Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim começou por vestir vermelho em 2008 na altura em que ainda pisava os relvados dentro das quatro linhas. Na época de 2013/2014, chegou, inclusive, a viver a vitória do Benfica sobre o Gil Vicente, no jogo que marcou a 2ª jornada do Campeonato. Apesar de ter sido substituído ao intervalo pelo treinador Jorge Jesus, Amorim não deixou de entrar em campo para festejar o golo da vitória, trazido pelos pés de Lima.
Nessa época, Rúben Amorim alinhou em 37 jogos com a camisola das águias, 21 deles com o seu nome a titular, nos quais somou ao todo oito assistências. Depois de pendurar as chuteiras e de deixar a vida de jogador, Rúben Amorim tornou-se treinador, primeiro, pelo Casa Pia, em 2018, depois pelo Braga B e pelo Braga em 2019/2020 e é atualmente treinador do Sporting desde 2020 e com o qual tem contrato previsto até 2026.
Apesar da sua carreira como técnico ser relativamente recente, Amorim já se sagrou campeão duas vezes pelo Sporting (em 2020/21 e 23/24), soma três Taças da Liga, duas com o Sporting e uma com o Braga, e uma Supertaça de Portugal, com os leões. Entre 2008 e 2015, Rúben Amorim disputou 154 jogos com a camisola do Benfica.
A 7 de julho de 2008, Amorim foi apresentado como jogador do Benfica, depois de ter estado cinco temporadas com o Belenenses, clube no qual se formou. O atual treinador fez também uma breve passagem pelos escalões jovens do Clube da Luz. Consta-se que o seu cartão de sócio remota a 1985, ano em que nasceu.
Na primeira temporada de 'águia ao peito' totalizou 35 jogos, 31 dos quais como titular, e apontou dois golos. Pelo meio, o primeiro troféu pelo clube: uma Taça da Liga (competição à qual a sua história, quer como jogador, quer como treinador, está inevitavelmente ligada).
Embate com a equipa verde e branca está agendado para este domingo, e, em caso de vitória, as águias seguem no primeiro lugar da Liga
|
0Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Fredrik Aursnes, Ángel Di María, Orkun Kokcu, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis. Este é o onze provável do Benfica para a deslocação das águias ao reduto do Sporting.
Face ao encontro com o Estoril, que antecede o embate com os leões de Rui Borges, Bruno Lage deverá promover duas alterações. Depois de ter apostado na titularidade de António Silva e Niklas Beste, é então provável que o técnico do Benfica volte a relegar a dupla ao banco de suplentes, com Florentino e Otamendi a ocuparem as vagas.
Na antevisão da partida, Bruno Lage assumiu que o Benfica está pronto para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, garantindo que as águias estão "fortes". "Os nossos jogadores estão prontos, e isso é que é o mais importante. Agora, vamos defrontar uma grande equipa, um grande treinador, e estamos fortes para isso e queremos que o jogo chegue o mais rápido possível", atirou o timoneiro dos vermelhos e brancos.
Relativamente a ausências, o técnico das águias não poderá contar novamente com Tiago Gouveia. O regresso do extremo, que está a afastado devido lesão, está apontado para janeiro. Já Renato Sanches tem estado a trabalhar com a equipa no relvado, pelo que poderá voltar a somar minutos.
Importa destacar que, o Benfica de Bruno Lage, que chega a este embate depois de uma vitória frente ao Estoril, vai agora medir forças com Sporting. O duelo, que é relativo à 16.ª jornada do Campeonato está agendado para este domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
No que respeita à tabela classificativa, neste momento, o Benfica de Bruno Lage ocupa o segundo lugar da Liga Portugal Betclic, com 38 pontos. O Sporting assume a terceira posição, com 37 pontos, enquanto que o Porto está na liderança do pódio do Campeonato Nacional (40), tendo já disputado a 16.ª jornada, batendo o Boavista, por 4-0.
Antigo avançado das águias esteve à conversa com um jornal suíço, onde fez a antevisão do dérbi de Lisboa e deixou palavras de apreço a colega de profissão
|
0O Benfica regressa a Alvalade esta noite, para disputar a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic e há quem acredite que a equipa de Bruno Lage tem tudo para derrotar o Sporting. Haris Seferovic, que já trabalhou com o timoneiro, enquanto representava os encarnados, acredita que o Glorioso vai triunfar e aponta Zeki Amdouni, como um dos principais trunfos para o encontro desta noite.
