Modalidades
Benfica evita primeira derrota na Liga com últimos 10 minutos de luxo
24 Jan 2026 | 20:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
16 Mai 2025 | 09:53 |
Os Boston Celtics estão nas semifinais da Conferência Este na NBA e vão enfrentar os New York Knicks nesta sexta-feira, 16 de maio. Contudo, a liga norte-americana não é a única preocupação para Neemias Queta. Isto porque Mário Gomes já anunciou os 26 pré-convocados para o Eurobasket'2025, que vai ocorrer em Riga, na Letónia, com o poste luso a estar entre os selecionados.
O antigo atleta do Benfica, que vai ter a possibilidade de jogar com outra camisola além da dos Boston Celtics, acaba por ser novidade na lista, já que falhou toda a fase de qualificação por estar a disputar a NBA. Esta situação acaba por ser recorrente, uma vez que nenhum jogador que atua nos Estados Unidos costuma estar disponível para representar seu país durante a temporada regular.
A lista de 26 jogadores, vale destacar, vai ser reduzida a 15 atletas em poucos meses, após uma primeira fase de análise de desempenho. Para avançarem, ou seja, chegarem até os oitavos, a Equipa das Quinas precisa ficar entre os quatro melhores países, tendo de enfrentar difíceis oponentes.
O duas vezes MVP da NBA, Nikola Jokic vai ser um dos adversários diretos de Neemias Queta no EuroBasket. Além dos sérvios, Portugal ainda terá pela frente a Letónia, do seu companheiro de equipa Kristaps Porzingis, a República Checa, a Turquia e a Estónia. Os jogos terão início no dia 27 de agosto, contra os checos.
Assim sendo, o jogador dos Boston Celtics precisa de ser um dos 26 selecionados para enfrentar as seleções europeias. Além de Neemias Queta, os postes que estão presentes na primeira lista são: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado Porto), Miguel Queiroz (Porto), Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães) e Sasa Borovnjak (Antibes, Fra). Por norma, além do ex-Benfica, serão convocados mais dois atletas desta lista.
Antigo jogador do emblema encarnado e dos merengues fez importante anúncio nas redes sociais, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro
05 Fev 2026 | 16:25 |
É oficial. Álex Suárez, antigo jogador de basquetebol de clubes como o Benfica e Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira na modalidade profissional, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Aos 32 anos, decidiu retirar-se, deixando uma mensagem emotiva nas redes sociais.
Á. Suárez: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida"
No post, deixou uma longa declaração sobre o que o basquetebol significou na sua vida: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida. Foram muitos anos dedicados ao basquetebol, cheios de aprendizagens, sacrifícios, momentos bons e outros nem tanto, mas todos eles fundamentais para me tornar na pessoa que sou hoje. Vou em paz, orgulhoso do caminho que percorri e profundamente agradecido a todos os clubes, treinadores, colegas, staff e adeptos que fizeram parte desta viagem. Levo comigo amizades para a vida, experiências inesquecíveis e valores que o desporto me ensinou e que nunca vou perder".
O jogador destacou ainda a importância das amizades e das experiências vividas nos clubes por onde passou. O atleta começou a sua carreira em Badalona, passou pelo Benfica na temporada 2018/19 e esteve em várias equipas de topo na Liga ACB, incluindo Joventut Badalona, Bilbao Basket, Zaragoza, Tenerife, Obradoiro e Real Betis.
Á. Suárez: "Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras"
Álex Suárez recordou também o impacto humano do desporto: "Cada treinador com quem trabalhei, cada colega e cada adepto com quem cruzei caminho ajudou-me a crescer não só como atleta, mas como pessoa. Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras".
Durante a época 2018/19, Álex Suárez teve uma participação destacada ao serviço do Benfica - que perdeu a última partida -, entrando em 45 jogos, nos quais apresentou médias sólidas para um jogador de rotação: registou 9,3 pontos por jogo, 0,8 assistências e 3,7 ressaltos por encontro.
