![Antes do Monaco - Benfica, Bruno Lage tem motivos para sorrir](/storage/media-items/image/2025/01/bruno-lage-benfica-1_20250128065651.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última terça-feira, 11 de fevereiro, arrancou a fase a eliminar da Liga dos Campeões e com ela, muitas surpresas estão para vir. O Benfica joga esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h00 contra o clube do principado francês, Monaco. Já o outro clube português, Sporting, jogou ontem contra o clube alemão Dortmund – embate que terminou 3-0 para os forasteiros, fazendo com que a chance dos leões tenha ficado mais pequena. Segundo o supercomputador da Opta, o Sporting tinha 57% de probabilidade de passar aos oitavos de final da Champions deixando assim os alemães para trás. O Sporting desloca-se à Alemanha para tentar salvar a sua caminhada europeia para a semana, dia 19 de fevereiro, às 17h45.
Já as águias enfrentam hoje, fora de casa, os monegascos, onde, na atual temporada, já tiveram motivos para sorrir durante a fase regular da liga – venceram o jogo com direito a ‘cambalhota’ no marcador (3-2). De acordo com o supercomputador, a equipa comandada pelo técnico português Bruno Lage tem 55% de possibilidade de avançar para os oitavos de final da prova milionária, deixando assim para trás a formação do microestado francês, com apenas 45% de probabilidade.
À medida que as fases da Liga dos Campeões avançam, as chances das equipas portuguesas vão ficando cada vez mais pequenas. Segundo o supercomputador da Opta, o Benfica tem apenas 11% de probabilidade de seguir para os oito melhores da europa. Caso o Clube da Luz vença o Mónaco irá enfrentar o clube inglês Liverpool ou o clube catalão, Barcelona – clube que também já enfrentou na fase de liga, jogo polémico que terminou com o triunfo para os catalães (5-4). Estes ocupam o primeiro e o segundo lugar da fase regular da Champions, respetivamente.
O clube do outro lado da Segunda Circular tem muitas melhores chances de ser feliz nos quartos de final da Liga dos Campeões. Passando do Dortmund – trabalho que não será nada fácil – os verdes e brancos ‘apanham’ pela frente equipas de caráter ‘mais acessível’, teoricamente, do que os rapazes da Luz. Passando pelos alemães, o Sporting garante um jogo contra o Aston Villa ou contra o Lille. Segundo a ferramenta da Opta, o clube leonino tem 33% de probabilidade para o top-8 da Europa.
Os clubes que têm mais probabilidade de vencer a Liga dos Campeões são o Liverpool – possível adversário das águias – o clube londrino, Arsenal, os nerazzurri de Milão, Inter e os também possíveis adversários dos encarnados, o Barcelona. Como diz o provérbio, a esperança é a última a morrer, por isso o Benfica irá sonhar com o título e acreditar no um porcento de chance que têm de vencer a melhor liga europeia.
Jornalista português destacou o lance polémico do encontro das águias contra o Moreirense, na Luz, na sua mais recente crónica
|
O alegado penálti de Florentino na reta final do encontro entre o Benfica e o Moreirense continua a dar que falar. Depois do silêncio de Bruno Lage, desta vez, é Miguel Sousa Tavares que fala sobre o assunto, deixando uma 'farpa'...à BTV.
O jornalista português acaba por não 'abrir muito o jogo' sobre se considera ser grande penalidade contra o Benfica de Bruno Lage, ou não. O que o comentador analisa, sim, é a falta de imagens do lance no momento da transmissão. Miguel Sousa Tavares critica o canal televisivo, que detém os direitos de transmissão dos jogos no Estádio da Luz, e 'atira-se' à direção de Rui Costa.
"O grande caso de arbitragem da jornada aconteceu foi na Luz, com o eventual penálti cometido por Florentino, no fecho do jogo e numa altura em que o Benfica defendia já em pânico a vantagem tangencial. Uma vez mais, o que se discute é a tal história da volumetria do braço – tal como no primeiro golo do Benfica, esse sim, resultante de penálti assinalado", começou por escrever o jornalista, na crónica publicada no jornal Record.
Miguel Sousa Tavares: Não é apenas por razões financeiras que o Benfica defende este seu monopólio anti-verdade com unhas e dentes.
"Naquele que poderia ter sido o penálti do 3-3, a grande questão nem é a decisão do árbitro e do VAR, embora ela possa ter valido 2 pontos aos encarnados: é o facto de a transmissão da BTV ter ignorado a exibição de imagens esclarecedoras do lance", acrescentou Miguel Sousa Tavares.
