Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Numa crónica escrita para o jornal ‘Record’, o conhecido Benfiquista Mauro Xavier abordou a despedida de André Almeida, antigo capitão do Benfica, e defendeu o jogador com unhas e dentes, relembrando alguns dos momentos mais marcantes do craque.
O gestor começou por relembrar as primeiras palavras do jogador, quando chegou ao Glorioso: "Vim para ajudar", dizia ‘Almeidinhos’ há doze épocas. “308 jogos oficiais (mais de 70 deles com a braçadeira de capitão), onze golos e 15 troféus mais tarde, não restam quaisquer dúvidas: o único jogador português tetracampeão da história do Clube”, relembra Mauro.
O conceituado Benfiquista considerou, no seu artigo de opinião, que “André Almeida aplicou-se, dedicou-se, sacrificou-se, e, quando as lesões não o deixaram continuar a contribuir dentro de campo, reinventou-se, tornando-se num líder do balneário”.
Mauro Xavier voltou a lembrar o “inesquecível golo contra o Portimonense em 2017” e garantiu que o jogador escreveu “uma das páginas mais bonitas da história recente do Sport Lisboa e Benfica”.
“André Almeida nunca falhou aos adeptos do Benfica”, continuou o cronista. “Sempre que foi chamado, respondeu presente e deixou tudo em campo. Não só ajudou o Clube, como prometera, como foi ainda uma peça fundamental em algumas das conquistas mais importantes da sua história”.
“A marcante homenagem no relvado do Estádio da Luz foi esclarecedora: os adeptos Benfiquistas sabem reconhecer aqueles que, por eles, tudo fizeram. A emoção nas bancadas revelou o carinho sentido por um jogador que simboliza uma era de conquistas para o Benfica e que sai de cena com uma média de mais de um troféu por ano”, concluiu o gestor.
Águias entraram em campo este sábado, dia 7 de setembro, pelas 16h00, no Estádio Olímpico Kosevo – Asim Ferhatovic Hase
|
0A equipa de futebol feminino do Benfica foi a jogo, este sábado, dia 7 de setembro, com o SFK 2000 Sarajevo, no Estádio Olímpico Kosevo – Asim Ferhatovic Hase. Na final da 1.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a turma de Filipa Patão venceu por 4-0, com golos de Catarina Amado (6'), Martín-Prieto (11') Chandra Davidson (25') e Alidou (68'). Veja AQUI como decorreu o duelo.
A treinadora das Inspiradoras apostou em Rute Costa, Catarina Amado, Laís Araújo, Carole Costa, Chandra Davidson, Pauleta, Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Marie Alidou, Nycole Raysla e Cristina Prieto na formação inicial. No banco estavam: Lean Pauels, Thais Lima, Joana Silva, Marit Lund, Letícia Almeida, Christy Ucheibe, Anna Gasper, Andreia Norton e Neide Guedes.
O SFK 2000 Sarajevo foi a jogo com Aleksic, Kameric, Smiljkovic, Velagic, Sabanagic, Pezelj, Spahic, Bratovic, Krso, Medic e Krajnic no onze titular. Hasanbegovic, Golubovic, Mirkovic, Hadzihajdarevic, Zukic, Vujadin, Piskic, Kuljanin, Abdukic, Terzic, Hadzikadunic e Milanovic começaram no banco.
Depois de terem batido o Nordsjaelland, o Benfica garantiu a continuidade na Liga dos Campeões, apurando-se para a segunda eliminatória da Liga dos Campeões. As águias acabaram por não dar hipótese à turma adversária, com um golo madrugador de Catarina Amado. A vantagem viria a ser dilatada por Prieto e Chandra Davidson antes do intervalo, com as águias a vencerem por três bolas a zero nos primeiros 45 minutos.
Com uma primeira parte de sentido único, Filipa Patão optou por gerir a vantagem, lançando a jogo várias pérolas da formação, incluindo a 'caçula', Thais Lima (16 anos). Mesmo com um ritmo mais lento, mas encarnadas acabaram por triunfar, vendo ainda Alidou apontar um grande golaço.
Depois deste triunfo, a equipa de futebol feminino do Benfica volta a jogo na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, pelas 19h00, para medir forças com o Estoril Praia. O embate a valer para a segunda jornada da Liga BPI vai ser disputado no Estádio António Coimbra da Mota.
Confira aqui os golos do Benfica:
Equipa dos encarnados encontrou esta sexta-feira o País de Gales e nenhuma das balizas viu um único golo
|
0Mesmo com Orkun Kokçu a titular e Kerem Akturkoglu a suplente à espera da chamada, a seleção da Turquia não conseguiu sair vitoriosa na primeira ronda da fase de grupos da Liga B da Liga das Nações. Nem o rival, o País de Gales, abriu o marcador e o jogo acabou sem qualquer golo por parte de ambas as equipas.
A partida teve início às 19h45 e teve lugar em Cardiff, capital do País de Gales. Surpresa não foi ver o nome do médio do Benfica no onze inicial. O mesmo não se pode dizer do reforço das águias neste último defeso, Akturkoglu, que apesar de ter sido convocado por Vicenzo Montella, selecionador da Turquia, começou o jogo no banco, entrando, depois, aos 77 minutos. Kokçu foi substituído minutos antes, aos 62’.
Mesmo com a dupla do Benfica em campo, a vitória acabou por escapar à Turquia, que entrou com o pé esquerdo na primeira jornada da Liga das Nações.
Na temporada 24/245, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção de Roger Schmidt em três embates, tendo feito, nos 160 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas numa ocasião. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Já o compatriota, Kerem Akturkoglu, avaliado em 15 milhões de euros, na temporada passada, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque contabilizou 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor. O jogador foi anunciado, como o último reforço do Benfica neste mercado de transferências.
Antigo jogador do Clube da Luz rubricou um novo vínculo, no último dia do mercado de transferências
|
0André Almeida é o novo reforço da Sport TV. O antigo jogador do Benfica vai comentar esta época os jogos da Liga dos Campeões, tendo rubricado o novo vínculo no último dia do mercado de transferências de verão.
Portugal vai ter dois representantes nesta edição da Liga Milionária, que conta com um novo formato. O Benfica vai começar a sua campanha europeia no dia 19 de setembro, quinta-feira, pelas 17h15, medindo forças com o Estrela Vermelha, na cidade de Belgrado, na Sérvia. Segue-se os jogos com o Atlético de Madrid, no Estádio da Luz, no dia 2 de outubro, pelas 20h00. A Catedral recebe outro duelo, com o Feyenoord, no dia 23 de outubro, pelas 20h00.
O Benfica regressa à Luz no dia 11 de dezembro para receber o Bolonha. Depois, a 21 de janeiro, os encarnados reencontram o Barcelona, na Catedral, e esta fase fecha com a partida frente à Juventus, a 29 de janeiro. Estes três embates têm pontapé de saída agendados para as 20h00.
As principais mudanças nas competições é o término da fase de grupos como a conhecemos e em vez de seis jogos, passam a ser oito jogos sendo que são quatro em casa e quatro fora mas não se joga contra a mesma equipa duas vezes. Este formato tem sido alvo de algumas críticas e recorde-se que José Mourinho foi um dos críticos da decisão da UEFA: " É estranho, quatro jogos em casa e quatro fora, contra uns só fora e outros só em casa. O dinheiro toma decisões."
André Almeida chegou ao Benfica em 2011 e completou 11 épocas ao serviço do Clube da Luz. No total fez 308 jogos e marcou 11 golos, tendo conquistado cinco Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Recorde o golaço de André Almeida: