![Rui Costa bate o martelo: craque do Benfica não vai ser colega de Rafa Silva](/storage/media-items/image/2024/11/orkun-kokcu-schjelderup-kerem-akturkoglu-arthur-cabral-benfica-estrela-da-amadora_20241124023321.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Besiktas de Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes está a agitar este mercado de transferências de inverno e já tem mais um atleta do Benfica na mira. Desta vez o emblema de Istambul está a sonhar com a contratação de Andreas Schjelderup, que tem estado agora a brilhar de águia ao peito.
O portal Istanbul Ticaret garantiu, na passada quinta-feira, que o interesse do emblema turco no camisola 21 do Benfica surgiu por parte do compatriota de Schjelderup, Ole Gunnar Solskjaer. O atual técnico do emblema de Istambul era quem estaria a fazer mais força para garantir o extremo nesta janela de transferências de inverno. No entanto não tem tarefa fácil.
Após ter sofrido algumas dificuldades na adaptação à realidade dos encarnados, o extremo começou a ser aposta de Bruno Lage, sendo visto para já pelos dirigentes e pelo treinador setubalense como uma peça indispensável. Neste momento, Schjelderup tem contrato até junho de 2028, estando blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, valor pelo qual as águias de Rui Costa 'aceitam' perder o atacante.
Apesar dos encarnados terem visto chegar Bruma para o ataque, a verdade é que Andreas Schjelderup é visto como um diamante em bruto. Assim sendo, ao que apurou o nosso Jornal, o Benfica pretende manter o craque dentro de portas, fazendo com que as boas exibições continuem acabem por valorizar o futebolista.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup - atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros - foi a jogo em 19 partidas: três na Taça da Liga, três na Taça de Portugal, 10 na Liga Portugal Betclic e três na Liga dos Campeões. O extremo conta com três golos e três assistências, nos 593 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Avançado formado no Clube da Luz chegou ao conjunto transalpino no último dia do mercado de transferências, tendo marcado na estreia
|
O avançado ex-Benfica tem sido constante tema de conversa em todos os jornais de Itália. João Félix foi extremamente elogiado pelos maiores portais italianos e o pedido do treinador Sérgio Conceição tem impressionado os mediterrânicos. Porém, nem todos acreditam que o pedido que o menino de ouro foi um pedido do timoneiro rossoneri.
O antigo avançado do Torino, Massimo Brambati diz não acreditar no pedido do treinador português e culpa o empresário da transferência. “Há quem diga que Sérgio Conceição o queria, mas não me parece. Jorge Mendes fez a sua jogada, talvez com Sérgio Conceição como cúmplice. Para mim, é uma forma de colocá-lo na montra”, disse em declarações para a TMW Rádio.
Ainda assim, o avançado ainda comentou sobre a carreira de Félix. “é um jogador com muita qualidade ainda por mostrar, estava prestes a perder-se. (...) Tem talento, mas por vezes perde-se. Para mim, acrescentou muita qualidade ao ataque do Milan.” Completou o ex-futebolista.
Vale lembrar que João Félix chegou aos rossoneri no prazo limite da janela de transferências. O ex-Benfica estreou com o pé direito na equipa de Milão, marcando um grande golo contra a Roma, onde deu um chapéu em Svillar e encerrou o marcador para o Milan em 3-1. Assim, a equipa comandada por Sérgio Conceição está qualificada para as meias-finais da Coppa Itália.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já pelo AC Milan, com apenas um jogo disputado, em 31 minutos, o avançado formado no Benfica conta com um tento.
Futebolista que passou pelo Clube da Luz, recentemente, encontra-se atualmente ao serviço do Flamengo de Filipe Luís na equipa brasileira
|
Nos dias de hoje, é cada vez mais notória a presença de jogadores sul-americanos nos grandes palcos do futebol mundial. O futebol brasileiro é uma das maiores fábricas de talentos, mas, por outro lado, é também um grande cemitério de veteranos futebolistas, que gostam de finalizar as suas carreiras em casa, sendo um dos casos Everton Cebolinha.
Ao longo dos anos, os clubes portugueses têm servido como uma espécie de escada para que os jogadores brasileiros cresçam nas suas carreiras. O problema é que nem todos conseguem evoluir nas carreiras e acabam por cair no esquecimento. Um dos mais recentes a regressar a casa, proveniente do Benfica, foi Everton Cebolinha, extremo que defendeu o emblema das águias entre 2020 e 2022.
Outros exemplos de ex-Benfiquistas são André Carrilho, Gabriel Barbosa e Gabriel Pires e Deyverson. Estes representaram o Clube da Luz entre 2016/17 (32 jogos), 2017/18 (5 jogos), 2018/21 (100 jogos) e 2012/13 (29 jogos na equipa B), respetivamente. Alguns com carreiras mais longas que outros, mas o que interessa é que todos regressaram ao seu país natal – excetuando Gabriel Pires que, esta época, rumou para a Grécia.
Do outro lado da 2ª circular temos nomes como Yannick Bolasie, com uma visita de médico de apenas uma temporada de empréstimo em 19/20 onde realizou 25 jogos e marcou dois golos e fez uma assistência. Matheus Pereira, por outro lado, foi formado no clube leonino, defendendo-os entre 2009 e 2017. Arthur Gomes e Bruno Tabata, para além dos verdes e brancos, jogaram pelo Estoril e pelo Portimonense, respetivamente.
Já pelos azuis e brancos, passaram grandes nomes do futebol como os laterais Alex Sandro (137 jogos entre 2011 e 2015), Danilo (141 jogos também entre 2011 e 2015) e Alex Telles (195 jogos entre 2016 e 2020) e o extremo Hulk (170 jogos entre 2008 e 2012).
Camisola 25 dos vermelhos e brancos continua a somar interessados neste mercado de transferências de inverno, apesar de não estar na atuar na equipa A
|
O Inter Miami de Lionel Messi, que tentou convencer Ángel Di María a não renovar com o Benfica para rumar aos Estados Unidos da América, colocou Gianluca Prestianni na lista de alvos, neste mercado de transferências de inverno.
O jornal desportivo Record assegura que, o clube da MLS, que conta ainda com o mercado de transferências de inverno aberto, está bastante atento ao camisola 25 do Benfica. "O jogador é desejado na América Latina, desde o Brasil à Argentina, e também na MLS, com o Inter Miami de Messi atento", pode ler-se no diário acima referido, que dá conta de todos os interessados em Prestianni.
No entanto, é agora certo e sabido que os responsáveis do Benfica não pretendem ver sair o atacante, que tem sido relegado por Bruno Lage à formação secundária do Clube da Luz. Apesar de não contar, para já, com o craque argentino, ao que apurou o nosso Jornal, o técnico setubalense tem um plano para Prestianni.
Sabe o Glorioso 1904, que Bruno Lage pretende que o extremo cresça dentro de portas e vá ganhando 'estaleca' no Benfica, sendo por isso que está agora a 'dar uma perninha' na equipa de Nélson Veríssimo. Com um plantel bastante recheado, o treinador do Glorioso quer que o avançado some mais minutos, de maneira a ficar 'no ponto'. Assim, uma saída por empréstimo para o estrangeiro estará fora de equação.
No que respeita a números, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni - atualmente avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em apenas sete jogos, todos eles a valer para a Liga Portugal Betclic, tendo ainda marcado presença em três embates pela equipa B das águias, esta temporada. O avançado de 18 anos totalizou até à data 462 minutos de águia ao peito, somando um golo e uma assistência, pela formação de Nélson Veríssimo.