Futebol
Foi campeão pelo Benfica, mas está agora no Santa Clara e quer vencer: "Não podemos ter receio"
12 Fev 2026 | 16:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
07 Abr 2025 | 14:30 |
Os adeptos do Benfica - e a direção e equipa técnica - começam a perder a paciência para os sucessivos problemas físicos de Renato Sanches e se ainda se pensava na aquisição do médio a título definitivo, já no próximo verão, a verdade é que a nova lesão, anunciada no final da semana passada, veio levantar novas dúvidas, com as mesmas a serem agora analisadas por José Manuel Delgado.
O antigo jogador do Benfica, num artigo de opinião publicado no jornal 'A Bola', começou por analisar o que os recentes negócios com o PSG podiam ter significado para o emblema da Luz, recordando os casos de Draxler e Bernat, que tiveram dificuldades em convencer.
José Manuel Delgado: "Empréstimos do PSG? Benfica acabou sempre no prejuízo"
"Na prática, cada um destes jogadores, de extraordinário currículo, demandou a Luz em condições físicas abaixo do sofrível, e o contributo dado por eles à causa encarnada foi meramente residual. Por mais favoráveis ao Benfica que tenham sido as condições dos empréstimos, o clube acabou sempre no prejuízo, porque tapou, com alguém que tinha pouco para dar, o espaço onde podia evoluir quem tivesse mais para colocar dentro das quatro linhas", fez notar José Manuel Delgado que, mais à frente, se focou no caso de Renato Sanches.
"O problema de Renato (quiçá insolúvel), não tem a ver com a dimensão do emblema que representa, ou com a latitude e longitude onde o faz, mas com insuficiências físicas que não deviam ser uma espécie de beco sem saída quando estamos a cumprir o primeiro quarto do século XXI. É uma pena que os melhores anos de Renato Sanches (que tinha tudo para ter o impacto de um novo Mário Coluna) estejam a ser desperdiçados entre hospitais e enfermarias", apontou o ex-jogador.
Por fim, José Manuel Delgado referiu que "Bruno Lage não pode contar com Renato Sanches mais do que os seus antecessores contaram com Draxler ou Bernat". "É para ser usado, em condições especiais, e em doses homeopáticas, o que é um tremendo desperdício de talento. Porque, em 2025, Renato deveria estar no auge, a disputar com Vitinha, Bruno Fernandes e João Neves um lugar no melhor onze de Roberto Martínez. Assim, apesar de ser campeão europeu por Portugal, campeão nacional, pelo Benfica, e campeão da Alemanha e França, por Bayern e Lille, a sua carreira saberá sempre a pouco a quem gosta de futebol", rematou.
No seu dia de aniversário, camisola 30 não só festeja como também é festejado. Técnico que antes apostou no defesa, sublinha qualidade deste
12 Fev 2026 | 16:54 |
Nicolás Otamendi - que vibrou com o golo de Anísio Cabral - faz 38 anos e assinala mais uma data especial num longo caminho como profissional. De modo a recordar o caminho percorrido, Ricardo Gareca, treinador que em 2009 tinha acabado de chegar ao Vélez, viu potencial no defesa, que na altura apenas contava com apenas 21 anos e que só levava duas partidas como suplente utilizado: deu-lhe o lugar no onze.
Ricardo Gareca: "Otamendi sempre foi um grande profissional"
"Ele sempre foi um grande profissional. Não se chega a este nível com 38 anos sem se ser um grande profissional. Gostava que lhe saísse tudo pelo melhor até ao final da carreira", expressou o técnico, em declarações ao jornal Record, enaltecendo a capacidade de trabalho do capitão do Benfica.
Ricardo Gareca não escondeu o que Otamendi simboliza para o país de ambos. "Estou orgulhoso pelo que ele representa para a Argentina. Sempre foi um embaixador do país. Ter partilhado algum tempo com ele foi motivo de orgulho para mim. Não me surpreende que ele esteja no nível em que ele está. Sempre foi muito competitivo. Pude comprová-lo. Toda a sua carreira fala por si. É um jogador que compete sempre, dá o máximo. Não me causa surpresa", reforçou.
