Futebol
António Nobre no Benfica - Sporting é má notícia! Histórico fala por si
05 Dez 2025 | 11:00
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Mar 2025 | 15:38 |
Na semana passada, o treinador ex-Benfica, José Mourinho, atual comandante do clube turco, Fenerbahçe, envolveu-se em mais uma polémica após o dérbi de Istambul entre Fenerbahçe e Galatasaray. Depois do jogo, o técnico proferiu palavras ao quarto árbitro e também a elementos do banco rival, fazendo com que fosse suspenso durante quatro jogos. No entanto, o adversário acusou-o de racismo, algo que mereceu a reação do Special One.
"Todos sabem a pessoa que sou. Todos conhecem os meus defeitos, mas este não é um deles. É o oposto. O mais importante é que todos sabem como sou, atacarem-me e acusarem-me de racista foi uma má opção", notou José Mourinho. O treinador português falou do tema em conversa com a Sky Sports, depois de ser acusado como racista, após ter referido em conferência de imprensa, após o dérbi de ‘gigantes’ do futebol turco, que os jogadores do banco adversário “saltavam como macacos”.
José Mourinho: Atacarem-me e acusarem-me de racista foi uma má opção
"Não conhecem as minhas ligações a África, às suas gentes, aos seus jogadores e às associações de solidariedade. Em lugar de me atingirem, é-lhes devolvido como um 'boomerang'", acrescentou o timoneiro setubalense, que recebeu apoio de alguns dos seus antigos jogadores como o avançado costa-marfinense, Didier Drogba e o médio gânes, Michael Essien.
Entretanto, a sua suspensão foi analisada pelo Comitê Disciplinar da Federação Turca de Futebol (PFDK) e o órgão disciplinar decidiu reduzir o castigo para metade dos jogos (dois jogos), assim como a sua multa. Agora, o ‘Special One’ rejeitou quaisquer acusações de racismo de que foi alvo por parte dos elementos do rival, Galatasaray, dizendo que tem “defeitos”, mas que ser racista não é um deles.
O ex-avançado do Chelsea, Didier Drogba, que brilhou enquanto jogador de José Mourinho, veio ainda a público defender o seu antigo treinador. "Digo que conheço o José há vários anos e que ele não é racista e a história (passada e recente) está aí para o provar. Como é que o meu 'pai' poderia ser racista?", questionou o antigo avançado costa-marfinense.
Antigo capitão dos red devils não poupou nas críticas à exibição da equipa, apontando a falta de agressividade como um dos graves problemas
05 Dez 2025 | 13:12 |
O empate do Manchester United frente ao West Ham motivou uma reação dura de Roy Keane, que não escondeu a irritação com a postura da equipa comandada por Ruben Amorim. O antigo médio, conhecido pela sua exigência máxima, utilizou termos fortes para qualificar a exibição, lamentando a incapacidade do conjunto de segurar a vantagem contra um adversário que luta pela manutenção na Premier League.
“Faltou 'nojo' aos jogadores do United”
Na sua análise à partida, e depois das declarações de Ruben Amorim, a lenda do clube confessou o seu desalento habitual com o que vê no relvado. "Sempre que vejo o Man. United a jogar, fico desiludido. Depois do golo, e apesar de estarem a jogar contra uma equipa em zona de despromoção, tiraram o pé do acelerador. Estão a ganhar 1-0! Sem tirar mérito ao West Ham, que mereceu o empate”.
O irlandês foi mais longe e utilizou uma expressão muito gráfica para descrever a passividade dos atletas: “Faltou 'nojo' aos jogadores do United. As pessoas começam a coçar a cabeça. Num minuto estão a evoluir, a vencer e sobem ao 5.º lugar. Agora, volta a frustração. Mostrem a vossa qualidade”.
“Desespero. Realmente mau. Os mesmos problemas de sempre”
A falta de coragem recente foi outro ponto focado pelo comentador televisivo, que se mostrou bastante agastado: “Nos últimos três ou quatro jogos, foi um desespero. Realmente mau. Com a oportunidade de fazer as coisas bem, parece que estavam assustados. Os mesmos problemas de sempre".