Haris Seferovic – Ele está muito bem. Nem sempre é titular, mas é perigoso sempre que entre
Para o avançado de 32 anos, atualmente a jogar no Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos, o compatriota de 24 anos ‘está no caminho certo’ e analisou o percurso que o camisola 7 das águias tem realizado ao longo desta temporada. “Tem oportunidades e marca golos”, começou por contar o ex Benfica, à publicação suíça bluewin.ch.
“Faz sempre um bom trabalho. Não pode fazer melhor. Está muito bem”, acrescentou o antigo camisola 14 do Glorioso. Além disso, Seferovic apontou que o sistema tático apresentado por Bruno Lage é uma mais valia e que assenta que nem uma luva, às qualidades de Amdouni. “Disse-lhe uma vez: ‘Vais ver, vais gostar do treinador. Especialmente da personalidade dele, é mega. É um treinador top’”, elogios deixados pelo suíço ao timoneiro Benfica.
Os dois cruzaram caminhos no Clube da Luz, onde conquistaram o Campeonato Nacional e Seferovic recebeu a Bola de Prata, depois de ter apontado 23 golos na liga. O ex Benfiquista não tem dúvidas que Zeki Amdouni vai ser feliz de águia ao peito. “Ele [Bruno Lage] privilegia muito o futebol ofensivo, para que os avançados tenham possibilidade de rematar muitas vezes. Ele diz que o mais importante é marcar mais um golo que o adversário. É isso que é muito bom nele”, concluiu o helvético.
Encarnados vão medir forças com os leões este domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30, no reduto verde e branco, na 16.ª jornada da Liga
|
0Rui Borges garantiu, na conferência de imprensa, que de Daniel Bragança, Morita, Gonçalo Inácio e Pote apenas um atleta estaria na dúvida para o dérbi entre o Sporting e Benfica. O técnico revelou que o médio nipónico é a "ponta solta" para o encontro desta noite, ainda não estando 100% que possa ir a jogo com as águias de Bruno Lage.
"A ponta solta é o Morita... Em relação ao ser fácil... Acho que grandes equipas e grandes treinadores focam-se muito mais no que podem controlar. Pelo menos é assim que penso. Claro que vamos sempre para o lado estratégico, mas focamo-nos muito mais no que somos enquanto equipa, na ideia de jogo que perspetivamos", começou por mencionar.
Rui Borges - A ponta solta é o Morita
"Para mim, mais difícil porque tenho pouco tempo e vamos ter um grande jogo, mas não é isso que me impede de estar com ambição e vontade de vencer enormes. E de sentir que vai ser um bom jogo. Acredito que o Benfica se preocupe muito mais com o que pode fazer enquanto equipa, muito mais do que com aquilo que o Sporting poderá apresentar. Mas poderão olhar para o Vitória antigo, à espera que o mister mude o sistema, e para aquilo que o Sporting tem vindo a apresentar nos últimos anos", disse Rui Borges.
"É difícil. Daquele lado, também já apanhei mudanças de treinador. A pequena percentagem estratégica que temos fica mais difícil. Focamo-nos no nós. E eu, estarei preocupado com o que o Sporting poderá dar, tendo, claro, em conta o que o Benfica também poderá fazer".
O dérbi eterno, recorde-se, está então agendado para a última jornada de 2024. O Benfica vai medir forças com o Sporting orientado agora por Rui Borges neste domingo, dia 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio de Alvalade. A equipa de arbitragem para o encontro desta noite já está eleita, com Fábio Veríssimo a desempenhar o papel de juiz principal.
No que respeita à tabela classificativa, neste momento, o Benfica de Bruno Lage ocupa o segundo lugar da Liga Portugal Betclic, com 38 pontos. O Sporting assume a terceira posição, com 37 pontos, enquanto que o Porto está na liderança do pódio do Campeonato Nacional (40), tendo já disputado a 16.ª jornada, batendo o Boavista, por 4-0.