Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Renovação de Otamendi é dor de cabeça para o Benfica
02 Jan 2026 | 16:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Nov 2025 | 09:26 |
Marco Ferreira fez questão de analisar os principais lances que marcaram o encontro diante do Vitória Guimarães. Segundo o especialista em arbitragem, João Pinheiro esteve bem naqueles que, na sua opinião, foram alguns dos momentos capitais do triunfo do Benfica, por 3-0.
Marco Ferreira sobre lance de Sudakov: "Livre e amarelo bem exibido"
A convite do jornal Record, tanto Marco Ferreira, como Jorge Faustino, analisaram as incidências dos encontros. Para começar, ambos ilibaram o camisola 5 das águias. "Contacto entre Barrenechea e Arcanjo aconteceu ainda fora da área, não foi faltoso e não foi causa do desequilíbrio posterior do jogador do Vitória já dentro da área. Sem infração. Boa decisão", afirmou Jorge Faustino. "Lance na área do Benfica com Arcanjo a cair após disputa com Enzo sem infração. O jogador dos minhotos já estava em desequilíbrio fruto do seu movimento. Boa decisão", frisou Marco Ferreira.
No entanto, no final da 1.ª parte, o banco vitoriano pediu expulsão de Sudakov, contudo, os especialistas não concordam com essa análise. "Sudakov, depois de adiantar a bola em demasia e numa abordagem muito negligente para a recuperar, pisou o pé de Samu. Infração punida com pontapé-livre direto e cartão amarelo. Boa decisão", disse Jorge Faustino. "Sudakov domina mal a bola e quando tenta recuperá-la acaba por pisar o pé do Samu de forma muito negligente causando algum perigo. Livre e amarelo bem exibido", acrescentou Marco Ferreira.
Marco Ferreira: "Blanco levanta a perna e atinge, com a sola da bota, a perna de Barreiro incorrendo numa falta grosseira"
Sobre a expulsão do atleta do Vitória, os dois especialistas não têm dúvidas quanto à gravidade da situação. "Fábio Blanco, em entrada com pé elevado e sola à frente, acertou no joelho de Barreiro. Cartão vermelho suportado pelo que têm sido as indicações e critérios de falta grosseira passados aos árbitros", explicou Jorge Faustino. "Blanco levanta a perna e atinge, com a sola da bota, a perna de Barreiro incorrendo numa falta grosseira colocando em perigo a integridade física do adversário. Livre e vermelho bem exibido", secundou Marco Ferreira.
Perante um adversário complicado, o Benfica conseguiu somar três pontos importantes na Liga Portugal Betclic. O próximo duelo será na próxima quarta-feira, 5 de novembro, para a Liga dos Campeões, onde o Glorioso vai procurar conquistar a sua primeira vitória na prova milionária, diante do Bayer Leverkusen.
Antigo internacional pela Noruega tem sido um dos pilares do plantel do Clube da Luz e um atleta de maior confiança dos treinadores que orientaram as águias
03 Jan 2026 | 09:57 |
Fredrik Aursnes é, de longe, o jogador mais influente no Benfica. Pelo que foi apurado, o médio norueguês é, até à data, o futebolista mais utilizado no plantel encarnado, tanto com Bruno Lage como agora com José Mourinho. Os números mostram a importância que o camisola 8 tem tido nas últimas épocas.
Segundo escreveu o jornal A Bola, Aursnes esteve em todas as partidas que o Benfica realizou — 31 jogos —, sendo titular em 30 desses duelos. Frente ao Estoril, é praticamente certo que o polivalente atleta integre, uma vez mais, as escolhas de José Mourinho.
Não são só os minutos que vale a pena destacar, mas também as contribuições que o médio tem tido na presente temporada. Em 2025/26, Aursnes tem tido faro para o golo, sendo que alguns dos seus remates certeiros foram essenciais para o Benfica. O exemplo mais recente aconteceu em Braga, onde o norueguês, à lei da bomba, bateu Hornicek e resgatou um ponto para o Glorioso.
