![Jorge Jesus agradece: Ex Benfica recebe elogio soberbo: "Um dos melhores..."](/storage/media-items/image/2024/10/jorge-jesus-al-hilal-liga-saudita_20241006110834.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Numa recente entrevista, o ex-técnico português do Benfica, Jorge Jesus, deixou uma palavra ao ex-jogador do Benfica, Ruben Amorim, agora treinador dos red devils, louvando a coragem do português ao ter trocado o Sporting pelo Manchester United, a meio da época corrente.
Jorge Jesus – Percebo-o perfeitamente, porque este ano tive o meu sonho e não tive coragem de ir embora
"Percebo-o perfeitamente, porque este ano tive o meu sonho e não tive coragem de ir embora. Ele teve", disse o atual técnico do clube árabe Al Hilal num excerto das suas declarações. O experiente treinador de 70 anos já treinou Amorim nos tempos do Belenenses e do Benfica onde, juntos, conquistaram três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça, tudo ao serviço do Clube da Luz.
Jorge Jesus ainda acrescentou: "Desejo-lhe a melhor sorte do mundo". A formação de Manchester, agora comandada pelo técnico português, não tem teve um início nada fácil – perdendo dois e empatando um dos seus primeiros cinco jogos na Liga Inglesa. Agora a sua equipa parece estar a encaixar melhor no novo sistema do luso e, nos últimos 10 encontros apenas perderam três desses. Conseguiu ainda corrigir a partida em falso do antigo treinador Erik Ten Hag, no novo formato de liga da Liga Europa (3 empates), conseguindo cinco vitórias em cinco possíveis jogos.
Por agora, Ruben Amorim continua a colher frutos e, recentemente, conseguiu garantir o acesso para a próxima fase da tão emblemática e histórica, Taça de Inglaterra, frente aos “foxes” de Ruud Van Nistelrooy, treinador que Amorim retirou da sua equipa técnica mal chegou a Manchester. Para além disso, conseguiu o acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa, ficando em terceiro lugar na fase de liga. O ex-médio do Benfica tem agora pela frente 14 jogos para tentar colocar o United numa melhor posição na tabela classificativa.
Técnico setubalense pode ter 'reforço' para o duelo com a turma monegasca na próxima quarta-feira, na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões
|
A lesão de Alexander Bah trouxe uma nova dor de cabeça a Bruno Lage no Benfica. Numa altura, em que não conta com nenhum lateral-direito no plantel principal, o técnico setubalense, que já apostou em Tomás Araújo ao longo desta temporada, tem um novo defesa na mira para o duelo com o Monaco, isto depois das informações que davam conta da possível adaptação de Álvaro Carreras ao flanco do dinamarquês: Leandro Santos.
Leandro Santos, futebolista que já marcou presença ao serviço da equipa principal esta temporada, seguiu viagem com a turma de Vítor Vinha para disputar o encontro com o AZ Alkmaar na luta pelo acesso aos oitavos de final da UEFA Youth League. Contudo, e segundo a informação avançada pelo jornal Record esta segunda-feira, 10 de fevereiro, o plano para o jovem lateral será outro.
Leandro Santos não vai ser aposta de Vítor Vinha para o duelo com os neerlandeses. Nesse sentido, o jovem lateral seguirá viagem para o Mónaco para se juntar à turma de Bruno Lage no duelo com a turma monegasca. Apesar de ter sido riscado da lista apresentada à UEFA, o jovem de 19 anos conta como formado localmente e pode entrar em qualquer altura, estando assim às ordens de Bruno Lage.
Recorde-se que após o triunfo com o Moreirense no Estádio da Luz, as atenções dos pupilos de Bruno Lage estão na preparação para o encontro de quarta-feira, 12 de fevereiro. O Benfica volta aos relvados para deslocar-se ao reduto do Monaco, no Stade Louis II. O embate, relativo à primeira mão do play-off da Liga dos Campeões está agendado para as 20h00, hora portuguesa. Os encarnados, assim como os monegascos, continuam na luta por uma vaga para a fase seguinte.
Esta temporada, Leandro Santos - atualmente avaliado em 500 mil euros - marcou presença em 23 encontros: um na Taça de Portugal, cinco na UEFA Youth League, 15 na Segunda Liga, um na Premier League International Cup e um na equipa sub-23, tendo realizado três assistências nos 1.422 minutos em que esteve em campo.
