
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No último sábado, 22 de março, a seleção da Noruega viajou até a Moldávia para bater a equipa da casa por 5-0, em duelo válido para a 1.ª jornada das qualificações para o Mundial de 2026. Andreas Schjelderup, avançado do Benfica, foi um dos escolhidos por Stale Solbakken para iniciar o jogo e contribuiu com uma assistência para Erling Haaland, que lhe rendeu elogios no final do jogo.
Alexander Sorloth, avançado do Atlético de Madrid, esteve ao pé dos microfones no final da partida e destacou o companheiro de seleção. "Falámos muito sobre como finalizar as jogadas e criar situações de cruzamento", começou por dizer o camisola 9 dos colchoneros, e logo prosseguiu com o exemplo do jogador do Benfica.
"Vejam Schjelderup: cada vez que tem a bola pensa mais em conseguir um centro do que em fintar o adversário", concluiu o avançado sobre a capacidade do menino de ouro em criar jogadas para a seleção norueguesa. O assistente da noite ajudou Erling Haaland a alcançar o seu único tento no jogo e saiu da partida juntamente com Sorloth, aos 63'.
Contudo, Andreas Schjelderup ainda terá mais um desafio pela frente antes de regressar ao Benfica. Os comandados por Stale Bollaken vão até a Hungria, para enfrentar Israel na próxima terça-feira, 25 de março. O início do duelo está marcado para às 19h45 e será válido para a 2.ª jornada da fase de grupos da Qualificação para o Mundial.
Andreas Schjelderup - com valor de mercado afixado em 10 milhões de euros - esteve nesta época de águia ao peito em 29 ocasiões, onde soma três golos e quatro assistências ao favor dos encarnados. Entre Liga Portugal Betclic e Liga dos Campeões, o 'menino de ouro' soma 698 minutos a favor dos encarnados.
Confira a assistência de Andreas Schjelderup, para Erling Haaland, ao serviço da Noruega:
Peça-chave do Clube da Luz vai deixar a Catedral neste mercado de transferências de verão e não escondeu a emoção antes da despedida
|
Na passada quinta-feira, as Inspiradoras do Benfica enfrentaram a Roma no torneio World Sevens Football, acabando por dizer adeus à prova mundial, ao saírem derrotadas nas grandes penalidades. O desaire sofrido pelas encarnadas não foi a única notícia má para as águias, uma vez que foi Filipa Patão terá feito também o seu último jogo no comando técnico das águias. A treinadora acabou por se emocionar na última 'roda' com suas jogadoras, dando força aos rumores em torno da saída.
Depois do habitual discurso motivacional, Filipa Patão desabou em lágrimas, acabando abraçada à capitã das Inspiradoras, Carole Costa. Importa destacar que, apesar de estar de malas aviada, a timoneira tinha contrato até 2027, mas vai deixar Portugal com efeito imediato, para rumar ao Boston Legacy, deixando o Glorioso passado cinco anos.
A pentacampeã nacional, recorde-se, está a caminho do Boston Legacy, uma equipa norte-americana que se estreia nas divisões de elite dos Estados Unidos. O conjunto novo da técnica portuguesa só irá disputar a NWSL na próxima época, que acontece no próximo ano civil, ou seja, terá seis meses apenas para adaptação no novo continente.
Nos últimos cinco anos, Filipa Patão fez história no futebol feminino e no Clube da Luz. De águia ao peito, a treinadora levou as Inspiradoras à conquista de cinco campeonatos nacionais, duas Supertaças, uma Taça de Portugal e cinco Taças da Liga. Além disso, a técnica também foi a responsável por levar o Benfica aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, em campanha histórica nas competições europeias.
Com a despedida de Filipa Patão das águias e a eliminação do Benfica nas competições da época 2024/25, Rui Costa terá de encontrar uma nova solução para o comando técnico das Inspiradoras. O objetivo continua o mesmo, manter as vitórias nos títulos nacionais e levar as águias ao topo da Europa.