Ricardo Gareca: "Quando o vimos pela primeira vez, ficámos surpreendidos"
O treinador de 68 anos, que foi selecionador de Peru e Chile, lembra-se do primeiro impacto que o internacional argentino causou no meio dos mais velhos. "Quando o vimos pela primeira vez, ficámos surpreendidos por tudo o que ele mostrava. Ele estava lá por causa de alguns problemas de outros colegas. Nós não o conhecíamos. Depois, ficámos espantados com o que mostrava", sublinhou.
Nesta sexta-feira, frente ao Santa Clara, Otamendi entrará num lote muito restrito e tornar-se-á o sexto jogador na história a fazer um jogo pelo Benfica aos 38 anos. E, neste grupo, há apenas um elemento que não foi guarda-redes. Trata-se do antigo lateral António Veloso, que fez o último jogo com 38 anos, quatro meses e 20 dias. O central, de resto, só alcançará Veloso se renovar contrato com o Clube.
Futebolista norueguês tem sido um elemento importante no esquema de José Mourinho, mas não poderá dar o seu contributo à equipa encarnada
12 Fev 2026 | 16:48 |
Fredrik Aursnes vai falhar o encontro do Benfica frente ao Santa Clara marcado para esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, numa baixa de última hora que pesa bastante nas opções de José Mourinho para o meio-campo. A ausência obriga o técnico a mexer nos planos.
O futebolista norueguês tem sido um elemento importante no esquema dos encarnados, mas não estará em campo nos Açores devido a um problema físico. Ao que tudo indica, deverá falhar também a receção ao Real Madrid agendada para a próxima terça-feira.
A disponibilidade para o jogo da segunda mão, em Espanha, no dia 25 de fevereiro, permanece em dúvida. A ausência chega num contexto em que o Benfica vinha recuperando alguns jogadores indisponíveis por lesão. No entanto, o lateral Amar Dedic também está de fora do duelo da 22.ª jornada da Liga portuguesa.
O Santa Clara, por seu lado, encara o desafio com alguma motivação extra por defrontar um adversário que entra desfalcado. Petit, agora treinador dos insulares, acredita que a atitude da sua equipa será determinante para discutir o resultado (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 40 jogos oficiais: 21 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.20 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.
Relativamente à campanha do ano passado na prova milionária, apesar de o Clube ter sido eliminado nos oitavos-de-final, muito dinheiro foi arrecadado
12 Fev 2026 | 16:13 |
O Benfica terminou a edição 2024/25 da Liga dos Campeões no 14.º lugar do ranking de receitas, com um total de 71,434 milhões de euros arrecadados. As águias concluíram a fase de liga na 16.ª posição, ultrapassaram o Monaco no 'play-off' e ficaram pelos oitavos de final, depois de terem caído aos pés do Barcelona.
Os valores agora divulgados dizem respeito ao conjunto de prémios oficiais atribuídos pela UEFA, englobando participação, resultados, classificação final e coeficientes. A prestação europeia da equipa encarnada permitiu, assim, um encaixe relevante, apesar de o percurso ter terminado ainda numa fase intermédia da competição.
No topo da lista surge o Paris Saint-Germain, campeão da prova, com 144,415 milhões de euros em receitas. O clube francês foi seguido pelo Inter, finalista vencido, que arrecadou 136,625 milhões, enquanto o Arsenal fechou o pódio, com um total de 116,998 milhões de euros.
A hierarquia financeira reflete, sobretudo, o impacto da progressão até às fases finais da competição, com diferenças significativas entre os clubes que disputaram a final e aqueles que ficaram pelos oitavos de final, como foi o caso do Clube - que pode receber uma boa notícia relativa ao jogo com o Real Madrid.
Vale a pena recordar que, já na presente edição da Liga dos Campeões, 2025/26, o Benfica voltou a reforçar os cofres europeus. Entre a entrada na fase regular, os coeficientes e a passagem ao 'play-off', disputado frente ao Real Madrid, os encarnados já garantiram cerca de 53 milhões de euros, valor que poderá aumentar em mais 11 milhões com um eventual apuramento para os oitavos de final.
Foi campeão pelo Benfica, mas está agora no Santa Clara e quer vencer: "Não podemos ter receio"
12 Fev 2026 | 16:11
Números nada positivos de Petit frente ao Benfica dão ânimo aos encarnados
12 Fev 2026 | 15:36
Ponta de lança ex Benfica rasga elogios ao golo de Anísio Cabral: "É ele quem escolhe o momento"
12 Fev 2026 | 12:40