Benfica derrotou a Oliveirense no último segundo:
Além dos números expressivos apresentados frente aos Houston Rockets, poste português também alcançou um marco histórico
05 Fev 2026 | 15:19 |
Neemias Queta brilhou de forma impressionante na vitória dos Boston Celtics sobre os Houston Rockets por 114-93, assinando uma grande exibição. O ex jogador do Benfica somou 10 pontos e 19 ressaltos, ajudando decisivamente a equipa de Massachusetts a consolidar mais um triunfo importante na temporada regular e continua em grande forma.
Além dos números expressivos, o poste luso também alcançou um marco histórico: ultrapassou os 1.000 pontos na sua carreira na NBA, algo que poucos jogadores conseguem e que reforça o impacto crescente do português na principal liga de basquetebol do mundo.
O desempenho de Neemias não se limitou apenas ao pontapé-de-saída das tabelas, já que o seu duplo-duplo foi um fator chave para controlar o jogo no setor interior e permitir aos Boston Celtics dominar os ressaltos e o ritmo defensivo frente aos Houston Rockets.
Nesta sua quinta temporada na NBA e segunda pelos Celtics, o atleta de 26 anos tem vindo a consolidar o seu papel na rotação dos Boston, com médias que rondam os dois dígitos em pontos e ressaltos, mostrando que tem dado uma resposta consistente em jogos de alto nível.
A temporada desportiva de 2025/26 continua, desta maneira, a revelar-se de plena afirmação para o basquetebolista, visto que foi utilizado já num total de 48 encontros oficiais, apresentando uma média de 10,1 pontos, 8,3 ressaltos e 1,5 assistências por cada um deles.
Na tarde deste sábado, 31 de janeiro, formação vermelha e branca não conseguiu corresponder às expectativas e caiu perante eterno rival
31 Jan 2026 | 17:35 |
Desilusão no dérbi eterno. Na tarde deste sábado, 31 de janeiro, a equipa de basquetebol do Benfica não correspondeu às expectativas diante do rival, Sporting. No somatório dos quatro períodos de jogo, as águias perderam por 87-78, frente aos leões, partida a contar para a 13.ª jornada da fase regular da Liga Betclic.
Aaron Broussard, Justice Sueing, Gene Crandall, Aleksander Dziewa e Makram Ben Romdhane foram os cinco atletas lançados por Norberto Alves. No banco de suplentes, o técnico português contou ainda com Eduardo Francisco, José Silva, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes, Koby McEwen e Jhonathan Andrade.
A jogar em casa, a equipa do Benfica teve um início de partida para esquecer, muito marcado pela falta de eficácia, tanto a nível ofensivo como defensivo. No final do primeiro parcial, o Clube da Luz perdia por 26-15. No entanto, o pior ainda estava para vir e, no segundo quarto de hora, as águias voltaram a cometer erros frente ao Sporting e foram para o intervalo com uma desvantagem de 20 pontos (49-29).
No arranque do terceiro período, os pupilos de Norberto Alves ainda tentaram reagir, contudo, não foram capazes de reduzir, de forma substancial, a desvantagem face ao rival, que foi para o descanso a vencer por 67-47. No último quarto de hora, o Clube da Luz reagiu, mas já era tarde demais para dar conta dos estragos, e o Sporting venceu o dérbi por 87-78.
Depois de ter evitado a derrota diante da Oliveirense, o Benfica acabou por perder a sua invencibilidade no campeonato e logo frente ao eterno rival. Feitas as contas, à 13.ª ronda, o Clube da Luz segue na liderança, com 25 pontos, mais um ponto do que os leões, que seguem na segunda posição.
Benfica evita primeira derrota na Liga com últimos 10 minutos de luxo
24 Jan 2026 | 20:56
Benfica mete a quinta em vitória centenária e isola-se na liderança
15 Jan 2026 | 10:59
Benfica realiza 'passeio' tranquilo e recupera liderança no Campeonato
10 Jan 2026 | 20:15