Timoneiro português substituiu o germânico no banco técnico dos encarnados, após um empate com o Moreirense na quarta jornada
|
O Benfica somou mais um triunfo importante, desta vez frente ao Moreirense, no Estádio da Luz, no passado sábado, 8 de fevereiro, com as águias a vencerem os cónegos por 3-2. Recorde-se, que a formação liderada por César Peixoto, no final do mês de setembro, tinha causado mudanças no comando técnico das águias. Cinco meses mais tarde, é feito o balanço dessa mudança.
Na mais recente edição do programa ‘Record na Hora’, emitido pelo canal Now, o painel de debate, constituído por jornalistas ligados ao jornal desportivo, fizeram um balanço sobre o trabalho que Bruno Lage tem vindo a realizar. “O Benfica fez o que se pedia. Eu sei que houve muitos percalços nesta campanha, mas a verdade é que o Benfica ficou em posição de playoff, numa posição privilegiada, já que acabou por ser cabeça de série neste playoff, ou seja, pode jogar o segundo jogo em casa”, começou por dizer Luís Pedro Sousa.
No mesmo raciocínio, o jornalista prosseguiu a avaliar o balanço do Glorioso. “Portanto, Liga dos Campeões é nota positiva, dava um quatro. Taça da Liga é cinco. Ganhou a Taça da Liga e ganhou-a com todo o mérito e de forma, penso eu, impressionável. Taça de Portugal… quatro. O Benfica está em prova. Portanto, Taça de Portugal, check, Taça da Liga, check, Liga dos Campeões é check”, constatou Luís Pedro Sousa.
Luís Pedro Sousa - A nota não pode ser positiva
Virando as atenções para a Liga Portugal Betclic, o jornalista afirma que ainda há muito para melhorar, “No campeonato, surpreendente o Benfica conseguiu estreitar o fosso para o Sporting, superando o Sporting, mas a verdade é que, depois perdeu, perdeu todo esse fulgor. O Sporting, mesmo com a saída de Rúben Amorim, pelo meio conseguiu recuperar o lugar. Está em em aberto, mas obviamente que a nota não pode ser positiva”, atirou.
Futebolista formado no Clube da Luz analisou o momento, conturbado, que o Manchester City vive esta temporada, numa altura em que vai enfrentar o Real Madrid
|
Na véspera do jogo onde os campeões ingleses, Manchester City, vão receber os atuais detentores do título da maior prova do futebol europeu, a Liga dos Campeões, o Real Madrid, o craque português e ex-central do Benfica, Rúben Dias, comentou como está a ser a sua quinta temporada pelos citizens, aquela que ele considera ser a “mais complicada”.
O Manchester City joga amanhã, às 20h00, a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions, contra a equipa merengue. Na antevisão ao jogo o central internacional português afirmou: "Sabemos como é difícil o caminho, mas é uma questão de acreditarmos no balneário. Com a confiança certa, somos capazes de qualquer coisa".
Estes dois “titãs” do futebol mundial vão defrontar-se, desta vez, por uma vaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Estes dois emblemas já se enfrentaram, de seguida, nas últimas três épocas – o Real levou a melhor em duas das três vezes (duas vezes nas meias finais e umas nos quartos de final). Para o camisola número 3 dos citizens, a chave do jogo é, sem dúvida, o “controlo do jogo”.
A atual época do tetracampeão inglês é, sem sombra de dúvidas, a pior dos últimos anos. O Manchester City encontra-se na quinta posição da Premier League a 15 pontos do líder Liverpool e falhou o acesso direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões, tendo ficado em 22.º lugar da fase de liga. Para o embate de amanhã, Rúben desvalorizou algumas ausências do clube espanhol – Lucas Vasquez, Éder Militão, David Alaba, Carvajal e Rudiger -, dizendo que apenas lhe 'interessa a forma da sua equipa'.
Este jogo de play-off da Liga dos Campeões vê o Real Madrid ir a Manchester na primeira mão defender tentar continuar a defesa do seu título de campeões europeus. A segunda mão deste embate irá ser já para a semana, dia 19 de fevereiro.