"Não é a primeira, nem a décima, nem será a última vez que se levanta o problema da falta de isenção das transmissões dos jogos do Benfica disputados em casa, a cargo da BTV. Não, não é apenas por razões financeiras que o Benfica defende este seu monopólio anti-verdade com unhas e dentes.", completou Miguel Sousa Tavares sobre o assunto do alegado penálti de Florentino no Benfica - Moreirense e a polémica sobre a transmissão da BTV.
Artilheiro canarinho deixou Portugal durante o mercado de inverno, mas admitiu que continua a seguir o trabalho da equipa na Liga Portuguesa e deixa elogios
|
Alisson Safira foi um dos nomes de maior destaque no Santa Clara, nesta primeira metade da temporada 2024/2025, no regresso dos insulares à Liga Portugal Betclic. Apesar do avançado brasileiro ter rumado ao Craiova, na Roménia, continua a seguir os açorianos e deixou uma garantia antes do encontro com o Benfica.
Alisson Safira - Acredito que têm condições de se apurar
A viver na Roménia há pouco mais de um mês, o antigo avançado do conjunto de São Miguel, esteve à conversa com o jornal Record e afirmou que o Santa Clara pode chegar às competições europeias. “Já se afirmaram no campeonato e, se tivesse de apostar, apostaria que vão conseguir a vaga da Europa. Acho que ainda vão surpreender muita gente. Digo isso pela força do grupo, que é muito estável e não apenas o onze. Há altos e baixos, mas sempre estabilidade. Esse fator vai fazer toda a diferença na segunda metade do campeonato”, contou Safira.
O canarinho garantiu que a formação está bem: “A equipa está num bom momento, numa boa fase e tem tudo para correr bem a jogar em casa” e falou do encontro frente ao Benfica, “Esse também será um fator que ajuda pelo tempo de recuperação. A equipa técnica trabalha bem e dá sempre boas indicações. Acredito que estudou a lição e passará tudo muito bem aos meus companheiros”.
“A força do Santa Clara é a força do grupo. Todos os jogadores são importantes e têm que estar bem. Diria que é muito por essa união e força, aliadas ao estilo de jogo mais seguro e tranquilo, sempre a procurar executar bem e fazer golos, sobretudo em contra-ataque”, concluiu. O Santa Clara e Benfica entram em campo, a 15 de fevereiro, às 18h00, para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Treinador encarnado foi questionado sobre o lance de Florentino Luís e acabou por 'fintar' os jornalistas sobre a mesma pergunta
|
Durante o confronto contra o Moreirense, existiu um lance polémico, já no final da segunda parte, onde Florentino fez um corte dentro da área e não se sabe ao certo se foi com a mão ou com o peito. Porém, o treinador do Benfica foi perguntado sobre o lance e respondeu que não teve tempo para analisar o lance ao certo. Entretanto, há quem diga que Bruno Lage está apenas a ganhar tempo para esquecerem da pergunta.
O comentador do jornal Record, Luís Pedro Sousa comentou sobre a pergunta do penálti e começou a analisar a resposta do timoneiro. “Se não viu, vai ver quando? Vai ver na tarde do jogo com o Mónaco? Deixa cá ver isso ao invés de preparar o jogo", começou por dizer o chefe de redação do diário desportivo português, que posteriormente completou.
“Se ele não viu é porque alegadamente não teve tempo, não é agora que vai arranjar tempo na véspera do jogo. Eu já estou a focar na conferência de imprensa de antevisão já ao jogo do Santa Clara, salvo o erro na sexta-feira. Antes disso ele não vai dizer que viu (o lance)", criticou Luís Pedro Sousa relativamente ao facto do treinador do Benfica ter 'fugido' à pergunta.
Luís Pedro Sousa "Não vai ter a lata de dizer que foi um grande corte com o peito"
Assim, o comentador falou sobre as possibilidades de Bruno Lage: Tem dois caminhos a seguir, no caso concreto do penálti de Florentino. Ou diz que não viu e ganha tempo ou diz que viu e tem que dizer a verdade". E ainda completou atirando “E ele com certeza não vai ter a lata de dizer que foi um grande corte com o peito”.
O lance de Florentino Luís foi tema de conversa e continuará a ser durante a semana, porém, o treinador Benfiquista tem preocupações maiores com o Clube da Luz, visto que irá defrontar o Mónaco, hoje às 20h00, em jogo válido pelo play-off da Liga dos Campeões.