamos bem. E eu acho que aqui temos de melhorar um pouco em não ter perdas no ataque e continuar com o nível defensivo".
"É uma equipa diferente. O Melsungen é uma das equipas mais importantes no panorama europeu, com jogadores de muitíssimo nível. Este adversário tem bons jogadores, mas é diferente. É outro estilo de jogo, com jogadores distintos, e temos de saber adaptar-nos a cada partida", partilhou algumas observações em relação ao FTC-Green Collect.
Benfica regressa aos triunfo no campeonato depois de estreia europeia para esquecer
18 Out 2025 | 14:07
Benfica perde na Alemanha e arranca temporada europeia da pior forma
14 Out 2025 | 19:32
Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica toma decisão sobre futuro de Gustavo Capdeville
14 Out 2025 | 13:38