Com este desfecho, o Manchester United permanece no oitavo posto da tabela classificativa, somando 22 pontos e vendo o líder Arsenal fugir, com um total de 33. Ruben Amorim tem agora a missão de retificar as falhas antes da próxima ronda, marcada para 8 de dezembro, data em que os red devils viajam até ao reduto do Wolverhampton para tentar regressar às vitórias.
Resumo da notícia sobre as declarações de Roy Keane após o Manchester United - West Ham:
Presidente das águias está atento ao mercado internacional e identificou atleta de enorme potencial, porém, missão não será nada fácil
05 Dez 2025 | 12:30 |
Christos Mouzakitis está na lista de compras do Sport Lisboa e Benfica. De acordo com informações avançadas por Ekrem Konur, Rui Costa - que tem outros processos em andamento - pretende avançar para a contratação do prodígio do Olympiacos, mas a tarefa do Presidente dos encarnados não será nada fácil.
Para lá das águias, o Porto também tem Christos Mouzakitis na mira. Além dos dragões, colossos europeus como o Real Madrid, Manchester United ou Arsenal já manifestaram interesse, o que pode fazer disparar o custo do jovem grego, impossibilitando a chegada ao Benfica.
As negociações prometem ser duras, pois o emblema de Atenas não está disposto a facilitar a saída da sua maior pérola. Relatos oriundos da Grécia sugerem que o Benfica estaria na disposição de oferecer cerca de 20 milhões de euros, mas a direção do Olympiacos exige o dobro desse montante. A valorização recente do esquerdino, impulsionada por distinções individuais, inflacionou o seu passe no mercado.
O reconhecimento do talento de Christos Mouzakitis culminou recentemente com a conquista do prémio Golden Boy Web 2025. Esta distinção, atribuída pelo jornal italiano Tuttosport, colocou o médio de 18 anos nas bocas do mundo, validando o potencial que os observadores do Benfica já tinham identificado. A visibilidade trazida pelo galardão aumentou a cobiça sobre o número 96 dos gregos.
Esta temporada, ao serviço do Olympiacos, Christos Mouzakitis leva 16 encontros disputados: dez no Campeonato grego, cinco na Liga dos Campeões e um na Taça da Grécia. Nos 867 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio de apenas 18 anos fez duas assistências.
Perguntas Frequentes sobre Mouzakitis
Comentador desportivo identificou atleta das águias com perfil idêntico ao do internacional português, que tem brilhado no PSG
05 Dez 2025 | 11:48 |
O comentador Rui Malheiro destacou a qualidade de José Neto, considerando que o mesmo pode chegar ao nível de Nuno Mendes. Em declarações ao jornal Record, o comentador questiona a gestão feita pelo Sport Lisboa e Benfica do atleta, nomeadamente a falta de minutos na equipa B.
“José Neto é jogador na linha do Nuno Mendes”
"Sou a favor que se queimem etapas, mas com tino. Não se pode pensar que o José Neto, um jogador na linha do Nuno Mendes, pode saltar para a equipa principal e ser titular sem ter contado jogos como sénior”, começou por afirmar Rui Malheiro, deixando elogios à pérola dos encarnados.
O comentador levanta questões sobre as opções que o Benfica tem tomado na gestão da carreira de José Neto: “Tem de se perceber por que não jogava na equipa B antes do Mundial. Já justificava. E espera-se que não seja tapado pelas descidas do Obrador à equipa B",
"O João Veloso foi titular na Eusébio cup, mas foi uma medida mais política. Merecia mais minutos. Continua no plantel, mas não é melhor jogar consecutivamente na equipa B e ir à principal quando for necessário? Ou não crescerá mais numa equipa do campeonato que vá ao encontro do que o Benfica pretende para o seu jogo?", finaliza Rui Malheiro.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, José Neto leva 12 encontros disputados: oito na Liga Revelação, três na UEFA Youth League e um no Campeonato Nacional sub-19. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral-esquerdo de apenas 17 anos fez quatro assistências.
Perguntas Frequentes sobre José Neto:
António Nobre no Benfica - Sporting é má notícia! Histórico fala por si
05 Dez 2025 | 11:00
Alerta, Benfica! Sporting de Rui Borges pode contar com reforço para o dérbi
05 Dez 2025 | 09:58
José Mourinho tem estratégia na manga para triunfar no Benfica - Sporting
05 Dez 2025 | 09:40