
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O novo Mundial de Clubes está a chegar e o Benfica é um dos participantes do torneio intercontinental, que será disputado entre junho e julho de 2025. Assim sendo, diversos jogadores já reformados estão a representar emblemas no mundial, como é o caso do guarda-redes Júlio César, que jogou pelo Inter de Milão, Flamengo e, obviamente, os encarnados.
Júlio César - Benfica veio e estendeu a mão
O internacional brasileiro falou sobre a sua chegada ao Glorioso de forma muito nostálgica. "O Benfica chegou num momento em que, depois do Mundial de 2014 eu pensei até em parar de jogar futebol, porque fiquei emocionalmente muito abatido com aquele mundial. O Benfica veio e me estendeu a mão, e joguei três anos e meio, ganhamos oito títulos", disse o guardião, porém, lembrou que o seu coração 'bate' pelo Flamengo.
"O coração vai estar sempre mais para o Flamengo, isto é facto, mas é difícil opinar qual time... eu vou torcer muito para os três (Benfica, Inter de Milão e Flamengo) que possam chegar o mais longe possível e que possam fazer uma grande competição", disse Júlio César.
Júlio César - Como se estivéssemos a transferir o mundo virtual para o mundo real
O guarda-redes ainda comparou o torneio com os videojogos da FIFA. "Eu estou muito mais ansioso para ver o 'caminhar' desta competição do que os confrontos. Acho que tem tudo para ser um torneio de muito sucesso para os fãs se divertirem. (...) Eu transfiro isso para os videojogos, (...) as pessoas agora vão ter a oportunidade dos videojogos migrarem para o mundo real, um jogo como River Plate x Inter ou Benfica - Boca Juniors, é como se estivéssemos a transferir o mundo virtual para o mundo real", disse o brasileiro.
Júlio César - que vestiu de águia ao peito de 2014 a 2018 - marcou presença em 83 embates pelo Benfica, tendo conquistado três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Antes de chegar à Catedral, o antigo atleta dos encarnados passou pelo Toronto FC. QPR, Inter de Milão, Chievo e Flamengo.
Treinador das águias foi questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade de contar com futebolista no plantel da próxima temporada
|
O tema do possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica chegou até à conferência de antevisão de Bruno Lage, deste sábado, 12 de abril. O treinador das águias foi confrontado sobre o interesse da direção de Rui Costa. Os jornalistas foram mais além e ainda questionaram sobre se o setubalense mantém contacto com o jogador da formação do Seixal, com Bruno Lage a deixar uma resposta.
"É as pessoas reconhecerem que o Bernardo é um símbolo do Benfica. Tive o prazer de trabalhar com ele. O mais importante é o que controlamos e o que eu controlo é o jogo de amanhã. Sobre a próxima época há pessoas a trabalharem no assunto", assegurou Bruno Lage, na conferência de antevisão à partida com o Arouca.
Bruno Lage: Sobre a próxima época há pessoas a trabalharem no assunto
As declarações do treinador do Benfica sobre Bernardo Silva não ficaram por aqui. Isto porque Bruno Lage foi questionado se ainda mantém contacto com o médio formado no Seixal. Apesar da resposta negativa, o setubalense recordou um momento caricato, em que disse ao atleta lhe iria dar um "tiro numa rótula" nos tempos em que orientava o Wolverhampton e iria medir forças com o Manchester City.
"Não mantenho contacto com ele. A última vez que falei sobre ele até foi para dizer que tinha que lhe dar um tiro numa rótula. Ele ia jogar contra nós. Em jeito de brincadeira, porque é um jogador muito talentoso. A única maneira de conseguirmos travá-lo, no Wolverhampton, era dar-lhe um tiro numa rótula", relembrou Bruno Lage, entre risos.
Bruno Lage: A última vez que falei sobre ele até foi para dizer que tinha que lhe dar um tiro numa rótula
"É um jogador que os adeptos têm um enorme carinho, tem feito uma carreira fantástica. Ele e muitos outros que cresceram aqui e triunfaram lá fora já demonstraram vontade de regressar. Tem que se juntar a vontade do jogador e do clube. Mas isso não tira o foco de amanhã, que é aquilo que controlo", concluiu o treinador do Benfica.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 41 jogos: nove na Liga dos Campeões, 27 na Premier League, três na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com três golos e quatro assistências, nos 3.184 minutos totalizados em 2024/25.