Encarnados vão medir forças com os leões de Rui Borges no próximo domingo, 25 de maio, pelas 17h15, no Estádio do Jamor, na final da Taça de Portugal
|
A decisão da Taça de Portugal está a aproximar-se, mas a dúvida do onze inicial ainda paira no ar, especialmente no que toca à titularidade de Ángel Di María. André Martins, antigo médio do Sporting, que partilhou o balneário com Óscar Cardozo no Olympiacos, acabou por analisar a possibilidade do craque começar de início, deixando o conselho a Bruno Lage.
André Martins - No lugar de Bruno Lage, utilizava Di María
Em entrevista ao jornal Leonino, o ex-médio falou sobre a incógnita no onze encarnado. "No lugar de Bruno Lage, utilizava Di María. É um jogador extraordinário e, olhando para o seu histórico e para as finais em que participou, parece estar predestinado para este tipo de jogos. Mas também é de conhecimento geral que o jogador irá sair do Benfica e, por isso, Bruno Lage também poderá não optar pela sua utilização, pelo menos de início”.
O antigo jogador do Sporting acabou por antever a partida, considerando que os leões são favoritos. "O Sporting é favorito em termos de confiança. No aspeto motivacional, está uns passos à frente do Benfica, porque venceu o campeonato. O Sporting foi um justo vencedor, passou grande parte do tempo em primeiro lugar, muitas vezes até com uma vantagem confortável, e foi superior nos confrontos diretos com o Benfica, ganhando em casa e empatando fora. Mas é sempre uma final e a verdade é que joga contra uma grande equipa, que tem grandes jogadores”, disse.
Assim sendo, a dúvida na cabeça de Bruno Lage ainda permanece e só saberemos quem será o escolhido para jogar no ataque encarnado perto da hora do jogo. Além de Di María, Schjelderup, Bruma e Akturkoglu são algumas das opções disponíveis para o treinador do Glorioso.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María, que está de saída do Glorioso, – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 39 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.518 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez nove assistências.
Dirigentes do Clube da Luz estão já a sondar o mercado de transferências por um novo reforço para o miolo, mas negócio complica-se
|
Rui Costa está já a preparar a próxima temporada, depois do Benfica ter visto escapar o título de campeão nacional. Nesse sentido, são vários os nomes que têm surgido apontados ao Clube da Luz e há novidades relativamente à possível vinda de Matías Galarza para a Catedral, que está agora mais complicada.
Parece que o Maestro terá de bater a concorrência do Ajax pelo médio de 23 anos, uma vez que o emblema neerlandês entrou na corrida pela jovem promessa. Quem adiantou a novidade foi o jornalista Wilson González Bronce, no Rock&Pop Paraguay, na passada quinta-feira, 22 de maio, garantindo assim que as águias não são as únicas atentas ao talento do craque.
Matías Galarza, vale destacar, surge na mira do Benfica numa altura em que se fala de algumas saídas do plantel de Bruno Lage, mais precisamente no que toca ao miolo. Florentino Luís tem sido apontado a uma despedida, sendo que existem clubes da Serie A de olho na situação do camisola 61.
Além do número 14 do Talleres, Rui Costa conta com mais alvos para o centro do terreno das águias, como é o caso de Álvaro Montoro. O médio pertence aos quadros do Vélez Sarsfield, algo que poderá jogar a favor dos encarnados, dado o histórico recente de negócios, com Prestianni a rumar à Luz.
Esta temporada, ao serviço do Talleres, Matías Galarza - atualmente avaliado em 5,5 milhões de euros - marcou presença em 10 embates: dois na Libertadores e ainda oito na Primera División. Nos 752 minutos disputados dentro das quatro linhas, o mais recente alvo do Benfica para o defeso de verão soma já um golo, apontado a 3 de maio, no embate diante do Instituto.