Por outro lado, o experiente jogador de 30 anos é uma opção de confiança e já demonstrou que está sempre disponível para jogar onde for preciso. Se, nas épocas anteriores, face à necessidade, Aursnes já teve de jogar como lateral, seja direito ou esquerdo. Este ano, o papel do camisola 8 passa pelos corredores ofensivos das águias, nomeadamente do lado direito.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes — avaliado em 17 milhões de euros — é um dos titulares indiscutíveis do Clube da Luz. Ao todo, o médio já realizou 31 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2.715 minutos que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.
Confira aquela que pode ser a equipa titular apresentada pelo treinador português na partida de 3 de janeiro, no Estádio da Luz, às 18h00
03 Jan 2026 | 09:34 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedić, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Manu Silva, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no primeiro jogo de 2026 do Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou na Pedreira, frente ao Braga, a única ausência será a de Enzo Barrenechea, uma vez que o médio argentino está em dúvida para o jogo frente à equipa de Ian Cathro, depois de sofrer uma lesão no ombro esquerdo.
De resto, o treinador português deverá recorrer novamente à mesma dupla defensiva que tem sido titular: Tomás Araújo e Nicolás Otamendi; nas alas, o Special One deve recorrer a Amar Dedić e Samuel Dahl, confirmando que o reforço Sidny Cabral vai iniciar o duelo no banco de suplentes.
No meio-campo, a aposta vai continuar em Fredrik Aursnes, que tem sido um dos indiscutíveis para o treinador português. Na ausência do camisola 5, o retornado Manu Silva deve alinhar ao lado de Richard Ríos, que procura dar uma resposta diferente da que deu em Braga. Leandro Barreiro e Sudakov completam as restantes vagas.
No que diz respeito ao ataque, Vangelis Pavlidis é a grande referência ofensiva dos encarnados e a grande aposta para alcançar os golos desejados frente ao Estoril. No banco de suplentes, o grego conta com a concorrência de Franjo Ivanović, cujo trabalho tem sido destacado pelo Special One.
Em contagem decrescente para o primeiro encontro do ano, treinador dos encarnados pode ser obrigado a mexer na equipa titular
03 Jan 2026 | 08:56 |
Enzo Barrenechea está em dúvida para a receção ao Estoril. A confirmação foi feita pelo Benfica, que revelou que o futebolista de 24 anos sofreu uma lesão no ombro esquerdo durante a realização do derradeiro treino antes da partida entre o plantel de José Mourinho, sem o mencionar na antevisão, e o conjunto canarinho.
A confirmação por parte do Clube da Luz surgiu momentos depois de o médio argentino ter publicado nas redes sociais uma fotografia sua com o braço esquerdo ao peito; contudo, essa mesma fotografia já não existe, visto que o atleta apagou a dita publicação.
Adianta o jornal A Bola, na edição deste sábado, 3 de janeiro, que o Benfica aguarda para apurar a natureza desta lesão, a fim de perceber se o argentino poderá ou não marcar presença no encontro com o Estoril. Vale a pena recordar que Barrenechea apenas falhou dois encontros oficiais na presente temporada: um por acumulação de cartões e outro por opção técnica do Special One.
Caso a ausência do camisola 5 se confirme, é muito provável que José Mourinho aposte na titularidade de Manu Silva, que já cumpriu 90 minutos em campo na partida frente ao Farense, na Taça de Portugal, exibição que mereceu rasgados elogios da parte do treinador de 62 anos.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — disputou 29 das 31 partidas oficiais que as águias já realizaram: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Supertaça e Taça da Liga. Nos 2.374 minutos que esteve em campo, registou um golo e uma assistência.
Exclusivo Glorioso 1904 - Renovação de Otamendi é dor de cabeça para o Benfica
02 Jan 2026 | 16:11
Rui Costa prepara-se para perder talento do Benfica para adversário da Liga
02 Jan 2026 | 17:19
Bernardo Silva frustrado no Sunderland - Man City e ex Benfica atira: "Hoje foi um..."
02 Jan 2026 | 15:33