Lateral sueco chegou à Luz no mercado de inverno, no entanto, já tem sido utilizado por Bruno Lage em diversos jogos, dando muito bem conta de si
|
Samuel Dahl apenas chegou no início de fevereiro, no entanto, tem dado muito bem conta de si de águia ao peito. O lateral do Benfica tem demonstrado uma polivalência, que dá muito jeito a Bruno Lage, e é essa a razão que leva Rui Costa a querer avançar com a contratação do sueco a título definitivo.
Depois da saída de Beste, Samuel Dahl rumou à Luz como alternativa a Álvaro Carreras, no entanto, o defesa-esquerdo sueco está a assumir um papel crucial, visto que já foi eleito a 'tapar buraco' do lado destro do campo, face às ausências de Alexander Bah e Tomás Araújo. Além disso, o craque do Benfica, também, já foi utilizado numa vertente mais ofensiva do flanco esquerdo, pelo que a sua versatilidade acabou a impressionar a direção do Glorioso, tal como revela o jornal Record, este sábado, 12 de abril.
Ora, Bruno Lage parece ter um novo Aursnes no plantel dos vermelhos e brancos. Com o norueguês a ser 'bombeiro', já depois de ter 'tapado buracos' no Benfica, Samuel Dahl, ao que tudo indica, apresenta as mesmas características, segundo avança a mesma fonte. Caso Rui Costa avance mesmo com a contratação do sueco, o treinador das águias poderá agradecer, ganhando um novo 'faz-tudo' no conjunto principal dos encarnados já na próxima temporada de 2025/2026.
Vale a pena relembrar que, Samuel Dahl está sob empréstimo, com opção de cláusula de compra incluída. As mais recentes novidades asseguraram que o Benfica, com Rui Costa na liderança, irá acionar esta cláusula, junto dos responsáveis da Roma, de forma a poder comprar o passe a título definitivo do futebolista sueco, garantindo esta contratação para 2025/2026.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 12 partidas: sete na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 725 minutos disputados.
Futebolista conta com registo impressionante no que toca a confrontos com o emblema da Beira e poderá ser usado como trunfo para a vitória encarnada
|
Anatoliy Trubin é visto como a grande 'arma secreta' de Bruno Lage para a receção ao Arouca. O guardião do Benfica irá regressar às opções iniciais das águias, depois de ter sido poupado na Taça de Portugal, mas o que se destaca é mesmo a folha limpa do craque no que toca a confrontos com o emblema da Beira.
Contratado em 2023, ao Shakhtar Donetsk, por 10 milhões de euros, Trubin tem sido o titular indiscutível das águias e apresenta uma folha limpa frente ao Arouca. Ou seja, desde a sua chegada ao Estádio da Luz, o camisola 1 não sofreu um único golo nas partidas em que o Benfica defrontou o Arouca.
O primeiro duelo entre Anatoliy Trubin e a formação de Santa aconteceu a 31 de outubro de 2023, pouco tempo depois do ucraniano ter rendido o anterior titular dos encarnados, Odysseas Vlachodimos. O Benfica derrotou a equipa amarela por duas bolas a zero. Meses mais tarde, a 6 de janeiro de 2024, novo duelo entre as duas equipas e o camisola 1 teve folha limpa depois do triunfo por 3-0.
Ainda na mesma temporada de 2023/2024, Trubin voltou a medir forças com o Arouca, já na reta final do Campeonato, que já tinha sido atribuído ao Sporting. A 12 de maio, o guarda-redes ucraniano manteve a terceira folha limpa contra os lobos, num encontro em que os encarnados venceram por esclarecedores 5-0.
Na presente temporada, Anatoliy Trubin voltou a manter a baliza inviolável frente ao Arouca, depois do novo triunfo encarnado na visita ao reduto arouquense, que terminou com um resultado final de 2-0. Em 2024/2025, o camisola 1 do Glorioso foi o dono da baliza dos encarnados, sendo titular em 41 encontros oficiais, num total de 3690 minutos em campo.